MBA Gestão de Negócios:
Vendas e Planejamento de Vendas

Turma PAULISTA

Início das aulas: 05/08/2019
Dias e horários: Segunda-Feira 19h00 às 23h00 Semanal
Sábado 08h30 às 17h30 Mensal
Local: Av. Paulista, 807
Carga horária: 500 horas

Turma Vila Olímpia

Início das aulas: 09/09/2019
Dias e horários: Segunda-Feira 19h00 às 23h00 Semanal
Sábado 08h30 às 17h30 Mensal
Local: Av. Dr. Cardoso de Melo, 1491
Carga horária: 500 horas

A FIA – Fundação Instituto de Administração é uma entidade privada sem fins lucrativos, estabelecida em 1980 por iniciativa de professores do Depto. de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA/USP (Universidade de São Paulo).
Desde o lançamento do 1º curso de MBA, em 1993, mais de 40 mil alunos já foram formados pela FIA. Em 2005 foi declarada como instituição de utilidade pública federal conforme publicação no Diário Oficial da União.
Todos os cursos de MBAs são reconhecidos pelo MEC, bem como têm a sua qualidade certificada pela AMBA – Association of MBAs, entidade sediada em Londres e que reúne as mais conceituadas escolas de negócios do mundo.
O Pós-MBA classificou-se no ranking Educação Executiva da Financial Times 2010, obtendo a 26ª colocação entre 60 escolas do mundo todo e coloca a FIA entre as primeiras escolas brasileiras classificadas nesse prestigioso ranking, na categoria “Cursos Abertos de Educação Executiva”.
O MBAs FIA caracterizam-se pela seriedade do seu desenvolvimento, a exigência da presença dos alunos às aulas e a assiduidade dos alunos aos estudos. Também se caracterizam pela frequente avaliação dos conteúdos das disciplinas e desempenho dos professores de forma a manter a excelência da FIA como uma das melhores Escolas de Negócios do Brasil.
A coordenação do curso estará a cargo dos professores Dr. José Roberto Securato e Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo.

Diferenciais MBA Gestão de Negócios: Vendas e Planejamento de Vendas 

Com a experiência obtida com o PROVAR (Programa de Administração de Varejo), o Programa de Educação Continuada da FIA desenvolveu o curso de MBA Gestão de Negócios, Vendas e Planejamento Comercial, que tem como meta aprofundar o estudo da administração comercial e suas relações com o mercado.
O MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS, VENDAS E PLANEJAMENTO DE VENDAS foi desenvolvido pela equipe do LABFIN-PROVAR, em parceria com gestores e profissionais do mercado, com o propósito de ser uma das referências na educação executiva na área.
O principal diferencial do curso é apresentar aos alunos uma visão ampliada, sistêmica e abrangente da gestão comercial e de vendas, com o enfoque nas estratégias e nas tendências empresariais no Brasil e no mundo.

Objetivos

  • Capacitar os profissionais para aplicação dos conceitos de gestão de negócios e de planejamento comercial e vendas, apresentando modernas técnicas e ferramentas, fundamentais para a prática nessas áreas.
  • Capacitar os alunos a tomar decisões em ambientes de alta competitividade, desenvolvendo uma visão do negócio que permita aperfeiçoar a gestão de clientes e aumentar as vendas.
  • Valorizar a interdisciplinaridade na discussão de casos práticos relacionados a gestão de negócios e vendas.
  • Aprimorar habilidades e competências de gestores e líderes com foco em ampliação de negócios, alinhando questões estratégicas, táticas e operacionais a partir de aulas dinâmicas e debates com especialistas.

Perfil do Aluno

  • Profissionais da área comercial que buscam evoluir na carreira, reunindo conceitos e ferramentas necessárias para uma melhor performance, resultados superiores e crescimento na empresa.
  • Profissionais que desejam se atualizar e se aprofundar em gestão de negócios e planejamento comercial.
  • Profissionais que objetivam assumir cargos executivos na área comercial em diversos setores organizacionais (serviços, varejo, indústria e terceiro setor).

Metodologia

A metodologia do curso MBA Gestão de Negócios: Vendas e Planejamento de Vendas terá por base aulas expositivas com apoio de recursos audiovisuais e material de ensino auxiliar. Serão utilizados recursos didáticos que facilitem o processo de aprendizagem do grupo, com estudo de casos, conceituação e capacitação teórica, dinâmica de grupo e exercícios em grupo e individuais. O emprego de múltiplas abordagens e técnicas de ensino contribui decisivamente para a fixação de conceitos e aquisição de habilidades.

Investimento

Consulte a secretaria do curso

Coordenadores

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP


Corpo docente

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de avaliação

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita, além de trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada da mesma será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõe e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Frequência

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 50% nas disciplinas e nos módulos e 75% no total do curso. Somente será permitido o abono de faltas, conforme regulamentação do MEC, em casos de gravidez (licença maternidade) e doenças infectocontagiosas.

