PÓS-GRADUAÇÃO
Varejo, Branding
e Mercado de Consumo
Certificate in Retail, Branding and Consumer Market
TEMOS ESSE CURSO NA VERSÃO PRESENCIAL OU 100% LIVE-EaD
Início: 03/08/22
Carga horária: 420h
Dias: Todas quartas e quintas
Av. Paulista, 302*
*Como medida de proteção contra a atual situação do COVID-19 (coronavírus), informamos que, temporariamente, as aulas serão telepresenciais e, assim que possível, retomadas presencialmente.
Inove e aprimore
conhecimentos sobre o Varejo
Desenvolvida para profissionais que atuam ou desejam atuar no segmento varejista e no mercado de consumo, a Pós-graduação Varejo, Branding e Mercado de Consumo dá a oportunidade de se aprofundar nas tendências do mercado, reconhecer a importância cada vez maior das marcas e o seu papel estratégico nas empresas. Com nova estrutura, este programa propõe ampliar seus conhecimentos para acompanhar as constantes transformações do Varejo e se posicionar frente à concorrência no mercado brasileiro.

Uma pós-graduação alinhada com as tendências do mercado
1. O QUE PÓS-GRADUAÇÃO VAREJO, BRANDING E MERCADO DE CONSUMO DO LABFIN.PROVAR – FIA OFERECE A VOCÊ:
A Pós-graduação em Varejo, Branding e Mercado de Consumo ganhou uma nova estrutura. Agora as disciplinas são aplicadas conforme o Business Model Canvas, visando atender às tendências do mercado e utilizando a lógica dos negócios.
Dessa forma é possível entender os processos refletindo sobre a proposta de valor de suas empresas, compreendendo melhor quais recursos, atividades e parcerias são chave para competir em seus mercados. Explica também a importância de um duradouro e produtivo relacionamento com os clientes, além de trazer conceitos sobre canais e como ter a melhor estrutura de custos, potencializadora das fontes de receita.
2. OBJETIVOS DO PROGRAMA
-
Promover a discussão tanto de conceitos teóricos como de melhores práticas empregadas por empresas varejistas brasileiras e internacionais, oferecendo, assim, um conhecimento amplo do varejo com a gestão de marcas e suas interfaces;
-
Oferecer uma ampla visão de todas as áreas relevantes da operação varejista;
-
Discutir ideias inovadoras de mercado e ferramentas modernas, capacitando os participantes para aplicação prática e imediata dos conceitos mais avançados na área.
3. PARA QUEM É DESTINADO?
Profissionais que atuam com varejo ou pretendem atuar no mercado varejista; das indústrias de bens de consumo; de agências de propaganda ou empresas relacionadas a esse segmento; de bancos e consultorias nas áreas de administração, marketing, vendas, trade marketing e comunicação; ou prestadores de serviço que buscam reciclagem e especialização.
4. COMO É O CURSO?
As aulas são planejadas com foco na andragogia, ou seja, o aluno ocupa posição central na proposta de ensino-aprendizagem.
O conteúdo é apresentado por meio de aulas expositivas, metodologias participativas (inclusive estudos de caso) e palestras sobre casos contemporâneos de sucesso.
Baseado na interação entre professor e alunos, as atividades são dinâmicas e exploram situações reais vivenciadas pelos participantes nas empresas onde atuam.
O intuito do programa é motivar a todos os alunos para um debate agregador, com troca de ideias e experiências.
Credenciamentos



Disciplinas
Parcerias-chave 
Estatística Aplicada: análise de dados para tomada de decisão
Meios de Pagamento no Varejo
Estrutura
de Custos 
Leitura de Demonstrativos Financeiros e Análise Contábil
Atividades-chave 
Mercado de Varejo (Bens e Serviços) no Brasil e no Mundo: Customer Centricity
Marketing digital e Mídias Sociais: comunicação e vendas
Logística e Supply Chain: experiência do consumidor omnichannel
Prevenção de Perdas
Recursos-chave: Pessoas 
Cultura organizacional e liderança no Varejo
Aprimoramento de Soft Skills por meio coaching
Gestão Estratégica de Pessoas no Varejo
Recursos-chave: Marca 
Branding: criação e gestão de marca
Marcas Próprias no Varejo
Ambientação de loja e visual merchandising
Proposta de Valor 
Estratégia: do planejamento à execução
Gestão da Inovação e Design Thinking no Varejo
Laboratório de Negociação e Vendas
Relacionamento com Clientes 
Marketing de Relacionamento e CRM
Trade Marketing e Gerenciamento por Categorias
Gestão Estratégia de Marketing
Canais 
Varejo Digital e Geolocalização
Fontes de Receita 
Revenue Management e rentabilidade no varejo
Matemática Financeira
Segmentos de Mercado 
Comportamento do Consumidor Omnichannel
Segmentação e Pesquisa de Mercado
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
Empreendedorismo
Benefícios

ASSOCIAÇÃO AO IBEVAR
Durante o programa, você se associa de forma gratuita ao Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo. Passa a ter acesso a pesquisas de mercado, conteúdos exclusivos do varejo e mercado de consumo, webinars, descontos em workshops, além da oportunidade de realizar networking com profissionais da área.

