MBA
Negócios do Varejo:
Estratégia e Gestão
Curso no formato LIVE +
EaD 100% ao vivo com opção presencial
Início: 20/04/2024
Dias: Quinzenalmente às sextas das 19:00 às 23:00 Quinzenalmente aos sábados das 08:30 às 17:30
Carga horária: 500h
EAD AO VIVO (opção presencial na Alameda Santos, 1293 - Jardim Paulista)
Amplie seu conhecimento
no mercado varejista
O MBA Negócios do Varejo: Estratégia e Gestão é desenvolvido para gestores que buscam um aperfeiçoamento de competências para atuar com excelência no mercado varejista, interconectando informações necessárias para a gestão de todo o processo, desde a compra dos fornecedores até a venda para o consumidor final. Além disso, este programa possibilita ampliar a visão dos negócios e acompanhar as tendências do mercado de consumo.

Um programa que traz as tendências do mercado e prepara para os desafios do Varejo
1. O QUE O MBA NEGÓCIOS DO VAREJO: ESTRATÉGIA E GESTÃO DO LABFIN.PROVAR – FIA OFERECE A VOCÊ:
O MBA Negócios do Varejo: Estratégia e Gestão foi reestruturado com base em um forte benchmarking realizado com empresas e universidades internacionais, além da análise das competências do século XXI e dos requisitos atuais para ocupar cargos de gestão no Varejo.
As disciplinas estão organizadas seguindo a lógica do Business Model Canvas: os gestores refletirão sobre a proposta de valor de suas empresas, compreendendo melhor quais recursos, atividades e parcerias são chave para competir em seus mercados e criar um duradouro e produtivo relacionamento com os clientes; discutirão, também, em quais canais devem operar e como ter a melhor estrutura de custos, potencializadora das fontes de receita.
As aulas são desenvolvidas para gestores que possuem experiência relevante no mercado e desejam ampliar seus conhecimentos em gestão no segmento varejista.
2. OBJETIVOS DO PROGRAMA
- Formar líderes e gestores para atuação em posições de comando em organizações ligadas direta ou indiretamente ao mercado de consumo;
- Atualizar conhecimentos, apresentando e discutindo conceitos e métodos relacionados às diferentes áreas da gestão de negócios no varejo e nos serviços;
- Instrumentalizar os alunos para que apliquem na prática os conceitos estudados;
- Construir um foro de discussão de ideias e de intercâmbio de conhecimentos entre os alunos.
3. PARA QUEM É DESTINADO?
Profissionais que ocupam cargos de gestão em empresas do mercado varejista, que são responsáveis pela resolução de problemas, tomada de decisão, administração de processos e elaboração de questões estratégicas de alto nível nas organizações.
4. COMO É O CURSO?
As aulas são planejadas com foco na andragogia, ou seja, o aluno ocupa posição central na proposta de ensino-aprendizagem.
O conteúdo é apresentado por meio de aulas expositivas, metodologias participativas (inclusive estudos de caso) e palestras sobre casos contemporâneos de sucesso.
Baseado na interação entre professor e alunos, as atividades são dinâmicas e exploram situações reais vivenciadas pelos participantes nas empresas onde atuam.
O intuito do programa é motivar a todos os alunos para um debate agregador, com troca de ideias e experiências.
Credenciamentos





Disciplinas
Parcerias-chave 
Estatística Aplicada: análise de dados para tomada de decisão
Meios de Pagamento no Varejo
Estrutura
de Custos 
Leitura de Demonstrativos Financeiros e Análise Contábil
Análise de Investimento e Valuation de Empresas Varejistas
Atividades-chave 
Mercado de Varejo (Bens e Serviços) no Brasil e no Mundo: Customer Centricity
Marketing digital e Mídias Sociais: comunicação e vendas
Logística e Supply Chain: experiência do consumidor omnichannel
Sourcing, Procurement e Compras
Recursos-chave: Pessoas 
Cultura organizacional e liderança no Varejo
Aprimoramento de Soft Skills por meio coaching
Gestão Estratégica de Pessoas no Varejo
Recursos-chave: Marca
Branding: criação e gestão de marca
Marcas Próprias no Varejo
Ambientação de loja e visual merchandising
Proposta de Valor 
Estratégia: do planejamento à execução
Economia, Cenários Econômicos e Consumo
Tomada de Decisão
Técnicas de Negociação
Direito do Consumidor e a Gestão Varejista
Metodologia de Pesquisa
Relacionamento com Clientes 
Marketing de Relacionamento e CRM
Trade Marketing e Gerenciamento por Categorias
Canais 
Varejo Digital
Geolocalização e Expansão
Fontes de Receita 
Revenue Management e rentabilidade no varejo
Gestão Estratégica de Crédito no Varejo
Segmentos de Mercado 
Comportamento do Consumidor Omnichannel
Pesquisa de Mercado
Tópicos Especiais no Varejo
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
Governança Corporativa e Ética Empresarial
Empreendedorismo
Benefícios

