MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado


Coordenadores:

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP.

Prof. Dr. José Roberto Securato
Presidente do Conselho do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP.

FIA e o MBA:

A FIA – Fundação Instituto de Administração é uma entidade privada sem fins lucrativos, estabelecida em 1980 por iniciativa de professores do Depto. de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA/USP (Universidade de São Paulo).

Desde o lançamento do 1º curso de MBA, em 1993, mais de 40 mil alunos já foram formados pela FIA. Em 2005 foi declarada como instituição de utilidade pública federal conforme publicação no Diário Oficial da União.

Todos os cursos de MBAs são reconhecidos pelo MEC, bem como têm a sua qualidade certificada pela AMBA – Association of MBAs, entidade sediada em Londres e que reúne as mais conceituadas escolas de negócios do mundo.

O Pós-MBA classificou-se no ranking Educação Executiva da Financial Times 2010, obtendo a 26ª colocação entre 60 escolas do mundo todo e coloca a FIA entre as primeiras escolas brasileiras classificadas nesse prestigioso ranking, na categoria “Cursos Abertos de Educação Executiva”.

O MBAs FIA caracterizam-se pela seriedade do seu desenvolvimento, a exigência da presença dos alunos às aulas e a assiduidade dos alunos aos estudos. Também se caracterizam pela frequente avaliação dos conteúdos das disciplinas e desempenho dos professores de forma a manter a excelência da FIA como uma das melhores Escolas de Negócios do Brasil.

A coordenação do curso estará a cargo dos professores Dr. José Roberto Securato e Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo.

Diferenciais do Curso:

Com o aumento da competitividade entre as empresas cresce a necessidade de antecipar os movimentos dos concorrentes, compreender as necessidades dos clientes, desenvolver a Inteligência de Mercado sobre os movimentos financeiros e econômicos, além de engajar, preparar e apontar a direção para que as equipes alcancem resultados esperados.

O MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS: INTELIGÊNCIA DE MERCADO, foi desenvolvido pela equipe do LABFIN-PROVAR, em parceria com gestores e profissionais do mercado, com o propósito de ser uma das referências na educação executiva na área.

O principal diferencial do curso é apresentar aos alunos uma visão de Inteligência de Mercado ampliada para a organização de maneira sistêmica.

Objetivos:

  • Capacitar os alunos a tomar decisões em ambientes de alta competitividade, com o uso de modernas ferramentas nas diversas disciplinas abordadas no curso;
  • Desenvolver uma visão crítica do Processo de Inteligência de Mercado, expandindo as possibilidades de compreensão das soluções para os problemas relacionados a informações e gestão;
  • Compreender a relatividade das áreas de conhecimento, fazendo com que a visão da solução de um problema ou da solução relacionada à Inteligência de Mercado seja abrangente e complexa, fugindo de uma solução simplista e óbvia;
  • Aprimorar os conhecimentos e habilidades relacionadas à Inteligência de Mercado nas Organizações;
  • Ser um laboratório para a troca de experiências entre as teorias e as práticas de Inteligência de Mercado.

Perfil do Aluno:

  • Profissionais graduados em todas as áreas, interessados em se especializar em gestão de negócios e aprofundar seus conhecimentos de Inteligência de Mercado.
  • Profissionais que queiram desenvolver competências específicas para condução de processos de Inteligência nas empresas, que demandam sólidos conhecimentos de economia, finanças, gestão do capital humano e de inteligência nos negócios.

Metodologia:

A metodologia do curso terá por base aulas expositivas com apoio de recursos audiovisuais e material de ensino auxiliar. Serão utilizados recursos didáticos que facilitem o processo de aprendizagem do grupo, com estudo de casos, conceituação e capacitação teórica, dinâmica de grupo e exercícios em grupo e individuais. O emprego de múltiplas abordagens e técnicas de ensino contribui decisivamente para a fixação de conceitos e aquisição de habilidades.

Credenciamentos:

AMBA – The Association of MBAs criada em 1967 e sediada em Londres.
ANAMBA – Associação Nacional de MBA
ANPAD – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração
FIA – Fundação instituto de Administração
MEC – Ministério da Educação e Cultura.

Carga horária Total:

600 horas/aula, divididas da seguinte forma:

  • 400 h – aulas presenciais;
  • 100 h – Estudos Dirigidos;
  • 100 h – TCC

Estudos Dirigidos:

Tratam-se de atividades mandatórias que serão realizadas, a distância, via portal eletrônico, sendo que o aluno será aprovado apenas se obter nota superior ou igual a 7,0 (sete). Os Estudos Dirigidos devem ser cumpridos antes do término das aulas presenciais do programa.

