MBA Negócios do Varejo: estratégia & gestão


Coordenadores:

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP.
Prof. Dr. José Roberto Securato
Presidente do Conselho do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP.

Apresentação do Curso

Com a experiência obtida com o PROVAR (Programa de Administração de Varejo), o Programa de Educação Continuada da FIA desenvolveu o curso de MBA Negócios do Varejo: Estratégia & Gestão, que tem como meta aprofundar o estudo da administração varejista e suas relações com todos os componentes das cadeias de produção e distribuição. O curso busca abordar aspectos estratégicos da gestão de empresas varejistas, além de analisar as principais tendências relacionadas ao mercado de consumo.

Diferencial do Curso

O curso é uma iniciativa do PROVAR e foi estruturado em módulos inovadores voltados diretamente aos profissionais interessados no entendimento do consumo. Além disso, o curso conta com um diferenciado time de docentes, suportados pela habilidade advinda da experiência profissional nacional e internacional e da área acadêmica, além de grande capacidade didática, tornando o processo de aprendizagem fácil e prazeroso. O participante terá a oportunidade de estar em contato com as últimas tendências e práticas aplicadas na área de varejo.

Objetivos:

  • Formar líderes e gestores para atuação em posições de comando em organizações ligadas direta ou indiretamente ao mercado de consumo;
  • Atualizar conhecimentos, apresentando e discutindo conceitos e métodos relacionados às diferentes áreas da gestão de negócios no varejo e nos serviços;
  • Instrumentalizar os alunos para que apliquem na prática os conceitos estudados;
  • Construir um foro de discussão de ideias e de intercâmbio de conhecimentos entre os alunos.

Perfil do Aluno:

Os alunos deste curso buscam aprofundamento e atualização nas questões relativas à gestão e à evolução do comércio varejista e às atividades relacionadas a ele, cujo perfil é composto por profissionais responsáveis pela definição de soluções, administração de processos e estratégias das empresas vinculadas ao varejo, como executivos que ocupam cargos gerenciais ou com perspectivas de virem a assumir posições estratégicas na área.

Metodologia:

A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Credenciamentos:

AMBA – The Association of MBAs criada em 1967 e sediada em Londres.
ANAMBA – Associação Nacional de MBA
ANPAD – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração
FIA – Fundação instituto de Administração
MEC – Ministério da Educação e Cultura.

Carga Horária

Carga horária Total: 600 horas/aula, divididas da seguinte forma:

  • 400 horas/aula – carga horária presencial
  • 100 horas/aula – disciplina on-line (EAD)
  • 100 horas dedicadas ao TCC

Disciplina on-line:

A disciplina on-line compreende 100 horas/aula de atividades didático-pedagógicas que serão desenvolvidas à distância. Os alunos receberão via portal um conjunto de atividades relacionadas aos seguintes tópicos:

  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social;
  • Governança Corporativa e Ética Empresarial;
  • Empreendendorismo

Para cada um desses tópicos, os alunos terão que desenvolver uma atividade via portal, sendo que o aluno será aprovado nessa disciplina apenas se obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das atividades. Este requisito deve ser cumprido antes do término das aulas presenciais do programa.

TCC:

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos instrumentos utilizados na avaliação do aproveitamento do aluno nos MBAs e Pós-Graduações da FIA. É uma oportunidade orientada para o experimento e a aplicabilidade dos conceitos estudados e debatidos ao longo do curso.Constitui-se em um trabalho próprio, individual, original, redigido em língua portuguesa, oferecendo uma contribuição relevante para a área de conhecimento em questão, satisfazendo os requisitos de complexidade exigidos para o nível de especialista nos cursos de Pós-Graduação e MBAs da FIA.

Ressalta-se que, para o desenvolvimento do TCC, o aluno deve apresentar um estudo de caso aplicado. Não serão aceitos estudos puramente bibliográficos, fundamentados apenas em informações de livros, Internet e dados disponíveis ao público em geral.

Matriz Curricular

 

Módulos

Disciplinas propostas *

C.H

Total
 

Ambiente Econômico  e Gestão Estratégica  dos Negócios do Varejo

Economia, Cenários Econômicos e Consumo

14

 

44

Estratégia: do planejamento a execução

18

Gestão da Inovação no Varejo

12

 

Mercados, Formatos e Modelos de Varejo I

Mercado de Varejo e de Bens e Serviços no Brasil e no Mundo

14

 

36

Mercado de Luxo

8

Mercado de Baixa Renda

14

 

Estatística e Mercado Financeiro

Estatística Aplicada

14

 

24

Mercado Financeiro

10

 

