É preciso falar sobre os impactos da Indústria 4.0. Ou seja, sobre as transformações que chegam para abalar as estruturas de todos os setores da sociedade. Afinal de contas, você com certeza já percebeu algumas mudanças significativas que vêm acontecendo no ambiente de negócios.

A Revolução Industrial 4.0 vem sendo citada no Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos (Suíça), desde 2016. Estamos sentindo seus efeitos cada vez mais.

Dentre algumas questões, uma dos impactos da Indústria 4.0 mais importantes afeta a empregabilidade no mercado.

 

A realidade da automação de serviços

Em 2020, o Fórum Econômico Mundial chamou a atenção para a extinção de 85 milhões de empregos até 2025 como consequência da automação.

A tecnologia está sendo utilizada para trazer agilidade aos negócios. Em outras palavras, todas as atividades que possam ser realizadas por robôs merecem atenção. Profissionais que exercem funções repetitivas, por exemplo, precisam buscar ampliar suas possibilidades de atuação.

Por outro lado, 97 milhões de empregos surgirão em áreas como cuidados com saúde, tecnologias e criação de conteúdo.

 

Qualidade x quantidade

Definitivamente, os impactos da Indústria 4.0 vêm mostrar que não importa mais a quantidade de empregados em uma empresa. Agora, o essencial é a qualidade de cada profissional da equipe.

Como vemos, a tecnologia não está tirando empregos. Na verdade, o que está acontecendo é uma mudança sobre as necessidades e as competências mínimas exigidas. Ou seja, existe uma adequação absolutamente necessária por parte dos empregados.

Hoje, não adianta mais apenas fazer o que precisa ser feito para obter bons resultados. A realidade é outra. É necessário continuar fazendo o necessário, só que da maneira mais ágil possível.

 

Inovações disruptivas

Segundo Klaus Schwab, presidente do Fórum e autor do livro “A Quarta Revolução Industrial”, os impactos da Indústria 4.0 são reflexo das inovações disruptivas que foram desenvolvidas.

Em outras palavras, os impactos da Indústria 4.0 estão acontecendo por conta do surgimento de novas tecnologias como Inteligência Artificial, Big Data, nanotecnologia, biotecnologia, energias renováveis, engenharia genética, entre muitas outras.

Inclusive, esses avanços foram extremamente catalisados com a pandemia. Tecnologias extremamente inovadoras foram implementadas no ensino à distância, por exemplo. É o caso do MBA Gestão de Pessoas e Valorização da Empresa, que usa uma tecnologia ainda inédita no Brasil, permitindo maior interação entre os alunos e os professores.

 

Impactos da Indústria 4.0 eliminam fronteiras

Antigamente, as transformações demoravam mais para ocorrer e causar mudanças significativas para a sociedade. Era possível avistar a revolução se aproximando aos poucos. Havia um certo tempo de preparação.

Hoje em dia, os impactos da Indústria 4.0 estão acontecendo em um ritmo muito mais acelerado. Mal temos tempo de assimilar todas as transformações simultâneas.

Não é novidade que profissionais e empreendimentos precisam se adaptar às mudanças da sociedade. Na 1ª Revolução Industrial, houve o surgimento da máquina a vapor, que substituiu a força física dos operários e animais que trabalhavam nas fábricas.

Depois, a 2ª Revolução Industrial teve como marco a chegada da eletricidade e a criação da linha de montagem com o Fordismo. Nenhuma indústria continuou sendo a mesma depois disso.

Além disso, foi na 3ª Revolução Industrial que vimos a chegada da robótica e mais substituição de trabalhos braçais por máquinas. Dentro desse ciclo, surgiram os computadores pessoais, os satélites e a internet.

 

Impactos da Indústria 4.0: compreensão e atitudes

Definitivamente, o mundo se tornou mais interconectado. Portas foram abertas para que a evolução tecnológica pudesse continuar nos surpreendendo.

Dessa forma, hoje estamos tentando compreender quais são os impactos da Indústria 4.0 para conseguir enxergar quais são as oportunidades a serem aproveitadas.

Nesse sentido, é preciso desenvolver novas competências para as necessidades desse novo mundo. Afinal de contas, os impactos da Indústria 4.0 estão de fato derrubando as barreiras que eram tão bem delimitadas entre o que é digital, físico e biológico.

Por um lado, pode parecer assustador. No entanto, revoluções como essa colocam todos no mesmo nível. Ninguém sabe as respostas. Estamos todos co-criando uma nova realidade.

Portanto, torne-se um profissional preparado. Atualize-se sobre o mercado e busque soluções concretas de adaptação. Invista na sua carreira e atue como um agente de transformação.

Fonte: LABFIN.PROVAR – FIA

PARA VOCÊ

SOBRE NÓS

FAQ

ATENDIMENTO

Telefone: (11) 3894-5004
Whatsapp: (11) 93024-4047

SIGA-NOS

           

PARCERIA EXCLUSIVA