Área nobre das finanças corporativas, o valuation é um processo que atravessa todos os núcleos organizacionais, uma vez que interfere significativamente na tomada de decisões no mundo dos negócios. Por isso mesmo, o curso Extensão Valuation pode ser o diferencial que você precisa para a sua carreira.

Mas o que é valuation? Sabe a importância dele para as empresas e quais os profissionais envolvidos no processo? Neste artigo, responderemos a essas questões, mostrando também os diferenciais do curso Extensão Valuation do LABFIN.PROVAR – FIA.

O que é valuation?

Antes de tudo, você sabe o que significa valuation? Se não sabe, não tem problema, pois o propósito deste texto é justamente esclarecer esse tópico tão caro para a área de finanças (e não só para ela).

Literalmente, valuation quer dizer avaliação ou valoração. Aplicada ao mundo dos negócios, diz respeito ao processo de mensuração sistematizada do valor de uma empresa ou ativo.

Por exemplo, para calcular o valor de uma empresa — seja num processo de fusão ou aquisição, seja numa joint venture —, o método mais utilizado é o chamado fluxo de caixa descontado.

Aplicando-se tal método, o objetivo é calcular o valor atual de uma empresa a partir da consolidação e estimativa de todos os fluxos de caixa futuros a serem gerados.

O valuation se constitui na elaboração dessa estimativa, que está condicionada a fatores internos e externos. Trata-se, portanto, de uma projeção dos fluxos de caixa futuros, que não necessariamente pode se efetivar.

Justamente por isso, desconta-se uma taxa no valor estimado da empresa quando se aplica o método do fluxo de caixa descontado para análise. Essa taxa condiz com o risco de a previsão dos fluxos não se concretizar.

A importância do valuation para as empresas e os profissionais

Para quem é da área de finanças, dominar as práticas de valuation pode ser um diferencial significativo, pois as empresas têm demandado cada vez mais a expertise daqueles que podem colaborar para a tomada de decisões mais assertivas. E as técnicas de valuation são fundamentais nesse sentido.

“O profissional que conhece as técnicas de valuation acaba dominando diversos temas da área de finanças”, comenta o professor Marcos Piellusch, especialista no assunto e coordenador do curso Extensão Valuation: Avaliação de Empresas, Fusões, Aquisições e Ações do LABFIN.PROVAR – FIA.

Isso porque os processos que envolvem o valuation se relacionam diretamente a diversas decisões empresariais.

Conforme esclarece Piellusch, a aplicação de tais processos é comumente associada às decisões de aquisição ou venda de uma empresa — ou, ainda, é relacionada à avaliação, por investidores, da atratividade de uma ação a ser comprada ou vendida.


A importância do valuation, entretanto, vai além desses dois casos. Quando uma empresa, por exemplo, deseja criar novos produtos ou necessita mudar seus processos, a aplicação dos métodos de valuation são cruciais para uma análise mais segura a fim de que os riscos sejam menores.

Mesmo o planejamento orçamentário de uma empresa pode se beneficiar das técnicas de valuation, na medida em que estas auxiliam os gestores a identificarem se determinados planos podem criar ou destruir valor para o negócio.

Os profissionais da área de finanças são os primeiros que nos vêm à cabeça quando o assunto é valuation.

São eles que colaboram com as projeções, modelagem, cálculo dos fluxos de caixa, taxa de desconto, entre outros procedimentos necessários para o valuation.

Porém, outros profissionais também se envolvem nesses processos. São os especialistas num dado negócio que, em virtude do conhecimento e experiência acumulada da empresa, podem contribuir com as projeções que constituem o valuation.

E tais especialistas não necessariamente são da equipe financeira, mas podem ser de áreas comerciais, técnicas, de marketing ou de estratégia.

Como é o curso Extensão Valuation?

Agora que você já tem uma boa noção da importância do valuation, vamos contar para você sobre o que temos a lhe oferecer nesse sentido.

O curso Extensão Valuation: Avaliação de Empresas, Fusões, Aquisições e Ações é fruto de colaborações entre a equipe do LABFIN (Laboratório de Finanças) e profissionais do mercado financeiro e especialistas em avaliação de empresas, fusões, aquisições, joint ventures e ações.

Assim, você tem a possibilidade de realmente se aprofundar nos conceitos e métodos necessários ao exercício das funções de um profissional atuante na área, com a garantia de excelência de uma das melhores escolas de negócio do Brasil e do mundo.

Se você precisa de agilidade nos seus estudos e rapidez na aplicação dos conhecimentos adquiridos em seu dia a dia de trabalho, Extensão Valuation é ideal para você, pois o aprendizado se dá num tempo mais curto.

Sendo um curso de extensão e não uma pós-graduação lato sensu, ele lhe permite uma capacitação mais rápida para a utilização das técnicas e conhecimentos na sua rotina diária dentro da empresa em que atua.

Ainda, se você é da área de contabilidade, um dos diferenciais do curso de extensão do LABFIN é a oportunidade de obtenção dos 40 pontos anuais exigidos pelo Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP).

Outro diferencial importante a se levar em conta é o corpo docente. Composto, em sua maioria, por mestres e doutores, conta com profissionais com sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelência da capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Atualmente, em virtude da pandemia de COVID-19, todos os nossos cursos — incluindo Extensão Valuation — estão acontecendo em ambiente virtual, com aulas online e interativas.

No entanto, nossa preocupação em oferecer a você um espaço rico de aprendizado e networking se mantém a mesma.

Quer saber mais sobre o curso Extensão Valuation? Acesse a página e fique mais próximo daquilo que você deseja para o seu futuro profissional