100% LIVE-EAD

MBA
Negócios do Varejo:

Estratégia e Gestão

Início: 12/03/2022

Dias: Semanalmente às sextas e quinzenalmente aos sábados

Carga horária: 500h

100% Live-EaD

Amplie seu conhecimento
no mercado varejista

O MBA Negócios do Varejo: Estratégia e Gestão é desenvolvido para gestores que buscam um aperfeiçoamento de competências para atuar com excelência no mercado varejista, interconectando informações necessárias para a gestão de todo o processo, desde a compra dos fornecedores até a venda para o consumidor final. Além disso, este programa possibilita ampliar a visão dos negócios e acompanhar as tendências do mercado de consumo. 

Um programa que traz as tendências do mercado e prepara para os desafios do Varejo

1. O QUE O MBA NEGÓCIOS DO VAREJO: ESTRATÉGIA E GESTÃO DO LABFIN.PROVAR – FIA OFERECE A VOCÊ:

O MBA Negócios do Varejo: Estratégia e Gestão foi reestruturado com base em um forte benchmarking realizado com empresas e universidades internacionais, além da análise das competências do século XXI e dos requisitos atuais para ocupar cargos de gestão no Varejo.

As disciplinas estão organizadas seguindo a lógica do Business Model Canvas: os gestores refletirão sobre a proposta de valor de suas empresas, compreendendo melhor quais recursos, atividades e parcerias são chave para competir em seus mercados e criar um duradouro e produtivo relacionamento com os clientes; discutirão, também, em quais canais devem operar e como ter a melhor estrutura de custos, potencializadora das fontes de receita.

As aulas são desenvolvidas para gestores que possuem experiência relevante no mercado e desejam ampliar seus conhecimentos em gestão no segmento varejista.

2. OBJETIVOS DO PROGRAMA

 

  • Formar líderes e gestores para atuação em posições de comando em organizações ligadas direta ou indiretamente ao mercado de consumo;
  • Atualizar conhecimentos, apresentando e discutindo conceitos e métodos relacionados às diferentes áreas da gestão de negócios no varejo e nos serviços;
  • Instrumentalizar os alunos para que apliquem na prática os conceitos estudados;
  • Construir um foro de discussão de ideias e de intercâmbio de conhecimentos entre os alunos.
3. PARA QUEM É DESTINADO?

Profissionais que ocupam cargos de gestão em empresas do mercado varejista, que são responsáveis pela resolução de problemas, tomada de decisão, administração de processos e elaboração de questões estratégicas de alto nível nas organizações.

4. COMO É O CURSO?

As aulas são planejadas com foco na andragogia, ou seja, o aluno ocupa posição central na proposta de ensino-aprendizagem.

O conteúdo é apresentado por meio de aulas expositivas, metodologias participativas (inclusive estudos de caso) e palestras sobre casos contemporâneos de sucesso.

Baseado na interação entre professor e alunos, as atividades são dinâmicas e exploram situações reais vivenciadas pelos participantes nas empresas onde atuam.

O intuito do programa é motivar a todos os alunos para um debate agregador, com troca de ideias e experiências.

