MBA
Negócios do Varejo: Estratégia e Gestão

Turma Av.paulista

Início das aulas: 26/07/2019
Dias e horários: Sexta-Feira 19h00 às 23h00 Quinzenal
Sábado 08h30 às 17h30 Quinzenal
Local: Av. Paulista, 302
Carga horária: 500 horas

Últimas Vagas!

Com a experiência obtida com o PROVAR (Programa de Administração de Varejo), o Programa de Educação Continuada da FIA desenvolveu o curso de MBA Negócios do Varejo: Estratégia e Gestão, que tem como meta aprofundar o estudo da administração varejista e suas relações com todos os componentes das cadeias de produção e distribuição. O curso busca abordar aspectos estratégicos da gestão de empresas varejistas, além de analisar as principais tendências relacionadas ao mercado de consumo.

Diferenciais do MBA Negócios do Varejo: Estratégia e Gestão

O curso é uma iniciativa do PROVAR e foi estruturado em módulos inovadores voltados diretamente aos profissionais interessados no entendimento do consumo. Além disso, o curso conta com um diferenciado time de docentes, suportados pela habilidade advinda da experiência profissional nacional e internacional e da área acadêmica, além de grande capacidade didática, tornando o processo de aprendizagem fácil e prazeroso. O participante terá a oportunidade de estar em contato com as últimas tendências e práticas aplicadas na área de varejo.

Objetivos

  • Formar líderes e gestores para atuação em posições de comando em organizações ligadas direta ou indiretamente ao mercado de consumo;
  • Atualizar conhecimentos, apresentando e discutindo conceitos e métodos relacionados às diferentes áreas da gestão de negócios no varejo e nos serviços;
  • Instrumentalizar os alunos para que apliquem na prática os conceitos estudados;
  • Construir um foro de discussão de ideias e de intercâmbio de conhecimentos entre os alunos.

Perfil do Aluno

Os alunos do curso MBA Negócios do Varejo: Estratégia e Gestão buscam aprofundamento e atualização nas questões relativas à gestão e à evolução do comércio varejista e às atividades relacionadas a ele, cujo perfil é composto por profissionais responsáveis pela definição de soluções, administração de processos e estratégias das empresas vinculadas ao varejo, como executivos que ocupam cargos gerenciais ou com perspectivas de virem a assumir posições estratégicas na área.

Metodologia

A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Investimento

Consulte a secretaria do curso

Coordenadores

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP.


Corpo docente

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante excelente capacitação técnica e acadêmica aos alunos, coordenado pelo Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo e vice coordenador Prof. Dr. Nuno Manuel Martins Dias Fouto.

Sistema de avaliação

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita, além de trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada da mesma será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Frequência

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 50% nas disciplinas e nos módulos e 75% no total do curso. Somente será permitido o abono de faltas, conforme regulamentação do MEC, em casos de gravidez (licença maternidade) e doenças infectocontagiosas.

Certificação

Será considerado aprovado no curso, o aluno que obtiver simultaneamente: (1) média nos módulos igual ou superior a 7 (sete), (2) atingir frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, (3) ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

Pré-requisitos

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Experiência profissional relevante superior a 5 anos
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
  • Leitura na língua inglesa

Seleção

Os interessados no curso MBA Negócios do Varejo: Estratégia e Gestão passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.

O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.

Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

Carga Horária Total

500 horas/aula, divididas da seguinte forma:

  • 400 h – aulas presenciais;
  • 100 h – estudos dirigidos (Ensino a distância – EaD);

Estudos Digiridos

Tratam-se de atividades mandatórias que serão realizadas, a distância, via portal eletrônico, sendo que o aluno será aprovado apenas se obter nota superior ou igual a 7,0 (sete). Os Estudos Dirigidos devem ser cumpridos antes do término das aulas presenciais do programa.

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos instrumentos utilizados na avaliação do aproveitamento do aluno nos MBAs e Pós-Graduações da FIA. É uma oportunidade orientada para o experimento e a aplicabilidade dos conceitos estudados e debatidos ao longo do curso.