TCC:

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos instrumentos utilizados na avaliação do aproveitamento do aluno nos MBAs e Pós-Graduações da FIA e constitui-se em uma oportunidade orientada para o experimento e a aplicabilidade dos conceitos estudados e debatidos ao longo do curso.

Constitui-se em um trabalho próprio, individual, original, redigido em língua portuguesa, oferecendo uma contribuição relevante para a área de conhecimento em questão, satisfazendo os requisitos de complexidade exigidos para o nível de especialista nos cursos de Pós-Graduação e MBAs da FIA.

Ressalta-se que, para o desenvolvimento do TCC, o aluno deve apresentar um trabalho associado aos dados e análises obtidas na realização de uma simulação empresarial aplicada aos negócios. Não serão aceitos estudos puramente bibliográficos, fundamentados apenas em informações de livros, internet e dados disponíveis ao público em geral.

Matriz Curricular:

MóduloDisciplinaCH
Estratégia Empresarial, Cenários Econômicos e Métodos QuantitativosEstratégia Empresarial18
Economia Aplicada e Cenários Econômicos Globais16
Estatística aplicada18
Gestão de Pessoas e Liderança ContemporâneaGestão de Pessoas e Liderança Contemporânea28
Gestão do Conhecimento e dos Relacionamentos em Inteligência de MercadoGestão do Conhecimento e dos Relacionamentos24
Comparativo Financeiro de Segmentos EmpresariaisFinanças Corporativas: Cálculo Financeiro e Análise de Investimentos18
Contabilidade e Análise de Demonstrações Financeiras18
Inteligência Financeira e Criação de Valor (Análise de Desempenho Empresarial)16
Gestão de Operações e InformaçõesGestão de Operações e Informações20
Tópicos em Gestão de NegóciosTópicos em Gestão de Negócios16
Inteligência de MercadoInteligência de Mercado20
Business Intelligence e Introdução do Big Data20
Inteligência de Mercado em Mídias SociaisMarketing Estratégico18
Marketing Digital e Mídias Sociais18
Inteligência de Mercado em Tendências de ConsumoGeomarketing16
Tendências de comportamento e consumo16
Análise do Mercado Concorrencial por SegmentoAnálise do Mercado Concorrencial18
Pesquisa de Mercado e Riscos26
Simulação Empresarial Aplicada aos NegóciosSimulação Empresarial Aplicada aos Negócios56
Sustentabilidade e Responsabilidade SocialSustentabilidade e Responsabilidade Social30
EmpreendedorismoEmpreendedorismo35
Governança Corporativa e Ética EmpresarialGovernança Corporativa e Ética Empresarial35
Total500

EMENTA DAS DISCIPLINAS

Estratégia Empresarial, Cenários Econômicos e Métodos Quantitativos

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

 Natureza da Estratégia e suas dimensões: desafios, definições e níveis (corporativo, competitivo e funcional). Processos de definição de Estratégia e etapas de um processo de Planejamento Estratégico – Estratégias Deliberadas X Emergentes. Vantagem Competitiva: conceitos, vantagem competitiva de custos X diferenciação. Análise do ambiente externo: macro ambiente e ambiente competitivo. Análise dos Recursos e Capacidades Organizacionais: Visão Baseada em Recursos, Análise SWOT. Matriz de Decisões Estratégicas. Execução da Estratégia: desafios e modelos. Introdução ao Balanced Scorecard (BSC): visão financeira, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento. Processos para organizações voltadas à estratégia. Benefícios de gerenciar com BSC. Alinhamento do BSC à gestão dos negócios. Oportunidades de gerenciar com BSC. Os processos de construção e implementação do BSC.

ECONOMIA APLICADA E CENÁRIOS ECONÔMICOS GLOBAIS

Fundamentos de política econômica e seus Instrumentos. Agregados macroeconômicos. Principais variáveis macroeconômicas e suas relações. PIB-Produto Interno Bruto, taxa de juros, taxa de câmbio e balanço de pagamentos. Cenários econômicos nacionais e internacionais. Regras importantes para elaboração de cenários econômicos. Avaliação de cenário econômico e de tendências. Avaliação de cenários globais: mercados emergentes e mercados desenvolvidos. Impactos do cenário mundial na economia brasileira.

