Dê o próximo passo na sua carreira!

MBA Gestão de Negócios: 
Inteligência de Mercado

Turma: AV. PAULISTA

Início das aulas: 27/04/2020

Local: Av. Paulista, 302

Turma: VILA OLIMPIA

Início das aulas: 20/05/2020

Local: Av. Dr. Cardoso de Melo, 1491

Como medida de proteção contra a atual situação do COVID-19 (coronavírus), informamos que temporariamente, as aulas presenciais serão transmitidas ONLINE e assim que possível, retomadas presencialmente.

Matricule-se agora e receba acesso GRATUITO ao nosso portifólio de cursos EaD.

O Curso

O propósito do MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado é aperfeiçoar duas competências centrais nos gestores de dados e informações: a competência de gestão sistêmica do negócio e a competência de transformação de dados e informações em conhecimento e inteligência, por meio de análise e comunicação adequada das recomendações resultantes às diversas áreas do negócio.

Para aperfeiçoar a competência de gestão sistêmica do negócio, é preciso explorar os diferentes pontos de vista sob os quais uma organização é administrada, representados pelas seguintes áreas da gestão: Estratégia, Gestão de Pessoas, Finanças, Operações e Marketing.

Já para aperfeiçoar a competência de transformação de dados e informações em conhecimento e inteligência, é preciso tanto aprofundar as etapas do ciclo de IM e expandir o portfólio de análises que os profissionais podem usar quanto compreender o que influencia o processo de decisão: para que o gestor de inteligência de mercado tenha suas recomendações ouvidas, ele precisa entender como funciona a tomada de decisão de seu interlocutor e facilitar esse processo, fornecendo-lhe o que é preciso para decidir e na forma mais adequada.

O MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS: INTELIGÊNCIA DE MERCADO FIA caracteriza-se pela seriedade na atenção ao desenvolvimento do aluno, profissional que deseja elevar sua competência tanto na gestão de negócios quanto em questões referentes a inteligência de mercado.

Diferenciais do curso

Este MBA é o único que aborda conjuntamente Gestão de Negócios e Inteligência de Mercado no Brasil, criado por professores da FEA USP, os fundadores da FIA. Sua primeira turma se iniciou em 2016 e, de lá para cá, vem sendo constantemente aperfeiçoado para atender às exigências do mercado de trabalho: são feitas pesquisas com alunos, ex-alunos e professores, e há monitoramento dos concorrentes nacionais e de universidades internacionais e consulta às demandas  das empresas sobre os profissionais de inteligência de mercado.

Em sala de aula, o foco é discutir e analisar problemas reais e possíveis soluções, explorando a experiência prática/organizacional dos professores, especialistas no assunto que ministram, e usando metodologias participativas: o objetivo é que a experiência seja repleta de conteúdo relevante e realizada de forma estimulante.

A visão sistêmica fornecida no MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado ajuda os profissionais a lidarem com desafios paradoxais na organização, bem representados pela necessidade de atender ao que os clientes desejam – e assim manter a competitividade – e de obter resultados financeiros sustentáveis ao longo do tempo – ser rentável.

O MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS: INTELIGÊNCIA DE MERCADO, foi desenvolvido pela equipe do LABFIN-PROVAR, em parceria com gestores e profissionais do mercado, com o propósito de ser uma das referências na educação executiva na área.

Objetivos

  • Desenvolver uma visão crítica e sistêmica sobre gestão do negócio e como Inteligência de Mercado pode elevar a qualidade com que essa gestão é realizada.
  • Capacitar os alunos para que desenvolvam suas equipes na execução de todas as etapas do ciclo de Inteligência de Mercado e na realização de análises mais abrangentes e profundas.
  • Aperfeiçoar a forma com que os alunos comunicam suas recomendações de Inteligência de Mercado às diversas áreas da organização, partindo da compreensão dos fatores que influenciam o processo de decisão.

Público-Alvo

  • Analistas sêniores ou gestores que desejam se atualizar em gestão de negócios e se aprofundar em Inteligência de Mercado.
  • Profissionais que trabalham cotidianamente com a análise de dados e têm como principal desafio atribuir significado a tais dados, transformando-os em informações e conhecimento, e, assim, impactar positivamente a tomada de decisão nas empresas.

Metodologia e Desenvolvimento das Aulas

A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Credenciamentos

ANPAD – Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração
FIA – Fundação instituto de Administração
MEC – Ministério da Educação e Cultura.

Investimento

Consulte a secretaria do curso

Coordenadores

Prof. Dr. José Roberto Securato
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP


Corpo docente

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de avaliação

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Frequência

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 75% no total do curso. Somente será permitida a aplicação do regime de atividades domiciliares, conforme regulamentação do MEC, em casos como os de gravidez (licença-maternidade), doenças infectocontagiosas e cirurgias.

