PÓS-GRADUAÇÃO
VAREJO, BRANDING
E MERCADO DE CONSUMO
Certificate in Retail, Branding
and Consumer Market
Início: 15/04/21
Carga horária: 420h
Av. Paulista, 302*
A Pós-graduação Varejo, Branding e Mercado de Consumo oferece ao profissional do varejo a oportunidade de se aprofundar nas tendências do mercado, reconhecer a importância cada vez maior das marcas e o seu papel estratégico nas empresas, bem como ampliar horizontes num contexto de profundas transformações e concorrência no segmento varejista brasileiro.
*Como medida de proteção contra a atual situação do COVID-19 (coronavírus), informamos que, temporariamente, as aulas serão telepresenciais e, assim que possível, retomadas presencialmente.

Eleita 3x a melhor
ESCOLA DE NEGÓCIOS

MELHOR DO BRASIL
Entre os 100 do mundo

Credenciado no MEC
Mesmo certificado FIA
Por que escolher o curso de Pós-graduação Varejo, Branding e Mercado de Consumo do LABFIN.PROVAR – FIA?
Com uma grade curricular constantemente atualizada, o curso agrega todo tipo de conteúdo relevante para o contexto competitivo em que o varejo e a importância do branding se encontram para os negócios atualmente. O participante terá a oportunidade de estar em contato com as últimas tendências e práticas aplicadas na área, com a garantia de excelência do maior centro acadêmico de investigação em varejo e mercado de consumo do Brasil, o PROVAR (Programa de Administração de Varejo).
Objetivos do curso
- Promover a discussão tanto de conceitos teóricos como de melhores práticas empregadas por empresas varejistas brasileiras e internacionais, oferecendo, assim, um conhecimento amplo do varejo com a gestão de marcas e suas interfaces;
- Oferecer uma ampla visão de todas as áreas relevantes da operação varejista;
- Discutir ideias inovadoras de mercado e ferramentas modernas, capacitando os participantes para aplicação prática e imediata dos conceitos mais avançados na área.
Para quem é?
Profissionais que atuam com varejo ou pretendem atuar no mercado varejista; das indústrias de bens de consumo; de agências de propaganda ou empresas relacionadas a esse segmento; de bancos e consultorias nas áreas de administração, marketing, vendas, trade marketing e comunicação; ou prestadores de serviço que buscam reciclagem e especialização.
Como eu vou aprender?
Por meio de aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR (Programa de Administração de Varejo) para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.
Credenciamentos
- ANPAD – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração
- FIA – Fundação Instituto de Administração
- MEC – Ministério da Educação e Cultura
Investimento:
De:
30 x
R$
1.268,00
Por:
30x
R$
1.083,48
Pague a vista e economize R$ 2.839,40
Consulte condições especiais para empresas conveniadas.
Informações de Contato
Dep. Relacionamento
LABFIN/PROVAR
(11) 3894-5004
DEPOIMENTOS
TESTE GRATUITO

Conheça seu estilo de aprendizagem e saiba identificar melhor a forma de aprender
Lifelong learning (aprendizado ao longo da vida)
Matricule-se agora e ganhe mais 4 disciplinas para continuar aprendendo mesmo depois do fim do seu curso — além de acesso gratuito ao nosso portfólio de cursos EaD Assíncronos
Matriz Curricular
Introdução aos Negócios do Varejo e Mercado
- Gestão Varejista: Mercado e Formatos
- Estratégia e Análise Competitiva na Gestão do Varejo
Gestão Estratégica de Marketing
- Gestão Estratégica de Marketing
- Antropologia do Consumo e Atitudes de Compra no Varejo (Shopology)
- Segmentação e Pesquisa de Mercado
Gestão Estratégica de Marcas
- Branding: Origem, Conceitos e Brand Equity
- Arquitetura e Elementos de Marca
- Storytelling e Branded Content
Gestão Financeira e Precificação no Varejo
- Matemática Financeira
- Formação de Preços no Varejo e Análise Tributária
- Gestão Financeira no Varejo
Gestão Estratégica do Varejo
- Gestão do Sortimento e Marcas Próprias no Varejo
- Atmosfera de Loja, Branding Multissensorial, Layout e Visual Merchandising
Operações no Varejo
- Distribuição, Gestão de Demanda e Estoques
- Prevenção de Perdas
- Gestão de Trade Marketing no Varejo
Gestão de Pessoas no Varejo
- Aprimorando soft skills por meio do coaching
- Gestão de Pessoas no Varejo
- Habilidades Gerenciais
Gestão do Relacionamento com cliente
- Comunicação Integrada de Marcas e Franquias
- CRM: Gestão do Relacionamento com o Cliente
- Internet Marketing, Branding Digital e Mídias Sociais
Tópicos Avançados no Varejo
- Aplicações de Tecnologia no Varejo
- Laboratório de Negociação e Vendas
Simulação Empresarial
- Simulação Empresarial
Módulos Suplementares
- Sustentabilidade e Responsabilidade Social
- Empreendedorismo
Qual é a duração do curso?
A carga horária total do curso é de 420 horas/aula, divididas em aulas presenciais (360h) e estudos dirigidos (60h – Ensino a distância/EaD).
Estudos Dirigidos
Trata-se de atividades mandatórias que serão realizadas, à distância, via portal eletrônico, sendo que o aluno será aprovado apenas se obtiver nota superior ou igual a 7,0 (sete). Os Estudos Dirigidos devem ser cumpridos antes do término das aulas presenciais do programa.
TCC
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, conforme regulamentação interna. É exigido para a conclusão e obtenção do certificado final e deve ser elaborado em período e formato especificados ao longo do curso, e entregue na data agendada pelo coordenador, não podendo ultrapassar 90 (noventa) dias após a data da última aula presencial.
Quais são os pré-requisitos?
- Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
- Desejável dois anos de experiência profissional relevante
- Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
- Capacidade de leitura na língua inglesa (desejável)
Como é o processo de seleção?
O processo seletivo se dá por meio de uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa, que buscará entender as suas expectativas e se elas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso. Ambas as etapas não acarretam nenhum custo ao candidato.
Como o aluno avalia o curso
- Aderência do conteúdo das aulas ao propósito do curso 91%
- Nível de exigência de conhecimentos nas provas 90%
- Nível de exigência do curso 91%
- Satisfação quanto à qualidade das aulas 94%
- Satisfação quanto à qualidade do corpo docente 94%
- Satisfação geral com o curso 93%
Coordenadores e corpo docente
Prof. Dr. José Roberto Securato
Criador e Idealizador do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP
O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.
Sistema de avaliação
Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).
Frequência
O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 75% no total do curso. Somente será permitida a aplicação do regime de atividades domiciliares, conforme regulamentação do MEC, em casos como os de gravidez (licença-maternidade), doenças infectocontagiosas e cirurgias.
Certificação
Será considerado aprovado no curso o aluno que obtiver simultaneamente: média nos módulos igual ou superior a 7,0 (sete); atingir frequência mínima de 75% do total de horas-aula do curso; e ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7,0 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.
Atendimento
Telefônico - de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h.
Email - [email protected]
São Paulo - Unidade Paulista
Presencial – de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 12h
Av. Paulista, 302 - 4o. andar - Bela Vista - ao lado do Metrô Brigadeiro