ESTATÍSTICA APLICADA

 Estatística descritiva: Desvio padrão, covariância e coeficiente de correlação. Retorno esperado e retorno histórico. Introdução à probabilidade. Variáveis aleatórias discretas e contínuas. Análise Exploratória de Dados. Testes de hipóteses: H0 e H1; erros tipo I e II, ANOVA, Teste t. Análise de Regressão Linear Simples. Método dos Mínimos Quadrados. Coeficiente de Determinação. Teste de Significância. Regressão Múltipla. Análise de Regressão Linear Múltipla. Modelos para Séries Temporais Estacionárias. Modelos para Séries Temporais não Estacionárias. ARCH – GARCH.
Gestão de Pessoas e Liderança Contemporânea

GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA CONTEMPORÂNEA

 Cenários em gestão de RH. Importância da gestão de RH. Fatores críticos na gestão de RH. Atração, captação e sucessão. Rotatividade. Remuneração. Avaliação de desempenho (como processo). Tendências: Gestão de talentos. 

LIDERANÇA COMTEMPORÂNEA

 Cenários e tendências em liderança. Teoria sobre liderança. Papel e desafios da liderança. Demandas do líder contemporâneo. Estilos de comunicação. 
Gestão do Conhecimento e dos Relacionamentos em Inteligência de Mercado

GESTÃO DO RELACIONAMENTO

Como reagimos aos relacionamentos. Como se dá o processo de ligação pessoal. Tipos psicológicos. Como funciona um processo de influência. Controle e Inteligência Emocional. Inteligência Social. Plano de evolução pessoal. Criação e posicionamento de uma marca pessoal. Network e criação de redes de relacionamento.

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Importância do conhecimento organizacional para a competitividade. Fatores que estimulam o aprendizado organizacional. Propostas de ambientes organizacionais que estimulem a inovação. Geração, mapeamento, distribuição e compartilhamento do conhecimento. Plano de ação e continuidade do aprendizado.

TÉCNICA DE NEGOCIAÇÃO

 Negociação: principais conceitos e importância. Princípios da negociação comercial. O processo de negociação. A comunicação na negociação. Variáveis básicas da negociação. Habilidades em negociação. Planejamento/fases da negociação. Estilos na negociação de conflitos. Estratégias e táticas da negociação. 
Comparativo Financeiro de Segmentos Empresariais

FINANÇAS CORPORATIVAS: CÁLCULO FINANCEIRO E ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Juros simples e compostos. Taxas proporcionais e equivalentes. Taxas reais e nominais. Taxas efetivas e taxas nominais. Estrutura Temporal de Taxas de Juros em reais e dólar. Séries de pagamentos. Sistemas de Amortização (Price, SAC e Americano). Ferramentas para análise de investimentos: Payback, TIR, VPL, TIR-modificada. Precificação de títulos públicos e privados.

CONTABILIDADE E ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

 A importância da Contabilidade como um sistema de informações. Estrutura das Demonstrações Financeiras. Balanço Patrimonial, DRE – Demonstração de Resultado do Exercício. Demonstração de Fluxo de Caixa. Análise das Demonstrações Financeiras. Análise vertical e horizontal. Análise por índices (rentabilidade, liquidez, estrutura de capital, índices operacionais). Ciclo Financeiro e Análise do Capital de Giro. 

INTELIGÊNCIA FINANCEIRA E CRIAÇÃO DE VALOR (ANÁLISE DE DESEMPENHO EMPRESARIAL)

Decifrando o código de valor. Gestão baseada no valor – ROIC (Return on Invested Capital), EVA® (Economic Value Added), MVA® (Market Value Added) e TSR (Total Shareholder’s Return); Direcionadores de desempenho e Criação de Valor; Utilização de Múltiplos para Análise de Criação de Valor.
Gestão de Operações e Informações

GESTÃO ESTRATÉGICA DE OPERAÇÕES

Importância da gestão estratégica das operações para as organizações. A relação benefício x preço x custo. Desenvolvimento de uma estratégia de operações orientada ao cliente. Alinhamento estratégico das operações. Fluxos em gestão da cadeia de valor. Novas formas de relacionamento na cadeia de valor. Escolha das dimensões competitivas. Decisões operacionais ou estratégicas na cadeia de valor. Ferramentas e técnicas de gestão de operações. Diferencial competitivo em redes de suprimentos. Desafios enfrentados na gestão de operações frente à competição global e o dinamismo das mudanças tecnológicas. Tendências na gestão de operações.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE INFORMAÇÃO

Os impactos que a TI tem exercido nos negócios. A tecnologia da Informação e suas aplicações no mundo corporativo. Sistemas de informação transacionais e gerenciais. E-business, quadros de referência de gestão de TI. Principais tendências.

Tópicos em Gestão de Negócios

NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

Relações Internacionais. Análise de Negócios Internacionais. Estratégias de Empresas Globais. Internacionalização de Empresas. Desafios e Tendências para os Negócios Internacionais. 

