Definitivamente, os negócios digitais chegaram para ficar, sendo uma consequência natural da era digital na qual estamos vivendo. As transformações no comportamento do consumidor são diversas e influenciam todos os profissionais, principalmente quem trabalha com varejo.
As mudanças estão acontecendo de maneira cada vez mais acelerada, deixando para trás quem não consegue acompanhar o ritmo. Por isso, é essencial que você compreenda o cenário para entender quais são os desafios e oportunidades do momento.
Negócios digitais e o consumidor
Clientes já não consomem produtos e serviços como faziam antigamente. Hoje em dia, com as inúmeras tecnologias, a decisão de compra não acontece da mesma forma.
Atualmente, com o advento da internet, informações são disponibilizadas com fácil acesso. Assim, o consumidor pode comparar preços e averiguar a qualidade do produto rapidamente e não depende mais do vendedor como portador das informações.
Além disso, com as redes sociais, os clientes têm acesso à reputação do seu empreendimento por meio de comentários e depoimentos públicos. Ou seja, apenas atender bem o seu cliente já não é mais suficiente.
Agora, também é necessário atender bem a todos e resolver problemas com muita agilidade. Dessa forma, você evita que comentários negativos sejam feitos nas redes sociais a seu respeito.
“Um post no Facebook a respeito de um péssimo atendimento ou um problema com uma compra, pode viralizar e se tornar um detrator absurdo da confiança em uma empresa”, explica o Prof. Guilherme Carvalho, criador da Pós-graduação Digital Retail Business do LABFIN.PROVAR – FIA.
Ou seja, atualmente os clientes estão mais empoderados das informações, mais conscientes dos produtos e serviços oferecidos e, portanto, mais exigentes também.
Com isso, é imprescindível atualizar seus conhecimentos e ampliar a visão para dominar os negócios digitais e continuar competindo no mercado.
Primeiro passo: desenvolva uma cultura digital
Em primeiro lugar, é essencial começar a desenvolver uma cultura digital dentro da empresa. Isso significa implementar tecnologias para oferecer a melhor experiência ao cliente possível.
“Para isso as organizações precisam utilizar a Cadeia de Valor Digital (IoT, Big Data, Inteligência Artificial, Machine Learning e outros) para conhecer e acompanhar muito bem a jornada do cliente”, indica o Prof. Guilherme.
Tendo isso como foco, é importante começar a usar as informações coletadas por essas tecnologias para desenvolver experiências personalizadas integrando o online e o offline com a estratégia omnichannel.
Aproveite as oportunidades dos negócios digitais
Dominar os negócios digitais significa aproveitar as oportunidades do momento e aumentar a sustentabilidade da sua empresa.
Segundo o Prof. Guilherme, “trabalhar e desenvolver a transformação e cultura digital é um pré-requisito para a imensa maioria dos negócios”.
Para acompanhar essa transformação e dominar os negócios digitais, conheça a Pós-graduação Digital Retail Business, um curso desenvolvido para todos os profissionais que estão atentos às transformações do momento e estão dispostos a aproveitar as oportunidades do mercado de consumo.
Veja também: O varejo e mercado de consumo na era digital