A transformação digital no mercado está acontecendo de maneira acelerada. É urgente que profissionais atualizem seus conhecimentos para continuar crescendo. No contexto atual, estratégia e liderança são foco para se destacar no varejo digital.
Confira abaixo a entrevista com o Prof. Guilherme Carvalho, mediador do webinar Estratégia e Liderança no Varejo Digital, organizado pelo LABFIN.PROVAR – FIA e que será realizado online no dia 11 de março.
Especialista no assunto, o professor fala sobre como superar os desafios e aproveitar as oportunidades que a transformação digital está nos trazendo.
Sobre a transformação digital pela qual o mercado de consumo está passando, quando você diria que ela foi iniciada?
O avanço do digital – cada vez mais presente em todos os setores da sociedade – começou no final da década de 1990, período no qual surgiu a “grande rede de computadores” que, com o surgimento das mídias sociais e aplicativos de conversação, tornou-se uma grande rede de pessoas e, além disso, está no centro das estratégias de negócio e aplica-se, de forma transversal, em todas as indústrias e mercados.
Na sua opinião, quais são os principais desafios dessa transformação?
Existem desafios relacionados a investimento em tecnologia, processos e capacitação, mas um grande desafio é o ajuste/adequação da cultura organizacional e também do mindset das pessoas a uma nova realidade.
A transformação digital traz consigo um mundo com mudanças constantes, que torna os modelos de negócio muito frágeis e exige adaptações e inovações constantes, fazendo com que a gestão seja cada vez mais ágil e enxuta. A tomada de decisão em meio a tantas incertezas passa a ser também um grande desafio para os gestores.
E quais são as principais oportunidades para quem quer se destacar no mercado do varejo digital?
A tomada de decisão baseada em dados! Se por um lado o ambiente de incertezas traz grandes desafios para a tomada de decisão, as tecnologias que se consolidaram nos últimos anos também formam uma cadeia de valor interdependente: a Cadeia de Valor Digital – Internet das Coisas – IoT, Big Data, Machine Learning, Inteligência Artificial, Chatbots, entre outras.
O objetivo desta cadeia de valor é oferecer dados estratégicos para tomada de decisão e o propósito é a Inteligência sobre os Dados (Data Intelligence). À medida que a maturidade desta cadeia de valor aumentar, as possibilidades e a qualidade das tomadas de decisão também aumentarão.
Outra grande oportunidade é estar cada vez mais conectado com os clientes e a Cadeia de Valor Digital contribui fortemente para isso. Através dela é possível identificar, de forma instantânea, preferências, hábitos, anseios, necessidades, problemas… Tudo isso para gerar, cada vez mais, uma experiência sensacional para os clientes.
Esta 4ª revolução industrial representa uma oportunidade para as empresas redefinirem seus clientes, a experiência que têm com seus serviços e produtos e atingirem novos patamares de produtividade empresarial.
Por que as transformações digitais afetam diretamente os profissionais do varejo digital que ocupam lugares de liderança e gestão?
Por conta das mudanças constantes e da evolução acelerada. Isso traz um certo caos para o mundo dos negócios. Com a transformação digital, o líder/gestor precisa estar preparado para isso. Mais do que resiliente, ele precisa ser antifrágil, onde a cada mudança/desafio, ao invés de reclamar, sofrer, resistir, ele se fortalece, melhora, se beneficia. Líderes/Gestores antifrágeis aprendem a amar o caos.
É fato que profissionais precisam alinhar seus conhecimentos ao contexto atual. Na sua visão, qual é a urgência disso?
Não apenas alinhar conhecimentos, mas principalmente desapegar dos conhecimentos que têm e buscar novos. Um mundo em transformação digital exige sempre novos conhecimentos. Como diz Alvin Tofler, “o analfabeto do século XXI não será aquele que não consegue ler e escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender”. A urgência disso??? PRA ONTEM!!!
Qual o conselho que você daria para um profissional de liderança para aproveitar as oportunidades do varejo digital? E que outro conselho daria para alguém que ambiciona ocupar uma posição de liderança nesse contexto?
Tanto para quem já é líder, quanto para quem deseja ser, se desenvolva para ser um líder exponencial! Isso significa desenvolver habilidades como:
- Visão: a capacidade de trazer clareza para as pessoas, criando um caminho concreto em meio a tanta incerteza e complexidade;
- Influência: fazer com que pessoas de diferentes áreas e especialidades trabalhem de forma colaborativa em tornos de ideias novas e disruptivas;
- Conexão com as novas tecnologias e tendências: sabe que a tecnologia irá transformar todas as empresas e negócios, busca então criar novas formas de produzir e gerar valor;
- Agilidade: se antecipa e age/reage rapidamente, ajudando seus times a terem pleno entendimento do contexto e realizando as transformações de forma ágil;
- Inconformado (positivo): estar sempre em busca de oportunidades para fazer mais e melhor, desafiando o status quo;
- Catalizador/potencializador: conhecer as forças, os talentos e o propósito de sua equipe. E utilizar todo o potencial de seus talentos de forma plena, em sua capacidade máxima.
- Inspiração: Inspirar as pessoas a ter mais curiosidade. Inspirar a todos a desejarem saber mais e mais sobre um assunto, a fazer as perguntas que precisam ser feitas e que ninguém faz. Um líder que apresenta cenários futuros que intriga e faz refletir.
- Paixão: ser apaixonado pelo que faz traz significado imediato para o trabalho e faz com que a sua energia e do seu time mantenham-se elevados mesmo com grandes obstáculos e em momentos difíceis.
- Propósito: tenha um propósito claro e seja coerente, atuando de acordo com ele. Um propósito que une paixão, missão, profissão e vocação em busca de contribuir e fazer a diferença para o mundo, para as pessoas, deixando assim um legado!