Dê o próximo passo na sua carreira!

MBA Gestão de Franquias

Turma: AV. PAULISTA

Início das aulas: 31/01/2020

Local: Av. Paulista, 302

Carga horária: 400 horas

O MBA Gestão de Franquias é uma parceria entre o PROVAR/FIA – Programa de Administração de Varejo e a ABF – Associação Brasileira de Franchising. O curso, que contempla o estudo aprofundado da Gestão de Negócios alinhado às especificidades do Setor de Franquias, destina-se aos profissionais que atuam no setor de franchising: franqueadores, franqueados, consultores, prestadores de serviço, etc.

Diferenciais do MBA de Gestão em Franquias

Trata-se do único MBA de Gestão em Franquias do Brasil. Um dos diferenciais do curso é a composição equilibrada entre a teoria e a prática, com a apresentação e discussão de conceitos e métodos relacionados às diferentes áreas da gestão de negócios em redes de franquias, além de apresentação de cases práticos sobre os temas discutidos em aula.

Objetivos

  • Atualizar conhecimentos, apresentando e discutindo conceitos e métodos relacionados com as diferentes áreas da gestão de negócios em redes de franquias;
  • Enfatizar e valorizar os aspectos teóricos e instrumentalizar os participantes para que os conceitos estudados possam ser aplicados na prática;
  • Construir um foro de discussão de ideias e de intercâmbio de conhecimentos entre os participantes.

Perfil do Aluno

Empresários Franqueadores, Executivos de Franquias, Consultores, Franqueados, Empresários com interesses em Franquias e outros profissionais ligados direta ou indiretamente ao franchising, associados à ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Metodologia

A metodologia do curso MBA de Franquias é composta por aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Credenciamentos

ANPAD – Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração
FIA – Fundação instituto de Administração
MEC – Ministério da Educação e Cultura.

Investimento

Consulte a secretaria do curso

Coordenadores

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP.

Prof. Dr. José Roberto Securato
Presidente do Conselho do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP.


Corpo docente

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de avaliação

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Frequência

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 75% no total do curso. Somente será permitida a aplicação do regime de atividades domiciliares, conforme regulamentação do MEC, em casos como os de gravidez (licença-maternidade), doenças infectocontagiosas e cirurgias.

Certificação

Será considerado aprovado no curso MBA Gestão de Franquias, o aluno que obtiver simultaneamente: (1) média nos módulos igual ou superior a 7 (sete), (2) atingir frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, (3) ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

Pré-requisitos

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Desejável possuir cinco anos de experiência profissional relevante
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
  • Leitura na língua inglesa

Seleção

Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.

O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.

Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

Carga Horária Total

400 horas/aula, divididas da seguinte forma:

  • 360 h – aulas presenciais;
  • 40 h – estudos dirigidos (Ensino a distância – EaD);

Estudos Digiridos

Tratam-se de atividades mandatórias que serão realizadas, a distância, via portal eletrônico, sendo que o aluno será aprovado apenas se obter nota superior ou igual a 7,0 (sete). Os Estudos Dirigidos devem ser cumpridos antes do término das aulas presenciais do programa.

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso é um componente curricular obrigatório nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, conforme regulamentação interna. É exigido para a conclusão e obtenção do certificado final e deve ser elaborado em período e formato especificados ao longo do curso, e entregue na data agendada pelo coordenador, não podendo ultrapassar 90 (noventa) dias após a data da última aula presencial.

Ficará a critério do coordenador estabelecer o processo de apresentação do trabalho e de avaliação desse componente curricular. O aluno reprovado em tal componente poderá requerer matricula como dependência. Para tanto deverá pagar encargos financeiros correspondentes.

Caso o aluno não consiga finalizar o TCC no prazo máximo será considerado reprovado no curso, não fazendo jus ao certificado de conclusão.

 

Matriz Curricular do curso MBA Gestão de Franquias

Modelos de Negócio do Varejo e do Franchising (45h)
  • Desempenho do Franchising Brasileiro
  • Mercado de Varejo e de Bens e Serviços no Brasil e no Mundo
  • Estudo de Franqueabilidade
  • Plano de Negócios em Redes de Franquias
  • Aspectos Jurídicos da Relação Franqueador-Franqueado
  • Contratos e Circular de Oferta de Franquias (COF)
Ambiente Econômico e Gestão Estratégica dos Negócios (33h)
  • Economia, Cenários Econômicos e Consumo
  • Estratégia: do Planejamento à Execução
  • Estratégia e Estrutura Organizacional de uma Empresa Franqueadora
Gestão Estratégica de Pessoas (30h)
  • Cultura e Poder nas Organizações
  • Gestão Estratégica de Pessoas
  • Aprimoramento do Soft Skills a Partir Coaching
  • Liderança e Motivação
Gestão de Pessoas em Redes de Franquias (30h)
  • Venda de Franquias
  • Treinamento em Redes de Franquias
  • Gestão de Negócios Sustentáveis – Casos no Segmento de Franquias
Introdução a Finanças (30h)
  • Cálculo Financeiro e Análise de Investimentos
  • Margens, Tributação e Rentabilidade no Varejo
Marketing de Bens e Serviços (33h)
  • Marketing Cooperado
  • Comportamento do Consumidor
  • Branding: Criação e Gestão de Marca
  • Marketing Digital e Redes Sociais
Finanças Aplicadas (30h)
  • Administração Financeira e Capital de Giro
  • Avaliação de Empresas
Gestão Estratégica de Operações (36h)
  • Logística e Supply Chain
  • Gestão de Shopping Center
  • Consultoria de Franquias e Gestão por Indicadores
  • Localização de Lojas / Geomarketing
MKT de Bens e Serviços em Franquias (27h)
  • Atmosfera e Visual Merchadising
  • Novas Tecnologias Aplicadas ao Mercado de consumo
  • Gestão de Conhecimento em Rede
Gestão de Processos em Franquias (24h)
  • Planejamento de Canais
  • Gestão de Processos em Redes de Franquias
  • Contratos de Locação e Negociação de Locação em Shopping Center
Simulação Comercial e Negociação (21h)
  • Técnicas de Negociação
  • Laboratório de Gestão Simulada: Jogos de Empresas
Metodologia de Pesquisa (3h)
  • Metodologia de Pesquisa
Tópicos Especiais de Franquias (18h)
  • Tópicos Especiais de Franquias I: Internacionalização de Franquias
  • Tópicos Especiais de Franquias II: História de Empreendedorismo
  • Tópicos Especiais de Franquias III: Caso de Sucesso de uma Franquia
  • Tópicos Especiais de Franquias IV:Aspectos Tributários Aplicados às Franquias
  • Tópicos Especiais de Franquias V: Caso de Sucesso de uma Franquia
  • Tópicos Especiais de Franquias VI: Caso de Sucesso de uma Franquia
Estudos Dirigidos (40h)
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social
  • Governança Corporativa e Ética Empresarial

Atendimento

Telefônico - de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. 
Email - cursoslabfinprovar@fia.com.br

São Paulo - Unidade Paulista

Presencial – de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 12h
Av. Paulista, 302 - 4o. andar - Bela Vista - ao lado do Metrô Brigadeiro

PARCEIRO INSTITUCIONAL

GOWORK

 

FIA - LABFIN.PROVAR:
A primeira escola de negócios
com o coworking integrado.