Certificação

Será considerado aprovado no curso, o aluno que obtiver simultaneamente: (1) média nos módulos igual ou superior a 7 (sete), (2) atingir frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, (3) ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

Pré-requisitos

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Experiência profissional superior a 5 anos
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
  • Leitura na língua inglesa (recomendável)

Seleção

Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.

O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.

Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

Carga Horária Total

500 horas/aula, divididas da seguinte forma:

  • 400 h – aulas presenciais;
  • 100 h – estudos dirigidos (Ensino a distância – EaD);

Estudos Digiridos

Tratam-se de atividades mandatórias que serão realizadas, a distância, via portal eletrônico, sendo que o aluno será aprovado apenas se obter nota superior ou igual a 7,0 (sete). Os Estudos Dirigidos devem ser cumpridos antes do término das aulas presenciais do programa.

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso é um componente curricular obrigatório nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, conforme regulamentação interna. É exigido para a conclusão e obtenção do certificado final e deve ser elaborado em período e formato especificados ao longo do curso, e entregue na data agendada pelo coordenador, não podendo ultrapassar 90 (noventa) dias após a data da última aula presencial.

Ficará a critério do coordenador estabelecer o processo de apresentação do trabalho e de avaliação desse componente curricular. O aluno reprovado em tal componente poderá requerer matricula como dependência. Para tanto deverá pagar encargos financeiros correspondentes.

Caso o aluno não consiga finalizar o TCC no prazo máximo será considerado reprovado no curso, não fazendo jus ao certificado de conclusão.

Material Didático

Desenvolvido pela equipe técnica responsável. Incluso no programa.

Matriz Curricular MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado

Economia, Estratégia E Métodos Quantitativos
  • Estratégia Empresarial
  • Economia Aplicada e Cenários Econômicos Globais
  • Análise Estatística Aplicada: Descritiva e Bivariada
Gestão Estratégica de Pessoas
  • Aprimorando Soft Skills por Meio do Coaching
  • Gestão do Capital Humano
  • Liderança e Condução de Equipes
Marketing em Inteligência de Mercado
  • Gestão de Marketing e Branding
  • Marketing Digital e Mídias Sociais
  • Neuromarketing
Comparativo Financeiro de Segmentos Empresariais
  • Finanças Corporativas: Cálculo Financeiro e Análise de Investimentos
  • Contabilidade e Análise de Demonstrações Financeiras
  • Inteligência Financeira e Criação de Valor (Análise de Desempenho Empresarial)
Gestão de Operações e Informações
  • Gestão Estratégica de Operações
  • Gestão Estratégica de Informação
Tópicos em Gestão de Negócios
  • Ambiente Legal de Negócios: Direito do Consumidor
  • Inovação
  • Negócios Internacionais
  • Risco Organizacional
Futuro e Inteligência de Mercado
  • O Papel de Inteligência de Mercado nas organizações
  • Futuro
Inteligência de Mercado
  • Inteligência de Mercado
  • Business Intelligence (BI)
  • Introdução ao Big Data Analytics e Inteligência Artificial (IA)
Análise do Mercado: Concorrentes e Clientes
  • Análise do Mercado Concorrencial
  • Pesquisa de Mercado e Sistema de Informação de Marketing
  • Gestão do Relacionamento com Clientes – CRM
Tomada de Decisão e Relacionamentos em Inteligência de Mercado
  • Análise Estatística Aplicada: Multivariada
  • Gestão dos Relacionamentos nos Negócios
  • Técnica de Negociação
  • Gestão de Inteligência de Mercado e Tomada de Decisão
Simulação Empresarial Aplicada aos Negócios
  • Simulação Empresarial Aplicada aos Negócios
SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL – EAD
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa
Empreendedorismo – EAD
  • Empreendedorismo
Governança Corporativa E Ética Empresarial – EAD
  • Governança Corporativa e Ética Empresarial

*A FIA reserva-se ao direito de modificar o conteúdo programático do curso caso seja necessário atualizá-lo, desde que mantendo a carga-horária adquirida pelo participante.

Marketing Estratégico e Inteligência de Mercado

“POR QUE PRECISAMOS DE INFORMAÇÃO?”

Nesta aula a professora demonstra como a Inteligência de Mercado é uma ferramenta estratégica na gestão de uma organização. Ao longo da aula a professora apresenta o que é uma informação relevante para o negócio, impactando nos custos e nas vendas e o que é um ruído, não agregando nada valioso como informação estratégica. Para saber mais sobre o que é informação relevante como diferencial estratégico, acesse a aula.

Atendimento

Telefônico - de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. 
Email - cursoslabfinprovar@fia.com.br

São Paulo - Unidade Paulista

Presencial – de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 12h
Av. Paulista, 302 - 4o. andar - Bela Vista - ao lado do Metrô Brigadeiro

PARCEIRO INSTITUCIONAL

GOWORK

 

FIA - LABFIN.PROVAR:
A primeira escola de negócios
com o coworking integrado.