Pós-Graduação Varejo, Branding e Mercado de Consumo


Coordenadores:

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP.
Prof. Dr. José Roberto Securato
Presidente do Conselho do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP.

Apresentação do Curso

O segmento varejista brasileiro vive um acelerado processo de mudança, resultando na abertura de oportunidades às empresas que estiverem preparadas para enfrentar a concorrência. O PROVAR, referência como o maior centro acadêmico de investigação nas áreas de varejo e mercado de consumo no Brasil, desenvolveu a Pós Graduação em Varejo e Mercado de Consumo, onde o participante tem a oportunidade de obter subsídios para embasar suas decisões, conhecer tendências e ampliar horizontes nesse mercado.

Diferencial do Curso

O curso prima pela constante atualização da grade curricular, agregando todo tipo de conteúdo relevante para o contexto competitivo em que o varejo se encontra. Entendemos ser isso fundamental, uma vez que o mercado varejista está em forte crescimento e transformação. Para atingirmos esta excelência, o curso conta com um diferenciado time de docentes, suportados pela habilidade advinda da experiência profissional nacional e internacional e da área acadêmica, além de grande capacidade didática, tornando o processo de aprendizagem fácil e prazeroso. O participante terá a oportunidade de estar em contato com as últimas tendências e práticas aplicadas na área de varejo.

Objetivos:

  • Promover a discussão tanto de conceitos teóricos como de melhores práticas empregadas por empresas varejistas brasileiras e internacionais, oferecendo, assim, um conhecimento amplo do varejo e de suas interfaces.
  • Oferecer uma ampla visão de todas as áreas relevantes da operação varejista, discutir conceitos inovadores de mercado e ferramentas modernas, capacitando os participantes para aplicação prática e imediata dos conceitos mais avançados na área.

Perfil do Aluno:

O curso foi desenvolvido para o profissional que atua ou pretende atuar no mercado varejista, em indústrias de bens de consumo ou empresas relacionadas a esse segmento, como prestadores de serviços, bancos e consultorias.

Metodologia:

A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Credenciamentos:

ANPAD – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração
FIA – Fundação Instituto de Administração
MEC – Ministério da Educação e Cultura.

Carga Horária

  • 480 horas/aula, divididas da seguinte forma:
  • 320 hrs – aulas presenciais;
  • 60 hrs – estudos dirigidos (Ensino a distância – EaD)
  • 100 hrs – atividades extra-classe e TCC

TCC:

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos instrumentos utilizados na avaliação do aproveitamento do aluno nos MBAs e Pós-Graduações da FIA. É uma oportunidade orientada para o experimento e a aplicabilidade dos conceitos estudados e debatidos ao longo do curso. Constitui-se em um trabalho próprio, individual, original, redigido em língua portuguesa, oferecendo uma contribuição relevante para a área de conhecimento em questão, satisfazendo os requisitos de complexidade exigidos para o nível de especialista nos cursos de Pós-Graduação e MBAs da FIA.

Ressalta-se que, para o desenvolvimento do TCC, o aluno deve apresentar um estudo de caso aplicado. Não serão aceitos estudos puramente bibliográficos, fundamentados apenas em informações de livros, Internet e dados disponíveis ao público em geral.

Matriz Curricular

MóduloDisciplinasCarga Horária
 

Introdução aos Negócios do Varejo

Gestão Varejista: Mercado e Formatos 

36

  Estratégia e Análise Competitiva no Varejo
Total
 

 

Gestão Estratégica de Marketing

Gestão Estratégica de Marketing

Antropologia do Consumo e Atitudes de Compra no Varejo (Shopology)

Segmentação e Pesquisa de Mercado

 

 

40

 

Gestão Estratégica de Marcas

Branding: Origem, conceitos e Brand Equity 

36

Arquitetura e Elementos de Marca
Storytelling e Branded Content
Total
 

Gestão Financeira e Precificação no Varejo

Matemática Financeira 

44

Gestão Financeira no Varejo
Formação de Preços no Varejo e Análise Tributária
Total
 

