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Prepare-se para o próximo ano: veja o que considerar no seu planejamento

out 22, 2021 | Finanças, Varejo | 0 Comentários

Falta pouco mais de 2 meses para o Natal e esse é o momento das empresas começarem a se organizar para o ano que vem. Realizar o orçamento no último trimestre é uma prática de muitas organizações, que leva os gestores a refletirem sobre as ações futuras.

Antes de dar um passo adiante, é necessário revisitar o que ocorreu no ano que está terminando. Então, para planejar o que deseja fazer, primeiro reveja o que passou e como anda o seu negócio. Neste artigo, trazemos alguns pontos para refletir.

Pandemia

Com a adaptação dos negócios por causa da pandemia do Coronavírus, muitas empresas do Varejo passaram a utilizar novos processos.

A digitalização veio para somar em um cenário atípico. Com isso, empresas que não tinham serviços por meio digital passaram a aderir às novas tecnologias e obtiveram êxito na sua jornada.

Os colaboradores, por sua vez, investiram em recursos tecnológicos para desempenharem melhor suas funções a distância.

Dessa forma, as companhias que adquiriram materiais para seus funcionários trabalharem em casa pretendem buscar a recuperação e amortização desse valor.

Por outro lado, o retorno ao trabalho presencial ainda é um ponto a ser debatido entre gestores. Muitas empresas utilizam o formato híbrido e se adaptaram bem à nova rotina, pois incide em diferença nos custos e até no ambiente de trabalho.

Para o consumidor, que volta paulatinamente às suas atividades normais, se passar a trabalhar presencialmente precisará arcar com despesas como alimentação, vestuário, transporte.

Isso tudo pode movimentar a economia, embora o cenário econômico brasileiro não favoreça atualmente o aumento do consumo, devido a fatores como alta dos preços, inflação e desemprego.

Pensando à frente

Ao olhar para o que nos espera em 2022, é preciso considerar algumas situações globais que impactam a economia e, portanto, a indústria e o comércio.

Para citar alguns exemplos, o coordenador de cursos de Pós-graduação e MBA em Varejo e Franquias, Ivan Rizzo, ressalta que alguns eventos mundiais ou no país afetam o mercado.

“Como a Copa do Mundo acontecerá no final do segundo semestre, quando for planejar precisa considerar que isso pode modificar o orçamento promocional, a produção e as vendas nos segmentos de TVs e cervejas, por exemplo. No mesmo período, serão as eleições aqui no Brasil”, lembra o professor.

Normalmente nesse período pode haver oscilação dos investimentos externos no país. Por conta disso, o esperado é que as empresas realizem uma consolidação das operações e evitem uma expansão, ou seja, mantenham seu fluxo de caixa sem grandes investimentos.

Devido a esse momento ainda incerto e atípico para os negócios, o melhor a se fazer é rever seu histórico e planejar com poucas variáveis de risco. Quer dizer, consolidar o que vem funcionando e observar como o mercado se comporta.

“Tudo o que for planejado para o ano deve ser revisitado com uma frequência maior que em períodos anteriores”, recomenda Rizzo.

Promoções

Ao pensar em ações de Marketing e campanhas, o cenário também exige cautela. Diante disso, o conselho é o mesmo das demais áreas da empresa: consultar o que está dando certo e tentar algumas ações novas de acordo com o produto e o público.

Por consequência da mudança de hábitos de consumo, as empresas que se adaptaram aos meios digitais passaram a conhecer melhor seus clientes. Obtiveram dados e informações de suas preferências e puderam aprimorar a logística para entrega dos produtos.

Portanto, “essa é uma oportunidade para fazer um aprofundamento do relacionamento com os consumidores”, enfatiza o coordenador.

Muitas pessoas se tornaram clientes de lojas virtuais pela comodidade, necessidade e preço. Podem ter sido atraídas por descontos, e agora, as empresas têm como estratégia a manutenção dos hábitos e fidelização desses clientes.

Aprimoramento contínuo

Então, com essa reflexão, você pensou sobre o que vem ocorrendo nos últimos meses e que precisa se planejar para os próximos serem melhores no seu negócio? Para que isso aconteça de forma estruturada, priorize o conhecimento para acertar nas suas escolhas.

Realizar um curso pode trazer a você a atualização técnica e os conceitos que farão a diferença na gestão dos negócios. Nossos cursos de Pós-graduação e MBA na área de Varejo possibilitam que aprimore suas competências e troque experiências com outros profissionais do segmento.

Continue navegando em nosso site, conheça o portfólio de programas e dê sequência ao seu aprendizado!

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