O profissional que atua em uma boa gestão de custos, garante maior precisão quanto à lucratividade do negócio e se destaca ao oferecer maior segurança e mais sucesso à empresa.
Todo empresário que atua no comércio varejista almeja maximizar os lucros e reduzir os gastos. Ele também pretende ter mais dinheiro para realizar investimentos e estancar desperdícios. Esses objetivos estão diretamente relacionados à gestão de custos.
Por meio dessa estratégia de gerenciamento, o empresário consegue criar um banco de informações sobre o rendimento e o desempenho de diversas atividades da empresa. Ainda, consegue elaborar parâmetros para auxiliar no controle, planejamento e desenvolvimento das operações.
Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Acompanhe este texto e descubra o que de fato é a gestão de custos, quais seus benefícios, como detalhar os gastos e as melhores práticas para alcançar excelência nessa prática. Confira!
Maior valor agregado
De forma geral, são conhecidos como custos todos os tipos de investimentos que uma empresa realiza para o seu bom funcionamento. Isso envolve os gastos para criação de um produto, os insumos, o consumo de energia elétrica e os encargos com a mão de obra, por exemplo.
Portanto, a gestão de custos é uma ferramenta estratégica que reúne e administra esses valores. Por meio dela, é possível criar um banco de dados com informações importantes que permitem o conhecimento sobre os gastos da empresa, e em consequência disso, enxergar qual é a margem de lucro.
Sob um ponto de vista mais aprofundado, a gestão de custos permite um detalhamento das despesas, o que possibilita aos gestores criar uma estratégia de precificação. Isso quer dizer que o empresário consegue ter informações ricas para identificar quais produtos têm maior valor agregado.
Além disso, utilizando dos mesmos dados é possível verificar quais produtos podem ser vendidos mais baratos, isto é, que precisam compensar em volume de vendas.
Benefícios em cenários de crise
A gestão de custos é eficiente para diversos cenários econômicos, principalmente em momentos de crise econômica.
Reduzir gastos pode garantir a vitalidade da empresa. Em contextos mais positivos economicamente, a redução de gastos colabora para aumentar a receita.
A seguir, conheça mais benefícios da gestão de custos.
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Redução dos riscos do negócio
Segundo pesquisas de mercado, uma a cada quatro empresas fecha antes de completar dois anos de atividade no mercado.
O que justifica a grande parte do insucesso dessas empresas é a falta de uma política de gestão de custos. Isso acontece por falta de experiência e informações para gerir o negócio e/ou por não ter uma visão a longo prazo.
Com uma gestão de custos bem feita, é possível fazer a empresa ter sucesso não apenas nos primeiros anos de vida.
Isso porque esse tipo de gestão garante maior precisão quanto à lucratividade do negócio e com isso fornece maior segurança.
Essa estratégia permite fazer com que o empresário não fique deslumbrado com o alto faturamento e esqueça de detalhar os gastos. Afinal, nem sempre altos lucros representam um negócio seguro e saudável.
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Precificação eficiente e redução da concorrência
O consumidor tende a comprar aquele produto que está com um bom preço, e isso geralmente quer dizer preços mais baixos. Para garantir a clientela em alta, o mercado varejista apresenta uma concorrência elevada.
A fim de combater essa competitividade, o empresário tem que ter atenção aos gastos variáveis. Por exemplo, ele deve reduzir os custos com mão de obra e insumos para oferecer produtos mais competitivos.
Nesse sentido, a gestão de custos pode ajudar nesse processo. Ela vai garantir uma precificação mais eficiente, evitando que a empresa ofereça preços que o consumidor não pode arcar e ao mesmo tempo manter o faturamento desejado.
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Redução de desperdício
Poucos empresários sabem disso, mas o desperdício é um dos grandes causadores de gastos em uma empresa.
Seja por conta de um vazamento de água que aumenta as contas fixas ou por excesso de produto jogado fora, o qual eleva os custos de produção.
Saber identificar os desperdício o quanto antes ajuda a reduzir gastos.
Nesse contexto, a gestão de custos é extremamente importante. Ela permite que a empresa faça o pente fino e descubra onde há problemas.
Como resultado disso, o empresário consegue estancar desperdícios e realizar compras mais enxutas.
