MBA

Gestão de Franquias

Turma Av.paulista

Início das aulas: 26/04/2019
Dias e horários: Sexta-Feira 14h00 às 20h00 Quinzenal
Sábado 08h00 às 14h00 Quinzenal
Local: Av. Paulista, 302
Carga horária: 400 horas

O MBA Gestão de Franquias é uma parceria entre o PROVAR/FIA – Programa de Administração de Varejo e a ABF – Associação Brasileira de Franchising. O curso, que contempla o estudo aprofundado da Gestão de Negócios alinhado às especificidades do Setor de Franquias, destina-se aos profissionais que atuam no setor de franchising: franqueadores, franqueados, consultores, prestadores de serviço, etc.

Diferenciais

Trata-se do único MBA de Gestão em Franquias do Brasil. Um dos diferenciais do curso é a composição equilibrada entre a teoria e a prática, com a apresentação e discussão de conceitos e métodos relacionados às diferentes áreas da gestão de negócios em redes de franquias, além de apresentação de cases práticos sobre os temas discutidos em aula.

Objetivos

  • Atualizar conhecimentos, apresentando e discutindo conceitos e métodos relacionados com as diferentes áreas da gestão de negócios em redes de franquias;
  • Enfatizar e valorizar os aspectos teóricos e instrumentalizar os participantes para que os conceitos estudados possam ser aplicados na prática;
  • Construir um foro de discussão de ideias e de intercâmbio de conhecimentos entre os participantes.

Perfil do Aluno

Empresários Franqueadores, Executivos de Franquias, Consultores, Franqueados, Empresários com interesses em Franquias e outros profissionais ligados direta ou indiretamente ao franchising, associados à ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Metodologia

A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Credenciamentos

ANPAD – Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração
FIA – Fundação instituto de Administração
MEC – Ministério da Educação e Cultura.

Investimento

Consulte a secretaria do curso

Coordenadores

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP.

Prof. Dr. José Roberto Securato
Presidente do Conselho do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP.


Corpo docente

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de avaliação

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita, além de trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada da mesma será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõe e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Frequência

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 50% nas disciplinas e nos módulos e 75% no total do curso. Somente será permitido o abono de faltas, conforme regulamentação do MEC, em casos de gravidez (licença maternidade) e doenças infectocontagiosas.

Certificação

Será considerado aprovado no curso, o aluno que obtiver simultaneamente: (1) média nos módulos igual ou superior a 7 (sete), (2) atingir frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, (3) ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

Pré-requisitos

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Desejável possuir cinco anos de experiência profissional relevante
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
  • Leitura na língua inglesa

Seleção

Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.

O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.

Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

Carga Horária Total

400 horas/aula, divididas da seguinte forma:

  • 360 h – aulas presenciais;
  • 40 h – estudos dirigidos (Ensino a distância – EaD);

Estudos Digiridos

Tratam-se de atividades mandatórias que serão realizadas, a distância, via portal eletrônico, sendo que o aluno será aprovado apenas se obter nota superior ou igual a 7,0 (sete). Os Estudos Dirigidos devem ser cumpridos antes do término das aulas presenciais do programa.

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos instrumentos utilizados na avaliação do aproveitamento do aluno nos MBAs e Pós-Graduações da FIA. É uma oportunidade orientada para o experimento e a aplicabilidade dos conceitos estudados e debatidos ao longo do curso.

Constitui-se em um trabalho próprio, individual, original, redigido em língua portuguesa, oferecendo uma contribuição relevante para a área de conhecimento em questão, satisfazendo os requisitos de complexidade exigidos para o nível de especialista nos cursos de Pós-Graduação e MBAs da FIA.

Ressalta-se que, para o desenvolvimento do TCC, o aluno deve apresentar um estudo de caso aplicado. Não serão aceitos estudos puramente bibliográficos, fundamentados apenas em informações de livros, Internet e dados disponíveis ao público em geral.

 

Matriz Curricular

Modelos de Negócio do Varejo e do Franchising (45h)
  • Desempenho do Franchising Brasileiro
  • Mercado de Varejo e de Bens e Serviços no Brasil e no Mundo
  • Estudo de Franqueabilidade
  • Plano de Negócios em Redes de Franquias
  • Aspectos Jurídicos da Relação Franqueador-Franqueado
  • Contratos e Circular de Oferta de Franquias (COF)
Ambiente Econômico e Gestão Estratégica dos Negócios (33h)
  • Economia, Cenários Econômicos e Consumo
  • Estratégia: do Planejamento à Execução
  • Estratégia e Estrutura Organizacional de uma Empresa Franqueadora
Gestão Estratégica de Pessoas (30h)
  • Cultura e Poder nas Organizações
  • Gestão Estratégica de Pessoas
  • Aprimoramento do Soft Skills a partir coaching
  • Liderança e Motivação
Gestão de Pessoas em Redes de Franquias (30h)
  • Venda de Franquias
  • Treinamento em Redes de Franquias
  • Gestão de Negócios Sustentáveis – Casos no segmento de franquias
Introdução a Finanças (30h)
  • Cálculo Financeiro e Análise de Investimentos
  • Margens, Tributação e Rentabilidade no Varejo
Marketing de Bens e Serviços (33h)
  • Marketing Cooperado
  • Comportamento do Consumidor
  • Branding: criação e gestão de marca
  • Marketing digital e Redes Sociais
Finanças Aplicadas (30h)
  • Administração Financeira e Capital de Giro
  • Avaliação de Empresas
Gestão Estratégica de Operações (36h)
  • Logística e Supply Chain
  • Gestão de Shopping Center
  • Consultoria de Franquias e Gestão por Indicadores
  • Localização de Lojas / Geomarketing
MKT de Bens e Serviços em Franquias (27h)
  • Atmosfera e Visual Merchadising
  • Novas Tecnologias aplicadas ao Mercado de consumo
  • Gestão de Conhecimento em Rede
Gestão de Processos em Franquias (24h)
  • Planejamento de Canais
  • Gestão de Processos em Redes de Franquias
  • Contratos de Locação e Negociação de Locação em Shopping Center
Simulação Comercial e Negociação (21h)
  • Técnicas de Negociação
  • Laboratório de Gestão Simulada: Jogos de Empresas
Metodologia de Pesquisa (3h)
  • Metodologia de Pesquisa
Tópicos Especiais de Franquias (18h)
  • Tópicos Especiais de Franquias I: Internacionalização de Franquias
  • Tópicos Especiais de Franquias II: História de Empreendedorismo
  • Tópicos Especiais de Franquias III: Caso de Sucesso de uma Franquia
  • Tópicos Especiais de Franquias IV:Aspectos Tributários Aplicados às Franquias
  • Tópicos Especiais de Franquias V: Caso de Sucesso de uma Franquia
  • Tópicos Especiais de Franquias VI: Caso de Sucesso de uma Franquia
Estudos Dirigidos (40h)
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social
  • Governança Corporativa e Ética Emprearial

Caso da Fábrica de Sorvetes

CONCEITO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA

Neste vídeo, o professor apresenta o conceito de governança corporativa a partir da relação custo/benefício exemplificada em uma sociedade em que um dos sócios tem 60% de participação e o outro 40%.

Atendimento

São Paulo - Unidade Paulista

Presencial – de segunda a sexta feira, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 17h
Av. Paulista, 302 - 4o. andar - Bela Vista - ao lado do Metrô Brigadeiro

Telefone: (11) 3894-5004

WhatsApp: (11) 93024-4047

Telefônico - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. 
Email - cursoslabfinprovar@fia.com.br