Pós-graduação Certificate
Digital Retail Business
Varejo e Mercado de
Consumo na Era Digital
Início: 08/03/2023
Carga horária: 360h
Dias: Aulas síncronas 2 vezes por mês
EaD ao Vivo e Flexível
Supere seus desafios.
Uma pós-graduação conectada com a nova Era Digital, que vai transformar você em um profissional diferenciado.
Para você que está buscando
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No E-Networking (denominação da FIA), os alunos realizarão encontros com a presença de facilitadores do LABFIN.PROVAR – FIA, para a discussão de assuntos e dilemas relacionados às disciplinas do curso, além da apresentação de projetos, demandas e ofertas de trabalho entre os alunos do curso.
Digital Retail Business
APLICATIVOS DE INTERAÇÃO
CURADORIA
GAME BASED LEARNING
PODCAST
Matriz Curricular
Era Digital: Transformação e Cultura Digital no Varejo
- Era Digital, do que se trata e como tem impactado a vida das pessoas e dos negócios.
- O que é a transformação digital e os desafios das empresas de varejo tradicionais para se adaptarem ao mundo digital.
- As etapas do processo de transformação digital.
- Os desafios para implementar a transformação digital e como superá-los.
- O papel da liderança garantindo o entendimento e o engajamento neste processo.
- Cultura Organizacional e Cultura digital.
- A importância da cultura no processo de transformação digital e como implementar.
- Desenvolvendo a cultura aberta para inovações.
- A cultura como elemento fundamental para integrar lojas físicas e digitais com experiências online e off-line.
Liderança e Gestão na Era Digital
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Construção de confiança e colaboração, mobilização e engajamento através da influência e comunicação.
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Liderança Antifrágil – o líder que se fortalece, melhora e se fortalece com os impactos das constantes mudanças.
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Líder Exponencial – capaz de atuar no mundo de rápidas mudanças, que constrói um futuro inclusivo, equitativo, positivo e abundante. Com as habilidades necessárias para atuar em organizações exponenciais.
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Gestão 4.0 - lean management, gerenciamento de squads (projetos multidisciplinares), utilização do framework OKR, metodologias ágeis – Scrum, Sprint, Kanban.
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Gerenciamento de processos de mudança e inovação.
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Fomento e gestão da inovação utilizando a inteligência coletiva e técnicas de cocriação. Integração de “silos”.
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Aplicação dos conceitos de Business Intelligence na tomada de decisão baseada em dados (DDDM). Cadeia de Valor Digital. Análise Exploratória de Dados.
Estratégia Empresarial
- Por que estudar estratégia?
- Estratégia e decisão: aspectos racionais e comportamentais.
- Estratégia e visão sistêmica (tool kit).
- Estratégia aplicada em diferentes contextos.
- Discussão sobre modelos de negócios.
- Reflexões sobre estratégia, cultura e perfil das lideranças.
- Executando, monitorando e ajustando estratégias.
- Discussões sobre tendências e futuro.
Marketing no Varejo Digital
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E-business conceitos e plataformas e os modelos de negócio.
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Gestão de ações on-line de marketing e vendas no varejo.
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Barreiras de crescimento dos canais de vendas.
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Tendências em Comunicação e Marketing Digitais.
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Consumidor no centro e o Omnichannel – “Drive to Customer on Centric".
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A definição e formatação ideal de sites, plataformas e aplicativos.
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Digital Trade Marketing X Trade Marketing.
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Como minimizar o número de desistências no ponto de venda físico e nas lojas online.
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Como avaliar a experiência no ambiente online.
Inovação no varejo
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Conceito de inovação - Inovação X Criatividade.
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O tripé da inovação – Desejabilidade, Praticabilidade e Viabilidade.
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Fatores determinantes para inovação.
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Tipos de inovação: Exploratória, Incremental e Disruptiva ou Radical.
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Capacidades para inovação: Abrasão criativa, Agilidade criativa, Resolução criativa.
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Desafios para implementar a inovação.
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Ferramentas para geração de ideias para uso no dia a dia.
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Design Thinking: de onde surgiu e o entendimento da abordagem para inovação.
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Etapas do processo de Design thinking.
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Aplicação prática da abordagem Design thinking.
Negociação e Vendas na Era Digital
- Como negociar na era da informação.
- Como a tecnologia pode impactar a arte da negociação.
- O processo contínuo de negociações e renegociações internas.
- Negociação ágil.
