Uma gestão de vendas eficiente é fundamental para empresas que desejam se destacar no mercado. Afinal, com tantas marcas disponíveis os compradores têm muitas opções de escolha, então a empresa que se sobressai e é lembrada pelos consumidores sai na frente na corrida pelas vendas.
Entender as necessidades do seu cliente e investir na sua satisfação deles é a melhor estratégia para uma marca que deseja estar sempre na mente dos consumidores. Além disso, é preciso promover uma experiência de vendas memorável.
Quer saber mais sobre o assunto? Neste post explicaremos como aperfeiçoar suas competências de gestão de vendas e negociação. Vamos lá? Acompanhe!
Qual a importância de atrair clientes?
Vender mais produtos e serviços e conquistar novos mercados é o objetivo de toda empresa, não é mesmo? No entanto, para concretizar estes propósitos a equipe de gestão de vendas da empresa deve focar no cliente e colocá-lo sempre em primeiro lugar.
Isso quer dizer que o consumidor deve ser o foco principal de uma empresa e conquistá-lo deve ser o objetivo de todas as marcas que desejam se tornar uma referência no seu segmento de mercado.
Pense na rotina de trabalho de uma loja. Sempre que um consumidor chega a um ponto de vendas, toda a equipe tem a oportunidade de entender os seus desejos e o que precisa fazer para fidelizá-lo. Por isso, elementos como cordialidade, excelência no atendimento e a qualidade dos produtos são fundamentais.
Durante o atendimento, a gestão de vendas deve descobrir por que os clientes preferem a sua marca à dos concorrentes e assim criar planos de ação que permitam tornar a empresa ainda mais relevante, mesmo em períodos econômicos pouco favoráveis.
A importância de atrair o consumidor até a sua loja, portanto, reside no fato da sua equipe de vendas poder entendê-lo melhor e estreitar laços de relacionamento. Além disso, essa interação permite reduzir a jornada de compras e eliminar os custos associados a ela, uma vez que clientes fiéis demandam menos recursos do que os que ainda precisam ser conquistados.
Como aperfeiçoar a gestão de vendas?
1. Entenda o seu cliente
Você sabia que um cliente pode se afastar ao perceber que você foca apenas em realizar uma venda? A gestão de vendas eficiente deve buscar entender os desejos e as aspirações do consumidor e a realidade na qual ele está inserido. Além disso, é preciso descobrir qual importância esse cliente dá a aquisição de um determinado produto.
Mas como fazer isso? Uma pesquisa de mercado é capaz de ajudar uma empresa a entender melhor o seu público-alvo. Essa ferramenta permitirá que um vendedor consiga melhores resultados ao saber como abordar os seus clientes e entender quais são as suas necessidades. Ou seja, a equipe de vendas da loja poderá oferecer uma experiência memorável e não se preocupar, exclusivamente, se a venda será ou não concretizada.
A gestão de vendas deve, portanto, agregar valor à marca e eliminar as possíveis dores que os clientes possam apresentar. Para isso, é preciso entender por que os clientes escolhem a sua empresa em detrimento das concorrentes.
2. Venda experiências
Como explicamos acima, a experiência de venda é mais importante que o produto ou serviço vendido por uma empresa.
Imagine que em uma livraria o consumidor pode folhear revistas e ler algumas páginas de todos os livros que desejar. O cliente ficará encantado com a possibilidade de conhecer algumas histórias antes de comprar um produto.
Também é possível promover experiências memoráveis por meio do atendimento: aqui é preciso atender as necessidades do cliente, responder as suas necessidades e oferecer alguma comodidade (por exemplo: ofertar entregar os produtos em sua casa sem custos adicionais). Tudo isso tornará a experiência de vendas mais positiva.
Não sabe quais ações podem ser eficazes? Pesquise os seus concorrentes e veja o que eles fazem de diferente. Procure oferecer aos seus clientes algo inovador, que desperte o seu interesse. Esse passo será fundamental quando se deseja atrair mais e mais clientes para a sua empresa.
3. Invista na satisfação do cliente
A gestão de vendas eficiente deve focar na satisfação do cliente. Isso não exclui o fato de que o produto ou serviço oferecidos pela sua empresa precisam ter qualidade e solucionar os problemas dos consumidores.
No entanto, por mais que esses produtos conquistem novos clientes eles podem apresentar uma falha ou outra. Como a empresa se comporta quando esses problemas surgem é o que determina a satisfação dos clientes.
É fundamental ensinar aos compradores como usar seus produtos e serviços, além de permitir a troca imediata caso essa mercadoria apresente algum defeito. Um cliente satisfeito voltará para comprar mais vezes na sua empresa e divulgará o seu produto ou serviço para toda a sua rede de contatos.
Como exemplo de política de fidelização de clientes podemos citar a Uber, que entrega aos seus consumidores uma variedade de opções capazes de atender às mais diversas necessidades como o UberX, o Uber Black e o Uber Select.
Uma parte vital da estratégia de marketing da empresa é o Uber Rewards, programa de fidelidade que permite que os clientes ganhem pontos que podem ser usados para resgatar uma série de recompensas que variam entre milhas e refeições.
O programa foi cuidadosamente projetado para oferecer aos clientes da empresa mais flexibilidade e maior controle sobre os seus gastos. Algumas das recompensas incluem, além de milhas e pontos de alimentação, cancelamentos mais flexíveis e suporte prioritário.
Para fidelizar os clientes da sua empresa, que tal oferecer uma vantagem exclusiva sempre que eles indicarem um novo consumidor? Cultivar a fidelidade dos consumidores é fundamental para atrair novos clientes para a sua loja.
4. Curse uma pós-graduação em gestão de vendas e negociação
O curso de pós-graduação em gestão de vendas e negociação é voltado para os profissionais da área comercial que desejam se destacar na sua área de atuação.
A formação nessa modalidade reúne conceitos e ferramentas gerenciais essenciais desenvolvidas por gestores e diretores de empresas de destaque no mercado nacional e internacional que combinam teoria e prática, possibilitando que os profissionais acumulem conhecimentos o suficiente para subir no nível hierárquico das empresas.
Agora que você já sabe como aperfeiçoar suas competências, que tal conhecer a pós-graduação em gestão de vendas do LABFIN.PROVAR – FIA?