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Aumento da margem de lucro
O preço final de um produto ou serviço é na verdade um efeito cascata oriundo de outros elementos.
Por exemplo, quando se elimina as despesas desnecessárias, é possível ter lucros mais consistentes. Ou quando trabalha-se com um fornecedor que oferece insumos mais baixos, a margem de lucro pode ser otimizada.
A gestão de custos pode de fato ajudar o empresário a visualizar os elementos que impactam na lucratividade.
Assim, torna-se mais fácil ofertar no mercado produtos e serviços mais competitivos, com um margem de lucro significativa e muitas vezes sem necessitar ampliar as vendas para alcançar o resultado desejado.
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Aumento da satisfação do público
Por meio de uma gestão de custos realizada de maneira adequada, é possível identificar os itens que fazem mais sucesso financeiramente.
Ou seja, aqueles serviços ou produtos que tem o melhor custo-benefício para empresa e apresentam alta demanda por conta dos consumidores.
Como efeito disso, a tendência é que o cliente tenha acesso àquele serviço ou produto de sua preferência a um preço bastante acessível.
Para a empresa, essa tendência aumenta a saída e o valor agregado dos seus produtos e serviços.
Detalhamento dos custos da empresa
A gestão de cursos envolve a etapa de detalhamento dos custos de todo o negócio. Esse processo pode iniciar a partir da determinação das despesas fixas e variáveis.
As despesas fixas se referem àqueles gastos que não têm relação direta com o curso dos produtos. Por exemplo, mesmo que você consiga vender uma ou cem unidades, os gastos fixos não sofrem alterações.
Outra maneira de identificar as despesas fixas é que elas não sofrem oscilação de um mês para o outro. São exemplos de despesas fixas o aluguel do estabelecimento, as contas de água e energia elétrica, e os encargos trabalhistas.
Já as despesas variáveis sofrem impacto de acordo com a demanda durante a produção ou a disponibilização dos serviços. São exemplos das despesas variáveis as horas extras de funcionários, manutenções emergenciais e impostos.
Saber a diferença dessas duas modalidades de custos ajuda a você fazer o detalhamento.
Em tempo, hoje em dia, é possível encontrar softwares que ajudam a recolher esses dados e separá-los de acordo com a natureza deles.
Sendo assim, mantenha o registro atualizado de todos os gastos, depois reúna a equipe para descobrir o que pode ser utilizado ou cortado.
Melhores práticas
Todo processo de gestão, embora seja pensado inicialmente de forma abstrata, somente se dá bem na prática.
Adotando atitudes diárias e sistematizadas, vai ser possível ter excelência na execução de um política de gestão de custos.
A seguir, conheça as melhores práticas.
1 – Comece por um bom planejamento
Antes de tomar qualquer atitude na redução de custos, é preciso reconhecer se realmente as despesas a serem sacrificadas não vão impactar na geração de receitas.
Em outras palavras, será que a empresa não está cortando investimentos achando que está economizando?
É preciso ficar atento a esse detalhe e não se esbaldar em um comportamento geral de corte de gastos. Por exemplo, muitos empresários adotam metas de redução de custos baseada numa percentagem fixa – e muita vezes fictícia – para todos os departamentos.
Estão embutidos nessa prática vários riscos, como por exemplo, punindo departamentos que já são enxutos e que trazem resultados importantes para a empresa.
2 – Realize auditoria de despesas em todos os setores
A auditoria é um procedimento bastante eficiente no funcionamento e aperfeiçoamento da gestão de custos da empresa.
Ela apresenta critérios bastante rigorosos para identificar o descontrole nas finanças. Por conta disso, a auditoria geralmente é executada por profissionais de vasto conhecimento técnico e que não tenha uma relação direta com a empresa.
Dessa forma, esses profissionais conseguem identificar os processos que geram ineficiência e prejuízo à empresa. Para que seja bastante eficiente, a auditoria deve ser realizada em todos os setores da empresa, não apenas no setor de vendas.
Os departamentos de marketing, logística e também de atendimento ao cliente devem passar por uma análise completa e atenta.
