MBA Gestão de Franquias


Coordenadores:

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP.
Prof. Dr. José Roberto Securato
Presidente do Conselho do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP.

Apresentação do Curso

O MBA Gestão de Franquias é uma parceria entre o PROVAR/FIA – Programa de Administração de Varejo e a ABF – Associação Brasileira de Franchising. O curso, que contempla o estudo aprofundado da Gestão de Negócios alinhado às especificidades do Setor de Franquias, destina-se aos profissionais que atuam no setor de franchising: franqueadores, franqueados, consultores, prestadores de serviço, etc.

Diferencial do Curso

Trata-se do único MBA de Gestão em Franquias do Brasil. Um dos diferenciais do curso é a composição equilibrada entre a teoria e a prática, com a apresentação e discussão de conceitos e métodos relacionados às diferentes áreas da gestão de negócios em redes de franquias, além de apresentação de cases práticos sobre os temas discutidos em aula.

Objetivos:

  • Atualizar conhecimentos, apresentando e discutindo conceitos e métodos relacionados com as diferentes áreas da gestão de negócios em redes de franquias;
  • Enfatizar e valorizar os aspectos teóricos e instrumentalizar os participantes para que os conceitos estudados possam ser aplicados na prática;
  • Construir um foro de discussão de ideias e de intercâmbio de conhecimentos entre os participantes.

Perfil do Aluno:

Empresários Franqueadores, Executivos de Franquias, Consultores, Franqueados, Empresários com interesses em Franquias e outros profissionais ligados direta ou indiretamente ao franchising, associados à ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Metodologia:

A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Credenciamentos:

ANPAD – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração
FIA – Fundação Instituto de Administração
MEC – Ministério da Educação e Cultura.

Carga Horária

  • 500 horas/aula, divididas da seguinte forma:
  • Carga Horária Presencial: 360 Horas
  • Carga Horária à Distância: 40 Horas
  • Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): 100 Horas

Estudos Dirigidos

Tratam-se de atividades mandatórias que serão realizadas, a distância, via portal eletrônico, sendo que o aluno será aprovado apenas se obter nota superior ou igual a 7,0 (sete). Os Estudos Dirigidos devem ser cumpridos antes do término das aulas presenciais do programa.

TCC:

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos instrumentos utilizados na avaliação do aproveitamento do aluno nos MBAs e Pós-Graduações da FIA. É uma oportunidade orientada para o experimento e a aplicabilidade dos conceitos estudados e debatidos ao longo do curso.

Constitui-se em um trabalho próprio, individual, original, redigido em língua portuguesa, oferecendo uma contribuição relevante para a área de conhecimento em questão, satisfazendo os requisitos de complexidade exigidos para o nível de especialista nos cursos de Pós-Graduação e MBAs da FIA.

Ressalta-se que, para o desenvolvimento do TCC, o aluno deve apresentar um estudo de caso aplicado. Não serão aceitos estudos puramente bibliográficos, fundamentados apenas em informações de livros, Internet e dados disponíveis ao público em geral.

Matriz Curricular

 

