MBA

Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado

Especialize-se e transforme desafios em oportunidades de negócios

29/04/19 (início)

SOBRE O CURSO

29/04/2019

}

segundas-feiras das 19h00 às 23h00

Station - Centro de Treinamentos - Av. Dr. Cardoso de Melo,1494

A FIA – Fundação Instituto de Administração é uma entidade privada sem fins lucrativos, estabelecida em 1980 por iniciativa de professores do Depto. de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA/USP (Universidade de São Paulo).
Desde o lançamento do 1º curso de MBA, em 1993, mais de 40 mil alunos já foram formados pela FIA. Em 2005 foi declarada como instituição de utilidade pública federal conforme publicação no Diário Oficial da União.
Todos os cursos de MBAs são reconhecidos pelo MEC, bem como têm a sua qualidade certificada pela AMBA – Association of MBAs, entidade sediada em Londres e que reúne as mais conceituadas escolas de negócios do mundo.
O Pós-MBA classificou-se no ranking Educação Executiva da Financial Times 2010, obtendo a 26ª colocação entre 60 escolas do mundo todo e coloca a FIA entre as primeiras escolas brasileiras classificadas nesse prestigioso ranking, na categoria “Cursos Abertos de Educação Executiva”.
O MBAs FIA caracterizam-se pela seriedade do seu desenvolvimento, a exigência da presença dos alunos às aulas e a assiduidade dos alunos aos estudos. Também se caracterizam pela frequente avaliação dos conteúdos das disciplinas e desempenho dos professores de forma a manter a excelência da FIA como uma das melhores Escolas de Negócios do Brasil.
A coordenação do curso estará a cargo dos professores Dr. José Roberto Securato e Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo.

Diferenciais

Com o aumento da competitividade entre as empresas cresce a necessidade de antecipar os movimentos dos concorrentes, compreender as necessidades dos clientes, desenvolver a Inteligência de Mercado sobre os movimentos financeiros e econômicos, além de engajar, preparar e apontar a direção para que as equipes alcancem resultados esperados.
O MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS E INTELIGÊNCIA DE MERCADO, foi desenvolvido pela equipe do LABFIN-PROVAR, em parceria com gestores e profissionais do mercado, com o propósito de ser uma das referências na educação executiva na área.
O principal diferencial do curso é apresentar aos alunos uma visão de Inteligência de Mercado ampliada para a organização de maneira sistêmica.

Objetivos

  • Capacitar os alunos a tomar decisões em ambientes de alta competitividade, com o uso de modernas ferramentas nas diversas disciplinas abordadas no curso;
  • Desenvolver uma visão crítica do Processo de Inteligência de Mercado, expandindo as possibilidades de compreensão das soluções para os problemas relacionados a informações e gestão;
  • Compreender a relatividade das áreas de conhecimento, fazendo com que a visão da solução de um problema ou da solução relacionada à Inteligência de Mercado seja abrangente e complexa, fugindo de uma solução simplista e óbvia;
  • Aprimorar os conhecimentos e habilidades relacionadas à Inteligência de Mercado nas Organizações;
  • Ser um laboratório para a troca de experiências entre as teorias e as práticas de Inteligência de Mercado.

Perfil do Aluno

  • Profissionais graduados em todas as áreas, interessados em se especializar em gestão de negócios e aprofundar seus conhecimentos de Inteligência de Mercado.
  • Profissionais que queiram desenvolver competências específicas para condução de processos de Inteligência nas empresas, que demandam sólidos conhecimentos de economia, finanças, gestão do capital humano e de inteligência nos negócios.

Metodologia

A metodologia do curso terá por base aulas expositivas com apoio de recursos audiovisuais e material de ensino auxiliar. Serão utilizados recursos didáticos que facilitem o processo de aprendizagem do grupo, com estudo de casos, conceituação e capacitação teórica, dinâmica de grupo e exercícios em grupo e individuais. O emprego de múltiplas abordagens e técnicas de ensino contribui decisivamente para a fixação de conceitos e aquisição de habilidades.

Investimento

Consulte a secretaria do curso

Alguma Dúvida?

Entre em contato com os nossos consultores da Pós-graduação

LIGUE (11) 3894-5004

Segunda à sexta, das 9h às 19h

conteúdo programátic0

Carga Horária Total

500 horas/aula, divididas da seguinte forma:

  • 400 hrs – Aula;
  • 100 hrs – Estudos Dirigidos.