Gestão Estratégica do Varejo

Gestão do Sortimento e Marcas Próprias no Varejo
Atmosfera de Loja, Branding Multissensorial, Layout e Visual Merchandising

32

Total
 

Operações no Varejo

Distribuição, Gestão de Demanda e Estoques 

40

Prevenção de Perdas
Gestão de Trade Marketing no Varejo
Total
 

Gestão de Pessoas no
Varejo

Gestão de Pessoas no Varejo 

24

Habilidades Gerenciais
Total
Gestão do Relacionamento com clienteComunicação Integrada de Marcas e Franquias 

40

CRM: Gestão do Relacionamento com o cliente
Internet Marketing, Branding Digital e Mídias Sociais

Tópicos Avançados no
Varejo

Aplicações de Tecnologia no Varejo 

28

 Técnicas de Vendas e Negociação
Total
Metodologia de PesquisaMetodologia de Pesquisa

4

Estudos  Dirigidos (atividades a distância)
Sustentabilidade e Responsabilidade Social

30

Empreendedorismo

30

Trabalho de Conclusão de Curso

100

Total Geral

480

 

Ementa das Disciplinas

INTRODUÇÃO AOS NEGÓCIOS DO VAREJO

a) Gestão Varejista: Mercado e Formatos Varejo: Conceitos e classificações. O papel do varejo na economia. Os números do varejo no Brasil e no mundo. Principais players dos diversos segmentos do varejo. Formatos de varejo. Varejo multicanal e multiformato. Busca pela excelência nos processos e na gestão. Diferenciação versus custos. O relacionamento varejo-indústria. Os desafios do varejo. Best practices de empresas varejistas brasileiras e internacionais. Tendências do varejo. Discussões de casos. b) Estratégia e Análise Competitiva no Varejo O processo de gestão estratégica na prática.Natureza das decisões estratégicas. Análise do modelo de negócio. Análise do ambiente. Análise interna. Questões críticas. Estratégias competitivas genéricas. Hierarquia dos planos organizacionais. Barreira para a implementação da estratégia.

MARKETING DE VAREJO I

a) Gestão de Marketing no Varejo Fundamentos e estratégias de marketing no varejo. Decisões do mix de marketing no varejo: decisões de produtos e serviços, de comunicação e propaganda, de localização e de preço. Conceito de Valor. Inteligência competitiva no varejo. Análise da concorrência. Marcas e marcas próprias no varejo. b) Comportamento e Atitudes de Compra no Varejo (Shopology) Os novos cenários mercadológicos. Inovação com foco no Cliente. Analises preditivas de comportamento e consumo. Conceito e foco estratégico dos estudos de comportamento do consumidor. Os novos consumidores: novas necessidades e demandas, suas características e perfis. O Consumidor 2.0 e as novas Tecnologias. O consumidor colaborativo e o varejo co-criativo. Os novos cenários demográficos e econômicos e as novas fronteiras do consumo. Gerenciando o novo modelo diamante: A evolução das necessidades e a mudança na ‘pirâmide’ de rendas e negócios. Pensando o pós compra e agindo no pós venda. O shopper marketing. Como pensar o PDV como ponto de experiência e interação com o Shopper. O novo shopper e o varejo sensorial, recreativo e consultivo. Apresentação de cases para discussão. c) Segmentação e Pesquisa de Mercado Segmentação de mercado e o posicionamento no contexto das atividades de marketing. Variáveis de segmentação de mercado. Perfis de segmentos. Atratividade de cada segmento. Seleção de segmentos-alvo e definição de estratégias de posicionamento. d) Discussão de Casos Prático Discussão de caso prático e real de uma empresa do setor varejista na área de Marketing.