MóduloDisciplinasCarga Horária
Modelos de Negócio do Varejo e do FranchisingDesempenho do Franchising Brasileiro36
 Estudo de  Franqueabilidade
Contratos e Circular de Oferta de Franquias (COF)
Internacionalização de Franquias
Mercado de Varejo e de Bens e Serviços no Brasil e no Mundo
Prova
 Ambiente Econômico e Gestão Estratégica dos NegóciosEconomia, Cenários Econômicos e Consumo39
Estratégia: do Planejamento à Execução
Plano de Negócios em Redes de Franquias
Estratégia e Estrutura Organizacional de uma Empresa Franqueadora
Prova
 Gestão de PessoasGestão Estratégica de Pessoas30
Liderança e Motivação
Empreendedorismo
Cultura e Poder nas Organizações
Prova
Gestão de Pessoas em Redes de FranquiasVenda de Franquias30
Treinamento em Redes de Franquias
Responsabilidade Social e Sustentabilidade –  Casos no segmento de franquias
Prova
Finanças Aplicadas ICálculo Financeiro  e Análise de Investimentos30
Administração Financeira e Capital de Giro
Prova
Marketing de Bens e Serviços IMarketing Cooperado36
Comportamento do Consumidor
Branding: criação e gestão de marca
Internet Marketing e Redes Sociais
 Palestra: Branding
Prova
 Finanças aplicadas IIMargens, Tributação e Rentabilidade no Varejo33
Avaliação de Empresas
Palestra: Aspectos Tributários Aplicados às Franquias
Prova
 Gestão Estratégica de Operações ILogística e Supply Chain36
Gestão de Shopping Center
Consultoria de Franquias  e Gestão por Indicadores
Localização de Lojas / Geomarketing
Prova
 MKT de Bens e Serviços IIAtmosfera e Visual Merchadising36
Novas Tecnologias aplicadas ao Mercado de consumo
Aspectos Jurídicos da Relação Entre Franqueador-Franqueado
Gestão de Conhecimento em Rede
 Palestra: Marketing em Redes de Franquias
Prova
 Gestão Estratégica de Operações IIPlanejamento de Canais30
Gestão de Processos em Redes de Franquias
Contratos de Locação e Negociação de Locação em Shopping Center
Palestra: Gestão de Operações no Franchising
Prova
   Simulação Comercial e NegociaçãoTécnicas de Negociação21
Laboratório de Gestão Simulada: Jogos de Empresas
 Metodologia de PesquisaMetodologia de Pesquisa3
EADSustentabilidade e Responsabilidade Social20
EADGovernança Corporativa e Ética Empresarial20
Total Carga Horária Presencial e a Distância (Nacional)400
Desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso100
Total Carga Horária do Programa500

 

Ementa das Disciplinas

MODELOS DE NEGÓCIO DO VAREJO E DO FRANCHISING

a) Desempenho do Franchising Brasileiro Franchising: origens, evolução e prática. Século XIX: O início do franchising (EUA). Desenvolvimento da franquia empresarial no Brasil. Gerações do franchising. O franchising brasileiro em números. Tendências do franchising no Brasil. b) Estudo de Franqueabilidade Canais de Vendas: essência, conceitos e características principais. Avaliação de franqueabilidade de um negócio (Os 3 C´s da estratégia de Canal: Custo, Cobertura e Controle). A Essência do Franchising e o papel das partes (Franqueador e Franqueado). Avaliação de Franqueabilidade – critérios de estruturação. Motivos para não Franquear um negócio. Apresentação de um caso prático. c) Contratos e Circular de Oferta de Franquias (COF) Lei do franchising: 8955/94. Principais documentos legais. COF – Circular de Oferta de Franquia. Pré-contrato de franquia. Contrato de franquia. Comparação com o modelo de outros países. Gestão de conflitos: negociação, mediação e arbitragem. d) Internacionalização de Franquias Panorama do franchising mundial. Processo de internacionalização de redes de franquias brasileiras. Vantagens, riscos e erros. Fases da internacionalização. Projeto de internacionalização de uma franquia. Experiências de franqueadoras brasileiras. e) Mercado de Varejo e de Bens e Serviços no Brasil e no Mundo O novo desenho da cadeia de abastecimento. Os números do mercado de varejo no Brasil e no mundo. Cenários e estratégias do mercado de varejo. Os desafios para o mercado de varejo. Tendências do mercado de varejo.

AMBIENTE ECONÔMICO E GESTÃO ESTRATÉGICA DOS NEGÓCIOS DE FRANQUIAS

a) Economia, Cenários Econômicos e Consumo O consumo nas economias de mercado. Determinantes do consumo. Efeitos da política econômica no consumo: A política fiscal, monetária e cambial. Economia comportamental. b) Estratégia: do Planejamento à Execução O que é estratégia. O processo de planejamento estratégico. Bases da estratégia empresarial. Visão, missão e valores. Macroambiente e Stakeholders. Análise SWOT. c) Plano de Negócios em Redes de Franquias Plano de negócio: O que é? Planejamento: visão do franqueador e visão do franqueado. Etapas para a estruturação de um plano de negócios. Elaboração de um plano de negócios: estudo de caso. d) Estratégia e Estrutura Organizacional de uma Empresa Franqueadora Etapas para implantação de uma empresa franqueadora. Estrutura da empresa franqueadora. Estrutura organizacional. Descritivo sintético das funções. Princípios de estrutura organizacional.