Mercados, Formatos e Modelos de Varejo II

Franquias: Mercado, Gestão e Tendências

10

 

28

Shopping Centers: estratégia e gestão

10

Comércio Eletrônico

8

 

MKT de Bens e Serviços I

Dimensionamento e Pesquisa de Mercado

10

 

24

Comportamento do Consumidor

14

 

MKT de Bens e Serviços II

Internet Marketing e Mídias Sociais

10

 

20

Marketing de Relacionamento e CRM

10

 

Finanças Aplicadas I

Leitura de Demonstrativos Financeiros e Análise Contábil

14

 

28

Análise de Investimento e Valuation de Empresas Varejistas

14

 

MKT de Bens e Serviços III

Trade Marketing

12

 

44

Gerenciamento por Categorias

10

Branding: criação e gestão de marca

12

Marcas Próprias no Varejo

10

 

Finanças Aplicadas II

Margens, tributação e rentabilidade no varejo

12

 

32

Gestão Estratégica de Crédito no Varejo

10

Serviços Financeiros no Varejo

10

Gestão Estratégica  de Operações I

Logística e Supply Chain

14

24

Sourcing, Procurement e Compras

10

Gestão Estratégica  de Operações IIDistribuição Física e Expansão

10

20

Novas Tecnologias Aplicadas ao Varejo

10

 

Gestão de Pessoas

Gestão Estratégica de Pessoas

18

 

44

Comportamento organizacional (Liderança, motivação e comunicação)

18

Aspectos Jurídicos aplicados a Gestão Varejista

8

 

Simulação Comercial e Negociação

Técnicas de Negociação

12

 

28

Laboratório de Gestão Simulada: jogos de empresas

16

Metodologia  de Pesquisa

Metodologia de Pesquisa

4

4

 

Estudos Dirigidos

Sustentabilidade e Responsabilidade Social

30

 

100

Governança Corporativa e Ética Empresarial

40

Empreendedorismo

30

* Disciplinas sujeitas a alteração
TOTAL DAS DISCIPLINAS  + AVALIAÇÕES  ESCRITAS

500

500 h/a
TRABALHO  DE CONCLUSÃO  DE CURSO100 h/a
CARGA HORÁRIA TOTAL600 h/a

 

Ementa das Disciplinas

AMBIENTE ECONÔMICO E GESTÃO ESTRATÉGICA DOS NEGÓCIOS DO VAREJO

a) Economia, Cenários Econômicos e Consumo Visão geral das principais teorias do pensamento macroeconômico. Setor Externo – Balanço de Pagamentos e Risco Brasil. Setor Público e Setor Monetário. Déficit, Dívida Pública e Sustentabilidade. Banco Central, Bancos Comerciais e taxa de juros. Cenários e Consumo: Demanda e Elasticidades. b) Estratégia: do Planejamento a Execução Definição de Planejamento Estratégico e conceito de Estratégia. As Questões Fundamentais do Planejamento Estratégico e Benefícios. Planejamento Estratégico X Plano de Negócios. Elaboração de Diagnóstico – Análise do Ambiente Externo: Identificação de Ameaças e Oportunidades. Elaboração de Diagnóstico: Identificação de Fatores Críticos de Sucesso do Negócio, Análise dos Pontos Fortes e Fracos das Funções Empresariais e Análise das Vantagens Competitivas. Implantando o planejamento estratégico. Acompanhando o planejamento estratégico. Feedback do planejamento estratégico. Relevância do desempenho organizacional e indicadores de desempenho. BSC – Balanced Scorecard: modelo de referência para planejamento estratégico. Exercícios em grupo e atividades em sala. c) Gestão da Inovação no Varejo Inovação e seus diversos significados. Inovação contemporânea. Ruptura- vetores de inovação. Plataformas estratégicas para inovar: produto, marca, posicionamento, modelo de negócios. Criatividade e a Geração de ideias – processo criativo. Identificação de soluções.

MERCADOS, FORMATOS E MODELOS DE VAREJO I

a) Mercado de Varejo e de Bens e Serviços no Brasil e no Mundo Varejo: Conceitos e classificações. O papel do varejo na economia. Os números do varejo no Brasil e no mundo; Principais players dos diversos segmentos do varejo. Novos modelos de varejo. Varejo multicanal e multiformato. Busca pela excelência nos processos e na gestão. Diferenciação versus custos. O relacionamento varejo-indústria; Os desafios do varejo em empresas de serviços. Best practices de empresas varejistas brasileiras e internacionais – apresentação de casos. Tendências do varejo. b) Mercado de Luxo Mercado Internacional e o Luxo. A indústria criativa e o novo capitalismo. Luxo e consumo. Luxo no Brasil. Tendências no mercado de luxo no Brasil e no mundo. c) Mercado de Baixa Renda Panorama das classes populares. Tendências do mercado popular para os próximos anos. Existe uma nova classe media? Potencial de consumo do mercado de baixa renda em diversas categorias. Cotidiano e perfil psicográfico das classes populares. Comportamento de compra. Classes populares, informática e o mundo digital. Crédito, financiamento e sistema bancário na baixa renda. Ferramentas de marketing e comunicação para as classes populares.

MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS

a) Estatística Aplicada a Tomada de Decisões Dados qualitativos. Dados quantitativos. Propriedades dos dados numéricos. Medidas numéricas. Análise dos dados numéricos usando medidas numéricas. b) Mercado Financeiro Sistema Financeiro Nacional. A importância da intermediação financeira. Segmentação dos mercados: monetário, cambial,de crédito e de capitais. Produtos financeiros: conceituação e análise. IPO- Processo de abertura de capital de empresas.

MERCADOS, FORMATOS E MODELOS DE VAREJO II

a) Franquias: Mercado, Gestão e Tendências A Essência do Franchising. O Mercado Brasileiro. Formatação do Negócio e Expansão por Franquias. Os Principais Desafios do Franchising. b) Shopping Centers: Estratégia e Gestão Aspectos Gerais da Indústria. Planejamento de Novos Empreendimentos. Aspectos Operacionais de Shopping Centers. Classificação dos shopping centers. Atipicidade dos contratos de locação. Os cuidados na fase pré- contratual. Ponto de equilíbrio x custo de ocupação. Ações revisionais de aluguel . Ações renovatórias de contrato de locação. Quadro comparativo – alterações – lei do inquilinato. Principais modificações na lei do inquilinato. Condomínio e fundo de promoção. Projeto de lei nº 7137/02. c) Comércio Eletrônico E-commerce – Panorama mundial e brasileiro. Comércio eletrônico – modelos de negócio; Tipos de comércio eletrônico. O mercado C2C; o mercado B2C. Oportunidades no setor varejista. Barreiras de crescimento desse canal de vendas. O futuro do varejo on line. Casos de sucesso de negócios online no Brasil e no mundo.

MARKETING DE BENS E SERVIÇOS I

a) Dimensionamento e Pesquisa de Mercado Sistema de inteligência de mercado. Técnicas analíticas: estudos de sensibilidade, análise de valor percebido. Ferramentas essenciais de Pesquisa: parametrização, tipos de pesquisa, amostragem, dimensionamento, caracterização de demanda de mercado. b) Comportamento do Consumidor A invenção social do consumidor: como aparece esse novo ator da sociedade contemporânea. O consumo e o consumismo como o mal da sociedade contemporânea: por quais razões condenamos o consumo? A visão autoritária sobre o consumo. Identidade, características de identificação e consumo. Significados e comportamento de compra. Comportamento do consumidor e influências sócio culturais: o “jeitinho” e o estilo do consumidor brasileiro no varejo X outra culturas. Consumerismo, direitos do consumidor, consumo engajado, consumo verde e sustentável. Satisfação do consumidor. Segmentação e comportamento do consumidor. Comportamento de consumo segundo estilos de vida. Comportamento online. Percepção, atitudes, hábitos e processo de aprendizagem do consumidor. c) Internet Marketing e Mídias Sociais Os impactos estratégicos da Internet nos negócios varejistas. As novas técnicas de marketing para a Internet. O futuro do marketing online. Gestão de ações on-line de marketing e vendas. E-Strategy. Redes Sociais. Netnografia e cool hunting: identificando aspectos comportamentais e tendências das mídias sociais. Marketing viral: conceito e ferramentas. Estratégias Inovadoras em Marketing Viral. Conceitos de Story Telling, Transmídia e Branded Content. Estudo de casos de sucesso e também de insucesso. d) Marketing de Relacionamento e CRM O que é Marketing de Relacionamento. Marketing de Relacionamento como Estratégia Empresarial. Os ciclos de vida do cliente. Benefícios do Marketing de Relacionamento. Componentes do Marketing de Relacionamento. Passos para implantação do Marketing de Relacionamento. Elementos Capacitadores do Marketing de Relacionamento. Níveis de vínculos com os clientes. O que é CRM – Customer Relationship Management. Implementando o CRM. Tendências. Estudo de casos.

