Há um movimento expressivo que traz a preocupação constante com a experiência do consumidor no e-commerce, negócio que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Esse crescimento se reflete também no B2B. Esse é um tema relevante para quem estuda o mercado de varejo.
Não há como não debater a ascensão do Varejo Digital e suas projeções futuras. Esse é um tema que permeia as disciplinas da Pós-Graduação Varejo, Branding e Mercado de Consumo da FIA – LABFIN.PROVAR.
Profissionais que estão realizando sua qualificação profissional precisam estar atualizados com o que há de mais destaque no mercado.
Portanto, esse é um tema que merece holofotes e reflexões sobre suas projeções, tendências, caminhos e preparação para esse futuro cada vez mais tecnológico. Um exemplo é o Metaverso que bate à porta do varejo.
Enfim, dados da Neotrust mostram que o comércio digital movimentou cerca de 39,6 bilhões de reais somente nos primeiros meses de 2022, o que indica que cada vez mais pessoas se tornam compradores virtuais.
Contudo, outros apontamentos que constam no Relatório de Evolução do Comércio Eletrônico entre Empresas (B2B) de 2021, que também foi divulgado pela Amazon Business, revelaram que 85% dos compradores afirmaram que intensificou a participação das empresas no ambiente digital e 91% dos profissionais relataram que optam por compras on-line.
Boom do varejo digital
Entretanto, mesmo após o boom do varejo digital, ainda vemos muitas empresas se adaptando a esta realidade, e estudando este cenário online que se torna cada vez mais competitivo.
Estudos de mercado projetam que até 2026, 65% das organizações de vendas B2B farão a transição da tomada de decisão baseada em dados ou data-driven, usando tecnologia que une fluxo de trabalho, dados e análise.
Acompanhando essa movimentação, fica evidente o quanto é crucial a busca por ferramentas e recursos inovadores que possam proporcionar aos gestores.
Assim, o maior entendimento das ações do público-alvo, visualizando as movimentações de mercado e realizando toda a gestão dos negócios com base em informações verdadeiras e confiáveis.
Em um cenário de mudanças tão ágeis, como é o que ocorre no e-commerce hoje, usar a tecnologia para levantar dados, cruzando informações importantes para o conhecimento dos negócios, é o que se conhece como gestão orientada por dados.
Saber usar recursos e softwares
Segundo um estudo da revista Harvard Business Review, a implementação de uma cultura data driven reduziu os custos de cerca de 48,8% dos negócios avaliados.
Porém, tão importante quanto investir em tecnologia para obter esses dados, é saber usar recursos e softwares de maneira eficiente.
É importante entender na prática como essas soluções tecnológicas podem trazer maior competitividade, eficiência e crescimento para qualquer negócio.
Sendo assim, recursos como o CRM ou até mesmo o ERP viabilizam o acesso a dados e oferecem uma visão privilegiada e eficiente de um grande volume de informações.
Isso permite muitas vezes cruzar dados de forma estratégica, ajudando gestores na tomada de decisões.
Compreender mais sobre o cliente
Então, a conclusão é que, se por um lado a cultura Data Driven viabiliza atuar com a coleta de grande volume de dados que, ao serem analisados e interpretados, viram informação altamente relevante, é possível dizer também que essas informações colaboram para que as empresas sejam mais assertivas no atendimento de seus clientes.
Isso pode explicar o crescimento do B2B no e-commerce, já que escolha deste público está ligada a benefícios como suporte imediato e apoio personalizado de maneira prática e acessível.
Sendo assim, ao compreender mais sobre o cliente, posso ser mais assertivo. Ao ser mais assertivo, também sou capaz de vender mais.
Percepção óbvia e necessária
Uma percepção que apesar de óbvia para muitos, é extremamente atual e necessária.
Assim como atual e necessária é a qualificação e atualização dos profissionais que atuam no varejo, um setor cada vez mais competitivo e complexo.
A Pós-Graduação Varejo, Branding e Mercado de Consumo desenvolvida para profissionais que atuam ou desejam atuar no segmento varejista e no mercado de consumo, dá a oportunidade de se aprofundar nas tendências do mercado, reconhecer a importância cada vez maior das marcas e o seu papel estratégico nas empresas.
Com nova estrutura, este programa propõe ampliar seus conhecimentos para acompanhar as constantes transformações do Varejo e se posicionar frente à concorrência no mercado brasileiro.
De fato, para conquistar destaque na carreira, é preciso estar em dia com que há de novo no mercado, o que torna uma especialização profissional tão importante nos dias de hoje.
Fale com nossa equipe pelo Whatsapp: (11) 98481-5427 e inscreva-se para a próxima turma do segundo semestre.
Fonte: Redação FIA – LABFIN.PROVAR