Credenciamentos

Disciplinas

Parcerias-chave 

Estatística Aplicada: análise de dados para tomada de decisão

Meios de Pagamento no Varejo

Estrutura
de Custos 

Leitura de Demonstrativos Financeiros e Análise Contábil

Análise de Investimento e Valuation de Empresas Varejistas

Atividades-chave 

Mercado de Varejo (Bens e Serviços) no Brasil e no Mundo: Customer Centricity

Marketing digital e Mídias Sociais: comunicação e vendas

Logística e Supply Chain: experiência do consumidor omnichannel

Sourcing, Procurement e Compras

Recursos-chave: Pessoas 

Cultura organizacional e liderança no Varejo

Aprimoramento de Soft Skills por meio coaching

Gestão Estratégica de Pessoas no Varejo

Recursos-chave: Marca

Branding: criação e gestão de marca

Marcas Próprias no Varejo

Ambientação de loja  e visual merchandising

Proposta de Valor 

Estratégia: do planejamento à execução

Economia, Cenários Econômicos e Consumo

Tomada de Decisão

Técnicas de Negociação

Direito do Consumidor e a Gestão Varejista

Metodologia de Pesquisa

Relacionamento com Clientes 

Marketing de Relacionamento e CRM

Trade Marketing e Gerenciamento por Categorias

Canais 

Varejo Digital

Geolocalização e Expansão

Fontes de Receita 

Revenue Management e rentabilidade no varejo

Gestão Estratégica de Crédito no Varejo

Segmentos de Mercado 

Comportamento do Consumidor Omnichannel

Pesquisa de Mercado

Tópicos Especiais no Varejo

Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Governança Corporativa e Ética Empresarial

Empreendedorismo

Benefícios

Mentorias

O aluno do MBA tem a oportunidade de participar de três sessões individuais de mentoria profissional na Leading.Zone, uma plataforma de desenvolvimento de lideranças.

Lifelong Learning

São 16 disciplinas extras para fazer até 4 anos após a conclusão do curso.

ASSOCIAÇÃO AO IBEVAR

Durante o programa, o aluno passa a ser associado ao Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo, com acesso a eventos exclusivos, conteúdos especiais e descontos em outros cursos do LABFIN.PROVAR – FIA.

A melhor estrutura para seu aprendizado

QUAL É A DURAÇÃO DO CURSO?

A carga horária total do curso é de 500 horas/aula.

TCC

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um componente curricular obrigatório nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu, conforme regulamentação interna.

A fim de complementar e testar o aprendizado recebido ao longo do curso, o trabalho final é um estudo de caso, exigido para a conclusão e obtenção do certificado e deve ser elaborado em período e formato especificados ao longo do curso, e entregue na data agendada pela faculdade.

QUAIS SÃO OS PRÉ-REQUISITOS PARA INGRESSAR NO MBA?

– Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC;

– Desejável cinco anos de experiência profissional relevante e atuação como gestor;

– Capacidade de leitura na língua inglesa (desejável).

COMO É O PROCESSO DE SELEÇÃO?

O processo seletivo se dá por meio de uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa, que buscará entender as suas expectativas e se elas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso. Ambas as etapas não acarretam nenhum custo ao candidato.

Como o aluno avalia o curso

  • Aderência do conteúdo das aulas ao propósito do curso 91% 91%
  • Nível de exigência de conhecimentos nas provas 93% 93%
  • Nível de exigência do curso 92% 92%
  • Satisfação quanto à qualidade das aulas 93% 93%
  • Satisfação quanto à qualidade do corpo docente 94% 94%
  • Satisfação geral com o curso 93% 93%

Coordenadores e corpo docente

Prof. Dr. José Roberto Securato

Criador e Idealizador do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP

Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo

Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de avaliação dos alunos

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita e/ou trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõem e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Certificação obtida

Será considerado aprovado no curso o aluno que obtiver simultaneamente: média nos módulos igual ou superior a 7,0 (sete); e ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7,0 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 06/04/2018, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

Investimento

Investimentos:

De: 30 x R$ 1.450,00

Por:
30x   R$ 1.159,44

Pague a vista e economize R$ 2.847,20

Consulte condições especiais para empresas conveniadas.

Destaque-se e construa uma carreira sólida

Você se desenvolve como profissional em uma das melhores escolas de negócios do mundo com um custo-benefício sem comparação!

Atendimento

Telefônico - de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. 
Email - [email protected]

São Paulo - Unidade Paulista

Presencial – de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 9h às 12h
Av. Paulista, 302 - 4o. andar - Bela Vista - ao lado do Metrô Brigadeiro

PARCEIRO INSTITUCIONAL

GOWORK

 

FIA - LABFIN.PROVAR:
A primeira escola de negócios
com o coworking integrado.