- O novo papel do vendedor nas lojas físicas - modelo de venda assistida.
- Etapas do processo de vendas na era digital.
- Como potencializar as vendas na era digital.
- Streaming Selling: venda ao vivo, a nova tendência do varejo.
- Boas práticas de um vendedor digital.
- Sales enablement (onde produtos e proposta de valor devem responder prontamente às modificações da demanda do cliente).
- Metodologia ágeis em vendas (Agile Onboarding).
Tecnologias digitais na Gestão de Negócios de Varejo
- Cadeia de Valor Digital.
- Conceitos básicos relacionados a IoT (Internet das Coisas), Big Data, Inteligência Artificial, ChatBox, Machine Learning, Blockchain, Nuvem: Armazenamento de dados.
- Aplicações Web Tradicionais vs. Apps.
- Transformação nos setores tradicionais: Casos de utilização da tecnologia por grandes empresas de varejo. Introdução ao IoT.
- Introdução a Big Data Analytics e Inteligência Artificial: contexto atual, principais desafios, tipos de aplicação.
- Aplicação da Cadeia de Valor Digital no varejo.
- Os benefícios da utilização de tecnologias digitais.
- A importância da integração das tecnologias por meio de um sistema de gestão.
Operação Digital com Excelência no Varejo
- A TI da era digital e seu papel estratégico nas organizações.
- O modelo de atuação integrado com outras áreas (squads).
- Administrando e modernizando o legado tecnológico.
- Conceitos básicos de logística e de cadeia de suprimentos.
- Integração da cadeia de suprimento e planejamento da “rede” (network design). Materialização da cadeia de valor, considerando os modelos de negócios digitais.
- Como fazer o RH ser digital.
- As práticas de RH no mundo digital – como ficam a avaliação de desempenho, a meritocracia, o processo seletivo, a integração e a demissão.
- Tecnologias que estão ajudando o RH a inovar seus processos.
- Aquisição e retenção de talentos e lideranças na era digital.
Experiência Digital do Cliente no Varejo
- O que é Customer Centricity.
- Conceito de Jornada do Consumidor: princípios e abordagens.
- Mapeando a Jornada do Consumidor: elementos & keypoints. Customer personas creation. Empathy mapping. Casos e melhores práticas de empresas que são centradas no cliente.
- Design - construção de experiências com base na profunda compreensão do cliente.
- Capacitação dos colaboradores com recursos necessários para proporcionar as experiências certas.
- NPS: Net Promoter Score – medição, quantificação da qualidade das experiências.
- Omnichannel. Do que se trata e como implementar.
- Casos e exemplos da aplicação do omnichannel, integrando lojas físicas, e-commerces e consumidores.
Empreendedorismo Digital no Varejo
- O que é um ecossistema empreendedor.
- Como diagnosticar o nível de maturidade de um ecossistema.
- Do que se trata o intraempreendedorismo - 04 formas de intraempreendedorismo.
- Startup de varejo. Exemplos e cases.
- O impacto das startups e da tecnologia no varejo. O futuro do varejo passa pelas startups.
- Business Model Canvas. Canvas User Board (Persona, Mapa de influência, Mapa de empatia, Jornada do cliente), Canvas proposta de valor.
- Como atrair investidores.
- Técnicas de Pitching.
Finanças na era digital
- Redefinindo o departamento financeiro no contexto digital.
- Como a aquisição digital permite que o processo de compra atinja o nível de eficácia esperado.
- Criação de valor para os investidores na era digital.
- Gestão de indicadores financeiros - quais as mudanças nas métricas e parâmetros das empresas.
- Novos produtos financeiros e decisões de investimento, financiamento e proteção (hedge).
- A utilização atual das criptomoedas, suas restrições e regulamentação.
- A criação de criptomoedas por empresas e governos.
- A utilização dos novos meios de pagamento.
- Criação de moedas por empresas financeiras e não financeiras.
- A inserção das criptomoedas nos modelos de negócios das empresas.
Simulação Empresarial aplicada aos Negócios
- Simulação de gestão empresarial em um mercado simulado.
- Tomada de decisões estratégicas e operacionais visando a aplicação dos principais conceitos de administração geral.
- Administração de vendas e precificação.
- Administração financeira orçamentária.
- Administração de RH e sua gestão com uma avaliação imediata dos impactos nos resultados das empresas simuladas.
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Telefônico: de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h.
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Av. Paulista, 302 – 4o. andar – Bela Vista – ao lado do Metrô Brigadeiro