O empreendedorismo estimulado pelas franquias pode trazer desafios, mas também está pautado em estrutura muitas vezes já consolidada que a marca possui no mercado.
Em circunstâncias incertas, nenhum empreendedor está disposto a investir seu capital em negócios de risco, razão pela qual muitas pessoas procuram investimentos com menor risco e maior potencial de crescimento. Esta é a situação no mercado de franquias em rápido crescimento.
A franquia pode oferecer uma variedade de vantagens e benefícios. Portanto, é uma excelente escolha para quem está interessado em entrar no setor empresarial, mas não quer correr muito risco.
A seguir, apresentaremos a você o que é franquia, como funciona, quais são as vantagens de entrar nesse meio e como se tornar um expert do setor de Franchising.
O que é uma franquia?
Basicamente, uma franquia é uma empresa que utiliza marcas, patentes, infraestrutura e tem o direito de distribuir serviços e produtos. Ou seja, é uma rede em que o franqueado obtém parte do negócio do franqueador para empreender.
Um dos pontos cruciais da franquia é que ela pode ser utilizada em qualquer parte do mundo, desde que obtenha autorização.
Como funciona a lei de franquia no Brasil?
A rede de franquias brasileira é regulamentada pela Lei nº 13.966 / 19. O artigo 2º desta lei define o sistema pelo qual o franqueador concede ao franqueado o uso de marcas ou direitos de patente, o direito exclusivo de distribuição ou semi-produtos ou serviços e o direito de usar tecnologia para implementação e gestão de negócios.
A lei prevê o Aviso de Franquia (COF), que é responsável por divulgar a marca, o modelo de negócio e as obrigações dos contratantes. Além disso, ajuda a confirmar que os investidores estão interessados e compreendem todas as responsabilidades de um franqueado.
O contrato do COF deve conter informações importantes sobre a marca, descrição do negócio, lista de fornecedores, histórico da marca, áreas onde o empreendedor pode atuar.
Por que investir em franquia?
O empreendedorismo por meio da franquia é muito benéfico, principalmente porque você não precisa criar uma marca completamente do zero e não precisa saber se vai atingir seu público-alvo e se vai alcançá-lo no futuro. Isso porque a marca já se consolidou no mercado e pode ter conquistado a confiança e credibilidade dos compradores.
Outro ponto é que todos os testes de mercado foram realizados, o plano de negócios é seguro e existe a melhor estratégia de vendas. Ou seja, você terá todas as etapas principais para atrair seus clientes, entender os serviços oferecidos e seus concorrentes, portanto, dominar a fórmula costuma garantir o sucesso.
Além disso, a localização da empresa será determinada pelo seu franqueador, que fará pesquisas de mercado e entenderá quais são os pontos de negócios mais relevantes para maximizar ainda mais os resultados.
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Fonte: Redação FIA – unidade Labfin.Provar