Essa estratégia pode ser definida como o conjunto de ações implementadas por uma marca com o objetivo de se aproximar dos consumidores e conquistar a sua lealdade.
O marketing de relacionamento visa, portanto, conquistar clientes fiéis que, ao se tornarem embaixadores da empresa, garantirão que a marca se destaque como uma referência no mercado.
Nesse post vamos explicar melhor o que é o marketing de relacionamento e dar algumas dicas práticas de como implementar essa estratégia na sua empresa. Vamos lá? Acompanhe!
O que é marketing de relacionamento?
Como o nome indica, marketing de relacionamento é uma estratégia que visa aproximar a empresa dos seus clientes. Ou seja, o foco dessa estratégia é atrair consumidores e mantê-los fiéis à sua marca.
Em um mercado cada vez mais competitivo onde novas ideias e produtos surgem a cada instante, o marketing de relacionamento é fundamental para garantir que a sua marca se consolide no mercado.
Como você sabe, hoje o cliente ocupa um lugar de destaque em uma transação comercial. Isso ocorre porque os consumidores estão sempre em busca de produtos ou serviços capazes de solucionar algum problema ou alguma necessidade.
A internet facilitou essa busca e tornou mais rápido e fácil encontrar aquilo que precisamos, quando precisamos, a qualquer hora do dia ou da noite.
Para que a sua marca se destaque nesse cenário é preciso apostar no marketing de relacionamento, estratégia que garantirá que a sua empresa cative e fidelize possíveis clientes e, além disso, passem a confiar nas soluções oferecidas pela sua empresa.
O marketing de relacionamento tem foco no cliente e, para que seja eficiente, essa estratégia deve ser desenvolvida de acordo com as características únicas do seu público-alvo.
Qual a diferença entre o marketing tradicional e o marketing de relacionamento?
O marketing tradicional realiza ações capazes de atrair o interesse do consumidor para um determinado produto ou serviço vendido por uma empresa.
No entanto, hoje os consumidores não desejam apenas adquirir um produto, essas pessoas valorizam toda a experiência vivida ao fazer uma compra.
Por isso, a sua empresa precisa oferecer aos seus clientes algo que não é encontrado em nenhum outro lugar, uma experiência de compra única, que faça com que esse consumidor valorize cada vez mais a sua marca e os produtos que sua empresa vende.
Quais as vantagens do marketing de relacionamento?
O marketing de relacionamento oferece muitas vantagens para uma marca. Entre elas podemos citar:
1. Destacar a sua empresa das concorrentes
Criar uma estratégia de marketing de relacionamento é fundamental para garantir que a sua marca esteja sempre presente na mente dos consumidores.
Essa estratégia deve demonstrar, portanto, que a sua empresa é diferente das demais e entregar ao consumidor um produto ou serviço que conta com um algo a mais, desenvolvido para conquistar o seu consumidor de forma única.
2. Criar valor para os consumidores
Criar um relacionamento próximo com os consumidores é fundamental para que os clientes percebam que a sua empresa se importa realmente com as suas necessidades e não quer apenas vender seus produtos e serviços.
Uma estratégia de marketing de relacionamento deve mostrar, portanto, que a sua empresa se importa em desenvolver soluções perfeitas para o dia a dia das pessoas e não as vê somente como consumidores.
3. Ser referência
Quer que a sua marca se torne uma referência na sua área de atuação? O marketing de relacionamento pode te ajudar nessa empreitada!
Ao criar conteúdos capazes de propor soluções para os problemas dos seus clientes, você está gerando valor para esses consumidores. Essa estratégia faz com que a sua empresa seja vista como uma especialista no seu nicho de mercado, o que garantirá que as pessoas procurem por ela em busca das soluções que você oferece.
4. Garantir que a sua marca retenha mais clientes
Melhorar o relacionamento da sua empresa com os seus consumidores garantirá que a sua marca retenha mais clientes.
Isso quer dizer que a sua empresa não precisará gastar mais para atrair novos clientes: os consumidores que já entraram em contato com a sua marca verão valor nos produtos da sua empresa e voltarão a fazer negócios com você.
