Quando as ações destinadas ao consumidor são bem feitas, a empresa fideliza seus clientes, atrai novos, divulga melhor seus produtos e serviços e fortalece sua marca. Por isso existem os 6 P’s do marketing de varejo que servem como guia para realizar esse trabalho com a maior qualidade possível.
Alguns dos benefícios mais valiosos dessa prática é o aumento das vendas e a criação de uma imagem positiva do negócio. Além da fidelização, que garante um custo menor por cliente e um retorno que é cada vez maior.
Portanto, vamos conhecer os 6 P’s do marketing de varejo para implementá-los no trabalho? Com eles, é possível ter um parâmetro melhor de como, quando e onde você deve ofertar seu produto ou serviço e, assim, desenvolver estratégias mais certeiras.
1º – Produto
Começando pelo básico, temos o produto. É aquilo que a sua empresa oferece para satisfazer os desejos e as necessidades dos consumidores.
Antes de qualquer coisa, é preciso entender quais são as necessidades que o seu produto ou serviço supre na vida do seu cliente. Essa informação é o ponto de partida para qualquer estratégia de venda que for elaborada.
Afinal de contas, antes de saber como vender seu produto, é essencial entender o que ele é e qual o papel que ele exerce na vida do seu público-alvo.
2º – Ponto
O segundo item dos 6 P’s do marketing de varejo é o ponto. Aqui, estamos falando de todas as estratégias de localização e distribuição dos produtos. Ou seja, seus pontos de venda e de revenda, e demais locais onde seus clientes podem te encontrar.
Toda estratégia precisa levar em conta a localização. Nesse sentido, após compreender O QUE É seu produto, é hora de entender ONDE ele pode ser encontrado, para então desenhar uma estratégia de COMO ele será vendido.
3º – Preço
É claro que os 6 P’s do marketing de varejo fala sobre preço. Afinal de contas, o valor que você dá ao seu produto precisa estar alinhado com a localização em questão e o poder aquisitivo do seu público alvo.
Nesse sentido, isso também varia de acordo com o segmento no qual seu empreendimento está inserido e com o valor que você entrega ao cliente.
Pergunte-se: quanto o seu cliente está disposto a pagar sobre seu serviço? Para saber isso, é importante conhecer seu público-alvo profundamente.
4º – Promoção
De forma geral, promoção é tudo o que envolve a comunicação com os seus consumidores. Aqui, estamos falando da maneira como sua empresa se promove para seus clientes. As boas estratégias de marketing de varejo sempre levam em conta todas as oportunidades de promoção do produto.
Nesse sentido, as promoções precisam aproveitar momentos específicos nos quais os clientes se encontram emotivos e têm mais chance de serem tocados pelas campanhas de marketing. Datas comemorativas como Natal, Dia das Mães e aniversários são alguns exemplos clássicos.
5º – Pessoas
Todo negócio precisa de pessoas, não é mesmo? Portanto, é de extrema importância que o tratamento aplicado aos seus clientes seja de máxima excelência. Da mesma forma, a relação com seus funcionários e fornecedores também influencia nos resultados alcançados.
Portanto, o quinto item dos 6 P’s do marketing de varejo leva nossa atenção ao setor de relacionamento. Ou seja, investir no CRM precisa fazer parte do orçamento se você quer aumentar os lucros da empresa.
6º – Percepção
A percepção indica toda a experiência que o seu cliente tem com o seu negócio. Desde o momento em que ele entra na sua loja física ou no seu site até a fase do pós-venda.
Mas o que influencia essa percepção? Neste caso, além da qualidade dos serviços envolvidos, é ressaltado o valor do layout do seu estabelecimento, seja da loja ou da recepção do seu escritório. Já no meio digital, isso se aplica ao design da sua marca nas redes sociais e à navegação do seu site.
A relevância dos 6 P’s do marketing de varejo
Como vimos neste artigo, os 6 P’s do marketing de varejo são indispensáveis para um bom desenvolvimento de estratégias e planejamentos de vendas.
Sem esses objetivos bem estabelecidos, o trabalho de vendas fica sem foco e todos os esforços não alcançam a assertividade que poderiam ter.
Além disso, é essencial se manter atento às tendências do mercado, estudar e se aprofundar nos negócios do varejo para obter cada vez mais destaque profissional.
Fonte: LABFIN.PROVAR – FIA
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