MARKETING DE BENS E SERVIÇOS II

a) Internet Marketing e Mídias Sociais Os impactos estratégicos da Internet nos negócios varejistas. As novas técnicas de marketing para a Internet. O futuro do marketing online. Gestão de ações on-line de marketing e vendas. E-Strategy. Redes Sociais. Netnografia e cool hunting: identificando aspectos comportamentais e tendências das mídias sociais. Marketing viral: conceito e ferramentas. Estratégias Inovadoras em Marketing Viral. Conceitos de Story Telling, Transmídia e Branded Content. Estudo de casos de sucesso e também de insucesso. b) Marketing de Relacionamento e CRM O que é Marketing de Relacionamento. Marketing de Relacionamento como Estratégia Empresarial. Os ciclos de vida do cliente. Benefícios do Marketing de Relacionamento. Componentes do Marketing de Relacionamento. Passos para implantação do Marketing de Relacionamento. Elementos Capacitadores do Marketing de Relacionamento. Níveis de vínculos com os clientes. O que é CRM – Customer Relationship Management. Implementando o CRM. Tendências. Estudo de casos.

FINANÇAS APLICADAS I

a) Leitura de Demonstrativos Financeiros e Análise Contábil Análise das decisões de investimentos. Análise das decisões de financiamentos. Análise dos resultados, qualidade dos lucros e rentabilidade. Análise dos riscos de curto e longo prazo. b) Análise de Investimento e Valuation de Empresas Varejistas Gestão baseada no valor da empresa. Valor de mercado e valor justo de uma empresa. Técnicas de avaliação de empresas. Avaliação de empresas varejistas pelo método do fluxo de caixa descontado. Seleção de premissas para a avaliação de empresas varejistas. Apuração do custo de capital próprio (CAPM), de terceiros e o custo médio ponderado de capital (WACC). A relação entre a estrutura de capital e o custo de capital. Apuração do valor residual e da perpetuidade. Avaliação de empresas varejistas pelo método dos múltiplos. A criação de valor em fusões e aquisições de empresas varejistas.

MARKETING DE BENS E SERVIÇOS III

a) Trade Marketing O que é trade marketing. Relacionamento varejo e indústria. A importância do trade marketing. Fronteiras entre os departamentos. Ferramentas sellin e sellout. Inteligência pré-operacional: como planejar uma execução efetiva? Shopper e consumer. Indicadores de desempenho. Casos e exemplos de estratégias de trade marketing no Brasil e no mundo. b) Gerenciamento por Categorias Visão geral do GC – conceitos básicos. A análise e o papel das categorias. As estratégias e objetivos de cada categoria. Definição das categorias. As táticas e ações das categorias. O gerenciamento de categorias como ferramenta na busca por resultado e vantagem competitiva. Estratégia da empresa e definição de planogramas. Criação de parcerias indústria-varejo. Exercícios e exemplos. c) Branding: Criação e Gestão da Marca Conceito, Função e Importância das Marcas. Brand Equity. Identidade. Posicionamento. Elementos de Marca. Arquitetura de Marcas. Desafios e Tendências na Construção de Marcas. d) Marcas Próprias no Varejo Conceito e Origem. Tipos de Marcas Próprias e Posicionamento. Benefícios das MPs para o varejista. Interesses das indústrias pelas MPs. Etapas do desenvolvimento de Marca Própria. Dificuldade das MPs no Brasil.

FINANÇAS APLICADAS II

a) Margens, Tributação e Rentabilidade no Varejo Conceituação sobre Margem e Mark Up. Apuração de Resultados. O sistema tributário para operações de varejo. Regimes de apuração. IPI / ICMS / PIS / COFINS / IR / CSLL / Simples/ ISS. Substituição tributária de ICMS. Custo de Mercadorias e Serviços. Políticas de Precificação. Estratégias de Precificação. Análise da Cadeia de Valor. b) Gestão Estratégica de Crédito no Varejo Fontes de financiamentos. Modalidades de crédito. Ação mitigadora de risco. Processo de análise de crédito – pessoas físicas. Processo de análise de crédito – pessoas jurídicas. Análise de balanços. Credit scoring. Garantias. Formalização da proposta de crédito. Monitoramento e cobrança. c) Serviços Financeiros no Varejo A Estratégia da distribuição e oferta de produtos e serviços financeiros através do Varejo. Parceiras entre redes varejistas e bancos. Análise das principais empresas desse mercado. Casos brasileiros e internacionais – Tendências. Portfólio de produtos e serviços. A capilaridade do varejo x o Know-how dos Bancos. Cadeia de valor – varejo, banco, adquirente, bandeira e processadora. Implantação – principais pontos de atenção.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE OPERAÇÕES I

