O varejo e praticamente todos os negócios estão enfrentando importantes desafios no mercado de consumo na era digital, mas também podem aproveitar muitas oportunidades.
O consumo na era digital é hoje em dia objeto de estudo de cursos como a Pós-Graduação oferecida pelo LABFIN.PROVAR FIA, que busca formar profissionais competentes para atuar nesse mercado. Mas afinal, do que se trata a era digital?
O consumo na era digital
Trata-se do contexto histórico fruto de diversas transformações provenientes das revoluções industriais. Essas revoluções aconteceram a partir do uso de equipamentos mecânicos, posteriormente dispositivos eletrônicos informatizados, o uso da robótica e dos dispositivos móveis.
O período atual consolida a internet e a conectividade em tempo integral e é denominado de Indústria 4.0. Ou seja, a era digital está associada ao fluxo de informações no mundo, fruto de tecnologias que alteram a forma de pensar, se comunicar e trabalhar.
Em outras palavras, essa tecnologia impacta processos de inovações incrementais e/ou inovações disruptivas que afetam fortemente os recursos de gestão e até os modelos de negócios.
Neste contexto, o grande desafio para os negócios passa a ser entregar ou continuar entregando valor para uma demanda latente, existente ou crescente em um cenário de mudanças frequentes que não apenas gera muitas incertezas, mas também, obriga os negócios a se reinventarem.
É exigido que gestores/líderes tenham uma capacidade absurda de lidar com o caos, que se mantenham em constante evolução, reaprendendo e experimentando. Os gestores/líderes de hoje precisam desenvolver a capacidade de serem antifrágeis.
Isso significa que precisam se tornar pessoas com mindset de crescimento/desenvolvimento e que aprendam a gostar dos desafios do Mundo VUCA e agora também chamado de Mundo BANI.
A era digital passou a exigir que os negócios e pessoas se adaptem a essa nova realidade e esse processo foi denominado de transformação digital.
Desafios e oportunidades do consumo na era digital
Os desafios e oportunidades para o varejo são muitos. As venda e-commerce que já apresentavam forte crescimento foram ampliadas ainda mais com o advento da pandemia.
De acordo com dados da 42ª edição do Webshoppers, 72% dos brasileiros começaram a usar ou estão usando mais aplicativos de delivery durante a quarentena. O estudo elaborado semestralmente pela Ebit|Nielsen, em parceria com a Elo, também indica que o e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 47% no primeiro semestre de 2020, sua maior alta em 20 anos.
Além disso, mais de 50% das compras já são realizadas através de smartphones, tablets e outros dispositivos digitais. A evolução da tecnologia vem provocando uma série de mudanças marcantes nos hábitos da sociedade, especialmente os de consumo.
Consumo na era digital: exigências do cliente
Definitivamente, as exigências do consumidor aumentaram e ele está ainda mais sedento por uma experiência completa e personalizada.
A tecnologia precisa estar presente para garantir o que o consumidor final busca. Mas não apenas isso, a cultura corporativa precisa estar alinhada com toda essa tecnologia.
Todas essas mudanças e toda a evolução tecnológica vêm obrigando os gestores a se adaptarem com metodologias ágeis, analytics, blockchain, internet das coisas, squads, OKRs, Lean management e outras formas contemporâneas e digitais para gestão de negócios.
Em outras palavras, inovação é a nova ordem mundial nos negócios varejistas e os gestores que atuam ou desejam atuar neste segmento precisam estar preparados para esse desafio.
Tecnologia no mercado de consumo na era digital
Entretanto, a complexidade gira em torno desta questão: saber dosar a presença da tecnologia no varejo, de forma que ela seja útil.
E mais: saber como implementar a tecnologia na empresa, considerando desafios ligados à liderança, como: adequação da cultura, da governança e da gestão de pessoas.
Neste contexto tecnológico, surge o modelo das organizações exponenciais, que segundo Peter Diamandis, da Singularity University e autor do livro Abundância, são empresas cujo resultado, impacto e capacidade de escalar são, no mínimo, 10 vezes maiores do que empresas lineares ou com modelo de negócio convencional.
Empresas exponenciais x empresas lineares
Empresas exponenciais como UBER que oferece serviço de transporte sem dispor de nenhum veículo e Airbnb que disponibiliza imóveis para locação sem também ser proprietária de nenhum imóvel.
Ou seja, as empresas exponenciais são quase o oposto de empresas lineares, caracterizadas por sua estrutura hierárquica com foco de investimento em adquirir ativos físicos e humanos de modo convencional. Já as empresas exponenciais, fruto da era digital, não têm uma grande quantidade de ativos ou colaboradores.
No entanto, essas empresas têm ao seu lado tecnologias que permitem um crescimento acelerado. Os novos modelos de negócio como as organizações exponenciais obrigam que líderes e gestores se adaptem a esse contexto e sejam capazes de superar fortes desafios relacionados ao negócio, mercado e a pessoas.
Os líderes atuais, também denominados de líderes exponenciais precisam ser capazes de exercer 4 papéis fundamentais: Futurista, Inovador, Tecnológico e Humanitário. Essas são habilidades imprescindíveis que permitem ao líder interagir com sucesso nesse mundo em rápida e constante transformação.
Além disso, compreender os desafios e oportunidades da era digital, estar motivado, se capacitar para atuar neste cenário e ter a atitude de colocar em prática, são orientadores fundamentais para os gestores/líderes varejistas fazerem a diferença e contribuir para o sucesso nos negócios.
Quer saber como se capacitar para atuar na era digital e ser um profissional diferenciado? O LABFIN.PROVAR – FIA está lançando a PÓS-GRADUAÇÃO CERTIFICATE: DIGITAL RETAIL BUSINESS – VAREJO E MERCADO DE CONSUMO NA ERA DIGITAL. Saiba mais sobre o curso que pode mudar os rumos da sua carreira.
Autor: Prof. Guilherme Carvalho
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