INOVAÇÃO

 Inovação e seus diversos significados. O valor da Inovação: produtividade, competitividade e aumento de performance. Adequação da inovação com a estratégia de negócio. Dimensões estratégicas para inovar: produto, marca, posicionamento, modelo de negócio, serviços. Ferramentas para inovação. Cultura da inovação – o perfil da empresa e do profissional inovador. Ciclo de vida da inovação. Estratégias quanto à operacionalização da gestão da inovação. Fatores críticos de sucesso na gestão da inovação. 

AMBIENTE LEGAL DE NEGÓCIOS: DIREITO DO CONSUMIDOR

Definições e Conceitos. Responsabilidade de Fornecedores e Comerciantes. Práticas Comerciais. Práticas Abusivas. Direitos Básicos dos Consumidores. Efeitos em outros Ramos do Direito. Órgão de Apoio.

RISCO ORGANIZACIONAL

Aspectos gerais da gestão de riscos. As quatros dimensões dos riscos: risco de mercado, risco de crédito, risco operacional e risco legal. Outros tipos de risco: Liquidez, Ambiental, Imagem. Introdução à medição dos riscos – aspectos estatísticos. Gestão Integrada de Riscos.
Inteligência de Mercado

INTELIGÊNCIA DE MERCADO

Fundamentos, conceitos centrais e definições do ciclo de inteligência de mercado. Inteligência competitiva e a tomada de decisões. Construindo processos de inteligência. Metodologia de implantação do ciclo de inteligência. Exploração das fases do ciclo de inteligência: planejamento e vigilância. Processo de coleta. Proteção e armazenamento. Transformação das informações em inteligência. Disseminação. Feedback e mensuração dos resultados. Passo a passo da operacionalização de cada etapa. Analise estratégica de dados. Redes colaborativas. Geração de valor para a empresa. Construção de estratégias a partir da relação entre as informações. Criando uma área de inteligência de mercado. Casos aplicados.

BUSINESS INTELLIGENCE (BI)

 Ciclo das medidas, OLTP (on-line transaction processing), data warehousing, a inteligência estratégica de negócio e o desempenho do empreendimento, infra-estrutura tecnológica, OLAP (on-line analytical processing) e ERP (enterprise resource planning).

INTRODUÇÃO AO BIG DATA

 Definição de Big Data; Vantagens da utilização das técnicas de Big Data; Aplicações de Big Data para Inteligência Competitiva. Computação em nuvem: Conceitos de computação em nuvens (Cloud Computing); Conceito NIST de Cloud Computing; Características de Cloud Computing; Entidades do Ecossistema de Nuvem; Aspectos de segurança.
 
Inteligência de Mercado em Mídias Sociais

MARKETING ESTRATÉGICO

 Fundamentos de Marketing. Planejamento, implementação e gestão de marketing. O papel do marketing nas organizações. Estratégias competitivas em marketing. Segmentação, posicionamento e colocação no mercado. Desenvolvimento do mix de marketing (produto, preço, canais de distribuição e promoção). Planejamento, implantação e controle de marketing. Processo de abertura de novos mercados e manutenção ou crescimento em mercados correntes. Decisões de Marketing em um ambiente de mercado dinâmico. Casos e exercícios. 

MARKETING DIGITAL E MÍDIAS SOCIAIS

A Internet e os negócios. E-Strategy. Entendendo o público alvo – o consumidor on-line. Os impactos estratégicos da Internet nos negócios. As mudanças no comportamento do consumidor na era digital. As novas técnicas de marketing para a Internet. O futuro do marketing online. Gestão de ações on-line de marketing e vendas. E-Strategy. Internet marketing: tendências e atualidades. Redes Sociais. Exemplos e casos práticos.
Inteligência de Mercado em Tendências de Consumo

GEOMARKETING

A localização e o estudo do perfil dos potenciais consumidores. Ferramentas de avaliação e análise. Conversão de bancos de dados. Desenvolvimento de estratégias para abordagem aos clientes potenciais. Gestão de concorrência territorial.

TENDÊNCIAS DE COMPORTAMENTO E CONSUMO

Comportamento do Consumidor. Entendendo o consumidor e o usuário: rituais de pré-consumo. Fatores que influenciam a compra – fundamentos emocionais x fundamentos racionais. Variáveis etnográficas que influenciam o comportamento de consumo. Nicho x Massificação. Conversão do shopper ao comprador. A experiência de consumo: construção do significado. Produção e consumo, curva da inovação (early adopters, early majority, laggards). Target do cliente: desvendando o estilo de vida do seu consumidor. Comportamento de Compra Online. Tendências de comportamento e consumo.
Análise do Mercado Concorrencial por Segmento

ANÁLISE DO MERCADO CONCORRENCIAL POR SEGMENTO

Modelos para identificar os movimentos dos concorrentes. Ferramentas práticas para monitoramento. Modelos de competitividade e estratégia. Vantagem competitiva sustentável. Contra-inteligência e ética. Riscos sistêmicos. Estudos de caso.