GESTÃO FINANCEIRA E PRECIFICAÇÃO VAREJO

a) Matemática Financeira Juros simples. Juros compostos. Séries de pagamento – SAC. Séries uniformes. Taxas proporcionais e equivalentes. Taxa nominal e efetiva. Taxas acumuladas e taxa média. Taxa nominal e real. Fundamentos de análise de investimentos. b) Gestão Financeira no Varejo Definição dos objetivos da empresa. Análise das decisões de investimento e financiamento. Análise dos resultados e qualidade dos lucros. Análise da geração e perfil dos fluxos de caixa. Projeção do caixa. c) Formação de Preços no Varejo e Análise Tributária Definição de preço e componentes estruturais. Posicionamento estratégico para efeitos de precificação. Normas tributárias brasileiras. Cálculo do custo das mercadorias. Substituição tributária de ICMS. Modelos quantitativos de precificação. Estratégias de precificação. Análise da margem operacional. Análise de uma cadeia de valor.

MARKETING DE VAREJO II

a) Comunicação Integrada de Marketing Mudanças de cenário e as novas funções da comunicação. O que é comunicação integrada de marketing. Integração entre o planejamento estratégico de marketing e o plano de comunicação. Elaboração do plano de comunicações integradas de marketing. Estratégias push e pull. Determinação dos objetivos da comunicação. Seleção de canais de comunicação/mídias. Principais ferramentas do composto de comunicação. Orçamento do plano de comunicação. b) E-commerce e Mídias Sociais Apresentar os principais conceitos e práticas dos modelos de negócio do varejo na Internet. Comércio Eletrônico – Modelos de Negócio. Os Números do Comércio Eletrônico no Brasil e no Mundo; O Mercado C2C e B2C; Barreiras de Crescimento; O Futuro do Varejo on line; Ameaças e Oportunidades para o varejo tradicional. Mídias Sociais: Estimular a Inovação digital, experiência e criatividade digital sobre critérios do social business e a importância das ferramentas de marketing digital. c) Inteligência de Mercado Fundamentos, conceitos centrais e definições do ciclo de inteligência de mercado. Inteligência competitiva e a tomada de decisões. Construindo processos de inteligência. Metodologia de implantação do ciclo de inteligência e suas fases de planejamento e vigilância. Processo de coleta, proteção armazenamento. Transformação das informações em inteligência. Disseminação, feedback e mensuração dos resultados. Construção de estratégias a partir da relação entre as informações. Casos aplicados.

MARKETING DE VAREJO III

d) Gestão de Sortimento no Varejo Amplitude e profundidade de sortimento. Produtos substitutos e complementares. Preço e qualidade. Fatores que influenciam a decisão do mix de produtos. Necessidades dos Clientes. Sortimento como solução/categoria. Gerenciamento de categorias (GC): objetivos e expectativas. As etapas do GC. Indicadores de desempenho. e) Atmosfera de Loja, Layout e Visual Merchandising Apresentação do produto e comunicação dentro da Loja. A Importância da ambientação, do layout e visual merchandising no ponto de venda. Design do ambiente da loja. Atmosfera de loja como um elemento da estratégia varejista. Layout e Circulação – principais formatos, características e finalidades de adoção. Gerenciamento do espaço. Planogramas. Tipos de layouts mais utilizados nos diferentes segmentos. Visual Merchandising – características, objetivos de adoção, planejamento, recursos e ferramentas. Técnicas e regras práticas para obter os melhores resultados na loja.

OPERAÇÕES NO VAREJO

a) Distribuição, Gestão de Demanda e Estoques Cadeia de abastecimento e canais: conceito, estratégias e estruturas. Funções dos canais de distribuição. Papel e importância dos elementos participantes dos canais. Cadeia produtiva e as oportunidades de negócios que estas cadeias apresentam entre os seus membros componentes. Varejo e indústria. Decisões estratégicas de canais. Canais verticais, híbridos e múltiplos. Sistema logístico empresarial: definição e conceitos. Competência e tarefas da logística: Armazenagem, movimentação e transporte. Relacionamento com fornecedores e parceiros. Logística e estratégias de operações. Medidas de desempenho na logística de distribuição. Capacidade de prestação do serviço e gestão da demanda através do atendimento ao pedido perfeito. Centros de distribuição e operadores logísticos. Conceito de estoques e gestão de estoques. Estoque de segurança. Estoque objetivo e como calcular. Erro nos estoques ao longo da cadeia. Estoques x vendas perdidas, Giro estoques x nível de serviço. Estoques x transporte. Estoques x localização. Discussão de cases b) Prevenção de Perdas Conceitos gerais de perdas e prevenção de perdas. Principais macros processos geradores de perdas. Direcionamento e principais benefícios da prevenção de perdas para o varejo. Aspectos Jurídicos. Abordagem preventiva e reativa. Casos e exemplos de prevenção de perdas no varejo. c) Discussão de Casos Práticos Discussão de caso prático e real de uma empresa do setor varejista na área de Operações.

