Não é de hoje que a expressão “transformação digital” tem se difundido em todos os ambientes organizacionais. Mais do que nunca o tema se coloca como pauta em todos os segmentos. Seus impactos, evidentemente, atingem também os profissionais do franchising.
Como o setor de franquias pode responder de forma mais eficaz à urgência da transformação digital? Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre o assunto.
Não se restringe à tecnologia
De modo geral, ao ouvirmos o termo “transformação digital”, é quase intuitivo relacioná-lo de imediato à tecnologia.
Embora, de fato, a relação entre eles seja intrínseca, não se pode restringir a definição de transformação digital ao uso de soluções tecnológicas em processos até então feitos manualmente.
Diz respeito, antes, a uma profunda mudança estrutural que se estende desde os mínimos procedimentos de um modelo operacional até a dinâmica de trabalho dos colaboradores.
Transformação também no comportamento
Sabemos que a transformação digital não é uma realidade que surge somente agora. Ela já vem dominando a pauta de muitas organizações e novos negócios há um bom tempo.
Uma questão preciosíssima para a transformação digital é ter as informações muito bem organizadas e relacionadas dentro da operação de negócio.
Ou seja, não basta, hoje em dia, apenas oferecer produtos e serviços de qualidade e com bom custo benefício aos clientes. É preciso se preocupar com o posicionamento da marca frente às necessidades vigentes a partir de uma boa e sensível leitura de contexto.
Nós resgatamos um evento realizado pela FIA – LABFIN.PROVAR sobre a transformação digital ocorrida no mercado e os desafios que precisaram ser superados pelo varejo durante o período de pandemia. O Webinar Varejo e Mercado de Consumo na Era Digital levantou questões relevantes para todos os negócios que desejam continuar crescendo nos próximos anos.
Assista ao debate que contou com a presença da diretora do IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo, Patrícia Cotti, do Prof. Tadeu Brettas, especialista em inovação, e de Felipe Scarinci Lanza, CEO da rede Carrinho Cheio.
Ele pode contribuir para gerar ainda mais conhecimento sobre como a transformação digital impactou e continua impactando os negócios. Afinal, é uma tendência de mercado que só cresce. Temos o exemplo do Metaverso abrindo novos caminhos.
Gravado em um estúdio de última geração que está revolucionando a qualidade do ensino à distância, o webinar está disponível na íntegra no canal do LABFIN.PROVAR – FIA no YouTube.
Estratégias de atuação
Portanto, a partir da compreensão de como o mercado mudou e trouxe novas dinâmicas e processos também ao setor de franchising, é importante que o profissional que atua nessa área esteja atualizado.
Como você, enquanto profissional de franchising, pode responder de maneira mais eficiente às novas dinâmicas de consumo e processos de trabalho impostos pela transformação digital?
Algumas estratégias de atuação podem ajudar a trilhar caminhos rumo aos resultados mais efetivos para o negócio de franquias. Conheça e aplique algumas no seu dia a dia.
Intensifique as parcerias
Para obtenção de resultados efetivos, mais do que nunca é preciso intensificar parcerias e atuar junto ao ecossistema em que você está inserido.
Seja como for, por meio da tecnologia, redes sociais e plataformas digitais, não é mais possível trabalhar sozinho.
É preciso criar o que conhecemos como “soluções integradas”, com parceiros que ajudem a explorar mutuamente diversos canais de distribuição.
Produza conteúdo de relevância
Outro ponto fundamental que se impõe no atual cenário para o setor de franquias é a produção de conteúdo de relevância.
Trata-se de uma oportunidade para franqueadores e franqueados mostrarem aos clientes (novos ou antigos) que eles têm autoridade no assunto a que se relaciona o negócio.
Com isso, podem aumentar as chances de efetivação da compra de seus produtos e serviços.
Faça o teste rápido
Outra orientação que pode ser relevante é o teste rápido. Mas o que seria isso? Em linhas gerais, trata-se de investir menos em canais de distribuição e explorar mais as métricas de acesso dos seus clientes.
Outra estratégia é reaproveitar os seus ativos físicos, de inteligência ou digitais. Ou seja, pegue as suas bases de cliente de um produto e reduza o custo de aquisição para venda de outro.
Paralelamente, não se esqueça da dica do tópico anterior e gere conteúdo para a sua audiência.
Assim, seu negócio fica mais em evidência, com conteúdo de qualidade rodando para que os consumidores se lembrem rapidamente do seu negócio.
Implemente modelos de negócio digitais
As franquias devem, cada vez mais, desenhar e implementar modelos de negócio digitais para atender as necessidades de diferentes nichos de mercado e alavancar seus ativos de cliente.
Ou seja, foque na automatização de processos, análises, pesquisas e métricas para melhorar seus resultados de vendas.
A constante observação do consumidor, a capacidade de adaptação a novas dinâmicas e a garantia de processos robustos que suportem um modelo que envolve transformação digital são essenciais, pro exemplo, em momentos de gestão de crise para uma rápida recuperação dentro do mercado.
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A parceria entre o PROVAR – FIA (Programa de Administração de Varejo) e a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o MBA Gestão de Franquias possibilita aos profissionais que atuam no setor de franchising o aprofundamento de seus conhecimentos nas especificidades da gestão de negócios em redes de franquias.
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Fonte: Redação FIA – LABFIN.PROVAR