A gestão de vendas é um processo fundamental para que qualquer negócio garanta a sua rentabilidade e sobrevivência.
Conquistar um novo cliente tem se tornado um desafio cada vez mais árduo diante do acirramento da concorrência no mercado.
Na mesma medida, fidelizar um cliente que já conhece e compra os seus produtos também pode não ser a tarefa mais fácil num contexto tão competitivo.
Para facilitar ambos os processos, um bom relacionamento no pós-vendas pode ser a solução que você precisa.
Neste artigo, comentaremos por que a fidelização dos clientes está diretamente ligada ao pós-vendas — uma etapa muitas vezes deixada de lado por muitas empresas e marcas.
O que é pós-vendas?
O nome é autoexplicativo, mas vale reforçar que qualquer relacionamento que sucede o ato da venda faz parte do que chamamos de pós-vendas.
Ou seja, desde um pedido de avaliação do produto ou serviço adquirido até a produção e o envio de conteúdo para uma base de clientes já conquistados, tudo diz respeito ao pós-vendas.
Infelizmente, por diferentes razões, muitas marcas e empresas priorizam as etapas que antecedem a venda, perdendo a chance de investir no relacionamento com os clientes após o ato da compra.
Isso é prejudicial tanto para o estreitamento do vínculo com clientes antigos quanto para a conquista de futuros novos compradores, que poderiam ser contagiados pela experiência positiva dos primeiros.
Não deixe, portanto, de pensar em ações de pós-vendas para o seu negócio quando elaborar seu plano de vendas. Elas são indispensáveis para a criação de uma rede de compradores recorrentes.
Não sabe por onde começar? Sem problemas, nosso objetivo neste artigo é justamente dar algumas dicas simples para você fidelizar seus clientes por meio de um bom relacionamento pós-vendas.
Escute o que o seu cliente tem a dizer
As ações pré-venda envolvem diversas técnicas de persuasão e habilidades de negociação. No pós-vendas, entretanto, é importante que você escute mais.
Procure o seu cliente para que ele fale da experiência que ele teve com o produto ou serviço adquirido.
Isso demonstra que você está interessado em saber se a compra que ele fez correspondeu ao esperado. Mostra, também, a sua disponibilidade em aprimorar os serviços oferecidos e a experiência do consumidor.
Isso pode ser feito hoje em dia por meio de diversas soluções tecnológicas, entre elas o envio de e-mail ou SMS pedindo a avaliação do consumidor.
Seja ela qual for, não deixe de escutar a opinião dos seus clientes. É o primeiro passo para fidelizar seus clientes.
Tenha um canal ativo e eficiente de comunicação com os seus clientes
Ouvir o que o cliente tem a dizer no momento em que ele precisa dizer é indispensável para um bom relacionamento pós-vendas.
O consumidor precisa ter à disposição um canal de suporte e comunicação para dúvidas, sugestões, reclamações sobre os produtos e serviços adquiridos.
Não basta, no entanto, criar esse canal e não aperfeiçoá-lo constantemente. O cliente precisa reconhecer que essa forma de se comunicar com a empresa ou marca é eficiente e ágil no atendimento de suas necessidades.
Isso não só garante a satisfação com a compra recém-fechada, como pode prolongar por mais tempo a relação dele com os seus serviços.
Produza conteúdos relevantes para a sua audiência
Vimos nos dois tópicos anteriores como é importante estar aberto à escuta e à opinião dos seus compradores para aprimorar a qualidade dos seus produtos. Outro ponto fundamental do relacionamento pós-vendas é a produção de conteúdo relevante.
Este é o momento em que você deve mostrar aos seus clientes (novos ou antigos) o seu domínio do assunto a que se relaciona o seu negócio.
Se você é dono, por exemplo, de uma loja de produtos naturais, por que não compartilhar, via e-mail marketing, redes sociais e website, conteúdos relacionados à saúde e bem-estar?
Quanto mais relevante, informativa e frequente for essa produção de conteúdo, maiores são as chances de os clientes reconhecerem a sua autoridade naquela área.
Havendo novamente o desejo por tais produtos no futuro, certamente eles lembrarão do seu negócio como um lugar confiável e eficiente para suprir as necessidades de compra.
Faça o cliente se sentir especial no pós-vendas (e sempre!)
Uma vez que o cliente já se relacionou com a sua marca, é hora de criar nele o desejo de manter essa relação por mais tempo.
Para fidelizá-lo, uma boa dica é mostrar a ele que você o considera especial, e não apenas mais um entre milhares.
Há muitas maneiras de construir um sentimento de exclusividade no cliente, eles elas a oferta de descontos e promoções exclusivas e a divulgação de lançamentos de produtos e serviços em primeira mão.
Porém, mais do que isso, um bom relacionamento pós-vendas se preocupa em construir uma relação de proximidade e afetividade com o comprador.
Por exemplo, ao receber uma mensagem na data do aniversário ou um conteúdo com um tom menos formal e “automatizado”, a tendência é que o vínculo de confiança com o consumidor se torne ainda mais forte.
Com isso, são maiores as chances de ele voltar a comprar de você e indicá-lo a amigos, familiares e colegas de trabalho.
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Fonte: LABFIN.PROVAR – FIA