GESTÃO DE PESSOAS

a) Gestão Estratégica de Pessoas Estrategista de recursos humanos. O planejamento estratégico de pessoas. A gestão de talentos. Gestão por competências. Estrutura de cargos. Recrutamento & seleção. Remuneração. Gestão de benefícios e serviços. Treinamento & desenvolvimento. Avaliação de desempenho. b) Liderança e Motivação Liderança e sua definição. Liderança versus chefia. Líder: emergente grupal. Relação líder e liderado. Liderança corporativa. Teorias sobre liderança e sua contextualização organizacional. O indivíduo como agente de transformação. Percepção e tomada de decisões individuais. Formação e desenvolvimento de equipes. Conceito de motivação. Teorias sobre motivação. Técnicas de feedback. c) Empreendedorismo Empreendedorismo Corporativo: conceito, modelo e operação. Criatividade no processo de inovação empresarial. Cultura para o empreendedorismo corporativo. Planejamento pessoal e competências empreendedoras. d) Cultura e Poder nas Organizações Desenvolvendo o conceito de cultura organizacional. Abordagens metodológicas ao diagnóstico de cultura. A gestão da cultura organizacional. Relação existente entre clima e cultura organizacional, vinculados à qualidade da direção. Políticas que alentem a direção participativa, o empowerment, a liderança ressonante e, em geral, a qualidade da vida profissional. As relações de poder e dependência entre os franqueadores e franqueados. Ética empresarial.

GESTÃO DE PESSOAS EM REDES DE FRANQUIAS

a) Venda de Franquias Planejamento de expansão. Venda de Franquias. Prospecção de candidatos. Processo Seletivo. Perfil do Franqueado. Ferramentas de seleção de franqueados. Fatores críticos na venda de negócios. O profissional de venda de franquias. b) Treinamento em Redes de Franquias A importância da capacitação nas redes de franquias. Treinando as franquias e seus colaboradores para a abertura do negócio. Tipos e formatos de capacitação. Implementação da capacitação. Aspectos críticos do processo de capacitação. Conclusões práticas. c) Responsabilidade Social e Sustentabilidade – Casos no segmento de franquias Cidadania, ética, humanização e responsabilidade social como valores corporativos e individuais. Desenvolvimento sustentável e responsabilidade social na cadeia produtiva. Conceitos, objetivos e modelos de atuação social, a responsabilidade social e o terceiro setor, marketing social e relações com o setor de Franquias. Projetos de responsabilidade social: filantropia, investimento social privado, cidadania empresarial, voluntariado, responsabilidade social corporativa e Franchising.

FINANÇAS APLICADAS I

a) Cálculo Financeiro e Análise de Investimentos Juros simples e compostos. Taxas proporcionais e equivalentes. Desconto de recebíveis. Sistemas de amortização (Price, SAC e Americano). Análise financeira de projetos – Projetos de investimento, Taxa mínima de atratividade, Valor presente líquido, Taxa interna de Retorno, Pay-back. Pay-back Descontado. b) Administração Financeira e Capital de Giro Objetivo da análise de demonstrações financeiras. Análise de balanço, DRE e fluxo de caixa. Análise vertical e horizontal. Análise de resultados, rentabilidade e qualidade das decisões de investimento e financiamento. Análise por índices (rentabilidade, liquidez, endividamento, atividade). Ciclo operacional e financeiro. Conflito risco e retorno na administração do capital de giro. Fluxos de caixa e capital de giro. Necessidade de investimento em capital de giro e capital de giro líquido.

