MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS:
INTELIGÊNCIA DE MERCADO

Data de início: 22/03/2021
Av. Paulista – Local: Av. Paulista, 302
Data de início: 12/05/2021
Vila Olímpia – Local: Av. Dr. Cardoso de Melo, 1491
}

Carga Horária: 500 horas

Como medida de proteção contra a atual situação do COVID-19 (coronavírus), informamos que, temporariamente, as aulas serão telepresenciais e, assim
que possível, retomadas presencialmente.

Matricule-se agora e receba acesso GRATUITO ao nosso portifólio de cursos EaD.

O MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado oferece ao profissional a possibilidade de, num mesmo curso, aprimorar suas competências tanto na gestão de negócios quanto em questões referentes à inteligência de mercado.

Abordando os diferentes pontos de vista sob os quais uma organização é administrada, o curso também explora todas as etapas do ciclo de transformação de dados e informações em conhecimento e inteligência.

Por que escolher o curso de MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado do LABFIN.PROVAR – FIA?

Único no Brasil a abordar conjuntamente gestão de negócios e inteligência de mercado no Brasil, o curso foi criado em 2016 e, de lá para cá, vem sendo constantemente aperfeiçoado para atender às exigências do mercado de trabalho. 

Em sala de aula, o foco é discutir e analisar problemas reais e possíveis soluções, explorando a experiência prática/organizacional dos professores, especialistas no assunto que ministram, e metodologias participativas. 

 A visão sistêmica fornecida ajuda os profissionais a lidarem com desafios paradoxais na organização, bem representados pela necessidade de atender ao que os clientes desejam – e, assim, manter a competitividade – e de obter resultados financeiros sustentáveis ao longo do tempo – ser rentável.

Objetivos do curso

  • Desenvolver uma visão crítica e sistêmica sobre gestão do negócio e como a inteligência de mercado pode elevar a qualidade com que essa gestão é realizada;
  • Capacitar os alunos para que desenvolvam suas equipes na execução de todas as etapas do ciclo de inteligência de mercado e na realização de análises mais abrangentes e profundas;
  • Aperfeiçoar a forma com que os alunos comunicam suas recomendações de inteligência de mercado às diversas áreas da organização, partindo da compreensão dos fatores que influenciam o processo de decisão.

Para quem é?

Analistas sêniores ou gestores que desejam se atualizar em gestão de negócios e se aprofundar em inteligência de mercado; profissionais que trabalham cotidianamente com análise de dados e têm como principal desafio atribuir significado a tais dados, transformando-os em informações e conhecimento, e, assim, impactar positivamente a tomada de decisão nas empresas

Como eu vou aprender?

Por meio de aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR (Programa de Administração de Varejo) para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Credenciamentos

  • ANPAD – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração
  • FIA – Fundação Instituto de Administração
  • MEC – Ministério da Educação e Cultura

Investimento

Consulte a secretaria do curso, ligue no telefone (11) 3894-5004.

DEPOIMENTOS

TESTE GRATUITO

Conheça seu estilo de aprendizagem e saiba identificar melhor a forma de aprender

