Já pensou em construir estratégias de marketing que geram exatamente o resultado que você precisa? Seria incrível saber como a cabeça dos seus clientes funciona, não é mesmo? Para te ajudar a conquistar esse feito, vamos falar sobre neuromarketing.
Você já ouviu falar sobre isso? Será que existe uma ciência sobre marketing? O que esse termo significa? Para entender mais sobre esse assunto e compreender sua relevância, continue lendo este artigo.
O que é neuromarketing?
Primeiramente, podemos definir neuromarketing como sendo uma junção de marketing e neurociência. Nesse sentido, seu objetivo é buscar entender quais são os motivos que levam um cliente a escolher uma marca ou outra.
Afinal de contas, o que faz um consumidor decidir comprar um produto? O que acontece no seu cérebro que o leva a se tornar um cliente fiel? São essas questões que o neuromarketing busca explicar.
Mas não adianta ter esse conhecimento e não ser capaz de aplicá-lo na prática, não é mesmo? Então, vamos ao que interessa?
Neuromarketing na prática
Diversos estudos científicos demonstram que o processo de tomada de decisão não acontece da maneira lógica e racional na qual acreditamos. Na verdade, essa atividade é iniciada de forma totalmente inconsciente, guiada pelas nossas emoções e pelos cinco sentidos.
No entanto, você não precisa contratar um neurocientista para a sua equipe, ou investir fortunas em um curso de neurociência. Ainda mais no momento desafiador que estamos vivendo, sabemos que qualquer conhecimento que agregue é bem-vindo. Por isso, separamos aqui algumas práticas para você começar a implementar agora nas suas estratégias e conquistas seu cliente. Confira!
1 – Use imagens
Em primeiro lugar, é super importante que você entenda: imagens funcionam melhor que textos. Sim, isso não é um achismo, é como o cérebro humano funciona. Uma imagem pode transmitir informações de maneira muito mais direta do que um texto.
Usando imagens, você é capaz de transmitir uma mensagem com mais rapidez e agilidade. Dessa forma, as chances do consumidor compreender o que você está comunicando e se lembrar disso posteriormente são bem maiores.
Portanto, aposte sempre em conteúdos visuais. Sejam eles fotografias, ilustrações, vídeos, enfim. Inclua já isso nas suas estratégias de marketing e perceba a diferença.
2 – Mostre o rosto de pessoas
Como estamos falando de neuromarketing, aqui partimos do princípio de entender o que de fato chama a atenção e gera o sentimento de empatia nas pessoas.
Hoje em dia, uma estratégia de marketing que não leva em conta o fator humanização está fadada ao fracasso. Sim, você leu certo. Afinal de contas, estamos na era da Indústria 4.0! É urgente se adaptar aos novos comportamentos do consumidor, caso contrário sua marca será esquecida com o passar do tempo.
Ao passo que você inclui rostos de pessoas na sua comunicação, você a torna mais humana. Nesse sentido, você se comunica melhor, pois transmite mais emoção nas suas publicações, nos anúncios, nas newsletters, e por aí vai.
3 – Conheça a psicologia das cores
É sabido que as cores têm o poder de causar reações emocionais em nós. Ou seja, cada uma delas provoca uma sensação diferente ao ser captada pelos nosso olhos.
Psicologicamente falando, o azul claro nos remete à sensação de calma, enquanto o laranja traz a percepção de energia. O vermelho pode remeter à paixão e à raiva, enquanto o rosa geralmente é associado ao amor puro, maternal, entre outras possibilidades.
Dessa forma, com a psicologia das cores você passa a dominar um conhecimento que auxilia no trabalho de design da sua empresa. Influenciando desde o layout do seu site até a embalagem do seu produto.
4 – Atenção às fontes escolhidas
Ainda falando sobre a importância visual do seu conteúdo, também é muito essencial não se esquecer de ter cuidado ao escolher as fontes para compor as criações que serão comunicadas.
Afinal de contas, se você deseja uma comunicação direta e fácil de entender, é importante escolher fontes simples que facilitem a leitura.
Afinal, quanto mais fácil for para o consumidor compreender a mensagem, maiores são as chances de gerar conversão.
5 – Neuromarketing também tem a ver com preços
Definitivamente, o valor do serviço ou do produto faz toda a diferença para que um consumidor decida entre comprar ou não o seu produto.
Segundo o neuromarketing, a nossa mente não sabe fazer uma boa avaliação sobre o valor justo de um produto ou serviço. É por isso que sempre fazemos comparações para escolher com qual marca iremos fazer negócio.
Por isso é tão importante que você ancore o valor do seu produto, sempre mantendo um diferencial em relação aos seus concorrentes. Insira essa prática nas suas estratégias de vendas e veja como isso influencia o alcance de melhores resultados.
Esperamos que com essas dicas você consiga sair do básico e começar a desenvolver estratégias de vendas que realmente atinjam a mente dos seus clientes.
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