MBA
Gestão de Negócios:
Inteligência de Mercado
Curso no formato LIVE +
EaD 100% ao vivo com opção presencial
Início: 22/04/2024
Carga horária: 500h
Dias: Semanalmente às segundas das 19:00 às 23:00 Semanalmente às terças das 19:00 às 23:00
Local: EAD AO VIVO (opção presencial às terças-feiras - quinzenalmente -, na Alameda Santos, 1293 - Jardim Paulista)
Amplie seu conhecimento
em inteligência de mercado
O MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado oferece ao profissional a possibilidade de, num mesmo curso, aprimorar suas competências tanto na gestão de negócios quanto em questões referentes à inteligência de mercado.
Abordando os diferentes pontos de vista sob os quais uma organização é administrada, o curso também explora todas as etapas do ciclo de transformação de dados e informações em conhecimento e inteligência.

Um programa que traz as tendências do mercado e prepara para os desafios
1. O QUE O MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS: INTELIGÊNCIA DE MERCADO DO LABFIN.PROVAR – FIA OFERECE A VOCÊ:
Único no Brasil a abordar conjuntamente gestão de negócios e inteligência de mercado no Brasil, o curso foi criado em 2016 e, de lá para cá, vem sendo constantemente aperfeiçoado para atender às exigências do mercado de trabalho.
Em sala de aula, o foco é discutir e analisar problemas reais e possíveis soluções, explorando a experiência prática/organizacional dos professores, especialistas no assunto que ministram, e metodologias participativas.
A visão sistêmica fornecida ajuda os profissionais a lidarem com desafios paradoxais na organização, bem representados pela necessidade de atender ao que os clientes desejam – e, assim, manter a competitividade – e de obter resultados financeiros sustentáveis ao longo do tempo – ser rentável.
2. OBJETIVOS DO PROGRAMA
- Desenvolver uma visão crítica e sistêmica sobre gestão do negócio e como a inteligência de mercado pode elevar a qualidade com que essa gestão é realizada;
- Capacitar os alunos para que desenvolvam suas equipes na execução de todas as etapas do ciclo de inteligência de mercado e na realização de análises mais abrangentes e profundas;
- Aperfeiçoar a forma com que os alunos comunicam suas recomendações de inteligência de mercado às diversas áreas da organização, partindo da compreensão dos fatores que influenciam o processo de decisão.
3. PARA QUEM É DESTINADO?
Analistas sêniores ou gestores que desejam se atualizar em gestão de negócios e se aprofundar em inteligência de mercado; profissionais que trabalham cotidianamente com análise de dados e têm como principal desafio atribuir significado a tais dados, transformando-os em informações e conhecimento, e, assim, impactar positivamente a tomada de decisão nas empresas
4. COMO É O CURSO?
Por meio de aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR (Programa de Administração de Varejo) para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.
Credenciamentos





Matriz Curricular
Economia, Estratégia e Métodos Quantitativos
- Estratégia Empresarial
- Economia Aplicada e Cenários Econômicos Globais
- Análise Estatística Aplicada: Descritiva e Bivariada
Gestão Estratégica de Pessoas
- Aprimorando Soft Skills por Meio do Coaching
- Gestão do Capital Humano
- Liderança e Condução de Equipes
Marketing em Inteligência de Mercado
- Gestão de Marketing e Branding
- Marketing Digital e Mídias Sociais
- Neuromarketing
Comparativo Financeiro de Segmentos Empresariais
- Finanças Corporativas: Cálculo Financeiro e Análise de Investimentos
- Contabilidade e Análise de Demonstrações Financeiras
- Inteligência Financeira e Criação de Valor (Análise de Desempenho Empresarial)
Gestão de Operações e Informações
- Gestão Estratégica de Operações
- Gestão Estratégica de Informação
Tópicos em Gestão de Negócios
- Ambiente Legal de Negócios: Direito do Consumidor
- Inovação
- Negócios Internacionais
- Risco Organizacional
Futuro e Inteligência de Mercado
- O Papel de Inteligência de Mercado nas organizações
- Futuro
Inteligência de Mercado
- Inteligência de Mercado
- Business Intelligence (BI)
- Introdução ao Big Data Analytics e Inteligência Artificial (IA)
Análise do Mercado: Concorrentes e Clientes
- Análise do Mercado Concorrencial
- Pesquisa de Mercado e Sistema de Informação de Marketing
- Gestão do Relacionamento com Clientes – CRM
Tomada de Decisão e Relacionamentos em Inteligência de Mercado
- Análise Estatística Aplicada: Multivariada
- Gestão dos Relacionamentos nos Negócios
- Técnica de Negociação
- Gestão de Inteligência de Mercado e Tomada de Decisão
Simulação Empresarial Aplicada aos Negócios
- Simulação Empresarial Aplicada aos Negócios
Módulos Suplementares
- Sustentabilidade e Responsabilidade Social
- Empreendedorismo
- Governança Corporativa e Ética Empresarial
Benefícios

Mentorias
Ao ingressar no MBA, você tem a oportunidade de participar de sessões individuais de mentoria profissional na Leading.Zone, uma plataforma de desenvolvimento de lideranças.

