MBA Gestão de Franquias
Coordenadores:
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP.
Prof. Dr. José Roberto Securato
Presidente do Conselho do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP.
Apresentação do Curso
O MBA Gestão de Franquias é uma parceria entre o PROVAR/FIA – Programa de Administração de Varejo e a ABF – Associação Brasileira de Franchising. O curso, que contempla o estudo aprofundado da Gestão de Negócios alinhado às especificidades do Setor de Franquias, destina-se aos profissionais que atuam no setor de franchising: franqueadores, franqueados, consultores, prestadores de serviço, etc.
Diferencial do Curso
Trata-se do único MBA de Gestão em Franquias do Brasil. Um dos diferenciais do curso é a composição equilibrada entre a teoria e a prática, com a apresentação e discussão de conceitos e métodos relacionados às diferentes áreas da gestão de negócios em redes de franquias, além de apresentação de cases práticos sobre os temas discutidos em aula.
Objetivos:
- Atualizar conhecimentos, apresentando e discutindo conceitos e métodos relacionados com as diferentes áreas da gestão de negócios em redes de franquias;
- Enfatizar e valorizar os aspectos teóricos e instrumentalizar os participantes para que os conceitos estudados possam ser aplicados na prática;
- Construir um foro de discussão de ideias e de intercâmbio de conhecimentos entre os participantes.
Perfil do Aluno:
Empresários Franqueadores, Executivos de Franquias, Consultores, Franqueados, Empresários com interesses em Franquias e outros profissionais ligados direta ou indiretamente ao franchising, associados à ABF (Associação Brasileira de Franchising).
Metodologia:
A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.
Credenciamentos:
FIA – Fundação Instituto de Administração
MEC – Ministério da Educação e Cultura.
Carga Horária
- 500 horas/aula, divididas da seguinte forma:
- Carga Horária Presencial: 360 Horas
- Carga Horária à Distância: 40 Horas
- Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): 100 Horas
Estudos Dirigidos
Tratam-se de atividades mandatórias que serão realizadas, a distância, via portal eletrônico, sendo que o aluno será aprovado apenas se obter nota superior ou igual a 7,0 (sete). Os Estudos Dirigidos devem ser cumpridos antes do término das aulas presenciais do programa.
TCC:
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos instrumentos utilizados na avaliação do aproveitamento do aluno nos MBAs e Pós-Graduações da FIA. É uma oportunidade orientada para o experimento e a aplicabilidade dos conceitos estudados e debatidos ao longo do curso.
Constitui-se em um trabalho próprio, individual, original, redigido em língua portuguesa, oferecendo uma contribuição relevante para a área de conhecimento em questão, satisfazendo os requisitos de complexidade exigidos para o nível de especialista nos cursos de Pós-Graduação e MBAs da FIA.
Ressalta-se que, para o desenvolvimento do TCC, o aluno deve apresentar um estudo de caso aplicado. Não serão aceitos estudos puramente bibliográficos, fundamentados apenas em informações de livros, Internet e dados disponíveis ao público em geral.
