Seja qual for o segmento de atuação, investir em inteligência de mercado, coloca sua empresa em melhores condições junto aos clientes e à concorrência. É uma valiosa ferramenta na condução dos negócios, na busca por resultados e no apoio das decisões.
Alcançar os resultados planejados e ocupar um lugar de destaque no mercado exigem não só uma cuidadosa definição do seu público alvo, mas um profundo estudo da realidade e das tendências do segmento do seu ramo de atuação.
Diante desse cenário, é importante conhecer as estratégias e o posicionamento dos seus concorrentes no mercado.
Sendo assim, convidamos você para conhecer mais sobre o MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado do LABFIN.PROVAR – FIA.
Ele pode lhe ajudar a entender melhor a sua concorrência, criar modelos estratégicos efetivos, buscar dados para tomar melhores decisões, ou seja, traz uma série de conhecimento para gerir seu negócio de maneira mais assertiva.
Quer saber como? Continue a leitura deste artigo e descubra.
Porque fazer MBA Inteligência de Mercado?
Nosso curso oferece a você a possibilidade de aprimorar suas competências tanto na gestão de negócios quanto em questões referentes à inteligência de mercado.
Ou seja, ao mesmo tempo em que você desenvolve uma visão crítica e sistêmica sobre gestão do negócio, aprende como a inteligência de mercado pode elevar a qualidade com que essa gestão é realizada.
Um dos módulos do MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado é praticamente todo voltado à análise da concorrência.
Dessa forma, você se aprofunda em tópicos como princípios de análise concorrencial, principais manobras de competição, influência das vantagens competitivas na análise da concorrência e movimentos competitivos e reações esperadas.
Além disso, são trabalhados métodos para análise da concorrência e ferramentas práticas de monitoramento.
Ainda, o curso lhe dá a possibilidade de entender melhor os objetivos e os tipos de pesquisa de mercado, além de apontar os principais erros tanto em pesquisas qualitativas quanto naquelas quantitativas.
Para completar, você também aprende a realizar avaliações mais adequadas dos resultados dessas pesquisas e aplicá-los às estratégias de inteligência competitiva da sua empresa.
Inteligências que se completam
É um curso completo, afinal, aprofunda os conceitos de inteligência de mercado e inteligência competitiva, lembrando que ambos são muito relevantes para a gestão de seu negócio, mas possuem características diferentes.
Enquanto o foco da inteligência competitiva está na concorrência e na competitividade da empresa, buscando compreender a atuação de outras empresas do segmento, em contrapartida, a inteligência de mercado está focada no comportamento dos consumidores, para a partir daí entender como se desenvolve o contexto ao seu redor.
Os dois tipos de inteligência trabalham de modo complementar, entretanto, como os focos são diferentes, os resultados obtidos e o uso das informações vão servir para a criação de diferentes tipos de estratégias.
Além de todos os pontos já mencionados nesse artigo, você também aprimora seu conhecimento sobre o sistema de Informação de Marketing — ou simplesmente SIM — e a importância da aplicação dele na sua empresa.
Referência na vida profissional
Um diferencial importante para se levar em conta é o corpo docente. Composto, em sua maioria, por mestres e doutores, conta com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelência da capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos — característica dos programas do LABFIN.PROVAR – FIA.
A metodologia se baseia em aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades.
“O grande atrativo do curso é fazer tudo isso de forma muito prática para que o profissional possa aplicar o que aprende aqui no dia seguinte em seu trabalho”, comenta a professora e coordenadora do curso Érica Custódia Oliveira.
Profissionais em destaque
O MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado recebe, especialmente, profissionais que querem se atualizar e fortalecer as habilidades tanto no que diz respeito à parte mais técnica de inteligência de mercado quanto em gestão de negócios.
A partir de todos esses conhecimentos, o objetivo maior do curso é que você enriqueça a forma como comunica suas recomendações de inteligência de mercado às diversas áreas da organização para tomada de decisões mais assertivas frente à concorrência.
Outro público frequente são os que trabalham com análise de dados e têm como principal desafio atribuir significado a tais dados, transformando-os em informações e conhecimento — e, assim, impactando positivamente a tomada de decisão nas empresas e o posicionamento diante da concorrência.
Quer saber mais detalhes sobre o curso MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado? Acesse a página e comece a planejar esse importante passo em sua jornada profissional e pessoal
Fonte: Redação FIA – LABFIN.PROVAR