Certificação

Será considerado aprovado no curso, o aluno que obtiver simultaneamente: (1) média nos módulos igual ou superior a 7 (sete), (2) atingir frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, (3) ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

Pré-requisitos

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Experiência profissional relevante superior a 5 anos
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
  • Leitura na língua inglesa

Seleção

Os interessados no curso MBA Gestão de Negócios: Vendas e Planejamento de Vendas passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.

O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.

Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

Carga Horária Total

500 horas/aula, divididas da seguinte forma:

  • 400 h – aulas presenciais;
  • 100 h – estudos dirigidos (Ensino a distância – EaD);

Estudos Digiridos

Tratam-se de atividades mandatórias que serão realizadas, a distância, via portal eletrônico, sendo que o aluno será aprovado apenas se obter nota superior ou igual a 7,0 (sete). Os Estudos Dirigidos devem ser cumpridos antes do término das aulas presenciais do programa.

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos instrumentos utilizados na avaliação do aproveitamento do aluno nos MBAs e Pós-Graduações da FIA. É uma oportunidade orientada para o experimento e a aplicabilidade dos conceitos estudados e debatidos ao longo do curso.

Constitui-se em um trabalho próprio, individual, original, redigido em língua portuguesa, oferecendo uma contribuição relevante para a área de conhecimento em questão, satisfazendo os requisitos de complexidade exigidos para o nível de especialista nos cursos de Pós-Graduação e MBAs da FIA.

Ressalta-se que, para o desenvolvimento do TCC, o aluno deve apresentar um estudo de caso aplicado. Não serão aceitos estudos puramente bibliográficos, fundamentados apenas em informações de livros, Internet e dados disponíveis ao público em geral.

 

Matriz Curricular 

Estratégia Empresarial, Cenários Econômicos e Métodos Quantitativos (48h)
  • Estratégia Empresarial
  • Economia Aplicada e Cenários Econômicos Globais
  • Estatística Aplicada
Gestão de Pessoas e Liderança Contemporânea (32h)
  • Gestão de Pessoas
  • Liderança Contemporânea
  • Aprimorando Soft Skills por Meio do Coaching
Gestão Financeira em Vendas (36h)
  • Finanças Corporativas: Cálculo Financeiro e Análise de Investimentos
  • Contabilidade e Análise de Demonstrações Financeiras
Margem, Formação de Preço e Investimentos em Atividades Promocionais (20h)
  • Margem e Formação de Preço
  • Investimentos em Atividades Promocionais
Gestão de Operações e Informações (20h)
  • Gestão Estratégica de Operações
  • Gestão Estratégica de Informação
Tópicos em Gestão de Negócios (16h)
  • Ambiente Legal de Negócios: Direito do Consumidor
  • Inovação
  • Negócios Internacionais
  • Risco Organizacional
Planejamento Comercial e Gestão de Canais em Vendas (44h)
  • Gestão e Planejamento Comercial
  • Gestão de Canais e Logística
  • Internet como Canal de Vendas e Mídias Sociais
Trade Marketing e Gestão de Contratos em Vendas (20h)
  • Trade Marketing
  • Gestão de Contratos
Marketing em Vendas (40h)
  • Marketing Estratégico
  • Segmentação e Posicionamento
  • Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM)
Técnicas de Vendas (40h)
  • Técnicas de Apresentação e Visita a Clientes
  • Técnicas de Vendas: B2B e B2C
  • Neuromarketing
Pós-vendas e Negociação (28h)
  • Pós Vendas
  • Laboratório de Negociação e Vendas
  • Negociação Estratégica
Simulação Empresarial Aplicada aos Negócios (56h)
  • Simulação Empresarial Aplicada aos Negócios
Estudos Dirigidos (100h)
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social EAD
  • Empreendedorismo EAD
  • Governança Corporativa e Ética Empresarial EAD

Marketing Estratégico e Inteligência de Mercado

“POR QUE PRECISAMOS DE INFORMAÇÃO?”

Nesta aula a professora demonstra como a Inteligência de Mercado é uma ferramenta estratégica na gestão de uma organização. Ao longo da aula a professora apresenta o que é uma informação relevante para o negócio, impactando nos custos e nas vendas e o que é um ruído, não agregando nada valioso como informação estratégica. Para saber mais sobre o que é informação relevante como diferencial estratégico, acesse a aula.

Atendimento

Telefônico - de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. 
Email - cursoslabfinprovar@fia.com.br

São Paulo - Unidade Paulista

Presencial – de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 12h
Av. Paulista, 302 - 4o. andar - Bela Vista - ao lado do Metrô Brigadeiro

PARCEIRO INSTITUCIONAL

GOWORK

 

FIA - LABFIN.PROVAR:
A primeira escola de negócios
com o coworking integrado.