Já pensou em investir na capacitação de funcionários com foco especial no desenvolvimento da empresa? Esse é o propósito dos cursos no modelo In Company da FIA – LABFIN.PROVAR, uma forma única de investir no seu empreendimento.
Para você conhecer melhor como funciona esse processo, trouxemos aqui a história de um MBA que foi desenvolvido especialmente para a Pague Menos, uma das empresas mais bem sucedidas do varejo farmacêutico.
Para contar essa história, entrevistamos a Profa. Teresa Cristina, que atua como Business Development In Company, e a Profa. Ma. Rachel Neves Dias Francisco, Coordenadora de Cursos.
Confira abaixo como surgiu o MBA da Pague Menos e como o In Company transformou a empresa e as carreiras individuais dos funcionários.
Como surgiu o MBA da Pague Menos no programa de In Company?
Profa. Teresa Cristina: Com a chegada do Jorge Jubilato na Pague Menos para ser Diretor de Pessoas & Gestão, um dos objetivos era levar para Fortaleza uma instituição de reputação forte e tradicional no mercado de pós-graduação.
O fundador Deusmar de Queiroz e Jorge Jubilato são amigos de muitos anos do Prof. Claudio Felisoni, presidente do núcleo PROVAR e IBEVAR.
A partir desse contexto, iniciamos o desenvolvimento de um MBA que pudesse agregar valor e novas competências aos líderes e gestores das mais diversas áreas da Pague Menos sobre o Varejo Farmacêutico.
Devido à distância entre São Paulo e Fortaleza, o programa ficaria inviabilizado por custos e deslocamentos de professores para Fortaleza ou da própria equipe Pague Menos para São Paulo. Foi quando, a partir de uma visita da FIA à matriz PM, estabelecemos um plano de desenvolvimento para lançar o 1º curso de pós-graduação online da FIA.
A participação e apoio da Pague Menos foi determinante para que conseguíssemos alcançar o sucesso esperado.
A princípio, o curso era híbrido, mas mudanças tiveram que ser feitas por conta da pandemia, certo? Quais foram os principais desafios dessa transição?
Profa. Rachel Neves: O curso começou em abril de 2019 e era transmitido de nosso estúdio, em São Paulo, para a sala de conferências na Pague Menos, em Fortaleza. Nesse modelo, os alunos tinham a possibilidade de interação presencial.
As aulas eram gravadas para permitir que alunos que não pudessem participar da aula ao vivo, pudessem assistir à aula em outro momento.
Porém, em 2020 tudo mudou. A pandemia chegou e as aulas começaram a ser transmitidas via Zoom, com os professores e alunos em suas casas. Nós paramos duas semanas para organizar essa transição. Apesar de já existir a transmissão da aula, os alunos perderam a interação que acontecia na sala de conferência.
Como qualquer fase de transição, vivenciamos vários desafios e dificuldades até que encontrássemos um modelo mais adequado como proporcionar a interação entre os alunos por meio da ferramenta disponível em nossa plataforma.
Portanto, os professores começaram a introduzir metodologias de aprendizagem que incentivassem mais a participação dos alunos. Assim, mesmo em um cenário tão difícil, com todas as mudanças trazidas pela pandemia, concluímos nosso curso com a qualidade esperada e com a participação ativa desta turma nas aulas.
Hoje, quais são os pontos nos quais vocês acreditam terem acertado nesta transição para o online?
Profa. Rachel Neves: A persistência em insistir na continuidade do curso é o ponto de partida. Não tínhamos uma ideia de quanto tempo esse cenário duraria e não gostaríamos de parar, pois a turma já estava bastante envolvida com o curso.
Portanto, insistimos com os alunos para que aceitassem o desafio de dar andamento às aulas no novo modelo. Uma vez que todos concordamos em continuar, o engajamento foi fundamental.
Todos entenderam que era necessário abraçar o novo formato e se dedicar em fazer o seu melhor. Com essa visão, o time formado pela coordenação, equipes de suporte, professores e os próprios alunos contribuíram para que essa experiência fosse uma experiência de sucesso.
A visão colaborativa e a responsabilidade fez com que o curso se desenvolvesse da melhor forma e em março de 2021 tivemos a formatura da primeira turma.
Na opinião de vocês, como foi a receptividade dos alunos e alunas em relação ao curso In Company?
Profa. Rachel Neves: A receptividade foi ótima. Na formatura foi visível o quanto os alunos estavam felizes com o resultado que construímos juntos.
O sentimento de ter vencido o desafio de concluir um curso de ótima qualidade, com seriedade e em cenário tão adverso, é indescritível.
Sem dúvida, a parceria entre as empresas e as equipes foi fundamental para que o curso fosse concluído com sucesso.
Só posso dizer, que já sinto saudades da turma e de nossos encontros semanais. Além de tudo que aprendemos juntos, criamos um laço especial de amizade.
Profa. Teresa Cristina: Gostaria de complementar que o engajamento do grupo a partir da realização do curso foi fantástico. Um apoiava o outro, lembrava tarefas, cobrava pendências, enfim todos estavam imbuídos com um único objetivo: chegar até o final.
Eles amam a empresa e reconhecem que o investimento feito pela Pague Menos para as suas carreiras só os apoiou para cumprir as etapas desse processo. São verdadeiros guerreiros e vencedores!
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Fonte: FIA – LABFIN.PROVAR (entrevista realizada em 24/06/21)