A tecnologia é uma grande aliada em diversos setores, principalmente na atuação profissional dentro das empresas. Portanto, o uso de IA (Inteligência Artificial) é também um facilitador quando se pensa na gestão de pessoas.
Essa prática vem acompanhada de inovação no setor de RH das organizações. Desde o advento do mundo virtual, há o uso constante de recursos digitais na comunicação entre funcionários, gestores e fornecedores.
Além disso, surgem cada vez mais ferramentas para quem procura um perfil ou quem está procurando emprego.
Alterações nos comportamentos e nas ações de RH
Nos últimos anos, o departamento de Recursos Humanos passou por transformações significativas em seu modelo de atuação. Muito em virtude de acompanhar as mudanças de comportamento de seus colaboradores e do mercado.
O setor teve que se reinventar no sentido de trazer novas culturas organizacionais. A gamificação é um exemplo. Trabalhar as ferramentas tecnológicas para o processo de engajamento junto aos colaboradores é uma tendência.
A gamificação não é um recurso totalmente novo, ela já era usada em alguns processos mais pontuais, entretanto tem ocorrido maior implantação nas empresas, com mais aceitação das lideranças e dos colaboradores.
Outro exemplo está relacionado à contratação e retenção de talentos. Metodologias com bases tecnológicas tem apoiado os profissionais de RH nessa tarefa a partir de testes de personalidade medidos com recursos digitais.
Recrutamento digital
Outra importante estratégia que gestores e área de Pessoas utilizam nas empresas é o uso de tecnologia para realizar seleção e processo de contratação para estágio e trainee.
Como boa porta de atração de talentos, se bem executados, podem formar grandes lideranças dentro da empresa. E muitas corporações se apoiam também em gamificação e aplicativos para avaliar o desempenho dos profissionais recém-contratados.
Muitos especialistas afirmam que esses recursos são uma tendência crescente para engajar colaboradores que usam ambiente digital para ajudar a alcançar suas metas e objetivos com pontos, status, recompensas.
As plataformas existentes no mercado divulgam como propósito incentivar ações mobilizadoras que possam transformar staff em forças importantes de vendas, de marketing, de recrutamento. Ou seja, envolve todas as áreas de uma companhia, inclusive Recursos Humanos e seus processos seletivos, de treinamento e avaliação profissional.
Utilizando ferramentas sem deixar a humanização de lado
Segundo a professora Izabela Mioto, da disciplina de Liderança no MBA em Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado da FIA – LABFIN.PROVAR, os programas de estágio e trainee podem trazer um novo cenário para as empresas.
“Sou uma fã porque acho que são estímulos importantes para os profissionais que estão iniciando, mas esses programas também abrem espaço para ouvir a bagagem que eles trouxeram da faculdade, da vida, de possíveis experiências passadas. Os estagiários estão consumindo conhecimento e às vezes chegam com ideias diferentes, afinal o conhecimento é contínuo e é gratificante ver como esses jovens mudam e evoluem dentro da empresa. Para mim, não são só estímulos sobre negócio, mas estímulos que vão trazer comportamentos que farão diferença para o futuro que a organização deseja”, afirma Izabela.
De acordo com a professora, as empresas enxergam a tecnologia como recurso maravilhoso de apoio nesses processos, mas não podemos esquecer que estamos falando de pessoas e que é necessário compatibilizar o máximo possível os talentos naquilo que lhe é mais peculiar.
Fonte: IBEVAR e FIA – LABFIN.PROVAR