Como resposta coletiva à pandemia do novo coronavírus, tivemos que nos adaptar em pouquíssimo tempo a uma mudanças significativas em nosso dia a dia. O simples ato de sair para comprar itens básicos, como alimentos e remédios, se tornou um desafio e motivo de preocupação para todos nós devido às medidas de isolamento social. Em muitos casos, temos recorrido a compras em ambiente online, até mesmo de produtos que até então não consumíamos pela Internet ou por aplicativos com tanta regularidade — a compra do supermercado por esses meios, por exemplo, é uma novidade para muita gente.

Tais mudanças em hábitos tão corriqueiros dos consumidores vêm atingindo em cheio o varejo e o mercado de consumo em geral. Os efeitos a médio e longo prazo para o setor ainda não são suficientemente claros; no entanto, já é possível observar, desde já, o quanto empresas que já vinham se utilizando da tecnologia e das possibilidades da transformação digital têm conseguido lidar com o atual momento de crise de forma mais inventiva e segura.

Neste artigo, vamos compartilhar alguns motivos para você começar e não parar de investir em soluções tecnológicas para o seu negócio. Vamos lá?

1) Expansão da rede de clientes para além da sua localidade

Se você tem um negócio em seu bairro de residência há muitos anos, é bem provável que já tenha conquistado uma boa clientela fixa, que não abre mão dos produtos e/ou serviços que você oferece. Nada impede, porém, que você expanda sua área de atuação para bairros mais distantes da sua localidade — dependendo do nicho de varejo, até mesmo para outras cidades e regiões, por que não? Ampliar o alcance do seu negócio, por meio da inserção em meios digitais, pode ser um passo importante para o crescimento das suas vendas e a diversificação de seu público consumidor.

2) Diversificação de seus canais de venda

Nas últimas décadas, com a ampliação do acesso da população mundial à Internet e o uso em escala global dos celulares e smartphones, a adesão a canais de compra online também se ampliou para um público bastante variado. Independentemente de faixa etária, classe social ou gênero, muitas pessoas vêm escolhendo, como opção prioritária, o consumo por meio de sites, redes sociais e apps, mesmo de itens mais básicos como roupas, cosméticos e alimentos. Mesmo que, em alguns casos, haja a necessidade da presença física para a efetivação da compra ou retirada do produto, investir na diversificação de seus canais de venda é uma escolha acertada para conquistar mais clientes e aprimorar a experiência de consumo dos diferentes perfis de comprador.


3) Desenvolvimento de estratégias de vendas mais sólidas e estudo do comportamento dos clientes

Já vimos que diversificar seus canais de venda é um passo importante para você inovar seu negócio e atrair mais clientes. Mas você pode aproveitar ainda mais todo o potencial da tecnologia para personalizar a relação com cada um deles. Como? Por meio da análise de dados gerados no caminho que o consumidor percorre em seu website ou app, você pode entender com mais clareza de que forma pode oferecer serviços e produtos que correspondam mais diretamente às intenções de compra de cada perfil de cliente.

4) Comodidade dos clientes e agilidade nos processos de compra

No atual contexto de pandemia a necessidade de permanência dentro de nossas casas fez com que mesmo aqueles que não tinham o hábito de consumo online se adaptassem a essa nova modalidade. Oferecer a possibilidade de o comprador adquirir seu produto ou serviço remotamente, sem que ele tenha que se deslocar até o seu estabelecimento, é uma solução fundamental em tempos de COVID-19 — e, também, sob quaisquer circunstâncias, atende à crescente demanda de praticidade e agilidade do cliente nos processos de aquisição daquilo que ele deseja.

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