MBA

Gestão de Negócios: Vendas e Planejamento de Vendas

Experiências e estratégias aplicadas ao sucesso

29/04/19 (início)

SOBRE O CURSO

29/04/2019

}

segundas-feiras das 19h00 às 23h00

Station - Av. Dr. Cardoso de Melo, 1491

A FIA – Fundação Instituto de Administração é uma entidade privada sem fins lucrativos, estabelecida em 1980 por iniciativa de professores do Depto. de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA/USP (Universidade de São Paulo).
Desde o lançamento do 1º curso de MBA, em 1993, mais de 40 mil alunos já foram formados pela FIA. Em 2005 foi declarada como instituição de utilidade pública federal conforme publicação no Diário Oficial da União.
Todos os cursos de MBAs são reconhecidos pelo MEC, bem como têm a sua qualidade certificada pela AMBA – Association of MBAs, entidade sediada em Londres e que reúne as mais conceituadas escolas de negócios do mundo.
O Pós-MBA classificou-se no ranking Educação Executiva da Financial Times 2010, obtendo a 26ª colocação entre 60 escolas do mundo todo e coloca a FIA entre as primeiras escolas brasileiras classificadas nesse prestigioso ranking, na categoria “Cursos Abertos de Educação Executiva”.
O MBAs FIA caracterizam-se pela seriedade do seu desenvolvimento, a exigência da presença dos alunos às aulas e a assiduidade dos alunos aos estudos. Também se caracterizam pela frequente avaliação dos conteúdos das disciplinas e desempenho dos professores de forma a manter a excelência da FIA como uma das melhores Escolas de Negócios do Brasil.
A coordenação do curso estará a cargo dos professores Dr. José Roberto Securato e Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo.

Diferenciais

Com a experiência obtida com o PROVAR (Programa de Administração de Varejo), o Programa de Educação Continuada da FIA desenvolveu o curso de MBA Gestão de Negócios, Vendas e Planejamento Comercial, que tem como meta aprofundar o estudo da administração comercial e suas relações com o mercado.
O MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS, VENDAS E PLANEJAMENTO COMERCIAL foi desenvolvido pela equipe do LABFIN-PROVAR, em parceria com gestores e profissionais do mercado, com o propósito de ser uma das referências na educação executiva na área.
O principal diferencial do curso é apresentar aos alunos uma visão ampliada, sistêmica e abrangente da gestão comercial e de vendas, com o enfoque nas estratégias e nas tendências empresariais no Brasil e no mundo.

Objetivos

  • Capacitar os profissionais para aplicação dos conceitos de Gestão de Negócios e de Planejamento Comercial e Vendas, apresentando modernas técnicas e ferramentas, fundamentais para a prática nessas áreas.
  • Capacitar os alunos a tomar decisões em ambientes de alta competitividade, desenvolvendo uma visão do negócio que permita aperfeiçoar a Gestão de Clientes e aumentar as Vendas.
  • Valorizar a interdisciplinaridade na discussão de casos práticos relacionados a Gestão de Negócios e Vendas.
  • Aprimorar habilidades e competências de gestores e líderes com foco em ampliação de negócios, alinhando questões estratégicas, táticas e operacionais a partir de aulas dinâmicas e debates com especialistas.

Perfil do Aluno

  • Profissionais da área comercial que buscam evoluir na carreira, reunindo conceitos e ferramentas necessárias para uma melhor performance, resultados superiores e crescimento na empresa.
  • Profissionais que desejam se atualizar e se aprofundar em gestão de negócios e planejamento comercial.
  • Profissionais que objetivam assumir cargos executivos na área comercial em diversos setores organizacionais (serviços, varejo, indústria e terceiro setor).

Metodologia

A metodologia do curso terá por base aulas expositivas com apoio de recursos audiovisuais e material de ensino auxiliar. Serão utilizados recursos didáticos que facilitem o processo de aprendizagem do grupo, com estudo de casos, conceituação e capacitação teórica, dinâmica de grupo e exercícios em grupo e individuais. O emprego de múltiplas abordagens e técnicas de ensino contribui decisivamente para a fixação de conceitos e aquisição de habilidades.

 

Investimento

Consulte a secretaria do curso

Alguma Dúvida?

Entre em contato com os nossos consultores da Pós-graduação

LIGUE (11) 3894-5004

Segunda à sexta, das 9h às 19h

conteúdo programátic0

Carga Horária Total

500 horas/aula, divididas da seguinte forma:

  • 400 h – Aulas presenciais;
  • 100 h – Estudos dirigidos.

