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MBA Negócios do Varejo: 
Estratégia e Gestão

Turma: AV. PAULISTA

Início das aulas: 05/06/2020

Local: Avenida Paulista, 302

Carga horária: 500 horas

Como medida de proteção contra a atual situação do COVID-19 (coronavírus), informamos que temporariamente, as aulas presenciais serão transmitidas ONLINE e assim que possível, retomadas presencialmente.

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Com a experiência obtida com o PROVAR (Programa de Administração de Varejo), o Programa de Educação Continuada da FIA desenvolveu o curso de MBA Negócios do Varejo: Estratégia e Gestão, que tem como meta aprofundar o estudo da administração varejista e suas relações com todos os componentes das cadeias de produção e distribuição. O curso busca abordar aspectos estratégicos da gestão de empresas varejistas, além de analisar as principais tendências relacionadas ao mercado de consumo.

Diferenciais do MBA Negócios do Varejo: Estratégia e Gestão

O curso é uma iniciativa do PROVAR e foi estruturado em módulos inovadores voltados diretamente aos profissionais interessados no entendimento do consumo. Além disso, o curso conta com um diferenciado time de docentes, suportados pela habilidade advinda da experiência profissional nacional e internacional e da área acadêmica, além de grande capacidade didática, tornando o processo de aprendizagem fácil e prazeroso. O participante terá a oportunidade de estar em contato com as últimas tendências e práticas aplicadas na área de varejo.

Objetivos

  • Formar líderes e gestores para atuação em posições de comando em organizações ligadas direta ou indiretamente ao mercado de consumo;
  • Atualizar conhecimentos, apresentando e discutindo conceitos e métodos relacionados às diferentes áreas da gestão de negócios no varejo e nos serviços;
  • Instrumentalizar os alunos para que apliquem na prática os conceitos estudados;
  • Construir um foro de discussão de ideias e de intercâmbio de conhecimentos entre os alunos.

Perfil do Aluno

Os alunos do curso MBA Negócios do Varejo: Estratégia e Gestão buscam aprofundamento e atualização nas questões relativas à gestão e à evolução do comércio varejista e às atividades relacionadas a ele, cujo perfil é composto por profissionais responsáveis pela definição de soluções, administração de processos e estratégias das empresas vinculadas ao varejo, como executivos que ocupam cargos gerenciais ou com perspectivas de virem a assumir posições estratégicas na área.

Metodologia

A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Credenciamentos

AMBA – The Association of MBAs criada em 1967 e sediada em Londres.
ANAMBA – Associação Nacional de MBA
ANPAD – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração
FIA – Fundação instituto de Administração
MEC – Ministério da Educação e Cultura.

Investimento

Consulte a secretaria do curso

Coordenadores

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP.


Corpo docente

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de avaliação

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Frequência

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 75% no total do curso. Somente será permitida a aplicação do regime de atividades domiciliares, conforme regulamentação do MEC, em casos como os de gravidez (licença-maternidade), doenças infectocontagiosas e cirurgias.

Certificação

Será considerado aprovado no curso, o aluno que obtiver simultaneamente: (1) média nos módulos igual ou superior a 7 (sete), (2) atingir frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, (3) ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

Pré-requisitos

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Experiência profissional relevante superior a 5 anos
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
  • Leitura na língua inglesa

Seleção

Os interessados no curso MBA Negócios do Varejo: Estratégia e Gestão passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.

O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.

Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

Carga Horária Total

500 horas/aula, divididas da seguinte forma:

  • 400 h – aulas presenciais;
  • 100 h – estudos dirigidos (Ensino a distância – EaD);

Estudos Digiridos

A disciplina on-line compreende 100 horas/aula de atividades didático-pedagógicas que serão desenvolvidas à distância. Os alunos receberão via portal um conjunto de atividades relacionadas aos seguintes tópicos:

  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social;
  • Governança Corporativa e Ética Empresarial;
  • Empreendedorismo

Para cada um desses tópicos, os alunos terão que desenvolver uma atividade via portal, sendo que o aluno será aprovado nessa disciplina apenas se obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das atividades. Este requisito deve ser cumprido antes do término das aulas presenciais do programa.

