Qualquer investimento feito em uma empresa precisa ser bem elaborado para não ser perdido. Existe um tipo de setor e de profissional que trabalha especialmente para isso, utilizando as qualidades da Inteligência Competitiva.
Esse tipo de trabalho está intimamente ligado à análise de dados. É guiado pela curiosidade em relação às tendências e desafios do mercado e dos consumidores.
Para saber o que significa Inteligência de Mercado em sua essência e entender como esse conhecimento se aplica ao trabalho, continue lendo este artigo.
O que é a Inteligência Competitiva?
Inteligência Competitiva é um trabalho que já é praticado há mais de uma década no Brasil, constituído de profissionais que procuram antecipar os movimentos das empresas, do mercado e dos clientes.
Nesse sentido, o profissional que pratica a Inteligência Competitiva busca sempre estar antenado e atualizado com os acontecimentos do futuro.
Dessa forma, as empresas têm mais chances de tomar decisões cada vez mais assertivas e correndo menos riscos. Portanto, é essencial estar de olho nos novos impactos e oportunidades que podem atingir o negócio.
Inteligência Competitiva na prática
Em primeiro lugar, tal conhecimento não se limita a somente um setor do mercado. A Inteligência Competitiva tem sido aplicada em diversos tipos de empresas ao redor do mundo.
Desde os grandes empreendimentos, passando pelos médios até os mais pequenos. Desde empresas pioneiras, como a Petrobrás, o Banco do Brasil, até muitas das empresas privadas que estão nos rankings das publicações mais consagradas na economia. Todas utilizam Inteligência de Mercado.
Certamente, a grande maioria dos negócios possuem uma área ou um núcleo com profissionais que cuidam de monitorar a concorrência ou questões de mercado.
Em linhas gerais, a prática do trabalho consiste em estar de olho no que anda acontecendo no mercado, saber quais são as ações dos concorrentes e, principalmente, acompanhar as vendas dos produtos e serviços.
Assim, informações são levantadas e coletadas a partir desse trabalho de observação, embasando o desenvolvimento de estratégias com dados ricos e confiáveis.
Qual é o perfil desse profissional?
Definitivamente, o profissional de Inteligência Competitiva precisa ser alguém curioso e tenha intimidade com a sua empresa, o seu ambiente de negócio e o setor econômico no qual atua.
Portanto, é essencial saber traduzir o que está acontecendo no mercado e quais são as demandas dos seus consumidores. Afinal de contas, a empresa precisa conhecer seus clientes profundamente e compreender qual é seu poder de ação para alinhar suas decisões às tendências universais e regionais.
Dessa forma, o profissional da área consegue fazer com que a empresa seja capaz de acompanhar os movimentos do mercado.
Não é de se espantar que tal conhecimento está intrínseco no trabalho de Inteligência de Mercado. Afinal de contas, a captação de dados e suas análises são essenciais para sua realização.
Além disso, hoje em dia existem diversas tecnologias que aprimoram esse trabalho e otimizam o dia a dia. Conforme o tempo passa elas se tornam cada vez mais acessíveis e sua implementação se torna mais fácil.
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