Dê o próximo passo na sua carreira!

Pós-graduação
Varejo, Branding e Mercado de Consumo

Turma: AV. PAULISTA

Início das aulas: 12/02/2020

Local: Av. Paulista, 302

Carga horária: 530 horas

O segmento varejista brasileiro vive um acelerado processo de mudança, resultando na abertura de oportunidades às empresas que estiverem preparadas para enfrentar a concorrência. O PROVAR, referência como o maior centro acadêmico de investigação nas áreas de varejo e mercado de consumo no Brasil, desenvolveu a Pós-graduação Varejo, Branding e Mercado de Consumo, onde o participante tem a oportunidade de obter subsídios para embasar suas decisões, conhecer tendências, reconhecer a importância cada vez maior das marcas e o seu papel estratégico nas empresas, bem como, ampliar horizontes nesse mercado.

Diferenciais da Pós-graduação Varejo, Branding e Mercado de Consumo

O curso prima pela constante atualização da grade curricular, agregando todo tipo de conteúdo relevante para o contexto competitivo em que o varejo e a importância do branding se encontra para os negócios. Entendemos ser isso fundamental, uma vez que o mercado varejista está em forte crescimento e transformação. Para atingirmos esta excelência, o curso conta com um diferenciado time de docentes, suportados pela habilidade advinda da experiência profissional nacional e internacional e da área acadêmica, além de grande capacidade didática, tornando o processo de aprendizagem fácil e prazeroso. O participante terá a oportunidade de estar em contato com as últimas tendências e práticas aplicadas na área de varejo, marcas e consumo.

Objetivos

  • Promover a discussão tanto de conceitos teóricos como de melhores práticas empregadas por empresas varejistas brasileiras e internacionais, oferecendo, assim, um conhecimento amplo do varejo com a gestão de marcas e suas interfaces.
  • Oferecer uma ampla visão de todas as áreas relevantes da operação varejista, discutir conceitos inovadores de mercado e ferramentas modernas, capacitando os participantes para aplicação prática e imediata dos conceitos mais avançados na área.

Perfil do Aluno

  • Profissionais que atuam com varejo ou pretendem atuar no mercado varejista, de indústrias de bens de consumo, agências de propaganda ou empresas relacionadas a esse segmento, como agências de propaganda, prestadores de serviços, bancos e consultorias nas áreas de administração, marketing, vendas, trade marketing, comunicação que buscam reciclagem e especialização.

Metodologia

A metodologia do curso de Pós-graduação Varejo, Branding e Mercado de Consumo é composta por aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Credenciamentos

ANPAD – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração
FIA – Fundação instituto de Administração
MEC – Ministério da Educação e Cultura.

Investimento

Consulte a secretaria do curso

Coordenadores

Prof. Dr. José Roberto Securato
Criador e Idealizador do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP


Corpo docente

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de avaliação

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Frequência

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 75% no total do curso. Somente será permitida a aplicação do regime de atividades domiciliares, conforme regulamentação do MEC, em casos como os de gravidez (licença-maternidade), doenças infectocontagiosas e cirurgias.

Certificação

Será considerado aprovado no curso de Pós-graduação Varejo, Branding e Mercado de Consumo, o aluno que obtiver simultaneamente: (1) média nos módulos igual ou superior a 7 (sete), (2) atingir frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, (3) ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

Pré-requisitos

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Desejável dois anos de experiência profissional relevante
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
  • Leitura na língua inglesa (desejável)

Seleção

Os interessados no curso de Pós-graduação Varejo, Branding e Mercado de Consumo passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.

O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.

Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

Carga Horária Total

420 horas/aula, divididas da seguinte forma:

  • 360 h – aulas presenciais;
  • 60 h – estudos dirigidos (Ensino a distância – EaD);

Estudos Digiridos

Tratam-se de atividades mandatórias que serão realizadas, a distância, via portal eletrônico, sendo que o aluno será aprovado apenas se obter nota superior ou igual a 7,0 (sete). Os Estudos Dirigidos devem ser cumpridos antes do término das aulas presenciais do programa.

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso é um componente curricular obrigatório nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, conforme regulamentação interna. É exigido para a conclusão e obtenção do certificado final e deve ser elaborado em período e formato especificados ao longo do curso, e entregue na data agendada pelo coordenador, não podendo ultrapassar 90 (noventa) dias após a data da última aula presencial.

Ficará a critério do coordenador estabelecer o processo de apresentação do trabalho e de avaliação desse componente curricular. O aluno reprovado em tal componente poderá requerer matricula como dependência. Para tanto deverá pagar encargos financeiros correspondentes.

Caso o aluno não consiga finalizar o TCC no prazo máximo será considerado reprovado no curso, não fazendo jus ao certificado de conclusão.

Matriz Curricular Pós-graduação Varejo, Branding e Mercado de Consumo

Introdução aos Negócios do Varejo e Mercado (32h)
  • Gestão Varejista: Mercado e Formatos
  • Estratégia e Análise Competitiva na Gestão do Varejo
Gestão Estratégica de Marketing (40h)
  • Gestão Estratégica de Marketing
  • Antropologia do Consumo e Atitudes de Compra no Varejo (Shopology)
  • Segmentação e Pesquisa de Mercado
Gestão Estratégica de Marcas (36h)
  • Branding: Origem, Conceitos e Brand Equity
  • Arquitetura e Elementos de Marca
  • Storytelling e Branded Content
Gestão Financeira e Precificação no Varejo (40h)
  • Matemática Financeira
  • Formação de Preços no Varejo e Análise Tributária
  • Gestão Financeira no Varejo
Gestão Estratégica do Varejo (32h)
  • Gestão do Sortimento e Marcas Próprias no Varejo
  • Atmosfera de Loja, Branding Multissensorial, Layout e Visual Merchandising
Operações no Varejo (40h)
  • Distribuição, Gestão de Demanda e Estoques
  • Prevenção de Perdas
  • Gestão de Trade Marketing no Varejo
Gestão de Pessoas no Varejo (28h)
  • Gestão de Pessoas no Varejo
  • Habilidades Gerenciais
Gestão do Relacionamento com cliente (40h)
  • Comunicação Integrada de Marcas e Franquias
  • CRM: Gestão do Relacionamento com o Cliente
  • Internet Marketing, Branding Digital e Mídias Sociais
Tópicos Avançados no Varejo (16h)
  • Aplicações de Tecnologia no Varejo
  • Laboratório de Negociação e Vendas
Simulação Empresarial (56h)
  • Simulação Empresarial
Estudos Dirigidos (60h)
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social EAD
  • Empreendedorismo EAD

Atendimento

Telefônico - de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. 
Email - cursoslabfinprovar@fia.com.br

São Paulo - Unidade Paulista

Presencial – de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 12h
Av. Paulista, 302 - 4o. andar - Bela Vista - ao lado do Metrô Brigadeiro

PARCEIRO INSTITUCIONAL

GOWORK

 

FIA - LABFIN.PROVAR:
A primeira escola de negócios
com o coworking integrado.