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso é um componente curricular obrigatório nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, conforme regulamentação interna. É exigido para a conclusão e obtenção do certificado final e deve ser elaborado em período e formato especificados ao longo do curso, e entregue na data agendada pelo coordenador, não podendo ultrapassar 90 (noventa) dias após a data da última aula presencial.

Ficará a critério do coordenador estabelecer o processo de apresentação do trabalho e de avaliação desse componente curricular. O aluno reprovado em tal componente poderá requerer matricula como dependência. Para tanto deverá pagar encargos financeiros correspondentes.

Caso o aluno não consiga finalizar o TCC no prazo máximo será considerado reprovado no curso, não fazendo jus ao certificado de conclusão.

Matriz Curricular do curso MBA Negócios do Varejo: Estratégia e Gestão

Ambiente Econômico e Gestão Estratégica dos Negócios do Varejo (44h)
  • Economia, Cenários Econômicos e Consumo
  • Estratégia: do Planejamento a Execução
  • Gestão da Inovação no Varejo
Mercados, Formatos e Modelos de Varejo I (36h)
  • Mercado de Varejo e de Bens e Serviços no Brasil e no Mundo
  • Mercado de Luxo
  • Mercado de Baixa Renda – Varejo Popular
Estatística e Mercado Financeiro (24h)
  • Estatística Aplicada
  • Mercado Financeiro
Mercados, Formatos e Modelos de Varejo II (28h)
  • Franquias: Mercado, Gestão e Tendências
  • Shopping Centers: Estratégia e Gestão
  • Varejo do Comércio Eletrônico: E-commerce e Marketplace
MKT de Bens e Serviços I (20h)
  • Dimensionamento e Pesquisa de Mercado
  • Comportamento do Consumidor: Online e Offline
MKT de Bens e Serviços II (24h)
  • Marketing digital e Mídias Sociais: Análise de Dados para Tomada de Decisão
  • Marketing de Relacionamento e CRM – Modelos de Negócios Fidelização
Finanças Aplicadas I (28h)
  • Leitura de Demonstrativos Financeiros e Análise Contábil
  • Análise de Investimento e Valuation de Empresas Varejistas
MKT de Bens e Serviços III (44h)
  • Trade Marketing
  • Gerenciamento por Categorias
  • Branding: Criação e Gestão de Marca
  • Ambientação de Loja e Visual Merchandising
  • Marcas Próprias no Varejo
Finanças Aplicadas II (32h)
  • Margens, Tributação e Rentabilidade no Varejo
  • Gestão Estratégica de Crédito no Varejo
  • Serviços Financeiros no Varejo
Gestão Estratégica de Operações I (20h)
  • Logística e Supply Chain
  • Sourcing, Procurement e Compras
Gestão Estratégica de Operações II (24h)
  • Distribuição Física e Expansão
  • Tecnologias Digitais Aplicadas ao Varejo
Gestão de Pessoas (44h)
  • Gestão Estratégica de Pessoas
  • Comportamento Organizacional (Liderança, Motivação e Comunicação)
  • Aprimoramento de Soft Skills por Meio Coaching
  • Aspectos Jurídicos Aplicados a Gestão Varejista
Simulação Comercial e Negociação (28h)
  • Técnicas de Negociação
  • Laboratório de Gestão Simulada: Jogos de Empresas
Metodologia de Pesquisa (4h)
  • Metodologia de Pesquisa
Estudos Dirigidos (100h)
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social
  • Governança Corporativa e Ética Empresarial
  • Empreendedorismo

Contabilidade e Análise de Demonstrações Financeiras

ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRA: ANÁLISE VERTICAL E ANÁLISE HORIZONTAL

O professor apresenta a relação entre esses conceitos com a relevância e a velocidade com as quais as ações devem acontecer. Conforme apresentado pelo professor, o tema pode ser aplicado tanto na vida profissional como na vida pessoal. Para acompanhar o balanço sobre o qual o professor discorre ao longo dessa aula, aplicando os conceitos abordados, assista ao vídeo completo.

Atendimento

Telefônico - de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. 
Email - cursoslabfinprovar@fia.com.br

São Paulo - Unidade Paulista

Presencial – de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 12h
Av. Paulista, 302 - 4o. andar - Bela Vista - ao lado do Metrô Brigadeiro

PARCEIRO INSTITUCIONAL

GOWORK

 

FIA - LABFIN.PROVAR:
A primeira escola de negócios
com o coworking integrado.