a) Logística e Supply Chain Conceitos básicos de logística e de cadeia de suprimentos. Integração da cadeia de suprimento e planejamento da “rede” (network design). Materialização da cadeia de valor. Estratégia logística. Logística reversa. Zonas de atividades logísticas (ZAL). Indicadores de desempenho logístico. Desafios das redes de suprimentos. Diferencial competitivo em redes de suprimentos. b) Sourcing, Procurement e Compras Conceitos da disciplina de gestão de suprimentos – sourcing, procurement e compras e o impacto nas estratégias de organizações varejistas. Integração vertical. Redes de empresas. Coordenação contratual de sistemas produtivos. Alianças e parcerias estratégicas. Governança aplicada ao varejo de mercados de bens e serviços.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE OPERAÇÕES II

a) Distribuição Física e Expansão Localização e GeoMarketing: definição e histórico, exemplos de aplicações. A importância das questões geográficas. Os pilares do processo de expansão: base técnica, base estratégica e base metodológica. Exemplos e cases práticos. b) Novas Tecnologias Aplicadas ao Varejo Tecnologia da informação aplicada ao varejo. Sistemas de informação para vantagens estratégicas. Noções de KMS, ERP,CRM,SCM,BI. Tecnologias emergentes. Biometria. Segurança e prevenção de perdas. Assistentes móveis de compras. Controladores de tráfego. Equipamentos para pagamentos. Mobilidade. Digital signage. Interatividade. Integração de múltiplos canais de vendas. RFID. Aplicações nos negócios. Aplicações no varejo. Cases de sucesso. Visitas virtuais à loja do futuro real. Brasil-ID. Tendências.

GESTÃO DE PESSOAS

a) Gestão Estratégica de pessoas Visão geral da gestão estratégica de pessoas. O indivíduo e a organização. Os desafios da gestão de pessoas no varejo. Fatores críticos de sucesso na gestão de pessoas no varejo. Rotatividade e retenção. Recrutamento e seleção. Gestão de competências. Seleção de pessoas. Treinamento e desenvolvimento. Avaliação de desempenho. Gestão de carreira. b) Comportamento Organizacional (Liderança, Motivação e Comunicação) Sistema organizacional. Liderança. Comportamento humano. Dimensões culturais. Estilos comportamentais. Estilos x Tomada de decisão. Teorias motivacionais. Comunicação. Feedback. c) Aspectos Jurídicos Aplicados a Gestão Varejista Direito penal – principais crimes relacionados ao varejo. Direito Civil – abordagem ao dano moral. Ações preventivas na área de vendas das lojas. Direito do trabalho – principais riscos trabalhistas e ações preventivas. Direito do consumidor – principais pontos na relação empresa x consumidor.

SIMULAÇÃO COMERCIAL E NEGOCIAÇÃO

a) Técnicas de Negociação Conceitos e definições da negociação. Fases da negociação: planejamento, sondagem, propostas e acordo. Estratégias e táticas de negociação: importância de se estabelecer uma estratégia para cada negociação, apresentação das principais táticas utilizadas no mercado, como utilizar um conjunto de táticas a favor da negociação. A importância da comunicação na negociação. Dinâmicas e simulações. b) Laboratório de Gestão Simulada: Jogos de Empresas Simulação de gestão empresarial em um mercado simulado. Tomada de decisões estratégicas e operacionais visando a aplicação dos principais conceitos de administração geral. Administração de vendas e precificação. Administração financeira orçamentária. Administração de RH e sua gestão com uma avaliação imediata dos impactos nos resultados das empresas simuladas.

METODOLOGIA DE PESQUISA

Os métodos de pesquisa em Administração. Estrutura do TCC: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Normas ABNT para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso. Orientação aos Trabalhos de Conclusão de Curso.

Início: Imediato

Corpo docente:

O corpo docente é composto por:
Prof. Me. Carlos Eduardo Furlanetti.

Sistema de Avaliação:

As atividades dos participantes geram conceitos de notas e de frequência. Para ser aprovado o aluno precisa obter nota mínima 7,0 e frequência mínima de 75% no curso.

Certificação:

Será fornecido o Certificado de Conclusão do Curso, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios – mantida pela Fundação Instituto de Administração – desde que o aluno tenha: (i) acompanhado o curso de modo satisfatório, consoante com os padrões exigidos pela Coordenação; e (ii) nota mínima 7,0 (sete) em todas as atividades desenvolvidas ao longo do Programa.

Pré-requisitos:

  • Interesse na área de governança corporativa e ética empresarial.
  • Disponibilidade de tempo para os estudos.
  • Acesso à Internet de boa qualidade.

Estamos à disposição para outros esclarecimentos.

Contato:

Relacionamento Labfin/Provar
Tel.: (11) 3894-5004
Email: cursoslabfinprovar@fia.com.br

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