Ter a compreensão de como aplicar o conceito de valuation pode colocar você em destaque no mercado. O termo é usado como referência a um método sistematizado de avaliação de cenários econômicos que tem como objetivo estimar o valor de mercado e a saúde financeira de empresas.
O profissional que é capacitado a realizar o processo de avaliação de empresas pode atuar em consultorias, corretoras, bancos e empresas. Ter o conhecimento sobre a prática desse processo de avaliação de empresas também amplia a habilidade de decidir o melhor investimento.
Falar sobre valuation, até hoje ainda causa um certo receio porque parece complexo, mas é um processo simples, que auxilia nessas tomada de decisões.
Quando o gestor ou profissional da área decide investir o capital, busca sempre tomar uma decisão baseada em boas premissas, para conseguir concretizá-las em algum valor. O valuation é justamente a ferramenta que capacita o profissional para tomar uma decisão que esteja alinhada à melhor estratégia no sentido econômico.
Palavra do especialista
De acordo com o professor Marcos Piellusch, especialista no assunto e coordenador de cursos da FIA – LABFIN.PROVAR, o valuation e seu método de aplicação pode ser comparável à avaliação de uma plantação a partir dos frutos que ela vai proporcionar no futuro.
“Para uma empresa, os frutos a serem gerados no futuro são os fluxos de caixa a serem gerados. Não há certeza de quantos frutos a plantação vai proporcionar, pois isso depende de condições climáticas, do solo e da própria interação com o ambiente”, explica o professor.
A partir dessa analogia com a plantação, fica mais fácil entender o conceito. Ou seja, o valuation auxilia as empresas a elaborar uma estimativa de valor, condicionada a fatores internos e externos.
Portanto, não é possível ter certeza de que os fluxos de caixa projetados vão se efetivar futuramente.
“Por isso, o valor da empresa é ‘descontado’ por uma taxa, que é proporcional ao risco de que esses fluxos de caixa não se concretizem”, complementa Piellusch.
A macro aplicação do valuation
Os profissionais da área de finanças são os primeiros que nos vêm à cabeça quando o assunto é avaliação de empresas.
Isso porque são eles que colaboram com as projeções, modelagem, cálculo dos fluxos de caixa, taxa de desconto, entre outros procedimentos necessários para o valuation.
No entanto, outros profissionais também se envolvem nesse processo. São os especialistas num dado negócio que, em virtude do conhecimento e experiência acumulada da empresa, podem contribuir com as projeções que constituem o valuation.
E tais especialistas não necessariamente são da equipe financeira, mas podem ser das áreas comerciais, técnicas, de marketing ou estratégia.
Portanto, o processo de valuation atravessa todo o corpo da empresa. E é importante que haja, de fato, uma visão o mais ampla possível do negócio para essa avaliação, visto que o valuation se configura como uma projeção condicionada a diversas interferências externas que escapam do microcosmo das empresas.
Dominar o valuation para negócios e pessoas
Dominar as práticas de valuation pode ser um diferencial significativo, pois as empresas têm demandado cada vez mais a expertise daqueles que podem colaborar para a tomada de decisões mais assertivas. E as técnicas de valuation são fundamentais nesse sentido.
“O profissional que conhece as técnicas de valuation acaba dominando diversos temas da área de Finanças”, comenta Piellusch. Isso porque os processos que o envolvem se relacionam diretamente a diversas decisões empresariais.
Conforme esclarece Piellusch, a aplicação de tais processos é comumente associada às decisões de aquisição ou venda de uma empresa — ou, ainda, é relacionada à avaliação, por investidores, da atratividade de uma ação a ser comprada ou vendida.
Entretanto, a importância do valuation vai além desses dois casos. Quando um negócio, por exemplo, deseja criar novos produtos ou mudar seus processos, a aplicação dos métodos de valuation são cruciais para uma análise mais segura, bem como para a redução dos riscos.
Mesmo o planejamento orçamentário de uma empresa pode se beneficiar das técnicas de valuation, na medida em que estas auxiliam os gestores a identificarem se determinados planos podem criar ou destruir valor para o negócio.
Aprimore sua trajetória profissional
Agora que você sabe um pouco mais deste tema, confira os programas de Pós-graduação e MBA em Finanças que a FIA – LABFIN.PROVAR oferece para quem quer se aperfeiçoar para os negócios ou atuar no mercado financeiro. Nosso portfólio é extenso e conta com diversos cursos presenciais e no formato online.
O programa de Extensão Valuation: Avaliação de Empresas, Fusões, Aquisições e Ações, por exemplo, visa capacitar os participantes a compreender os direcionadores de valor das empresas, com a finalidade de realizar o processo de avaliação a partir das características específicas da empresa e de sua fase no ciclo de crescimento. O curso se destina a aprimorar a visão crítica dos participantes sobre o processo de avalia.
Aproveite para se aprimorar agora mesmo!
Fonte: FIA – LABFIN.PROVAR