Dê o próximo passo na sua carreira!

MBA Gestão de Negócios: 
Inteligência de Mercado

Turma: AV. PAULISTA

Início das aulas: 03/02/2020

Local: Av. Paulista, 302

Turma: VILA OLIMPIA

Início das aulas: 03/02/2020

Local: Av. Dr. Cardoso de Melo, 1491

A FIA – Fundação Instituto de Administração é uma entidade privada sem fins lucrativos, estabelecida em 1980 por iniciativa de professores do Depto. de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA/USP (Universidade de São Paulo).

Desde o lançamento do 1º curso de MBA, em 1993, mais de 40 mil alunos já foram formados pela FIA. Em 2005 foi declarada como instituição de utilidade pública federal conforme publicação no Diário Oficial da União.

Todos os cursos de MBAs são reconhecidos pelo MEC, bem como têm a sua qualidade certificada pela AMBA – Association of MBAs, entidade sediada em Londres e que reúne as mais conceituadas escolas de negócios do mundo.

O Pós-MBA classificou-se no ranking Educação Executiva da Financial Times 2010, obtendo a 26ª colocação entre 60 escolas do mundo todo e coloca a FIA entre as primeiras escolas brasileiras classificadas nesse prestigioso ranking, na categoria “Cursos Abertos de Educação Executiva”.

O MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS: INTELIGÊNCIA DE MERCADO FIA caracteriza-se pela seriedade na atenção ao desenvolvimento do aluno, profissional que deseja elevar sua competência tanto na gestão de negócios quanto em questões específicas referentes a inteligência de mercado.

A coordenação do curso estará a cargo dos professores Dr. José Roberto Securato e Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo.

Diferenciais do MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado

Auxiliar as empresas a se manterem competitivas e rentáveis é o principal objetivo do MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado. O conteúdo visa entregar os conceitos, técnicas e ferramentas gerenciais  mais relevantes nas diferentes áreas da Gestão de Negócios, assim como aprofundar o conhecimento dos participantes nas metodologias e particularidades de Inteligência de Mercado.

A visão sistêmica fornecida no MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado ajuda os profissionais a lidarem com desafios paradoxais, bem representados pela necessidade de atender ao que os clientes desejam – e assim manter a competitividade – e de obter resultados financeiros sustentáveis ao longo do tempo – ser rentável.

O MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS: INTELIGÊNCIA DE MERCADO, foi desenvolvido pela equipe do LABFIN-PROVAR, em parceria com gestores e profissionais do mercado, com o propósito de ser uma das referências na educação executiva na área.

Objetivos

  • Capacitar os profissionais para aplicação dos conceitos de Gestão de Negócios e de Inteligência de Mercado, apresentando modernas técnicas e ferramentas.
  • Capacitar os alunos a tomar decisões em ambientes de alta competitividade, desenvolvendo uma visão do negócio que permita aperfeiçoar suas atuações em Inteligência de Mercado.
  • Valorizar a interdisciplinaridade na discussão de casos práticos relacionados a Inteligência de Mercado.
  • Desenvolver uma visão crítica do processo de Inteligência de Mercado, possibilitando compreender quão complexas e abrangentes podem ser as soluções para os problemas que a área precisa ajudar a resolver.

Perfil do Aluno

  • Profissionais graduados interessados em se atualizar em gestão de negócios e se aprofundar em Inteligência de Mercado.
  • Profissionais que trabalham cotidianamente com a análise de dados e têm como principal desafio atribuir significado a tais dados, transformando-os em informações e conhecimento, e, assim, impactar positivamente a tomada de decisão nas empresas.

Metodologia

A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Credenciamentos

ANPAD – Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração
FIA – Fundação instituto de Administração
MEC – Ministério da Educação e Cultura.

Investimento

Consulte a secretaria do curso

Coordenadores

Prof. Dr. José Roberto Securato
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP


Corpo docente

Formado por professores mestres e doutores da Fundação Instituto de Administração (FIA), além de profissionais e palestrantes com notório saber das disciplinas ministradas, ampla experiência de aula e de mercado.

Sistema de avaliação

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Frequência

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 75% no total do curso. Somente será permitida a aplicação do regime de atividades domiciliares, conforme regulamentação do MEC, em casos como os de gravidez (licença-maternidade), doenças infectocontagiosas e cirurgias.

Certificação

Será considerado aprovado no curso MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado, o aluno que obtiver simultaneamente: (1) média nos módulos igual ou superior a 7 (sete), (2) atingir frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, (3) ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

Pré-requisitos

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Experiência profissional relevante superior a 5 anos
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
  • Leitura na língua inglesa (recomendável)

Seleção

Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.

