Não é de hoje que o mercado do Varejo utiliza estratégias para aumentar suas vendas. Além de obter vantagens frente à concorrência, um maior faturamento gera crescimento na participação da marca no país.
De pequenos empreendedores a grandes varejistas, todos contam com ações estratégicas, que vão desde a análise financeira da organização até as campanhas de Marketing. A gestão integrada das áreas internas e suas atividades proporcionam que a engrenagem da empresa funcione adequadamente.
Veja como é possível utilizar a força do Marketing para impulsionar seu negócio, com algumas dicas citadas neste artigo.
Entenda suas forças e fraquezas
Para começar, uma boa análise do momento que sua empresa vive dá subsídios para um planejamento. Verificar também o cenário econômico atual do Brasil e do mundo ajuda a entender o andamento dos negócios.
A tradicional análise S.W.O.T. (do inglês Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats) auxilia a visualização de seus pontos fortes, fracos, suas oportunidades e ameaças, tanto no ambiente externo quanto no interno.
Uma opção é colocar essas informações no papel. Traçar a matriz permite analisar os benefícios e as desvantagens de seu produto, visto internamente e em relação ao oferecido pelos concorrentes. E traz também insights para novas ações que você pode promover.
Utilize os 4 P’s
Você pode ter em mente ou anotar para que fique mais claro para você, os tópicos essenciais do Marketing para administração de um negócio, que são Produto, Preço, Praça e Promoção.
Estar antenado com o que o cliente espera, qual valor real que seu produto precisa ter para se engajar no mercado, o local ideal para sua comercialização e ainda o que deve fazer para divulgá-lo de forma a atingir o público-alvo são os fatores-chave para sua estratégia.
Antes de lançar um novo produto ou mesmo atualizar uma versão existente, você precisa saber qual a necessidade e o desejo do cliente por esse produto. Fazer testes e pesquisas de mercado o ajuda nesse sentido.
Para determinar a precificação, você também precisa lançar mão de pesquisas e acompanhar a gestão financeira da empresa, que envolve os custos fixos, variáveis e a previsão do lucro almejado.
Os canais de distribuição consideram as regiões onde o cliente busca seu produto e demonstra indicadores de que precisa aumentar ou diminuir as vendas em determinadas localidades.
A posição do seu produto na gôndola e a parceria com novas lojas ou supermercados devem fazer parte da estratégia para ampliar suas vendas.
Conhecer o perfil dos clientes por meio de cadastros e sua movimentação pelas redes sociais da loja indica qual caminho deve seguir.
Portanto, olhar o produto e os resultados frequentemente direcionam a próxima tomada de decisão.
Satisfaça o consumidor
Provocar uma boa experiência no cliente quando for atendido por qualquer canal da sua empresa é somente o começo para que aconteça uma venda.
Você pode surpreender o consumidor se ele recebe mais do que o produto que comprou: por exemplo, se ao entregar uma compra, enviar um bilhetinho ou um brinde que complemente a aquisição.
Alinhar os processos também fazem com que a experiência de compra seja positiva. Os clientes que entram em uma loja e são bem atendidos, da porta ao caixa, tendem a voltar ao estabelecimento.
O mesmo acontece com compras online. Se o seu e-commerce tiver algum diferencial, como a agilidade ao navegar no site ou a rapidez da entrega, com certeza ganha novos clientes satisfeitos com sua marca.
Apresentar linguagem adequada ao canal de atendimento, assim como uniformizar a comunicação geral da marca, são meios de encantar seu cliente. Ou seja, se o cliente entra em contato por uma rede social, obviamente seu retorno deve ser mais rápido e mais informal.
Por outro lado, a questão de unificar o padrão da marca está relacionada à imagem e à qualidade. Para citar outro exemplo, se o cliente vai na sua loja em outro Estado do país, mesmo com características regionais, ele precisa sentir a recepção da mesma forma como no local onde costuma comprar.
Fidelize seus clientes
Apenas atitudes positivas com o seu cliente e a boa experiência não garantem o retorno à loja física ou virtual. Então, além de oferecer produto de qualidade com preço justo e manter uma experiência interessante no local de compra, você precisa refletir sobre ações extras.
Dentre elas, muito comum atualmente, é o uso de cashback. Você pode criar promoção com cartão ou aplicativo que permite a fidelização do cliente.
Ao comprar na sua loja, com a permissão e cadastro do consumidor, ele marca pontos. Essa pontuação pode ser trocada futuramente por outros produtos ou descontos na sua loja.
Afinal, os consumidores adoram uma promoção e muitos aderem à marca por causa dessas facilidades.
Aprofunde o seu conhecimento
Além de alternativas básicas, pesquisas em sites e concorrentes, você pode ampliar seu conhecimento por meio de cursos. Existe a possibilidade de estudar a distância, sem prejudicar seu tempo dedicado aos negócios.
Dessa forma, manter a disciplina ajuda no seu autodesenvolvimento. Mas, se você precisa de um direcionamento e mais profundidade nos estudos, considere fazer uma Pós-graduação ou MBA na área de Vendas.
Pensando nos profissionais que atuam no mercado do Varejo e precisam inovar em suas empresas, com ideias e planos constantemente atualizados, a FIA – LABFIN.PROVAR oferece programas específicos para a gestão de negócios nessa área.
Aqui você pode ingressar em uma Pós-graduação ou MBA que tratam especificamente de temas voltados ao mercado varejista. Acesse nosso site e escolha o curso ideal para você!