MBA
Gestão de Negócios:
Inteligência de Mercado

TEMOS ESSE CURSO NA VERSÃO PRESENCIAL OU 100% LIVE-EaD

Início: 05/09/2022

Carga horária: 500h

Dias: Semanalmente às segundas das 19:00 às 23:00 aos sábados das 08:30 às 17:30

Local: Av. Paulista, 302 - Bela Vista - SP - São Paulo

Amplie seu conhecimento
em inteligência de mercado

O MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado oferece ao profissional a possibilidade de, num mesmo curso, aprimorar suas competências tanto na gestão de negócios quanto em questões referentes à inteligência de mercado.

Abordando os diferentes pontos de vista sob os quais uma organização é administrada, o curso também explora todas as etapas do ciclo de transformação de dados e informações em conhecimento e inteligência.

Um programa que traz as tendências do mercado e prepara para os desafios

1. O QUE O MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS: INTELIGÊNCIA DE MERCADO DO LABFIN.PROVAR – FIA OFERECE A VOCÊ:

Único no Brasil a abordar conjuntamente gestão de negócios e inteligência de mercado no Brasil, o curso foi criado em 2016 e, de lá para cá, vem sendo constantemente aperfeiçoado para atender às exigências do mercado de trabalho.

Em sala de aula, o foco é discutir e analisar problemas reais e possíveis soluções, explorando a experiência prática/organizacional dos professores, especialistas no assunto que ministram, e metodologias participativas.

A visão sistêmica fornecida ajuda os profissionais a lidarem com desafios paradoxais na organização, bem representados pela necessidade de atender ao que os clientes desejam – e, assim, manter a competitividade – e de obter resultados financeiros sustentáveis ao longo do tempo – ser rentável.

2. OBJETIVOS DO PROGRAMA
  • Desenvolver uma visão crítica e sistêmica sobre gestão do negócio e como a inteligência de mercado pode elevar a qualidade com que essa gestão é realizada;
  • Capacitar os alunos para que desenvolvam suas equipes na execução de todas as etapas do ciclo de inteligência de mercado e na realização de análises mais abrangentes e profundas;
  • Aperfeiçoar a forma com que os alunos comunicam suas recomendações de inteligência de mercado às diversas áreas da organização, partindo da compreensão dos fatores que influenciam o processo de decisão.
3. PARA QUEM É DESTINADO?

Analistas sêniores ou gestores que desejam se atualizar em gestão de negócios e se aprofundar em inteligência de mercado; profissionais que trabalham cotidianamente com análise de dados e têm como principal desafio atribuir significado a tais dados, transformando-os em informações e conhecimento, e, assim, impactar positivamente a tomada de decisão nas empresas

4. COMO É O CURSO?

Por meio de aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR (Programa de Administração de Varejo) para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Credenciamentos

Matriz Curricular

Economia, Estratégia e Métodos Quantitativos
  • Estratégia Empresarial
  • Economia Aplicada e Cenários Econômicos Globais
  • Análise Estatística Aplicada: Descritiva e Bivariada
Gestão Estratégica de Pessoas
  • Aprimorando Soft Skills por Meio do Coaching
  • Gestão do Capital Humano
  • Liderança e Condução de Equipes
Marketing em Inteligência de Mercado
  • Gestão de Marketing e Branding
  • Marketing Digital e Mídias Sociais
  • Neuromarketing
Comparativo Financeiro de Segmentos Empresariais
  • Finanças Corporativas: Cálculo Financeiro e Análise de Investimentos
  • Contabilidade e Análise de Demonstrações Financeiras
  • Inteligência Financeira e Criação de Valor (Análise de Desempenho Empresarial)
Gestão de Operações e Informações
  • Gestão Estratégica de Operações
  • Gestão Estratégica de Informação
Tópicos em Gestão de Negócios
  • Ambiente Legal de Negócios: Direito do Consumidor
  • Inovação
  • Negócios Internacionais
  • Risco Organizacional
Futuro e Inteligência de Mercado
  • O Papel de Inteligência de Mercado nas organizações
  • Futuro
Inteligência de Mercado
  • Inteligência de Mercado
  • Business Intelligence (BI)
  • Introdução ao Big Data Analytics e Inteligência Artificial (IA)
Análise do Mercado: Concorrentes e Clientes
  • Análise do Mercado Concorrencial
  • Pesquisa de Mercado e Sistema de Informação de Marketing
  • Gestão do Relacionamento com Clientes – CRM
Tomada de Decisão e Relacionamentos em Inteligência de Mercado
  • Análise Estatística Aplicada: Multivariada
  • Gestão dos Relacionamentos nos Negócios
  • Técnica de Negociação
  • Gestão de Inteligência de Mercado e Tomada de Decisão
Simulação Empresarial Aplicada aos Negócios
  • Simulação Empresarial Aplicada aos Negócios
Módulos Suplementares
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social
  • Empreendedorismo
  • Governança Corporativa e Ética Empresarial

Benefícios

Mentorias

Ao ingressar no MBA com aulas presenciais, você tem a oportunidade de participar de sessões individuais de mentoria profissional na Leading.Zone, uma plataforma de desenvolvimento de lideranças.

Lifelong Learning

Ganhe mais conhecimento e continue se aperfeiçoando com disciplinas extras sem custo para fazer após a conclusão do curso. A quantidade de disciplinas e o prazo para realização são de acordo com o programa concluído (Pós ou MBA)*.