PESQUISA DE MERCADO E SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING

Definição dos objetivos de uma pesquisa de mercado. Pesquisas qualitativas. Pesquisas quantitativas. Avaliando os resultados de uma pesquisa. Como relacionar os resultados à estratégia de inteligência de uma empresa. Principais erros nas pesquisas. Diferentes tipos de pesquisa. Definição de briefing. Modelagem em processos de pesquisa. Cálculo amostral para pesquisas quantitativas. Sistema de Informação de Marketing.

GESTÃO DE CLIENTES

CRM e gestão do relacionamento com os clientes. Comportamento do consumidor. Pós venda. Gerenciamento da equipe para o atendimento das necessidades dos clientes. Estratégias para identificar necessidades e demandas dos clientes. Foco no cliente. Foco do cliente. Estratégias para atendimento e fidelização. Pesquisa de satisfação. 
 
Simulação Empresarial aplicada aos Negócios

SIMULAÇÃO EMPRESARIAL APLICADA AOS NEGÓCIOS

 Simulação de gestão empresarial em um mercado simulado. Tomada de decisões estratégicas e operacionais visando a aplicação dos principais conceitos de administração geral. Administração de vendas e precificação. Administração financeira orçamentária. Administração de RH e sua gestão com uma avaliação imediata dos impactos nos resultados das empresas simuladas.
Sustentabilidade e Responsabilidade Social

SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

Conceito e histórico da responsabilidade social e da sustentabilidade nas empresas. Indicadores de responsabilidade social e sustentabilidade. Visão integrada de sustentabilidade. Balanço social. Sustentabilidade nas empresas brasileiras: casos, aplicações e políticas. Aplicação da responsabilidade social nas empresas: estudos de caso.
Empreendedorismo

EMPREENDEDORISMO

A importância do empreendedorismo corporativo nas empresas. O desenvolvimento da competência empreendedorismo corporativo em profissionais. Os elementos que constituem um empreendedor nas empresas. Empreendedor Clássico x Empreendedor Corporativo. O DNA de um empreendedor corporativo. Estrutura Geral e Tipos de Planos de Negócios. – Transformando uma ideia em oportunidade. Análise de Mercado (setor, concorrência e segmento de mercado). Plano Financeiro. Plano de Marketing no Plano de Negócios. Desenvolvendo a estratégia do Negócio.
Governança Corporativa e Ética Empresarial

GOVERNANÇA CORPORATIVA E ÉTICA EMPRESARIAL

Práticas, Processos de Gestão e Teoria das Organizações. Conflitos de Agência e Teoria da Firma. Governança Corporativa: Definições e conceitos; Principais mecanismos; Custos e benefícios; Função-objetivo das empresas; Relação entre governança e valor das empresas; Códigos das Melhores Práticas. Ética empresarial. Ética nos Negócios. Código de Ética e Governança.

Informações gerais

Corpo docente:

Formado por professores mestres e doutores da Fundação Instituto de Administração (FIA), além de profissionais e palestrantes com notório saber das disciplinas ministradas, ampla experiência de aula e de mercado.

Sistema de Avaliação:

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita, além de trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada da mesma será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõe e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Frequência:

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 50% nas disciplinas e nos módulos e 75% no total do curso. Somente será permitido o abono de faltas, conforme regulamentação do MEC, em casos de gravidez (licença maternidade) e doenças infectocontagiosas.

Certificação:

Será considerado aprovado no curso, o aluno que obtiver simultaneamente: (1) média nos módulos igual ou superior a 7 (sete), (2) atingir frequência mínima de 50% (cinquenta por cento) das aulas programadas de cada disciplina e módulo e, também, de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, (3) ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 8/6/2007, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

Pré-requisitos:

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Experiência profissional relevante superior a 2 anos
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
  • Leitura na língua inglesa (recomendável)

Seleção:

Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma analise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição.

Contato:

Relacionamento Labfin/Provar
Tel.: (11) 3894-5004
Email: cursoslabfinprovar@fia.com.br

Unidade Paulista – Outubro
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Unidade Paulista – Março
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Unidade Berrini – Abril
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