Matriz Curricular
Módulo | Disciplinas | Carga Horária |
Modelos de Negócio do Varejo e do Franchising | Desempenho do Franchising Brasileiro | 36 |
Estudo de Franqueabilidade | ||
Contratos e Circular de Oferta de Franquias (COF) | ||
Internacionalização de Franquias | ||
Mercado de Varejo e de Bens e Serviços no Brasil e no Mundo | ||
Prova | ||
Ambiente Econômico e Gestão Estratégica dos Negócios | Economia, Cenários Econômicos e Consumo | 39 |
Estratégia: do Planejamento à Execução | ||
Plano de Negócios em Redes de Franquias | ||
Estratégia e Estrutura Organizacional de uma Empresa Franqueadora | ||
Prova | ||
Gestão de Pessoas | Gestão Estratégica de Pessoas | 30 |
Liderança e Motivação | ||
Empreendedorismo | ||
Cultura e Poder nas Organizações | ||
Prova | ||
Gestão de Pessoas em Redes de Franquias | Venda de Franquias | 30 |
Treinamento em Redes de Franquias | ||
Responsabilidade Social e Sustentabilidade – Casos no segmento de franquias | ||
Prova | ||
Finanças Aplicadas I | Cálculo Financeiro e Análise de Investimentos | 30 |
Administração Financeira e Capital de Giro | ||
Prova | ||
Marketing de Bens e Serviços I | Marketing Cooperado | 36 |
Comportamento do Consumidor | ||
Branding: criação e gestão de marca | ||
Internet Marketing e Redes Sociais | ||
Palestra: Branding | ||
Prova | ||
Finanças aplicadas II | Margens, Tributação e Rentabilidade no Varejo | 33 |
Avaliação de Empresas | ||
Palestra: Aspectos Tributários Aplicados às Franquias | ||
Prova | ||
Gestão Estratégica de Operações I | Logística e Supply Chain | 36 |
Gestão de Shopping Center | ||
Consultoria de Franquias e Gestão por Indicadores | ||
Localização de Lojas / Geomarketing | ||
Prova | ||
MKT de Bens e Serviços II | Atmosfera e Visual Merchadising | 36 |
Novas Tecnologias aplicadas ao Mercado de consumo | ||
Aspectos Jurídicos da Relação Entre Franqueador-Franqueado | ||
Gestão de Conhecimento em Rede | ||
Palestra: Marketing em Redes de Franquias | ||
Prova | ||
Gestão Estratégica de Operações II | Planejamento de Canais | 30 |
Gestão de Processos em Redes de Franquias | ||
Contratos de Locação e Negociação de Locação em Shopping Center | ||
Palestra: Gestão de Operações no Franchising | ||
Prova | ||
Simulação Comercial e Negociação | Técnicas de Negociação | 21 |
Laboratório de Gestão Simulada: Jogos de Empresas | ||
Metodologia de Pesquisa | Metodologia de Pesquisa | 3 |
EAD | Sustentabilidade e Responsabilidade Social | 20 |
EAD | Governança Corporativa e Ética Empresarial | 20 |
Total Carga Horária Presencial e a Distância (Nacional) | 400 | |
Desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso | 100 | |
Total Carga Horária do Programa | 500 |
Ementa das Disciplinas
MODELOS DE NEGÓCIO DO VAREJO E DO FRANCHISING
AMBIENTE ECONÔMICO E GESTÃO ESTRATÉGICA DOS NEGÓCIOS DE FRANQUIAS
GESTÃO DE PESSOAS
GESTÃO DE PESSOAS EM REDES DE FRANQUIAS
FINANÇAS APLICADAS I
MARKETING DE BENS E SERVIÇOS I
FINANÇAS APLICADAS II
GESTÃO ESTRATÉGICA DE OPERAÇÕES I
MARKETING DE BENS E SERVIÇOS II
GESTÃO ESTRATÉGICA DE OPERAÇÕES II
SIMULAÇÃO COMERCIAL E NEGOCIAÇÃO
METODOLOGIA DE PESQUISA
Início: Imediato
Corpo docente:
O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.
Sistema de Avaliação:
Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita, além de trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada da mesma será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõe e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).
Frequência:
O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 50% nas disciplinas e nos módulos e 75% no total do curso. Somente será permitido o abono de faltas, conforme regulamentação do MEC, em casos de gravidez (licença maternidade) e doenças infectocontagiosas.
Certificação:
Será considerado aprovado no curso, o aluno que obtiver simultaneamente: (1) média nos módulos igual ou superior a 7 (sete), (2) atingir frequência mínima de 50% (cinquenta por cento) das aulas programadas de cada disciplina ou módulo e, também, de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, (3) ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 8/6/2007, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.
Pré-requisitos:
- Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
- Desejável possuir cinco anos de experiência profissional relevante
- Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
- Leitura na língua inglesa (desejável)
Seleção:
Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma analise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.
O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.
Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.
Contato:
Relacionamento Labfin/Provar
Tel.: (11) 3894-5004
Email: cursoslabfinprovar@fia.com.br
Quer Saber Mais?
Tire suas dúvidas
no formulário abaixo
Horário de atendimento
De seg. a sex. das 9h às 20h