MBA GESTÃO DE FRANQUIAS

Início das aulas: 25/09/2020

Sextas das 14h às 20h Quinzenal - Sábados das 08h às 14h Quinzenal

Av. Paulista, 302

}

Carga Horária: 400 horas

Como medida de proteção contra a atual situação do COVID-19 (coronavírus), informamos que, temporariamente, as aulas presenciais serão transmitidas ONLINE e, assim que possível, retomadas presencialmente.

Matricule-se agora e receba acesso GRATUITO ao nosso portifólio de cursos EaD.

Parceria entre o PROVAR – FIA (Programa de Administração de Varejo) e a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o MBA Gestão de Franquias possibilita aos profissionais que atuam no setor de franchising o aprofundamento de seus conhecimentos nas especificidades da gestão de negócios em redes de franquias.

Por que escolher o curso de MBA Gestão de Franquias do LABFIN.PROVAR – FIA?

Único MBA de Gestão de Franquias do Brasil, o curso equilibra teoria e prática, com a apresentação e discussão de conceitos e métodos relacionados às diferentes áreas da gestão de negócios em redes de franquias, além de apresentação de cases práticos sobre os temas discutidos em aula.res.

Objetivos do curso

  • Atualizar conhecimentos, apresentando e discutindo conceitos e métodos relacionados com as diferentes áreas da gestão de negócios em redes de franquias;
  • Enfatizar e valorizar os aspectos teóricos e instrumentalizar os participantes para que os conceitos estudados possam ser aplicados na prática;
  • Construir um foro de discussão de ideias e de intercâmbio de conhecimentos entre os participantes.

Para quem é?

Empresários franqueadores ou com interesses em franquias, executivos de franquias, consultores, franqueados e outros profissionais ligados direta ou indiretamente ao franchising, associados à ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Como eu vou aprender?

Por meio de aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR (Programa de Administração de Varejo) para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Credenciamentos

  • ANPAD – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração
  • FIA – Fundação Instituto de Administração
  • MEC – Ministério da Educação e Cultura

Investimento

Consulte a secretaria do curso, ligue no telefone (11) 3894-5004.

DEPOIMENTOS

TESTE GRATUITO

Conheça seu estilo de aprendizagem e saiba identificar melhor a forma de aprender

Matriz Curricular

Modelos de Negócio do Varejo e do Franchising
  • Desempenho do Franchising Brasileiro
  • Mercado de Varejo e de Bens e Serviços no Brasil e no Mundo
  • Estudo de Franqueabilidade
  • Plano de Negócios em Redes de Franquias
  • Aspectos Jurídicos da Relação Franqueador-Franqueado
  • Contratos e Circular de Oferta de Franquias (COF)
Ambiente Econômico e Gestão Estratégica dos Negócios
  • Economia, Cenários Econômicos e Consumo
  • Estratégia: do Planejamento à Execução
  • Estratégia e Estrutura Organizacional de uma Empresa Franqueadora
Gestão Estratégica de Pessoas
  • Cultura e Poder nas Organizações
  • Gestão Estratégica de Pessoas
  • Aprimoramento do Soft Skills a Partir Coaching
  • Liderança e Motivação
Gestão de Pessoas em Redes de Franquias
  • Venda de Franquias
  • Treinamento em Redes de Franquias
  • Gestão de Negócios Sustentáveis – Casos no Segmento de Franquias
Introdução a Finanças
  • Cálculo Financeiro e Análise de Investimentos
  • Margens, Tributação e Rentabilidade no Varejo
Marketing de Bens e Serviços
  • Marketing Cooperado
  • Comportamento do Consumidor
  • Branding: Criação e Gestão de Marca
  • Marketing Digital e Redes Sociais
Finanças Aplicadas
  • Administração Financeira e Capital de Giro
  • Avaliação de Empresas
Gestão Estratégica de Operações
  • Logística e Supply Chain
  • Gestão de Shopping Center
  • Consultoria de Franquias e Gestão por Indicadores
  • Localização de Lojas / Geomarketing
MKT de Bens e Serviços em Franquias
  • Atmosfera e Visual Merchadising
  • Novas Tecnologias Aplicadas ao Mercado de consumo
  • Gestão de Conhecimento em Rede
Gestão de Processos em Franquias
  • Planejamento de Canais
  • Gestão de Processos em Redes de Franquias
  • Contratos de Locação e Negociação de Locação em Shopping Center
Simulação Comercial e Negociação
  • Técnicas de Negociação
  • Laboratório de Gestão Simulada: Jogos de Empresas
  • Metodologia de Pesquisa
Metodologia de Pesquisa
  • Metodologia de Pesquisa
Tópicos Especiais de Franquias
  • Tópicos Especiais de Franquias I: Internacionalização de Franquias
  • Tópicos Especiais de Franquias II: História de Empreendedorismo
  • Tópicos Especiais de Franquias III: Caso de Sucesso de uma Franquia
  • Tópicos Especiais de Franquias IV:Aspectos Tributários Aplicados às Franquias
  • Tópicos Especiais de Franquias V: Caso de Sucesso de uma Franquia
  • Tópicos Especiais de Franquias VI: Caso de Sucesso de uma Franquia
Módulos Suplementares
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social
  • Governança Corporativa e Ética Empresarial