5. Assegurar maior lucratividade
A sua empresa tem consumidores leais? Isso pode ser um fator determinante na garantia que os lucros aumentem, uma vez que esses clientes podem voltar a comprar os produtos e serviços que você oferece ao perceberem valor na primeira compra.
Ou seja, clientes satisfeitos voltam muitas vezes a sua empresa, o que ajuda a aumentar o faturamento.
6. Melhorar seu produto ou serviço
Uma relação mais próxima entre o cliente e a sua empresa garantirá que a sua marca receba feedbacks de clientes que conhecem bem o seu negócio e são capazes de identificar pontos que precisam ser melhorados.
Essas avaliações devem ser encaradas como críticas extremamente positivas e garantirão as melhorias sugeridas supram as necessidades e desejos dos clientes.
7. Tenha embaixadores da sua marca
Sim! As mídias sociais mudaram para sempre a maneira como criamos, publicamos e consumimos conteúdo.
No entanto, uma coisa não mudou ao longo dos anos — um consumidor acredita e confia na opinião de outro, mais do que em uma marca.
De fato, as empresas sempre estiveram cientes de quão poderosa a indicação de um amigo pode ser e, com a imensa disponibilidade de informações da Era Digital, a prova social se tornou um dos pilares mais importantes de uma marca de sucesso.
Ao demonstrar que se importa com as necessidades dos seus clientes, a sua empresa cria empatia e experiências positivas para todos os seus consumidores. Essa relação garantirá que o cliente prefira a sua marca frente aos concorrentes e, até mesmo, se torne um embaixador da sua marca, indicando-a para amigos e colegas.
Como criar uma estratégia de marketing de relacionamento?
Depois de verificar todas as vantagens do marketing de relacionamento, que tal descobrir como implementar essa estratégia? Para fazer isso, basta seguir alguns passos:
1. Invista em um programa de fidelidade
Um programa de fidelidade ajuda aumentar o seu faturamento mensal da sua empresa ao fazer com que os clientes voltem a sua loja para efetuar uma nova compra.
Existem diferentes tipos de programas de fidelidade. Você pode, por exemplo, criar um programa de pontos, que se baseia no princípio de que se você gastar mais ganhará mais recompensas.
Funciona assim: ao fazer uma compra na loja ou no site da sua empresa, o cliente recebe uma certa quantidade de pontos, que variam de acordo com o produto comprado ou valor da compra.
Esses pontos são revertidos em algum tipo de recompensa que pode ser um desconto ou um produto, por exemplo. Isso garante que os clientes comprem até que possam resgatar o produto que desejam.
Já o programa baseado em valor é ideal para quem deseja criar embaixadores da marca. A pergunta que vale um milhão é: como fazer com que o cliente se sinta feliz ao fazer negócios com a sua empresa?
Vamos imaginar que você tenha uma pet shop e saiba que seu público valoriza o bem-estar dos animal. Nesse caso, você pode iniciar um programa de fidelidade semelhante ao sistema de pontos, onde as compras dos clientes se traduzem em uma moeda.
Então, toda vez que um cliente fizer uma compra de R$ 50,00, por exemplo, a sua empresa doará R$ 5,00 a uma ONG que cuida do resgate de animais. Escolher um programa baseado no valor permitirá que a sua empresa conecte-se com os clientes em um nível mais profundo, criando com eles um relacionamento forte e ético.
Temos ainda o programa de gastos, no qual o cliente recebe créditos de acordo com o valor que gasta na empresa. Este programa é muito fácil de entender, criar e manter, e é uma das maneiras mais eficazes de aumentar os valores das transações e reduzir a taxa de rotatividade.
Já no programa VIP, usado por empresas como a Amazon, os clientes pagam uma taxa mensal ou anual para ingressar no clube de descontos exclusivos com acesso a serviços especiais, descontos ou oportunidades únicas. Seu programa pago deve incluir benefícios únicos para membros ou, caso contrário, perderá seu valor.
Também é possível criar um programa de fidelidade baseado em games. Aqui a ideia é criar um aplicativo no qual o cliente ganha pontos ao comprar produtos selecionados, o que além de aumentar a fidelidade dos consumidores, ajuda a entretê-lo e fortalece a imagem da marca de maneira divertida.
