Com a retração na economia brasileira, o setor do varejo busca estratégias para sobreviver ao mercado e alavancar suas vendas. As soluções B2B, aliadas à tecnologia ganham destaque e otimizam melhores resultados que o B2C.
Pesquisas que avaliam a retomada do mercado relatam que no ano de 2021, 60% das empresas não bateram suas metas de vendas. Entre as que sentiram mais dificuldade estão as de modelo de negócio com foco no consumidor final, ou seja, B2C, com apenas 36% das metas atingidas.
Com a alta dos juros e instabilidade, companhias vão atrás de parceiros que apoiam desde a aquisição de novos clientes, até aprimoramento de processos comerciais.
Marketplace B2B
Nesse cenário, os marketplaces entram no jogo com tudo. O grande destaque do marketplace B2B é a possibilidade de comercializar itens de lojas variadas em um único domínio, isentando o consumidor da compra fracionada e da perda de tempo para entrar em cada site e realizar o pedido um por um.
Essa facilidade é especialmente significativa quando consideramos que os compradores são empresas, ou seja, geralmente precisam adquirir os bens em grande volume para não haver empecilhos operacionais.
A transformação digital trouxe para o ambiente virtual as relações de consumo. Investir no marketplace B2B é uma forma eficiente de conquistar novos espaços, mostrar seu produto ou serviço a mais pessoas e ampliar sua participação no mercado.
Afinal, boas parcerias podem acelerar a aquisição de novos clientes, melhorar estratégias digitais e trazer crescimento para os negócios envolvidos.
Cenário econômico
A alta da inflação ainda traz muita instabilidade para o mercado, o que impede as empresas de irem mais longe sozinhas. Muitas tentam driblar as adversidades, porém, buscam estratégias incompatíveis com suas realidades.
É importante ter clareza se os processos comerciais estão sendo aplicados da maneira mais eficiente e assertiva dentro do segmento de atuação, o que é crucial para vender mais e alcançar o público da melhor forma possível.
Um bom conhecimento em Inteligência de Mercado pode trazer essa luz estratégica. Um gestor que esteja atualizado e preparado, pode reconhecer uma mudança na ação B2C para a B2B e trazer para a empresa uma solução efetiva.
E claro que essas iniciativas que agregam resultados sempre acendem os holofotes para o profissional ou equipe que implantou o desenlace.
Você pode se colocar em destaque aprimorando seus conhecimentos em Inteligência de mercado e ficar ainda mais preparado para fornecer insights e embasar a tomada de decisão de uma empresa.
Como aumentar sua competitividade
O MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado oferece ao profissional a possibilidade de, num mesmo curso, aprofundar suas competências tanto na gestão de negócios quanto em questões referentes à inteligência de mercado.
O foco nesta especialização da FIA – LABFIN.PROVAR é discutir e analisar problemas reais e possíveis soluções, explorando a experiência prática e organizacional do time docente, especialistas no assunto, que ministram as metodologias participativas.
Muitos aspectos relevantes para a atuação da empresa no mercado são colocados em pauta, tais como, comportamento do consumidor; diferenciais competitivos; estratégias da concorrência; fortalecimento da marca; relacionamento com clientes; tendências de mercado e muito mais.
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Fonte: Redação FIA – LABFIN.PROVAR