GESTÃO DE PESSOAS NO VAREJO

a) Gestão de Pessoas no Varejo Desafios demandados pelo mercado varejista no processo de gestão de pessoas. Etapas do ciclo de gestão. Cenário de mercado. Políticas de RH e gestão. Recrutamento e seleção. Treinamento e desenvolvimento de pessoas. Políticas de remuneração. Avaliação e desempenho. Comunicação interna. b) Liderança e Motivação de Equipes Liderança e suas principais aplicações no contexto organizacional. Liderança e motivação no varejo. Necessidade do desenvolvimento das lideranças nas organizações. Inteligência emocional para fortalecer-se e influenciar a equipe. Melhores práticas de liderança. Demandas do líder. Osmeios para atingir resultados. Construção do perfil do líder adequado para o negócio. Desafios do líder no varejo. Cases para discussão. c) Serviços e Atendimento ao Cliente Atendimento ao cliente. Mitos do atendimento. Tipos de serviços. Pós-atendimento. Pensamento estratégico: Instintivo, Emocional. Racional e intuitivo. Mente estratégica e os clientes. Vantagem competitiva. Desenvolvendo conhecimentos sobre os clientes.

TÓPICOS AVANÇADOS VAREJO I

a) Aplicações de Tecnologia do Varejo Sistemas de Informação e as principais ferramentas de tecnologias emergentes para o varejo. Principais tecnologias emergentes para a área do varejo. Conceitos da tecnologia de RFID e seu papel na nova economia. As lojas do futuro do mundo. Noções de KMS, ERP, CRM, SCM, BI. Segurança e prevenção de perdas. Controladores de tráfego. Equipamentos para pagamentos. Tendências. Cases. b) Técnicas de Vendas e Negociação A importância da negociação como diferencial competitivo. As diferenças da negociação por mercados. As fases da negociação. Estratégias e táticas da negociação. Os elementos e as variáveis básicas da negociação. Habilidades do negociador. Perfis dos negociadores e a solução de conflitos. Simulações de negociação.

TÓPICOS AVANÇADOS VAREJO II

a) Jogos de Empresas Simulação de gestão empresarial em um mercado simulado. Tomada de decisões estratégicas e operacionais visando à aplicação dos principais conceitos de administração geral. Administração de vendas e precificação. Administração financeira orçamentária. Administração de RH e sua gestão com uma avaliação imediata dos impactos nos resultados das empresas simuladas.

METODOLOGIA DE PESQUISA

A pesquisa e o método: tipologias de pesquisa. Elementos Pré-Textuais. Elementos Textuais. Elementos Pós-Textuais. Elaboração passo a passo. Dicas para o trabalho escrito.

Corpo docente:

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de Avaliação:

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita, além de trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada da mesma será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõe e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Frequência:

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 50% nas disciplinas e nos módulos e 75% no total do curso. Somente será permitido o abono de faltas, conforme regulamentação do MEC, em casos de gravidez (licença maternidade) e doenças infectocontagiosas.

Certificação:

Será considerado aprovado no curso, o aluno que obtiver simultaneamente: (1) média nos módulos igual ou superior a 7 (sete), (2) atingir frequência mínima de 50% (cinquenta por cento) das aulas programadas de cada disciplina ou módulo e, também, de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, (3) ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 8/6/2007, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

Pré-requisitos:

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Desejável dois anos de experiência profissional relevante
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
  • Leitura na língua inglesa (desejável)

Seleção:

Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma analise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.

O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.

Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

Contato:

Relacionamento Labfin/Provar
Tel.: (11) 3894-5004
Email: cursoslabfinprovar@fia.com.br

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