3 – Faça o monitoramento dos gastos com frequência
Uma empresa que não costuma monitorar os gastos com frequência, acaba tendo descontrole em relação aos seus custos. Além disso, ela pode estar fugindo das responsabilidades legais e trabalhistas ao não manter as contas em dia.
Para fugir desse cenário, é importante ter todos os gatos do negócio registrados frequentemente. Isso quer dizer que até mesmo aquele simples lanche que foi pago para a equipe de vendas deve ser anotado.
Isso porque as pequenas despesas operacionais podem representar um valor significativo no final do mês.
E quando esses e outros gastos são registrados, o empresário entende melhor sobre as finanças da empresa, cortando gastos não essenciais.
4 – Realize o controle de estoque
Quando um produto tem alta demanda no mercado, mas a empresa tem baixo estoque, isso pode significar perda de oportunidade para vender.
No caso contrário, onde há um excesso de produtos no estoque e baixa demanda no mercado, isso pode gerar prejuízo para a empresa.
Nessas duas situações fica visível a necessidade de investir em controle de estoque. Por meio desse procedimento, é possível manter o estoque equilibrado e adequar a demanda dos clientes.
Assim fica mais fácil de trabalhar em função do consumo e evitar o excesso de produtos ou a falta desses.
5 – Negocie com os fornecedores
Uma empresa que trabalha no setor de varejo deve estar extremamente sintonizada com seus fornecedores. Não apenas para evitar falta de suprimentos, mas também para conseguir outras vantagens.
Por exemplo, uma empresa que tem um bom relacionamento com seus fornecedores consegue obter descontos dos insumos.
Outra vantagem é a possibilidade de negociar a troca de produtos que estão obsoletos ou até mesmo obter um reabastecimento personalizado.
Por esses e outros motivos, procure ter uma comunicação efetiva com seus fornecedores. Trabalhe com eles de forma conjunta e amigável.
6 – Fique de olho nos gastos com transporte
Com o crescimento do e-commerce, o setor de transporte das empresas ganhou maior destaque nos últimos anos.
Sendo assim, o varejo deve ficar cada vez mais atento às despesas nesse setor, em especial para as atividades de transporte de cargas.
Portanto, é importante realizar uma gestão de custos eficiente também nesse ramo. Por exemplo, é interessante avaliar os custos com frete e a qualidade da transportadora.
Também vale a pena observar o tipo de transporte de carga onde serão levadas as suas mercadorias. Por exemplo, a carga fracionada, ou seja, os produtos são transportados juntamente com os de outras empresas, faz cair o valor do frete. No entanto, nessa modalidade a entrega do produto pode ser mais demorada.
Já no caso da modalidade de carga completa, isto é, o transporte das suas mercadorias é feito de forma exclusiva, o valor do frete é mais caro. No entanto, a entrega pode ser muito mais rápida e a integridade das mercadorias pode ser mais elevada.
É importante considerar essas modalidades de transporte e observar quais estão de acordo com os valores e objetivos da empresa.
Colocando na ponta do lápis todos os gastos com transporte, será possível economizar e rever alguns gastos relacionados à ele.
7 – Faça automação da gestão de custos
Hoje em dia a tecnologia é uma grande aliada e a empresa pode investir em um bom software de gestão de custos que consiga elencar em módulos os departamentos da empresa.
Aparentemente o gasto com software pode ser elevado inicialmente. Mas, mais tarde esse valor é recompensado quanto ao retorno positivo em relação à gestão eficiente dos custos.
8 – Busque ajuda de uma assessoria empresarial
Por mais que o empresário tenha disposição e conhecimento à respeito da gestão da empresa, é sempre importante buscar ajuda de profissionais qualificados. Afinal, sempre existirão processos e detalhes que merecem a análise de um especialista.
Esse é o momento de buscar uma assessoria empresarial. Ela pode auxiliar a empresa a reduzir a carga tributária do negócio de uma forma pautada na legislação, sem criar problemas com o Fisco. Dessa forma, é possível reduzir os custos e melhorar a gestão da empresa como um todo.
É importante destacar que diminuir os custos no varejo nem sempre é uma tarefa fácil. Será preciso utilizar essa estratégia diariamente, além de buscar novos conhecimentos para subsidiá-la.
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Fonte: Redação FIA – LABFIN.PROVAR