O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.

Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

Carga Horária Total

500 horas/aula, divididas da seguinte forma:

  • 400 h – aulas presenciais;
  • 100 h – estudos dirigidos (Ensino a distância – EaD);

Estudos Digiridos

Tratam-se de atividades mandatórias que serão realizadas, a distância, via portal eletrônico, sendo que o aluno será aprovado apenas se obter nota superior ou igual a 7,0 (sete). Os Estudos Dirigidos devem ser cumpridos antes do término das aulas presenciais do programa.

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso é um componente curricular obrigatório nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, conforme regulamentação interna. É exigido para a conclusão e obtenção do certificado final e deve ser elaborado em período e formato especificados ao longo do curso, e entregue na data agendada pelo coordenador, não podendo ultrapassar 90 (noventa) dias após a data da última aula presencial.

Ficará a critério do coordenador estabelecer o processo de apresentação do trabalho e de avaliação desse componente curricular. O aluno reprovado em tal componente poderá requerer matricula como dependência. Para tanto deverá pagar encargos financeiros correspondentes.

Caso o aluno não consiga finalizar o TCC no prazo máximo será considerado reprovado no curso, não fazendo jus ao certificado de conclusão.

Material Didático

Desenvolvido pela equipe técnica responsável. Incluso no programa.

Matriz Curricular MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado

Estratégia Empresarial, Cenários Econômicos e Métodos Quantitativos (48h)
  • Estratégia Empresarial
  • Economia Aplicada e Cenários Econômicos Globais
  • Estatística Aplicada
Gestão Estratégica de Pessoas (32h)
  • Gestão do Capital Humano
  • Liderança e Condução de Equipes
  • Aprimorando Soft Skills por Meio do Coaching
Gestão do Conhecimento e dos Relacionamentos em Inteligência de Mercado (24h)
  • Gestão dos Relacionamentos
  • Gestão do Conhecimento
  • Técnicas de Negociação
Comparativo Financeiro de Segmentos Empresariais (52h)
  • Finanças Corporativas: Cálculo Financeiro e Análise de Investimentos
  • Contabilidade e Análise de Demonstrações Financeiras
  • Inteligência Financeira e Criação de Valor (Análise de Desempenho Empresarial)
Gestão de Operações e Informações (20h)
  • Gestão Estratégica de Operações
  • Gestão Estratégica de Informação
Tópicos em Gestão de Negócios (16h)
  • Ambiente Legal de Negócios: Direito do Consumidor
  • Inovação
  • Negócios Internacionais
  • Risco Organizacional
Inteligência de Mercado (40h)
  • Inteligência de Mercado
  • Business Inteligence (BI)
  • Introdução ao Big Data Analytics e Inteligência Artificial (IA)
Inteligência de Mercado em Mídias Sociais (36h)
  • Gestão de Marketing e Branding
  • Marketing Digital e Mídias sociais
  • Neuromarketing
Inteligência de Mercado em Tendências de Consumo (32h)
  • Geomarketing
  • Tendências de Comportamento e Consumo
Análise do Mercado Concorrencial por Segmento (44h)
  • Análise do Mercado Concorrencial
  • Pesquisa de Mercado e Sistema de Informação de Marketing
  • Gestão de Clientes
Simulação Empresarial Aplicada aos Negócios (56h)
  • Simulação Empresarial Aplicada aos Negócios
Estudos Dirigidos (100h)
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social EAD
  • Empreendedorismo EAD
  • Governança Corporativa e Ética Empresarial EAD

*A FIA reserva-se ao direito de modificar o conteúdo programático do curso caso seja necessário atualizá-lo, desde que mantendo a carga-horária adquirida pelo participante.

Marketing Estratégico e Inteligência de Mercado

“POR QUE PRECISAMOS DE INFORMAÇÃO?”

Nesta aula a professora demonstra como a Inteligência de Mercado é uma ferramenta estratégica na gestão de uma organização. Ao longo da aula a professora apresenta o que é uma informação relevante para o negócio, impactando nos custos e nas vendas e o que é um ruído, não agregando nada valioso como informação estratégica. Para saber mais sobre o que é informação relevante como diferencial estratégico, acesse a aula.

Atendimento

Telefônico - de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. 
Email - cursoslabfinprovar@fia.com.br

São Paulo - Unidade Paulista

Presencial – de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 12h
Av. Paulista, 302 - 4o. andar - Bela Vista - ao lado do Metrô Brigadeiro

PARCEIRO INSTITUCIONAL

GOWORK

 

FIA - LABFIN.PROVAR:
A primeira escola de negócios
com o coworking integrado.