MARKETING DE BENS E SERVIÇOS I

a) Marketing Cooperado O Fundo de marketing: premissas básicas (definição, gestão competente), estrutura, formas de arrecadação, contabilização e de prestação de contas, e estatuto. Comitê e conselhos e associações de franqueados. b) Comportamento do Consumidor Consumo, significados e identidade. Subculturas e segmentação de mercado. Perfil psicográfico e estilos de vida. Sociedade e cultura de consumo. Pesquisa de mercado e comportamento do consumidor: ferramentas. Variáveis e características que impactam no processo de compra. Processos de decisão do consumidor. Comportamento de compra. c) Branding: Criação e Gestão de Marca Importância e função das marcas. Produtos x marcas. O papel do franqueador e o do franqueado na construção e na gestão de marcas. Construção e manutenção de marcas franqueadas. Principais conceitos da marca: brand equity, identidade, posicionamento, personalidade, caráter, imagem. Elementos de marca: domínios na internet, logotipos e símbolos, personagens, slogans, jingles, embalagens e rótulos. Tendências na construção de marcas. d) Internet Marketing e Redes Sociais O novo ambiente de negócios. Os impactos estratégicos da Internet nos negócios. As mudanças no comportamento do consumidor na era digital. Internet marketing: tendências e atualidades. As novas técnicas de marketing para a Internet. Futuro do marketing online. Gestão de ações on-line de marketing e vendas e-Strategy. Redes Sociais; exemplos e casos práticos. e) Palestra Branding

FINANÇAS APLICADAS II

a) Margens, Tributação e Rentabilidade no Varejo Visão estratégica de preços. Visão de resultados (DRE por absorção) x Custeio variável x Margem de contribuição. Mark-Up, e Relação Custo x Volume x Lucro. Desconto comercial x desconto financeiro. Tributação sobre preços. Substituição tributária. Custo de Conformidade. b) Avaliação de Empresas Estimativas de Fluxo de Caixa – escolha de premissas e projeção de fluxo de caixa para unidades de franquias. Determinação do custo de capital próprio e de terceiros na prática para empresas de capital fechado. Cálculo de Valor Residual e Perpetuidade para unidades de franquia, considerando o prazo e características do contrato de franquia. Fluxo de Caixa Descontado. Avaliação Relativa – Múltiplos aplicados a franquias. c) Palestra Aspectos Tributários Aplicados às Franquias

GESTÃO ESTRATÉGICA DE OPERAÇÕES I

a) Logística e Supply Chain Conceitos básicos de logística e de cadeia de suprimentos. Os canais de Distribuição: distribuição física e os canais utilizados. Modalidades de distribuição. Gestão da Distribuição: o processo de decisão com base no nível de estoque, localização e opções de transporte para o melhor compromisso entre o nível de serviço e os custos. Estratégia logística. Operações terceirizadas: função e controle dos operadores logísticos. Indicadores de desempenho logístico. Alianças na cadeia de suprimentos. Gestão da “rede” (network design). b) Gestão de Shopping Center Aspectos gerais: histórico e conceitos. Dados do setor. Classificação dos shopping centers. O modelo de shopping center. Perspectivas e oportunidades. Planejamento de novos empreendimentos. Aspectos operacionais de shopping centers. c) Consultoria de Franquias e Gestão por Indicadores Consultoria de Campo: definição, consultor de campo (Princípios fundamentais, Funções, Operação x Gestão, Ferramentas, Gestão dos Consultores). Gestão por indicadores de desempenho: definição, SAF – Sistema de avaliação de franqueados. d) Localização de Lojas / Geomarketing Localização e geomarketing: definição e histórico, exemplos de aplicações. Os pilares do processo de expansão: a importância das questões geográficas, base técnica, base estratégica.

MARKETING DE BENS E SERVIÇOS II

a) Atmosfera e Visual Merchandising Design Estratégico para Varejo. Identidade visual. Visão estratégica do ponto de venda – um canal de comunicação de marcas e de produtos. O comportamento de compra do consumidor. Visual merchandising. Merchandising. b) Novas Tecnologias Aplicadas ao Mercado de Consumo Sistemas de Informação / Tecnologias de Informação aplicadas ao Varejo. Noções de KMS. ERP, CRM, BI. Tecnologias emergentes. Biometria. Segurança e prevenção de Perdas. Assistentes móveis de compras. Equipamentos para pagamentos. Digital Signage. Interatividade. Integração de Múltiplos canais de vendas. RFID – Radio Frequency Identification. c) Aspectos Jurídicos da Relação entre Franqueador – Franqueado Supervisão de campo: apreensão de bens, cliente oculto e ata notarial – casos práticos. Conselho de franqueados – estrutura e função. Comunicação com o Franqueado: Comunicado x notificação x intranet. Relação entre franqueados, franqueadora e fornecedores homologados. Conversão de unidades próprias e terceiros que já atuam no mercado Repasse de franquias. d) Gestão de Conhecimento em Rede Articulação em Redes. Redes de Conhecimento: Principais Abordagens e Modelos Cooperativos. Redes Interorganizacionais e troca de conhecimento. e) Palestra Marketing em Redes de Franquias