2. Conheça as necessidades dos seus clientes
Pode parecer óbvio, mas para desenvolver uma estratégia de marketing seja ela tradicional ou digital é preciso conhecer o seu cliente.
Se você deseja criar um relacionamento mais próximo dos seus clientes é preciso conhecer profundamente as pessoas que compram os seus produtos ou serviços e assim pensar em ações capazes de criar valor para esses consumidores.
Comece traçando o perfil do seu público-alvo. Isso permitirá criar estratégias e ações que sejam realmente assertivas.
3. Aposte em um atendimento de qualidade
A sua empresa deve focar em um atendimento de qualidade, não importa se o cliente é recorrente ou se é a primeira vez que realiza uma compra na sua empresa.
Claro, isso vale tanto para lojas físicas como para virtuais, onde não é preciso atender os clientes pessoalmente. Nesse caso, você deve escolher uma boa plataforma para vender os produtos da sua marca e garantir que as compras ocorram com rapidez e segurança.
Pense em como facilitar o pagamento e invista no pós-venda, momento no qual será possível encantar seus clientes ao resolver seus problemas e esclarecer suas dúvidas com agilidade e competência.
4. Tenha presença nas redes sociais
Responda as dúvidas e comentários dos seus clientes nas redes sociais, dê sugestões e entregue a todos esses consumidores conteúdos de qualidade em todos os canais de comunicação.
Você pode usar o Facebook e o Linkedln para oferecer conteúdo relevante aos seus clientes. Já plataformas como o Instagram e o Pinterest são mais eficientes para construção da marca e para lançar novos produtos ou serviços.
Não sabe qual rede social é mais adequada para sua empresa? Para isso serve a dica 2: ao conhecer bem o perfil dos seus consumidores, você saberá em qual rede social apostar para se aproximar ainda mais desses clientes e aprofundar seu relacionamento com as pessoas que fazem negócio com a sua empresa.
Já o Twitter funciona uma espécie de SAC 2.0, ou seja, a plataforma permite solucionar as dúvidas e reclamações dos clientes de forma rápida e facilita ainda a troca de informações entre a sua empresa e o seu cliente, criando uma relação ainda mais próxima.
Também vale investir em anúncios pagos nessas redes. Essa estratégia aumentará o alcance das suas postagens e permitirá criar campanhas segmentadas para diferentes públicos que tenham interesse em seus produtos.
5. Envie e-mails
O e-mail é um importante canal de comunicação e, além de permitir que a sua empresa venda mais, deve ser usado como um meio para nutrir seu relacionamento com os clientes.
Mas é preciso tomar cuidado para não usar o e-mail apenas para enviar ofertas e propagandas: aproveite a oportunidade enviar bônus exclusivos para seus clientes fiéis.
Outra boa ideia é enviar mensagens de felicitações no aniversário dos seus consumidores oferecendo descontos exclusivos ou brindes na compra de algum produto ou serviço, além de novidades relevantes sobre sua empresa e produtos.
6. Chatbot
Como você sabe, o chatbot é um programa de computador que simula um ser humano ao criar conversas inteligentes entre os clientes e a empresa.
Essa ferramenta tem se tornado cada vez mais importante em uma estratégia de marketing e busca estreitar o relacionamento entre uma marca e o consumidor.
O chatbot pode ser usado em redes sociais como o Facebook e WhatsApp ou no site da empresa. Aqui a ferramenta busca identificar as necessidades dos clientes e oferecer soluções capazes de solucionar seus problemas por meio de uma comunicação eficiente.
Claro, o principal objetivo de uma marca é conquistar clientes que voltem sempre a empresa para fazer mais compras.
Há várias maneiras de fazer isso, e uma delas é por meio do marketing de relacionamento, estratégia capaz de atrair e fidelizar clientes para a sua empresa. Para que essa estratégia seja de fato eficiente, é preciso conhecer o perfil dos seus consumidores e, assim, desenvolver estratégias que sejam realmente assertivas.
Além disso, é preciso ter presença nas redes sociais respondendo às perguntas dos clientes e oferecendo conteúdos de qualidade em todos os canais de comunicação.
Vale lembrar que uma estratégia de marketing de relacionamento deve ser constantemente refinada e atualizada para se adaptar às constantes mudanças no perfil do consumidor e a novas oportunidades de negócios.
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