Matriz Curricular

Economia, Estratégia e Métodos Quantitativos
  • Estratégia Empresarial
  • Economia Aplicada e Cenários Econômicos Globais
  • Análise Estatística Aplicada: Descritiva e Bivariada
Gestão Estratégica de Pessoas
  • Aprimorando Soft Skills por Meio do Coaching
  • Gestão do Capital Humano
  • Liderança e Condução de Equipes
Marketing em Inteligência de Mercado
  • Gestão de Marketing e Branding
  • Marketing Digital e Mídias Sociais
  • Neuromarketing
Comparativo Financeiro de Segmentos Empresariais
  • Finanças Corporativas: Cálculo Financeiro e Análise de Investimentos
  • Contabilidade e Análise de Demonstrações Financeiras
  • Inteligência Financeira e Criação de Valor (Análise de Desempenho Empresarial)
Gestão de Operações e Informações
  • Gestão Estratégica de Operações
  • Gestão Estratégica de Informação
Tópicos em Gestão de Negócios
  • Ambiente Legal de Negócios: Direito do Consumidor
  • Inovação
  • Negócios Internacionais
  • Risco Organizacional
Futuro e Inteligência de Mercado
  • O Papel de Inteligência de Mercado nas organizações
  • Futuro
Inteligência de Mercado
  • Inteligência de Mercado
  • Business Intelligence (BI)
  • Introdução ao Big Data Analytics e Inteligência Artificial (IA)
Análise do Mercado: Concorrentes e Clientes
  • Análise do Mercado Concorrencial
  • Pesquisa de Mercado e Sistema de Informação de Marketing
  • Gestão do Relacionamento com Clientes – CRM
Tomada de Decisão e Relacionamentos em Inteligência de Mercado
  • Análise Estatística Aplicada: Multivariada
  • Gestão dos Relacionamentos nos Negócios
  • Técnica de Negociação
  • Gestão de Inteligência de Mercado e Tomada de Decisão
Simulação Empresarial Aplicada aos Negócios
  • Simulação Empresarial Aplicada aos Negócios
Módulos Suplementares
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social
  • Empreendedorismo
  • Governança Corporativa e Ética Empresarial

Qual é a duração do curso?

A carga horária total do curso é de 500 horas/aula, divididas em aulas presenciais (400h) e estudos dirigidos (100h – Ensino a distância/EaD)..

Estudos Dirigidos

Trata-se de atividades mandatórias que serão realizadas, à distância, via portal eletrônico, sendo que o aluno será aprovado apenas se obtiver nota superior ou igual a 7,0 (sete). Os Estudos Dirigidos devem ser cumpridos antes do término das aulas presenciais do programa.

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, conforme regulamentação interna. É exigido para a conclusão e obtenção do certificado final e deve ser elaborado em período e formato especificados ao longo do curso, e entregue na data agendada pelo coordenador, não podendo ultrapassar 90 (noventa) dias após a data da última aula presencial.

Quais são os pré-requisitos?

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Desejável dois anos de experiência profissional relevante
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
  • Capacidade de leitura na língua inglesa (desejável)

Como é o processo de seleção?

O processo seletivo se dá por meio de uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa, que buscará entender as suas expectativas e se elas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso. Ambas as etapas não acarretam nenhum custo ao candidato.

Como o aluno avalia o curso

  • Aderência do conteúdo das aulas ao propósito do curso 90% 90%
  • Nível de exigência de conhecimentos nas provas 87% 87%
  • Nível de exigência do curso 91% 91%
  • Satisfação quanto à qualidade das aulas 92% 92%
  • Satisfação quanto à qualidade do corpo docente 94% 94%
  • Satisfação geral com o curso 93% 93%

Coordenadores e corpo docente

Prof. Dr. José Roberto Securato
Criador e Idealizador do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de avaliação

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Frequência

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 75% no total do curso. Somente será permitida a aplicação do regime de atividades domiciliares, conforme regulamentação do MEC, em casos como os de gravidez (licença-maternidade), doenças infectocontagiosas e cirurgias.

Certificação

Será considerado aprovado no curso o aluno que obtiver simultaneamente: média nos módulos igual ou superior a 7,0 (sete); atingir frequência mínima de 75% do total de horas-aula do curso; e ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7,0 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

Atendimento

Telefônico - de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. 
Email - [email protected]

São Paulo - Unidade Paulista

Presencial – de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 12h
Av. Paulista, 302 - 4o. andar - Bela Vista - ao lado do Metrô Brigadeiro

PARCEIRO INSTITUCIONAL

GOWORK

 

FIA - LABFIN.PROVAR:
A primeira escola de negócios
com o coworking integrado.