Mentorias
Ao ingressar no MBA com aulas presenciais, você tem a oportunidade de participar de sessões individuais de mentoria profissional na Leading.Zone, uma plataforma de desenvolvimento de lideranças.

Lifelong Learning
Ganhe mais conhecimento e continue se aperfeiçoando com disciplinas extras sem custo para fazer após a conclusão do curso. A quantidade de disciplinas e o prazo para realização são de acordo com o programa concluído (Pós ou MBA)*.
Pós: 4 disciplinas em até 2 anos após conclusão, conforme disponibilidade de vagas; MBA: 16 disciplinas em até 4 anos; MBA GN: 9 disciplinas em até 3 anos, sendo até 3 disciplinas por ano.

NETWORKING e PLATAFORMA ALUMNI
Ao ingressar na Pós-graduação ou MBA, você dá um passo à frente no mercado de trabalho. A interação com alunos e professores amplia sua rede de contatos e o ajuda a alcançar novas oportunidades de carreira. A plataforma Alumni facilita ainda mais o networking e a troca de experiências.
A melhor estrutura para seu aprendizado
TCC GAMIFICADO
Na maioria dos programas do Labfin.Provar da FIA Business School, os alunos podem utilizar essa experiência de administrar uma empresa virtual como o seu trabalho de conclusão de curso. Ou seja, é um trabalho que parte de uma experiência verdadeiramente vivencial, que procura deixar marcas concretas de aprendizado, conectando teoria e prática.
Nosso aluno tem de estar preparado para entender claramente como suas decisões se conectam aos resultados dos negócios. Isso exige o aprimoramento de várias competências: pensamento sistêmico e estratégico; raciocínio lógico-quantitativo; capacidade de trabalhar em grupo, entre outros. O fato é que o melhor laboratório em negócios é a própria empresa!
QUAL É A DURAÇÃO DO CURSO?
A carga horária total do curso é de 500 horas/aula.
QUAIS SÃO OS PRÉ-REQUISITOS PARA INGRESSAR NO MBA?
– Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC;
– Desejável cinco anos de experiência profissional relevante e atuação como gestor;
– Capacidade de leitura na língua inglesa (desejável).
COMO É O PROCESSO DE SELEÇÃO?
O processo seletivo se dá por meio de uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa, que buscará entender as suas expectativas e se elas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso. Ambas as etapas não acarretam nenhum custo ao candidato.
Coordenadores e corpo docente
Prof. Dr. José Roberto Securato
Criador e Idealizador do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP
O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.
Sistema de avaliação dos alunos
Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).
Frequência
Certificação obtida
Será considerado aprovado no curso o aluno que obtiver simultaneamente: média nos módulos igual ou superior a 7,0 (sete); e ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7,0 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.
Destaque-se e construa uma carreira sólida
Você se desenvolve como profissional em uma das melhores escolas de negócios do mundo
com um custo-benefício sem comparação!
Investimento
Investimentos:
De:
30 x
R$
1.631,00
Por:
30x
R$
1.222,85
Pague a vista e economize R$ 3.003,00
Inscreva-se agora
Consulte condições especiais para empresas conveniadas.
Conheça nossas parcerias
Associação ao IBEVAR
O IBEVAR é uma instituição sem fins lucrativos, formada por profissionais ligados ao setor varejista com o objetivo de estabelecer grupos de discussão, relacionamento e conhecimento a respeito deste mercado.
Formação de Brokers
nos Mercados
Programa elaborado para aqueles que desejam atuar no mercado financeiro e obter a certificação PQO, participando de uma experiência única de imersão na B3.
Atendimento
Telefônico - de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h.
Email - [email protected]
FIA - Unidade Alameda Santos
ATENDIMENTO PRESENCIAL
de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 12h
Al. Santos, 1.293 - 2º andar - Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01419-002