Os tempos estão mudando completamente e vemos cada vez mais a necessidade de uma humanização no varejo. As transformações no comportamento do consumidor como consequência da pandemia estão afetando todo o mercado.
Para entender por que uma camada de humanização no varejo é mais do que necessária nos dias de hoje, continue lendo este artigo.
A importância da humanização no varejo
Vivemos um contexto mundial pandêmico que afetou a vida de todas as pessoas ao redor do mundo. O comportamento dos consumidores mudou drasticamente e é essencial que os negócios acompanhem essas transformações se quiserem sobreviver nos próximos anos.
Uma das maiores mudanças que ocorreram no último ano foi o estabelecimento do home office como rotina para a maioria das pessoas que trabalham em escritório. Isso acarreta diversas consequências.
Afinal de contas, não é apenas o home office, a nossa vida inteira está em casa. Apesar da dificuldade de gerenciar o trabalho com o convívio com a família por conta da pandemia, muitas pessoas enxergam maior qualidade de vida nesse contexto.
Home office mudou a lógica de consumo
Podemos ver que o advento do home office levantou uma busca por mais estrutura no dia a dia em casa e isso mudou completamente a lógica de consumo instaurada até então.
Mesmo no contexto pós-pandêmico, a casa vai continuar sendo algo muito importante. É um fato que as pessoas estão se mudando e se afastando do centro, percebendo que é possível viver em outras regiões e gostando da experiência.
Quem está fazendo esse tipo de movimento são as pessoas com maior poder aquisitivo. Nesse sentido, a questão do consumo dessa classe média alta deve se alastrar para os entornos e ir para regiões ainda mais afastadas.
Ou seja, existe uma reorganização do varejo físico que precisa acontecer. Mas isso não tem a ver com a loja física e sim com o que está acontecendo com o cliente, com o seu consumidor. Para onde ele está se movimentando? Ele está passando mais tempo em casa? A humanização no varejo precisa ouvir essas questões.
O home office fez com que as pessoas hoje estejam cuidando mais das próprias casas e cozinhando mais, por exemplo. As marcas que trabalham com móveis e utensílios de cozinha estão apresentando faturamentos mais altos que o comum.
Afinal de contas, muitas pessoas começaram a consumir esses tipos de produtos, pois estão reorganizando sua lógica dentro de casa. Porém, não é só a estrutura de trabalho, como a mesa e a cadeira de escritório. Trata-se de toda a organização e revalorização da própria casa.
Por isso, hoje temos uma nova lógica de consumo que demanda uma humanização no varejo cada vez mais urgente.
Humanização no varejo é menos sobre produto e mais sobre serviço
Todos os mercados que cresceram com a pandemia são os de serviço. É sobre o varejo ser muito mais competente em atender o cliente e se disponibilizar de forma flexível para prestar seus serviços e atender às suas necessidades.
Aqui falamos não só de suporte, segurança, cuidado, transparência de informação, entrega ou recebimento de mercadoria. É preciso repensar toda a forma como é feito o relacionamento com o cliente.
Nesse sentido, tal mudança tem pouco a ver com o produto em si. Afinal, o produto permanece na prateleira, disponível para compra. No entanto, agora o esforço para fazer com que este produto se movimente junto ao cliente é muito maior. Estamos falando de uma competência muito maior de prestar serviço dentro do varejo.
É necessário um varejo que se preocupa com o cliente
É necessário um varejo que se preocupe com a saúde dos clientes. Tempos atrás, acreditava-se que o sucesso de um e-commerce, por exemplo, dependia totalmente do preço do produto. Porém, hoje sabemos que isso não é verdade. Na realidade, o consumo no varejo digital é baseado em confiança.
Atualmente, existe outra camada que está ligada à confiança, que é a segurança de vida. Portanto, essa preocupação que está presente na vida dos consumidores precisa ser ouvida pelo varejo.
É nesse momento que entra a humanização no varejo. No contexto da pandemia, um estabelecimento pode medir a temperatura de seus clientes, mas é perguntar como eles estão que vai realmente fazer a diferença.
A humanização no varejo é uma sensibilidade que precisa acontecer na experiência do cliente. E isto se aplica tanto à realidade física quanto à digital.
Nos sites e redes sociais, por exemplo, sai na frente a empresa que demonstra preocupação com os cuidados ao embalar e enviar seus produtos e outras medidas de segurança absolutamente necessárias para os dias atuais.
Além de acompanhar tendências como a humanização no varejo, é essencial que profissionais invistam em aprofundar seus conhecimentos sobre o mercado com cursos de Pós-Graduação e MBA, como o de Negócios do Varejo: Estratégia e Gestão, oferecido pelo LABFIN.PROVAR – FIA.
Fonte: LABFIN.PROVAR – FIA
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