Disciplina on-line

A disciplina on-line compreende 100 horas/aula de atividades didático-pedagógicas que serão desenvolvidas à distância. Os alunos receberão via portal um conjunto de atividades relacionadas aos seguintes tópicos:

  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social;
  • Governança Corporativa e Ética Empresarial;
  • Empreendendorismo

Para cada um desses tópicos, os alunos terão que desenvolver uma atividade via portal, sendo que o aluno será aprovado nessa disciplina apenas se obter nota final igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das atividades. Este requisito deve ser cumprido antes do término das aulas presenciais do programa.

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso é um componente curricular obrigatório nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, conforme regulamentação interna. É exigido para a conclusão do curso e obtenção do certificado de conclusão. Deve ser elaborado no decorrer do curso de acordo com o especificado no Projeto Pedagógico do curso e entregue na data agendada pelo coordenador do curso, não podendo ultrapassar 90 (noventa) dias após a data de término do curso.

Ficará a critério do coordenador do curso estabelecer o processo de apresentação do trabalho e avaliação deste componente curricular. O aluno reprovado neste componente curricular poderá requerer matricula como dependência. Para tanto deverá pagar encargos financeiros correspondentes.

Se interromper o estudo (cancelar ou abandonar), ainda que faltando apenas a conclusão do TCC, o aluno ao solicitar o retorno ao curso, terá sua solicitação avaliada pelo coordenador do curso que o orientará a respeito das condições de retorno ao curso.

Caso o aluno não consiga finalizar o TCC no prazo máximo será considerado reprovado no curso, não fazendo jus ao certificado de conclusão.

Matriz Curricular

Estratégia Empresarial, Cenários Econ. e Métodos Quant. - 48h
  • Estratégia Empresarial
  • Economia Aplicada e Cenários Econômicos Globais
  • Estatística Aplicada
Gestão de Pessoas e Liderança Contemporânea - 32h
  • Gestão de Pessoas
  • Liderança e Contemporânea
  • Aprimorando Soft Skills por meio do Coaching
Gestão Financeira em Vendas - 36h
  • Finanças Corporativas: Cálculo Financeiro e Análise de Investimentos
  • Contabilidade e Análise de Demonstrações Financeiras
Margem, Formação de Preços e Investimento em Ativ. Promo. - 20h
  • Margem e Formação de Preço
  • Investimento em Atividades Promocionais
Gestão de Operações e Informações - 20h
  • Gestão Estratégica de Operações
  • Gestão Estratégica de Informação
Tópicos em Gestão de Negócios - 16h
  • Ambiente Legal de Negócios: Direito do Consumidor
  • Inovação
  • Negócios Internacionais
  • Risco Organizacional
Planejamento Comercial e Gestão de Canais em Vendas - 44h
  • Gestão e Planejamento Comercial
  • Gestão de Canais e Logística
  • Internet como Canal de Vendas e Mídias Sociais
Trade Marketing e Gestão de Contratos em Vendas - 20h
  • Trade Marketing
  • Gestão de Contratos
Marketing em Vendas - 40h
  • Marketing Estratégico
  • Segmentação e Posicionamento
  • Gestão do Relacionamento com o Cliente
Técnicas de Vendas - 40h
  • Técnicas de Apresentação e Visita a Clientes
  • Técnicas de Vendas: B2B e B2C
  • Neuromarketing
Pós-Vendas e Negociação - 28h
  • Pós-Vendas
  • Laboratório de Negociação e Vendas
  • Negociação Estratégica
Simulação Empresarial aplicada aos Negócios - 56h
  • Simulação Empresarial aplicada aos Negócios
Estudos dirigidos - 100h
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social
  • Empreendedorismo
  • Governança Corporativa e Ética Empresarial 

Informações gerais

Coordenadores

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP

Sistema de avaliação

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita, além de trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada da mesma será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõe e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Certificação

Será considerado aprovado no curso, o aluno que obtiver simultaneamente: (1) média final igual ou superior a 7 (sete), (2) atingir frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, (3) ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 6/04/2018, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

 

Processo Seletivo

Pré-requisitos

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC;
  • Experiência profissional relevante superior a 5 anos;
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse;
  • Leitura na língua inglesa.

Seleção

Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma analise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.

O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.

Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

 

Atendimento

São Paulo - Unidade Paulista

Presencial – de segunda a sexta feira, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 17h
Av. Paulista, 302 - 4o. andar - Bela Vista - ao lado do Metrô Brigadeiro

(11) 3894-5004

Telefônico - de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h. 
Email - cursoslabfinprovar@fia.com.br