Pós-Graduação

Varejo, Branding e Mercado de Consumo

Saia na frente e seja você o protagonista das futuras tendências

28/03/2019 (início)

SOBRE O CURSO

28/03/2019

}

quartas-feiras e quintas-feiras das 19h às 23h

Espaço Paulista – Avenida Paulista, 807

O segmento varejista brasileiro vive um acelerado processo de mudança, resultando na abertura de oportunidades às empresas que estiverem preparadas para enfrentar a concorrência. O PROVAR, referência como o maior centro acadêmico de investigação nas áreas de varejo e mercado de consumo no Brasil, desenvolveu a Pós Graduação em , Marcas e Consumo, onde o participante tem a oportunidade de obter subsídios para embasar suas decisões, conhecer tendências, reconhecer a importância cada vez maior das marcas e o seu papel estratégico nas empresas, bem como, ampliar horizontes nesse mercado.

Diferenciais

O curso prima pela constante atualização da grade curricular, agregando todo tipo de conteúdo relevante para o contexto competitivo em que o varejo e a importância do branding se encontra para os negócios. Entendemos ser isso fundamental, uma vez que o mercado varejista está em forte crescimento e transformação. Para atingirmos esta excelência, o curso conta com um diferenciado time de docentes, suportados pela habilidade advinda da experiência profissional nacional e internacional e da área acadêmica, além de grande capacidade didática, tornando o processo de aprendizagem fácil e prazeroso. O participante terá a oportunidade de estar em contato com as últimas tendências e práticas aplicadas na área de varejo, marcas e consumo.

Objetivos

  • Promover a discussão tanto de conceitos teóricos como de melhores práticas empregadas por empresas varejistas brasileiras e internacionais, oferecendo, assim, um conhecimento amplo do varejo com a gestão de marcas e suas interfaces.
  • Oferecer uma ampla visão de todas as áreas relevantes da operação varejista, discutir conceitos inovadores de mercado e ferramentas modernas, capacitando os participantes para aplicação prática e imediata dos conceitos mais avançados na área.

Perfil do Aluno

Profissionais que atua com varejo ou pretende atuar no mercado varejista, de indústrias de bens de consumo, agências de propaganda ou empresas relacionadas a esse segmento, como agências de propaganda, prestadores de serviços, bancos e consultorias nas áreas de administração, marketing, vendas, trade marketing, comunicação que buscam reciclagem e especialização.

 

Metodologia

A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Credenciamentos

ANPAD – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
FIA – Fundação instituto de Administração MEC – Ministério da Educação e Cultura.

Investimento

Consulte a secretaria do curso

Alguma Dúvida?

Entre em contato com os nossos consultores da Pós-graduação

LIGUE (11) 3894-5004

Segunda à sexta, das 9h às 19h

conteúdo programátic0

Carga Horária Total

420 horas/aula, divididas da seguinte forma:

  • 360 hrs – aulas presenciais;
  • 60 hrs – disciplinas suplementares

Estudos Digiridos

Tratam-se de atividades mandatórias que serão realizadas, à distância, via portal eletrônico, sendo que o aluno será aprovado apenas se obter nota superior ou igual a 7,0 (sete). Os Estudos Dirigidos devem ser cumpridos antes do término das aulas presenciais do programa.

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos instrumentos utilizados na avaliação do aproveitamento do aluno nos MBA´s e Pós-Graduações da FIA. É uma oportunidade orientada para o experimento e a aplicabilidade dos conceitos estudados e debatidos ao longo do curso.

Constitui-se em um trabalho próprio, individual, original, redigido em língua portuguesa, oferecendo uma contribuição relevante para a área de conhecimento em questão, satisfazendo os requisitos de complexidade exigidos para o nível de especialista nos cursos de Pós-Graduação e MBA´s da FIA.

Ressalta-se que, para o desenvolvimento do TCC, o aluno deve apresentar um estudo de caso aplicado. Não serão aceitos estudos puramente bibliográficos, fundamentados apenas em informações de livros, Internet e dados disponíveis ao público em geral.

Matriz Curricular

Introdução aos Negócios do Varejo e Mercado - 32h
  • Gestão Varejista: Mercado e Formatos
  • Estratégia e Análise Competitiva na Gestão do Varejo
Gestão Estratégica de Marketing - 40h
  • Gestão Estratégica de Marketing
  • Antropologia do Consumo e Atitudes de Compra no Varejo (Shopology)
  • Segmentação e Pesquisa de Mercado
Gestão Estratégica de Marcas - 36h
  • Branding: Origem, conceitos e Brand Equity
  • Arquitetura e Elementos de Marca
  • Storytelling e Branded Content
Gestão Financeira e Precificação no Varejo - 40h
  • Matemática Financeira
  • Gestão Financeira no Varejo
  • Formação de Preços no Varejo e Análise Tributária
Gestão Estratégica do Varejo - 32h
  • Gestão do Sortimento e Marcas Próprias no Varejo
  • Atmosfera de Loja, Branding Multissensorial, Layout e Visual Merchandising
Operações no Varejo - 40h
  • Distribuição, Gestão de Demanda e Estoques
  • Prevenção de Perdas
  • Gestão de Trade Marketing no Varejo
Gestão de Pessoas no Varejo - 28h
  • Gestão de Pessoas no Varejo
  • Habilidades Gerenciais
Gestão do Relacionamento com Cliente - 40h
  • Comunicação Integrada de Marcas e Franquias
  • CRM: Gestão do Relacionamento com o Cliente
  • Internet Marketing, Branding Digital e Mídias Sociais
Tópicos Avançados no Varejo -16h
  • Aplicações de Tecnologia no Varejo
  • Laboratório de Vendas e Negociação
Simulação Empresarial - 56h
  • Simulação Empresarial
Estudos dirigidos - 60h
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social
  • Empreendedorismo

Informações gerais

Coordenadores

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP.
Prof. Dr. José Roberto Securato
Presidente do Conselho do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP.

Corpo docente

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de avaliação

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita, além de trabalhos individuais ou em grupo. No caso de a avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada da mesma será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõe e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Frequência

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 50% nas disciplinas e nos módulos e 75% no total do curso. Somente será permitido o abono de faltas, conforme regulamentação do MEC, em casos de gravidez (licença maternidade) e doenças infectocontagiosas.

Certificação

Será considerado aprovado no curso, o aluno que obtiver simultaneamente: (1) média nos módulos igual ou superior a 7 (sete), (2) atingir frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, (3) ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

 

Processo Seletivo

Pré-requisitos

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Desejável dois anos de experiência profissional relevante
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
  • Leitura na língua inglesa (desejável)

Seleção

Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.

O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.

Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

 

Atendimento

São Paulo - Unidade Paulista

Presencial – de segunda a sexta feira, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 17h
Av. Paulista, 302 - 4o. andar - Bela Vista - ao lado do Metrô Brigadeiro

(11) 3894-5004

Telefônico - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. 
Email - cursoslabfinprovar@fia.com.br