GESTÃO ESTRATÉGICA DE OPERAÇÕES II

a) Planejamento de Canais Visão estratégica dos canais de vendas. Canais de vendas: definição. Principais canais de vendas: a) revendedores independentes, b) atacados / distribuidores, c) concessionárias (dealers), d) representantes comerciais, e) franquias, f) lojas próprias (equipe própria), g) e-commerce, h) callcenter (telemarketing), e outros. Avaliação dos canais de vendas: controle x cobertura x custo. Trade off. Omni-Channel x Multicanal. Processos estratégicos para a gestão de canais. Franchising como canal de vendas. b) Gestão de Processos em Redes de Franquias Contextualização e conceito. Mapeamento dos processos de negócio da rede. Otimização dos processos de negócio da rede. Como documentar e disponibilizar os Processos. c) Contratos de Locação e Negociação de Locação em Shopping Center Contratos de locação: legislação, cláusulas e condições (partes; objeto; prazo; remuneração; cessão/sublocação/empréstimo do imóvel; obras e benfeitorias; garantias; direito de preferência; sublocação; rescisão). Procedimentos judiciais (Ação consignatória; ação de despejo; ação revisional de aluguel; ação renovatória). Negociação de locação em shopping center: atipicidade dos contratos de locação; Cuidados na fase pré-contratual; Ponto de equilíbrio x custo de ocupação; Lei do inquilinato; Quadro comparativo – alterações – lei do inquilinato (lei 8.245/91) – 25/01/2010; Condomínio e fundo de promoção; Projeto de lei nº. 7137/02. d) Palestra Gestão de Operações no Franchising

SIMULAÇÃO COMERCIAL E NEGOCIAÇÃO

a) Técnicas de Negociação Negociação: principais conceitos e importância. Princípios da negociação. O processo de negociação. A comunicação na negociação. Variáveis básicas da negociação. Habilidades em negociação. Planejamento/fases da negociação. Estilos/perfis do negociador na negociação de conflitos. Estratégias e táticas da negociação. b) Laboratório de Gestão Simulada: Jogos de Empresas Principais aspectos da apostila SIMCO e divisão das empresas. Tomada de decisão experimental. Análise sobre o desempenho das empresas na decisão experimental. Identificação de falhas e acertos e atribuição dos índices dos alunos. Tomada de decisão dos períodos e avaliação dos resultados. Elaboração do DRE projetado. Assembléia geral aos acionistas. Apresentação dos Diretores. Considerações finais.

METODOLOGIA DE PESQUISA

Como desenvolver um estudo de caso. Fases do estudo de caso. Elementos Pré-Textuais, Textuais e Pós Textuais. Dicas.

Início: Imediato

Corpo docente:

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de Avaliação:

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita, além de trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada da mesma será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõe e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Frequência:

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 50% nas disciplinas e nos módulos e 75% no total do curso. Somente será permitido o abono de faltas, conforme regulamentação do MEC, em casos de gravidez (licença maternidade) e doenças infectocontagiosas.

Certificação:

Será considerado aprovado no curso, o aluno que obtiver simultaneamente: (1) média nos módulos igual ou superior a 7 (sete), (2) atingir frequência mínima de 50% (cinquenta por cento) das aulas programadas de cada disciplina ou módulo e, também, de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, (3) ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 8/6/2007, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

Pré-requisitos:

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Desejável possuir cinco anos de experiência profissional relevante
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
  • Leitura na língua inglesa (desejável)

Seleção:

Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma analise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.

O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.

Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

Contato:

Relacionamento Labfin/Provar
Tel.: (11) 3894-5004
Email: cursoslabfinprovar@fia.com.br

Inscrições fechadas

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