MBA NEGÓCIOS DO VAREJO: ESTRATÉGIA E GESTÃO

Início das aulas: 24/07/2020

Sextas das 19h às 23h , Sábados das 08h30 às 17h30

Av. Paulista, 302

}

Carga Horária: 500 horas

Como medida de proteção contra a atual situação do COVID-19 (coronavírus), informamos que, temporariamente, as aulas presenciais serão transmitidas ONLINE e, assim que possível, retomadas presencialmente.

Matricule-se agora e receba acesso GRATUITO ao nosso portifólio de cursos EaD.

O MBA Negócios do Varejo: Estratégia e Gestão busca aprofundar o estudo da administração varejista e suas relações com todos os componentes das cadeias de produção e distribuição, além de analisar as principais tendências relacionadas ao mercado de consumo.

Por que escolher o curso de MBA Negócios do Varejo: Estratégia e Gestão do LABFIN.PROVAR – FIA?

Estruturado em módulos inovadores voltados diretamente aos profissionais interessados no entendimento do consumo, o curso possibilita ao participante a oportunidade de estar em contato com as últimas tendências e práticas aplicadas na área de varejo, contando com um diferenciado time de docentes reconhecidos nacional e internacionalmente no mercado e na área acadêmica.

Objetivos do curso

  • Formar líderes e gestores para atuação em posições de comando em organizações ligadas direta ou indiretamente ao mercado de consumo;
  • Atualizar conhecimentos, apresentando e discutindo conceitos e métodos relacionados às diferentes áreas da gestão de negócios no varejo e nos serviços;
  • Instrumentalizar os alunos para que apliquem na prática os conceitos estudados;
  • Construir um foro de discussão de ideias e de intercâmbio de conhecimentos entre os alunos.

Para quem é?

Profissionais responsáveis pela definição de soluções, administração de processos e estratégias das empresas vinculadas ao varejo, assim como executivos que ocupam cargos gerenciais ou com perspectivas de virem a assumir posições estratégicas na área.

Como eu vou aprender?

Por meio de aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR (Programa de Administração de Varejo) para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Credenciamentos

  • AMBA – The Association of MBAs (criada em 1967 e sediada em Londres)
  • ANAMBA – Associação Nacional de MBA
  • ANPAD – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração
  • FIA – Fundação Instituto de Administração
  • MEC – Ministério da Educação e Cultura

Investimento

Consulte a secretaria do curso, ligue no telefone (11) 3894-5004.

DEPOIMENTOS

TESTE GRATUITO

Conheça seu estilo de aprendizagem e saiba identificar melhor a forma de aprender

Matriz Curricular

Ambiente Econômico e Gestão Estratégica dos Negócios do Varejo
  • Economia, Cenários Econômicos e Consumo
  • Estratégia: do Planejamento a Execução
  • Gestão da Inovação no Varejo
Mercados, Formatos e Modelos de Varejo I
  • Mercado de Varejo e de Bens e Serviços no Brasil e no Mundo
  • Mercado de Luxo
  • Mercado de Baixa Renda – Varejo Popular
Estatística e Mercado Financeiro
  • Estatística Aplicada
  • Mercado Financeiro
Mercados, Formatos e Modelos de Varejo II
  • Franquias: Mercado, Gestão e Tendências
  • Shopping Centers: Estratégia e Gestão
  • Varejo do Comércio Eletrônico: E-commerce e Marketplace
Marketing de Bens e Serviços I
  • Dimensionamento e Pesquisa de Mercado
  • Comportamento do Consumidor: Online e Offline
  • Marketing digital e Mídias Sociais: análise de dados para tomada de decisão
  • Marketing de Relacionamento e CRM – modelos de negócios fidelização
Finanças Aplicadas I
  • Leitura de Demonstrativos Financeiros e Análise Contábil
  • Análise de Investimento e Valuation de Empresas Varejistas
Marketing de Bens e Serviços II
  • Trade Marketing
  • Gerenciamento por Categorias
  • Branding: criação e gestão de marca
  • Ambientação de loja e visual merchandising
  • Marcas Próprias no Varejo
Finanças Aplicadas II
  • Margens, Tributação e Rentabilidade no Varejo
  • Gestão Estratégica de Crédito no Varejo
  • Serviços Financeiros no Varejo
Gestão Estratégica de Operações
  • Logística e Supply Chain
  • Sourcing, Procurement e Compras
  • Distribuição Física e Expansão
  • Tecnologias Digitais Aplicadas ao Varejo
Gestão de Pessoas
  • Gestão Estratégica de Pessoas
  • Comportamento Organizacional (Liderança, Motivação e Comunicação)
  • Aprimoramento de Soft Skills por Meio Coaching
  • Aspectos Jurídicos Aplicados a Gestão Varejista
Tomada de Decisão e Negociação
  • Técnicas de Negociação
  • Tomada de Decisão
  • Metodologia de Pesquisa
Módulos suplementares
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social
  • Governança Corporativa e Ética Empresarial
  • Empreendedorismo

Qual é a duração do curso?

A carga horária total do curso é de 500 horas/aula, divididas em aulas presenciais (400h) e estudos dirigidos (100h – Ensino a distância/EaD).

Estudos Dirigidos

Trata-se de atividades mandatórias que serão realizadas, a distância, via portal eletrônico, sendo que o aluno será aprovado apenas se obtiver nota superior ou igual a 7,0 (sete). Os Estudos Dirigidos devem ser cumpridos antes do término das aulas presenciais do programa.

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, conforme regulamentação interna. É exigido para a conclusão e obtenção do certificado final e deve ser elaborado em período e formato especificados ao longo do curso, e entregue na data agendada pelo coordenador, não podendo ultrapassar 90 (noventa) dias após a data da última aula presencial.

Quais são os pré-requisitos?

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Desejável dois anos de experiência profissional relevante
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
  • Capacidade de leitura na língua inglesa (desejável)

Como é o processo de seleção?

O processo seletivo se dá por meio de uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa, que buscará entender as suas expectativas e se elas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso. Ambas as etapas não acarretam nenhum custo ao candidato.

Como o aluno avalia o curso

  • Aderência do conteúdo das aulas ao propósito do curso 91% 91%
  • Nível de exigência de conhecimentos nas provas 93% 93%
  • Nível de exigência do curso 92% 92%
  • Satisfação quanto à qualidade das aulas 93% 93%
  • Satisfação quanto à qualidade do corpo docente 94% 94%
  • Satisfação geral com o curso 93% 93%

Coordenadores e corpo docente

Prof. Dr. José Roberto Securato
Criador e Idealizador do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de avaliação

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Frequência

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 75% no total do curso. Somente será permitida a aplicação do regime de atividades domiciliares, conforme regulamentação do MEC, em casos como os de gravidez (licença-maternidade), doenças infectocontagiosas e cirurgias.

Certificação

Será considerado aprovado no curso o aluno que obtiver simultaneamente: média nos módulos igual ou superior a 7,0 (sete); atingir frequência mínima de 75% do total de horas-aula do curso; e ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7,0 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

Atendimento

Telefônico - de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. 
Email - [email protected]

São Paulo - Unidade Paulista

Presencial – de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 12h
Av. Paulista, 302 - 4o. andar - Bela Vista - ao lado do Metrô Brigadeiro

PARCEIRO INSTITUCIONAL

GOWORK

 

FIA - LABFIN.PROVAR:
A primeira escola de negócios
com o coworking integrado.