Muito se fala sobre Inteligência de Mercado, mas nem todos compreendem sua importância. O termo pode ser vago demais para quem busca definições simplistas, mas aqui veremos por quais motivos essa área de conhecimento é tão relevante para o mercado.
Também conhecida como BI (Business Intelligence), a Inteligência de Mercado é responsável por influenciar direta e indiretamente todos os setores de um negócio, desde o atendimento até o comercial.
Não importa o tamanho da equipe ou se o empreendimento é de pequeno, médio ou grande porte. Toda empresa que deseja fazer um trabalho sério e competir com qualidade precisa investir em Inteligência de Mercado para pensar em estratégias e otimizar seus recursos de forma eficiente.
O que é Inteligência de Mercado?
Em primeiro lugar, a Inteligência de Mercado é a área responsável por gerar informações para todos os outros setores de um empreendimento. Os dados coletados são compartilhados com o objetivo de auxiliar nas diversas tomadas de decisões que são realizadas.
Em outras palavras, os setores decisivos de uma empresa dependem diretamente das pesquisas realizadas pela equipe de Inteligência de Mercado para garantir que as escolhas possam ser feitas da melhor forma e com segurança.
Nesse sentido, estamos falando de decisões táticas e operacionais. Ou seja, são as estratégias definidas pela empresa, que estão a todo momento se adaptando às mudanças do mercado.
Portanto, são os profissionais de Inteligência de Mercado que realizam pesquisas com consumidores e concorrentes. Assim, é possível acompanhar alterações nos comportamentos, o surgimento de novas necessidades e de tendências que merecem atenção.
Análise do cenário externo
Não importa qual é a natureza do seu negócio, você sempre precisa saber o que os seus concorrentes estão fazendo. É assim que uma empresa se mantém atualizada e consegue competir com profissionalismo no mercado.
De maneira geral, é sempre importante acompanhar a concorrência que trabalha com produtos e serviços similares aos seus. Essas são algumas das principais informações levantadas pelo setor de Inteligência de Mercado que influenciam importantes decisões.
O trabalho exercido busca sempre observar o que as empresas concorrentes estão fazendo, analisando de que forma elas estão agindo para atingir seus clientes.
Além disso, um bom profissional de Inteligência de Mercado está sempre atento à maneira como outros empreendedores se comunicam com seus consumidores e vendem seus serviços.
Se são realizadas promoções, como são? Elas atingem os resultados esperados? Os consumidores deixam de comprar meu produto para adquirir o do concorrente? Em quais ocasiões? Por quais motivos?
Frequentemente, é do trabalho desse setor que surgem as indicações de tendências do mercado que precisam ser colocadas em prática. Dessa forma, a Inteligência de Mercado se torna indispensável dentro de um negócio.
Análise do cenário interno
Ao passo que é essencial estar sempre atento ao mercado e seus concorrentes, é indispensável que esse olhar também seja voltado para o seu cenário interno.
Analise seus produtos e serviços. Como está sua qualidade? Está de acordo com o que está circulando no mercado? A equipe de Inteligência de Mercado precisa responder essas perguntas.
Observe sua equipe. Faça relatórios acerca de seu rendimento e se pergunte: como pode melhorar? Afinal de contas, aumentar o nível de qualidade do trabalho é sempre uma possibilidade.
Nesse sentido, a Inteligência de Mercado é capaz de indicar se essas melhorias estão relacionadas ao investimento em novos equipamentos ou na capacitação dos colaboradores.
Além disso, use esse conhecimento e mapeie a jornada do seu cliente. Assim, a análise é feita de maneira mais assertiva, gerando resultados mais satisfatórios.
Uso de pesquisas
Já percebemos que a Inteligência de Mercado funciona como uma habilidade importante para a realização de análises de dentro e fora da empresa.
Para garantir a excelência do trabalho, mantenha-se em contato com pesquisas demográficas. As realizadas pelo IBGE, por exemplo, apontam dados que certamente são de grande utilidade, como localização e renda média.
Identifique seus consumidores e use seus dados para elaborar as estratégias de comunicação e vendas que geram os leads que a empresa precisa.
Ademais, a Inteligência de Mercado ainda contribui para o entendimento sobre parcerias. Com as informações necessárias, é possível encontrar a empresa parceira que será capaz de trazer maiores benefícios ao negócio.
Inteligência de Mercado e sua relevância na empresa
Qualquer empresa que se preze deve trabalhar com Inteligência de Mercado em todos os momentos. Da mesma forma, todo profissional que atua na área precisa se manter constantemente atualizado.
Portanto, faz muita diferença investir na carreira para elevar a qualidade do networking e conhecer as inovações do mercado antes de seus concorrentes.
Dessa forma, com a empresa alinhada à profissionais competentes, oportunidades deixam de passar em branco para serem aproveitadas ao máximo.
A relevância da Inteligência de Mercado é enorme, por isso o LABFIN.PROVAR – FIA possui um MBA especial sobre o tema, além de ser um assunto presente em diversos cursos da escola. Saiba mais e alavanque seu crescimento.