Com o avanço de modelos de negócio digitais nas últimas décadas, o volume de dados gerados tem sido intenso dentro das organizações e no mercado como um todo. Com isso, aplicar o Sistema de Informação de Marketing se torna ainda mais fundamental para todas as empresas, uma vez que ele é indispensável para uma análise eficiente das informações e tomada de decisões mais assertivas.
O que é Sistema de Informação de Marketing?
O Sistema de Informação de Marketing é, muitas vezes, referido apenas como SIM. Como o próprio nome sugere, trata-se de um sistema que tem como propósito a coleta e análise de informações internas de uma empresa e também dados do mercado como um todo.
A partir desses processos de coleta e análise de dados internos e externos, o intuito é oferecer a gestores condições mais sólidas para tomada de decisões assertivas.
Comentamos no início deste artigo que a transformação digital tem impulsionado a geração de dados no mundo corporativo. No entanto, o Sistema de Informação de Marketing não se restringe à tecnologia.
Ainda que a coleta de informações se dê, em muitos casos, por meio de soluções tecnológicas, a reunião e a análise desses dados dependem de profissionais capacitados para a produção de relatórios que realmente auxiliem na interpretação das informações.
Isso porque tais informações precisam ser tratadas e processadas para que possam ser úteis e, assim, colaborar de fato com os gestores na tomada de decisão.
Ou seja, o Sistema de Informação de Marketing envolve pessoas, processos e equipamentos com o objetivo de pesquisar o mercado a partir da coleta, do tratamento e da análise cuidadosa de informações úteis para os tomadores de decisão.
Qual a diferença entre o Sistema de Informação de Marketing e a pesquisa de mercado?
Lendo o parágrafo anterior, você pode estar se perguntando se o SIM não seria a mesma coisa que a pesquisa de mercado. Vale, então, diferenciar os dois conceitos.
As principais diferenças entre o SIM e a pesquisa de mercado se referem ao propósito e à natureza de cada um.
Assim, enquanto a pesquisa de mercado tem uma natureza mais restrita, o SIM tem um caráter cíclico.
Ou seja, se a pesquisa de mercado é desenvolvida para resolução de um problema específico e momentâneo, o SIM não tem um propósito circunstancial, mas estrutural.
Uma organização que implementa e mantém o SIM não para nunca de coletar informações do mercado, armazenando-os junto a seus próprios dados internos — também em constante atualização.
Tais informações não são coletadas para resolver um problema específico, mas permanecem armazenadas para o momento em que, havendo a necessidade, a empresa busque esses dados.
Subsistemas do SIM
Vimos, então, que o SIM e a pesquisa de mercado têm características e finalidades distintas; logo, não se trata da mesma coisa, como se podia imaginar a princípio.
No entanto, a pesquisa de mercado pode ser considerada um dos três subsistemas do SIM.
Ou seja, podemos dizer que o SIM se constitui de três fontes de informações. A primeira delas é justamente a pesquisa de mercado.
Como já vimos no tópico anterior, uma empresa que aplica o SIM pesquisa, de forma constante e estruturada, tendências e conjunturas do mercado para subsidiar o planejamento estratégico de suas ações num dado contexto.
Para isso, realiza-se a pesquisa de mercado, que tem como intuito subsidiar com informações relevantes da concorrência a tomada de decisões organizacionais referentes a um período e/ou problema específico.
Uma segunda fonte importante do SIM são os dados gerados internamente na empresa. Eles se voltam a todo o histórico do negócio, estendendo-se desde os relatórios contábeis, passando pelos números de vendas, até as métricas referentes aos conteúdos de mídias sociais produzidos pela organização.
E a terceira fonte de informações do SIM são os dados que o mercado gera de modo desestruturado.
Ao passo que a pesquisa de mercado se organiza a partir de um relatório bem estruturado, os dados dessa terceira fonte dizem respeito àquelas informações geradas a todo momento pelo mercado e público, porém de forma desestruturada (por exemplo, as interações, os comentários e as opiniões da audiência nas redes sociais, website e demais plataformas digitais da marca).
Interligação com todas as áreas da empresa e base para a tomada de decisão
Como se pode ver, o Sistema de Informação de Marketing — ou simplesmente SIM — se relaciona com todos os setores organizacionais.
Isso porque todos eles produzem informações — seja a partir de relatórios, métricas, demonstrações etc. — que podem servir de base para os tomadores de decisão.
Estes últimos precisam que tais dados sejam constante e devidamente coletados, tratados e analisados.
Portanto, é nesse ponto que entra a importância do SIM. Sem as pessoas, os processos e as ferramentas que o constituem, as informações internas e externas geradas não evidenciam, por si mesmas, sua relevância para o planejamento e desenvolvimento de estratégias eficientes para o negócio.
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