Disciplina on-line

A disciplina on-line compreende 100 horas/aula de atividades didático-pedagógicas que serão desenvolvidas à distância. Os alunos receberão via portal um conjunto de atividades relacionadas aos seguintes tópicos:

  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social;
  • Governança Corporativa e Ética Empresarial;
  • Empreendendorismo

Para cada um desses tópicos, os alunos terão que desenvolver uma atividade via portal, sendo que o aluno será aprovado nessa disciplina apenas se obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das atividades. Este requisito deve ser cumprido antes do término das aulas presenciais do programa.

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso é um componente curricular obrigatório nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, conforme regulamentação interna. É exigido para a conclusão do curso e obtenção do certificado de conclusão. Deve ser elaborado no decorrer do curso de acordo com o especificado no Projeto Pedagógico do curso e entregue na data agendada pelo coordenador do curso, não podendo ultrapassar 90 (noventa) dias após a data de término do curso.

Ficará a critério do coordenador do curso estabelecer o processo de apresentação do trabalho e avaliação deste componente curricular. O aluno reprovado neste componente curricular poderá requerer matricula como dependência. Para tanto deverá pagar encargos financeiros correspondentes.

Se interromper o estudo (cancelar ou abandonar), ainda que faltando apenas a conclusão do TCC, o aluno ao solicitar o retorno ao curso, terá sua solicitação avaliada pelo coordenador do curso que o orientará a respeito das condições de retorno ao curso.

Caso o aluno não consiga finalizar o TCC no prazo máximo será considerado reprovado no curso, não fazendo jus ao certificado de conclusão.

Matriz Curricular

Estratégia Empresarial, Cenários Econ. e Métodos Quantit. - 52hs
  • Estratégia Empresarial
  • Economia Aplicada e Cenários Econômicos Globais
  • Estatística Aplicada
Gestão Estratégica de Pessoas - 28hs
  • Gestão de Pessoas e Liderança Contemporânea
Gest. do Conhec. e dos Relacionamentos em Int. de Mercado - 24hs
  • Gestão do Conhecimento e dos Relacionamentos
Comparativo Financeiro de Segmentos Empresariais - 52hs
  • Finanças Corporativas: Cálculo Financeiro e Análise de Investimentos
  • Contabilidade e Análise de Demonstrações Financeiras
  • Inteligência Financeira e Criação de Valor (Análise de Desempenho Empresarial)
Gestão de Operações e Informações - 20hs
  • Gestão Estratégica de Operações e Informações
Tópicos em Gestão de Negócios - 20hs
  • Ambiente Legal de Negócios: Direito do Consumidor
  • Inovação
  • Negócios Internacionais
  • Aprimoramento Soft Skills baseado no coaching
Inteligência de Mercado - 40hs
  • Inteligência de Mercado
  • Business Inteligence (BI)
Inteligência de Mercado em Mídias Sociais - 32hs
  • Marketing Estratégico
  • Marketing Digital e Mídias Sociais
Inteligência de Mercado em Tendências de Consumo - 32hs

 

  • Geomarketing
  • Tendências de Comportamento e Consumo
Análise do Mercado Concorrencial por Segmento - 44hs
  • Análise do Mercado Concorrencial
  • Pesquisa de Mercado e Riscos
Simulação Empresarial aplicada aos Negócios - 56hs
  • Simulação Empresarial aplicada aos Negócios
Estudos Dirigidos - 100hs
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social (EaD)
  • Empreendedorismo (EaD)
  • Governança Corporativa e Ética Empresarial (EaD)

Informações gerais

Coordenadores

Prof. Dr. Jose Roberto Ferreira Savoia
Professor Associado da FEA-USP.

Sistema de avaliação

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita, além de trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada da mesma será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõe e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Certificação

Será considerado aprovado no curso, o aluno que obtiver simultaneamente: (1) média final igual ou superior a 7 (sete), (2) atingir frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, (3) ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/4/2018, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

 

Processo Seletivo

Pré-requisitos

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC;
  • Experiência profissional relevante superior a 5 anos;
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse;
  • Leitura na língua inglesa.

Seleção

Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma analise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.

O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.

Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

 

Atendimento

São Paulo - Unidade Paulista

Presencial – de segunda a sexta feira, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 17h
Av. Paulista, 302 - 4o. andar - Bela Vista - ao lado do Metrô Brigadeiro

(11) 3894-5004

Telefônico - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. 
Email - cursoslabfinprovar@fia.com.br