A data comemorativa do Dia das Mães é uma das mais importantes para os varejistas do mundo todo. Depois do Natal, é o dia com maior número de vendas registrado ao longo do ano. Portanto, também é uma data de grande concorrência para os empreendimentos que buscam lucrar com o momento.
Existem diversas estratégias que podem ser adotadas para alavancar as vendas de produtos e serviços. Inclusive, em tempos de pandemia, algumas podem funcionar mais e outras menos devido ao distanciamento social.
Continue lendo este artigo e confira algumas dicas para aplicar no seu negócio e alcançar bons resultados de vendas no Dia das Mães.
Entenda como seus consumidores gostam de comemorar o Dia das Mães
Em primeiro lugar, vamos entender de que forma as pessoas preferem celebrar a data. Nesse sentido, a maioria dos consumidores possuem a intenção de presentear as mães. Além disso, também é comum que grande parte comemore dividindo uma refeição.
As informações são de uma pesquisa realizada pela Mindminers. Segundo o estudo, 63% desejam comprar presentes e 60% pretende fazer um almoço ou jantar.
Em outras palavras, o Dia das Mães continua sendo uma grande oportunidade, apesar de ser a segunda vez em que a data é comemorada em meio à pandemia.
Quais são os presentes favoritos?
O segundo passo é ter a clareza de quais são os presentes mais buscados pelas pessoas. Para isso, é importante sair do achismo. Mais uma vez, a inteligência de dados vem auxiliar no desenvolvimento de estratégias assertivas.
Segundo o mesmo estudo citado acima, existem três principais tipos de presentes que geralmente são escolhidos. A primeira opção é a categoria de cosméticos e perfumaria (37%), enquanto a segunda são roupas (19%) e a terceira acessórios (18%).
Isso não quer dizer que empreendimentos que trabalham com outros tipos de serviços e produtos não tenham chance de lucrar com a data. Pelo contrário, saber desses dados nos mostram quais são as intenções dos consumidores.
Nesse sentido, podemos concluir que os sentimentos envolvidos nessa compra são baseados na tentativa de trazer cuidado e leveza. Portanto, insira esses sentimentos na sua campanha de marketing.
O Dia das Mães da pandemia
É verdade que muitos consumidores irão de fato fazer compras esse ano. No entanto, o índice está previsto para ser mais baixo nesta temporada.
Ainda não é possível saber qual será a porcentagem exata da redução, mas algumas previsões apontam para uma desaceleração nas vendas de 31%, como divulgou a FecomercioSP, por exemplo.
Dia das Mães: soluções para a queda das vendas
Aqui, existem três estratégias que podem trazer possíveis soluções para a desaceleração das vendas no Dia das Mães. Em outras palavras, vamos focar em produtos que estão apresentando bons resultados na pandemia:
1 – Voucherização
A estratégia do voucher pode ser uma ótima solução para empreendimentos com serviços que não podem ser realizados no momento por conta do isolamento social.
É o caso de estúdios de beleza, agências de turismo e restaurantes, por exemplo. Nesses casos, o voucher se torna uma alternativa para continuar vendendo sem precisar atender todos os clientes pessoalmente nessa data comemorativa.
2 – Delivery
Essa é uma alternativa que também contempla os empreendimentos do varejo alimentar. O delivery, tão essencial para o momento em que vivemos, pode ser a solução para seu produto fazer parte do Dia das Mães.
É possível investir em uma taxa de entrega diferenciada e criar um cupom especial para a ocasião. Além de entregar produtos alimentícios, como o delivery geralmente é usado, a estratégia também pode servir para floriculturas e lojas de produtos diversos.
Dessa forma, você contempla aquele consumidor que deixou para comprar o presente de última hora e garante que a entrega será feita no mesmo dia.
Portanto, não é o momento de desanimar por conta da pandemia. O Dia das Mães continua sendo uma das datas mais importantes do varejo.
Aproveite o momento para diversificar suas estratégias e obter o maior aproveitamento possível.
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