PÓS-GRADUAÇÃO VAREJO, BRANDING
E MERCADO DE CONSUMO

Início das aulas: 04/11/2020

Quartas e quintas, das 19h às 23h

Av. Paulista, 302

}

Carga Horária: 420 horas

Como medida de proteção contra a atual situação do COVID-19 (coronavírus), informamos que, temporariamente, as aulas serão telepresenciais e, assim
que possível, retomadas presencialmente.

Matricule-se agora e receba acesso GRATUITO ao nosso portifólio de cursos EaD.

A Pós-graduação Varejo, Branding e Mercado de Consumo oferece ao profissional do varejo a oportunidade de se aprofundar nas tendências do mercado, reconhecer a importância cada vez maior das marcas e o seu papel estratégico nas empresas, bem como ampliar horizontes num contexto de profundas transformações e concorrência no segmento varejista brasileiro.

Por que escolher o curso de Pós-graduação Varejo, Branding e Mercado de Consumo do LABFIN.PROVAR – FIA?

Com uma grade curricular constantemente atualizada, o curso agrega todo tipo de conteúdo relevante para o contexto competitivo em que o varejo e a importância do branding se encontram para os negócios atualmente. O participante terá a oportunidade de estar em contato com as últimas tendências e práticas aplicadas na área, com a garantia de excelência do maior centro acadêmico de investigação em varejo e mercado de consumo do Brasil, o PROVAR (Programa de Administração de Varejo). 

Objetivos do curso

  • Promover a discussão tanto de conceitos teóricos como de melhores práticas empregadas por empresas varejistas brasileiras e internacionais, oferecendo, assim, um conhecimento amplo do varejo com a gestão de marcas e suas interfaces;
  • Oferecer uma ampla visão de todas as áreas relevantes da operação varejista;
  • Discutir ideias inovadoras de mercado e ferramentas modernas, capacitando os participantes para aplicação prática e imediata dos conceitos mais avançados na área.

Para quem é?

Profissionais que atuam com varejo ou pretendem atuar no mercado varejista; das indústrias de bens de consumo; de agências de propaganda ou empresas relacionadas a esse segmento; de bancos e consultorias nas áreas de administração, marketing, vendas, trade marketing e comunicação; ou prestadores de serviço que buscam reciclagem e especialização.

Como eu vou aprender?

Por meio de aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR (Programa de Administração de Varejo) para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Credenciamentos

  • ANPAD – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração
  • FIA – Fundação Instituto de Administração
  • MEC – Ministério da Educação e Cultura

Investimento

Consulte a secretaria do curso, ligue no telefone (11) 3894-5004.

DEPOIMENTOS

TESTE GRATUITO

Conheça seu estilo de aprendizagem e saiba identificar melhor a forma de aprender

Matriz Curricular

Introdução aos Negócios do Varejo e Mercado
  • Gestão Varejista: Mercado e Formatos
  • Estratégia e Análise Competitiva na Gestão do Varejo
Gestão Estratégica de Marketing
  • Gestão Estratégica de Marketing
  • Antropologia do Consumo e Atitudes de Compra no Varejo (Shopology)
  • Segmentação e Pesquisa de Mercado
Gestão Estratégica de Marcas
  • Branding: Origem, Conceitos e Brand Equity
  • Arquitetura e Elementos de Marca
  • Storytelling e Branded Content
Gestão Financeira e Precificação no Varejo
  • Matemática Financeira
  • Formação de Preços no Varejo e Análise Tributária
  • Gestão Financeira no Varejo
Gestão Estratégica do Varejo
  • Gestão do Sortimento e Marcas Próprias no Varejo
  • Atmosfera de Loja, Branding Multissensorial, Layout e Visual Merchandising
Operações no Varejo
  • Distribuição, Gestão de Demanda e Estoques
  • Prevenção de Perdas
  • Gestão de Trade Marketing no Varejo
Gestão de Pessoas no Varejo
  • Aprimorando soft skills por meio do coaching
  • Gestão de Pessoas no Varejo
  • Habilidades Gerenciais
Gestão do Relacionamento com cliente
  • Comunicação Integrada de Marcas e Franquias
  • CRM: Gestão do Relacionamento com o Cliente
  • Internet Marketing, Branding Digital e Mídias Sociais
Tópicos Avançados no Varejo
  • Aplicações de Tecnologia no Varejo
  • Laboratório de Negociação e Vendas
Simulação Empresarial
  • Simulação Empresarial
Módulos Suplementares
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social
  • Empreendedorismo

Qual é a duração do curso?

A carga horária total do curso é de 420 horas/aula, divididas em aulas presenciais (360h) e estudos dirigidos (60h – Ensino a distância/EaD).

Estudos Dirigidos

Trata-se de atividades mandatórias que serão realizadas, à distância, via portal eletrônico, sendo que o aluno será aprovado apenas se obtiver nota superior ou igual a 7,0 (sete). Os Estudos Dirigidos devem ser cumpridos antes do término das aulas presenciais do programa.

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, conforme regulamentação interna. É exigido para a conclusão e obtenção do certificado final e deve ser elaborado em período e formato especificados ao longo do curso, e entregue na data agendada pelo coordenador, não podendo ultrapassar 90 (noventa) dias após a data da última aula presencial.

Quais são os pré-requisitos?

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Desejável dois anos de experiência profissional relevante
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
  • Capacidade de leitura na língua inglesa (desejável)

Como é o processo de seleção?

O processo seletivo se dá por meio de uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa, que buscará entender as suas expectativas e se elas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso. Ambas as etapas não acarretam nenhum custo ao candidato.

Como o aluno avalia o curso

  • Aderência do conteúdo das aulas ao propósito do curso 91% 91%
  • Nível de exigência de conhecimentos nas provas 90% 90%
  • Nível de exigência do curso 91% 91%
  • Satisfação quanto à qualidade das aulas 94% 94%
  • Satisfação quanto à qualidade do corpo docente 94% 94%
  • Satisfação geral com o curso 93% 93%

Coordenadores e corpo docente

Prof. Dr. José Roberto Securato
Criador e Idealizador do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de avaliação

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Frequência

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 75% no total do curso. Somente será permitida a aplicação do regime de atividades domiciliares, conforme regulamentação do MEC, em casos como os de gravidez (licença-maternidade), doenças infectocontagiosas e cirurgias.

Certificação

Será considerado aprovado no curso o aluno que obtiver simultaneamente: média nos módulos igual ou superior a 7,0 (sete); atingir frequência mínima de 75% do total de horas-aula do curso; e ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7,0 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

Atendimento

Telefônico - de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. 
Email - [email protected]

São Paulo - Unidade Paulista

Presencial – de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 12h
Av. Paulista, 302 - 4o. andar - Bela Vista - ao lado do Metrô Brigadeiro

PARCEIRO INSTITUCIONAL

GOWORK

 

FIA - LABFIN.PROVAR:
A primeira escola de negócios
com o coworking integrado.