Lifelong Learning
Ganhe mais conhecimento e continue se aperfeiçoando com disciplinas extras sem custo para fazer após a conclusão do curso. A quantidade de disciplinas e o prazo para realização são de acordo com o programa concluído (Pós ou MBA)*.
Pós: 4 disciplinas em até 2 anos após conclusão, conforme disponibilidade de vagas; MBA: 16 disciplinas em até 4 anos; MBA GN: 9 disciplinas em até 3 anos, sendo até 3 disciplinas por ano.

NETWORKING e PLATAFORMA ALUMNI
Ao ingressar na Pós-graduação ou MBA, você dá um passo à frente no mercado de trabalho. A interação com alunos e professores amplia sua rede de contatos e o ajuda a alcançar novas oportunidades de carreira. A plataforma Alumni facilita ainda mais o networking e a troca de experiências.
A melhor estrutura para seu aprendizado
TCC GAMIFICADO
Na maioria dos programas do Labfin.Provar da FIA Business School, os alunos podem utilizar essa experiência de administrar uma empresa virtual como o seu trabalho de conclusão de curso. Ou seja, é um trabalho que parte de uma experiência verdadeiramente vivencial, que procura deixar marcas concretas de aprendizado, conectando teoria e prática.
Nosso aluno tem de estar preparado para entender claramente como suas decisões se conectam aos resultados dos negócios. Isso exige o aprimoramento de várias competências: pensamento sistêmico e estratégico; raciocínio lógico-quantitativo; capacidade de trabalhar em grupo, entre outros. O fato é que o melhor laboratório em negócios é a própria empresa!
QUAL É A DURAÇÃO DO CURSO?
A carga horária total do curso é de 500 horas/aula, divididas em aulas (400h) e estudos dirigidos (100h – Ensino a distância/EaD)
QUAIS SÃO OS PRÉ-REQUISITOS PARA INGRESSAR NO MBA?
- Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
- Desejável dois anos de experiência profissional relevante
- Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
- Capacidade de leitura na língua inglesa (desejável)
COMO É O PROCESSO DE SELEÇÃO?
O processo seletivo se dá por meio de uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa, que buscará entender as suas expectativas e se elas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso. Ambas as etapas não acarretam nenhum custo ao candidato.
Como o aluno avalia o curso
- Aderência do conteúdo das aulas ao propósito do curso 90%
- Nível de exigência de conhecimentos nas provas 87%
- Nível de exigência do curso 91%
- Satisfação quanto à qualidade das aulas 92%
- Satisfação quanto à qualidade do corpo docente 94%
- Satisfação geral com o curso 93%
Coordenadores e corpo docente
Prof. Dr. José Roberto Securato
Criador e Idealizador do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP
O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.
Sistema de avaliação dos alunos
Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).
Frequência
Certificação obtida
Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).
Destaque-se e construa uma carreira sólida
Você se desenvolve como profissional em uma das melhores escolas de negócios do mundo
com um custo-benefício sem comparação!
Investimento
Investimentos:
De:
30 x
R$
1.402,00
Por:
30x
R$
1.121,39
Pague a vista e economize R$ 2.754,00
Inscreva-se agora
Consulte condições especiais para empresas conveniadas.
Conheça nossas parcerias
Associação ao IBEVAR
O IBEVAR é uma instituição sem fins lucrativos, formada por profissionais ligados ao setor varejista com o objetivo de estabelecer grupos de discussão, relacionamento e conhecimento a respeito deste mercado.
Formação de Brokers
nos Mercados
Programa elaborado para aqueles que desejam atuar no mercado financeiro e obter a certificação PQO, participando de uma experiência única de imersão na B3.
Atendimento
Telefônico - de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h.
Email - [email protected]
FIA - Unidade Alameda Santos
ATENDIMENTO PRESENCIAL
de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 12h
Al. Santos, 1.293 - 2º andar - Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01419-002