Você sabia que pode aumentar o valor do seu negócio? E sabe qual é o caminho para isso? Como valorizar a empresa é um dos assuntos que mais interessam os profissionais do mercado, empreendedores ou não. Afinal de contas, todos querem crescer com qualidade.
Para entender como fazer isso sem errar, separamos aqui algumas dicas que irão te auxiliar nesse processo. Nesse sentido, uma coisa é certa: para aumentar o valor de um empreendimento é necessário planejamento.
Portanto, continue lendo este artigo e saiba como valorizar a empresa, seja você um profissional contratado ou um empreendedor e alcance os resultados que você deseja.
Como valorizar a empresa com o valuation
Um dos caminhos é o valuation. A maximização do valor da empresa é a criação de riquezas para os acionistas ou outros detentores do capital do empreendimento.
Isso acontece por meio do investimento em ativos reais que tornem a rentabilidade maior do que o capital utilizado.
Em primeiro lugar, conheça o valor da empresa por meio de um valuation inicial. Depois, identifique quais são os pontos-chave da empresa que podem melhorar.
Em seguida, realize o que for necessário para a implementação das melhorias. Então, faça um novo valuation para averiguar o aumento do valor da empresa.
Atenção aos indicadores
Para que o processo de valorização da empresa siga na direção certa, é preciso estar atento aos indicadores.
Nesse sentido, os indicadores que irão te ajudar a fazer sua empresa valer mais no mercado são chamados de value drivers. Traduzindo, são os direcionadores de valor, e devem ser observados ao longo do processo de valuation.
Agora, confira alguns value drivers de grande importância:
Gerenciamento de processos: descentralização para tornar a empresa menos dependente de você.
Performance financeira: inclui também auditoria e qualidade dos números.
Independência: diversificação de clientes, funcionários e fornecedores.
Controle do negócio: tem a ver com sua originalidade e significância para o mercado.
Receita recorrente: a proporção e o percentual de receita que retorna periodicamente.
Satisfação do cliente: mensuração do quanto os consumidores da empresa se sentem satisfeitos com os seus produtos, serviços, atendimento e a experiência em geral.
Equilíbrio: sobre a situação do fluxo de caixa da empresa e seu capital de giro.
Potencial de crescimento: focando no que se pode prever para o futuro da empresa a curto, médio e longo prazo.
Portanto, temos aqui algumas estratégias de como valorizar a empresa que são essenciais. Ao enfrentar esse desafio, é preciso desenvolvê-las para obter os resultados desejados.
Como valorizar a empresa aprofundando conhecimentos
Além de entender melhor como funciona o processo de valuation e de que forma ele ajuda a valorizar a empresa, é preciso aprofundar os conhecimentos no assunto.
Afinal de contas, trata-se de um trabalho que precisa ser feito constantemente e que envolve diversos saberes. Aqui, estamos falando de administração, gestão, finanças, entre outros estudos que são absolutamente úteis para qualquer profissional do mercado.
Por isso, investir na sua carreira, e mais, na formação dos colaboradores da empresa, é algo que certamente irá te deixar mais próximo de dominar o processo de valorização da empresa.
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Veja também: A importância do valuation no processo de fusões e aquisições de empresas