Constitui-se em um trabalho próprio, individual, original, redigido em língua portuguesa, oferecendo uma contribuição relevante para a área de conhecimento em questão, satisfazendo os requisitos de complexidade exigidos para o nível de especialista nos cursos de Pós-Graduação e MBAs da FIA.

Ressalta-se que, para o desenvolvimento do TCC, o aluno deve apresentar um estudo de caso aplicado. Não serão aceitos estudos puramente bibliográficos, fundamentados apenas em informações de livros, Internet e dados disponíveis ao público em geral.

 

Matriz Curricular do curso MBA Negócios do Varejo: Estratégia e Gestão

Ambiente Econômico e Gestão Estratégica dos Negócios do Varejo (44h)
  • Economia, Cenários Econômicos e Consumo
  • Estratégia: do Planejamento a Execução
  • Gestão da Inovação no Varejo
Mercados, Formatos e Modelos de Varejo I (36h)
  • Mercado de Varejo e de Bens e Serviços no Brasil e no Mundo
  • Mercado de Luxo
  • Mercado de Baixa Renda – Varejo Popular
Estatística e Mercado Financeiro (24h)
  • Estatística Aplicada
  • Mercado Financeiro
Mercados, Formatos e Modelos de Varejo II (28h)
  • Franquias: Mercado, Gestão e Tendências
  • Shopping Centers: Estratégia e Gestão
  • Varejo do Comércio Eletrônico: E-commerce e Marketplace
MKT de Bens e Serviços I (20h)
  • Dimensionamento e Pesquisa de Mercado
  • Comportamento do Consumidor: Online e Offline
MKT de Bens e Serviços II (24h)
  • Marketing digital e Mídias Sociais: Análise de Dados para Tomada de Decisão
  • Marketing de Relacionamento e CRM – Modelos de Negócios Fidelização
Finanças Aplicadas I (28h)
  • Leitura de Demonstrativos Financeiros e Análise Contábil
  • Análise de Investimento e Valuation de Empresas Varejistas
MKT de Bens e Serviços III (44h)
  • Trade Marketing
  • Gerenciamento por Categorias
  • Branding: Criação e Gestão de Marca
  • Ambientação de Loja e Visual Merchandising
  • Marcas Próprias no Varejo
Finanças Aplicadas II (32h)
  • Margens, Tributação e Rentabilidade no Varejo
  • Gestão Estratégica de Crédito no Varejo
  • Serviços Financeiros no Varejo
Gestão Estratégica de Operações I (20h)
  • Logística e Supply Chain
  • Sourcing, Procurement e Compras
Gestão Estratégica de Operações II (24h)
  • Distribuição Física e Expansão
  • Tecnologias Digitais Aplicadas ao Varejo
Gestão de Pessoas (44h)
  • Gestão Estratégica de Pessoas
  • Comportamento Organizacional (Liderança, Motivação e Comunicação)
  • Aprimoramento de Soft Skills por Meio Coaching
  • Aspectos Jurídicos Aplicados a Gestão Varejista
Simulação Comercial e Negociação (28h)
  • Técnicas de Negociação
  • Laboratório de Gestão Simulada: Jogos de Empresas
Metodologia de Pesquisa (4h)
  • Metodologia de Pesquisa
Estudos Dirigidos (100h)
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social
  • Governança Corporativa e Ética Empresarial
  • Empreendedorismo

Contabilidade e Análise de Demonstrações Financeiras

ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRA: ANÁLISE VERTICAL E ANÁLISE HORIZONTAL

O professor apresenta a relação entre esses conceitos com a relevância e a velocidade com as quais as ações devem acontecer. Conforme apresentado pelo professor, o tema pode ser aplicado tanto na vida profissional como na vida pessoal. Para acompanhar o balanço sobre o qual o professor discorre ao longo dessa aula, aplicando os conceitos abordados, assista ao vídeo completo.

Atendimento

Telefônico - de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. 
Email - cursoslabfinprovar@fia.com.br

São Paulo - Unidade Paulista

Presencial – de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 12h
Av. Paulista, 302 - 4o. andar - Bela Vista - ao lado do Metrô Brigadeiro

PARCEIRO INSTITUCIONAL

GOWORK

 

FIA - LABFIN.PROVAR:
A primeira escola de negócios
com o coworking integrado.