* Exclusivo da modalidade presencial. 
Pós: 4 disciplinas em até 2 anos após conclusão, conforme disponibilidade de vagas; MBA: 16 disciplinas em até 4 anos; MBA GN: 9 disciplinas em até 3 anos, sendo até 3 disciplinas por ano.

NETWORKING e PLATAFORMA ALUMNI

Ao ingressar na Pós-graduação ou MBA, você dá um passo à frente no mercado de trabalho. A interação com alunos e professores amplia sua rede de contatos e o ajuda a alcançar novas oportunidades de carreira. A plataforma Alumni facilita ainda mais o networking e a troca de experiências.

ASSOCIAÇÃOAO IBEVAR

Durante o programa, você se associa de forma gratuita ao Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo. Passa a ter acesso a pesquisas de mercado, conteúdos exclusivos do varejo e mercado de consumo, webinars, descontos em workshops, além da oportunidade de realizar networking com profissionais
da área.

A melhor estrutura para seu aprendizado

QUAL É A DURAÇÃO DO CURSO?

A carga horária total do curso é de 500 horas/aula, divididas em aulas presenciais (400h) e estudos dirigidos (100h – Ensino a distância/EaD)

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, conforme regulamentação interna. É exigido para a conclusão e obtenção do certificado final e deve ser elaborado em período e formato especificados ao longo do curso, e entregue na data agendada pelo coordenador, não podendo ultrapassar 90 (noventa) dias após a data da última aula presencial.

QUAIS SÃO OS PRÉ-REQUISITOS PARA INGRESSAR NO MBA?
  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Desejável dois anos de experiência profissional relevante
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
  • Capacidade de leitura na língua inglesa (desejável)
COMO É O PROCESSO DE SELEÇÃO?

O processo seletivo se dá por meio de uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa, que buscará entender as suas expectativas e se elas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso. Ambas as etapas não acarretam nenhum custo ao candidato.

Como o aluno avalia o curso

  • Aderência do conteúdo das aulas ao propósito do curso 90% 90%
  • Nível de exigência de conhecimentos nas provas 87% 87%
  • Nível de exigência do curso 91% 91%
  • Satisfação quanto à qualidade das aulas 92% 92%
  • Satisfação quanto à qualidade do corpo docente 94% 94%
  • Satisfação geral com o curso 93% 93%

Coordenadores e corpo docente

Prof. Dr. José Roberto Securato

Criador e Idealizador do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo

Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de avaliação dos alunos

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Frequência

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 75% no total do curso. Somente será permitida a aplicação do regime de atividades domiciliares, conforme regulamentação do MEC, em casos como os de gravidez (licença-maternidade), doenças infectocontagiosas e cirurgias.

Certificação obtida

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Destaque-se e construa uma carreira sólida

Você se desenvolve como profissional em uma das melhores escolas de negócios do mundo
com um custo-benefício sem comparação!

Investimento

Presencial

Investimentos:

De: 30 x R$ 1.558,00

Por:
30x   R$ 1.245,99

Pague a vista e economize R$ 3.060,00

*Os valores das parcelas sofrerão reajustes anuais com base na variação do IPCA. Se ocorrer deflação o valor da parcela permanece inalterado.
Consulte condições especiais para empresas conveniadas.

Investimento

100% Live EaD

Investimentos:

De: 30 x R$ 1.246,00

Por:
30x   R$ 996,79

Pague a vista e economize R$ 2.448,00

*Os valores das parcelas sofrerão reajustes anuais com base na variação do IPCA. Se ocorrer deflação o valor da parcela permanece inalterado.
Consulte condições especiais para empresas conveniadas.

Conheça nossas parcerias

pos operador mercado financeiro mba finanças pos moderna pos inteligencia

MBA Gestão de Negócios e Valorização da Empresa

Um curso em formato inovador de ensino à distância, voltado a gestores, líderes e tomadores de decisão com descontos especiais para colaboradores e familiares.

pos operador mercado financeiro mba finanças pos moderna pos inteligencia

Formação de Brokers
nos Mercados

Programa elaborado para aqueles que desejam atuar no mercado financeiro e obter a certificação PQO, participando de uma experiência única de imersão na B3.

pos operador mercado financeiro mba finanças pos moderna pos inteligencia

Cursos gratuitos e pagos de especialização, extensão e MBA

A plataforma disponibiliza cursos para aprimorar conhecimentos e se desenvolver com conteúdos específicos para profissionais da área de Finanças.

pos operador mercado financeiro mba finanças pos moderna pos inteligencia

Associação ao IBEVAR

O IBEVAR é uma instituição sem fins lucrativos, formada por profissionais ligados ao setor varejista com o objetivo de estabelecer grupos de discussão, relacionamento e conhecimento a respeito deste mercado.

Atendimento

Telefônico - de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h.
Email - [email protected]

São Paulo - Unidade Paulista

ATENDIMENTO PRESENCIAL
de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 12h
Av. Paulista, 302 - 4o. andar - Bela Vista - ao lado do Metrô Brigadeiro

 

FUNDACAO INSTITUTO DE ADMINISTRACAO | CNPJ: 44.315.919/0001-40

REDES SOCIAIS:

               

PARCEIRO INSTITUCIONAL

GOWORK

 

FIA - LABFIN.PROVAR:

A primeira escola de negócios com o coworking integrado.