Qual é a duração do curso?

A carga horária total do curso é de 400 horas/aula, divididas em aulas presenciais (360h) e estudos dirigidos (40h – Ensino a distância/EaD).

Estudos Dirigidos

Trata-se de atividades mandatórias que serão realizadas, a distância, via portal eletrônico, sendo que o aluno será aprovado apenas se obtiver nota superior ou igual a 7,0 (sete). Os Estudos Dirigidos devem ser cumpridos antes do término das aulas presenciais do programa.

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, conforme regulamentação interna. É exigido para a conclusão e obtenção do certificado final e deve ser elaborado em período e formato especificados ao longo do curso, e entregue na data agendada pelo coordenador, não podendo ultrapassar 90 (noventa) dias após a data da última aula presencial.

Quais são os pré-requisitos?

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Desejável dois anos de experiência profissional relevante
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
  • Capacidade de leitura na língua inglesa (desejável)

Como é o processo de seleção?

O processo seletivo se dá por meio de uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa, que buscará entender as suas expectativas e se elas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso. Ambas as etapas não acarretam nenhum custo ao candidato.

Como o aluno avalia o curso

  • Aderência do conteúdo das aulas ao propósito do curso 90% 90%
  • Nível de exigência de conhecimentos nas provas 88% 88%
  • Nível de exigência do curso 92% 92%
  • Satisfação quanto à qualidade das aulas 94% 94%
  • Satisfação quanto à qualidade do corpo docente 94% 94%
  • Satisfação geral com o curso 93% 93%

Coordenadores e corpo docente

Prof. Dr. José Roberto Securato
Criador e Idealizador do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de avaliação

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Frequência

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 75% no total do curso. Somente será permitida a aplicação do regime de atividades domiciliares, conforme regulamentação do MEC, em casos como os de gravidez (licença-maternidade), doenças infectocontagiosas e cirurgias.

Certificação

Será considerado aprovado no curso o aluno que obtiver simultaneamente: média nos módulos igual ou superior a 7,0 (sete); atingir frequência mínima de 75% do total de horas-aula do curso; e ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7,0 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

Atendimento

Telefônico - de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. 
Email - [email protected]

São Paulo - Unidade Paulista

Presencial – de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 12h
Av. Paulista, 302 - 4o. andar - Bela Vista - ao lado do Metrô Brigadeiro

PARCEIRO INSTITUCIONAL

GOWORK

 

FIA - LABFIN.PROVAR:
A primeira escola de negócios
com o coworking integrado.