Lifelong Learning
Ganhe mais conhecimento e continue se aperfeiçoando com disciplinas extras sem custo para fazer após a conclusão do curso. A quantidade de disciplinas e o prazo para realização são de acordo com o programa concluído (Pós ou MBA)*.
* Pós: 4 disciplinas em até 2 anos após conclusão, conforme disponibilidade de vagas; MBA: 16 disciplinas em até 4 anos; MBA GN: 9 disciplinas em até 3 anos, sendo até 3 disciplinas por ano.

NETWORKING e PLATAFORMA ALUMNI
Ao ingressar na Pós-graduação ou MBA, você dá um passo à frente no mercado de trabalho. A interação com alunos e professores amplia sua rede de contatos e o ajuda a alcançar novas oportunidades de carreira. A plataforma Alumni facilita ainda mais o networking e a
troca de experiências.
A melhor estrutura para seu aprendizado
QUAL É A DURAÇÃO DO CURSO?
A carga horária total do curso é de 420 horas/aula.
ESTUDOS DIRIGIDOS
Trata-se de atividades mandatórias que serão realizadas, à distância, via portal eletrônico, sendo que o aluno será aprovado apenas se obtiver nota superior ou igual a 7,0 (sete). Os Estudos Dirigidos devem ser cumpridos antes do término das aulas presenciais do programa.
TCC
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, conforme regulamentação interna. É exigido para a conclusão e obtenção do certificado final e deve ser elaborado em período e formato especificados ao longo do curso, e entregue na data agendada pelo coordenador, não podendo ultrapassar 90 (noventa) dias após a data da última aula presencial.
QUAIS SÃO OS PRÉ-REQUISITOS?
- Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
- Desejável dois anos de experiência profissional relevante
- Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
- Capacidade de leitura na língua inglesa (desejável)
COMO É O PROCESSO DE SELEÇÃO?
O processo seletivo se dá por meio de uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição. Essa etapa não gera custo ao candidato.
Como o aluno avalia o curso
- Aderência do conteúdo das aulas ao propósito do curso 91%
- Nível de exigência de conhecimentos nas provas 90%
- Nível de exigência do curso 91%
- Satisfação quanto à qualidade das aulas 94%
- Satisfação quanto à qualidade do corpo docente 94%
- Satisfação geral com o curso 93%
Coordenadores e corpo docente
Prof. Dr. José Roberto Securato
Criador e Idealizador do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP
O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.
Sistema de avaliação dos alunos
Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).
Frequência
O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 75% no total do curso. Somente será permitida a aplicação do regime de atividades domiciliares, conforme regulamentação do MEC, em casos como os de gravidez (licença-maternidade), doenças infectocontagiosas e cirurgias.
Certificação
Será considerado aprovado no curso o aluno que obtiver simultaneamente: média nos módulos igual ou superior a 7,0 (sete); atingir frequência mínima de 75% do total de horas-aula do curso; e ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7,0 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.
Destaque-se e construa uma carreira sólida
Você se desenvolve como profissional em uma das melhores escolas de negócios do mundo
com um custo-benefício sem comparação!
Investimento
Presencial
Investimentos:
De:
30 x
R$
1.268,00
Por:
30x
R$
950,29
Pague a vista e economize R$ 2.333,70
Consulte condições especiais para empresas conveniadas.
Investimento
Live
Investimentos:
De:
30 x
R$
1.014,00
Por:
30x
R$
760,23
Pague a vista e economize R$ 1.866,90
Consulte condições especiais para empresas conveniadas.
Conheça nossas parcerias
MBA Gestão de Negócios e Valorização da Empresa
Um curso em formato inovador de ensino à distância, voltado a gestores, líderes e tomadores de decisão com descontos especiais para colaboradores e familiares.
Formação de Brokers
nos Mercados
Programa elaborado para aqueles que desejam atuar no mercado financeiro e obter a certificação PQO, participando de uma experiência única de imersão na B3.
Cursos gratuitos e pagos de especialização, extensão e MBA
A plataforma disponibiliza cursos para aprimorar conhecimentos e se desenvolver com conteúdos específicos para profissionais da área de Finanças.
Atendimento
Telefônico - de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h.
Email - [email protected]
São Paulo - Unidade Paulista
ATENDIMENTO PRESENCIAL
de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 12h
Av. Paulista, 302 - 4o. andar - Bela Vista - ao lado do Metrô Brigadeiro