• A Instituição
    • Nossa História
    • Nossos Pilares
    • Estrutura Organizacional
    • Números e Resultados
  • TCC Gamificado
  • Depoimentos
    • Gestão de Franquias
    • Finanças
    • Pós Moderna
  • Vídeos
  • Blog
  • Conteúdos
    • Livros
    • Pesquisa e Estudos
  • Parceiros
  • na Mídia
  • Portal do Aluno
  • Contato
LABFIN.PROVAR-FIA
  • BLOG
  • CATEGORIAS
    • Finanças
    • Varejo
    • Pessoas
    • Inovação
    • Labfin.Provar na Midia
  • CURSOS
    • Finanças
    • Varejo e Mercado de Consumo
  • CONTATO
  • INSCREVA-SE
Escolha uma Página

Valuation: descubra o valor da sua empresa

nov 11, 2020 | Finanças | 0 Comentários

Área nobre das finanças corporativas, o valuation interfere significativamente na tomada de decisão nos negócios

Área nobre das finanças corporativas, o valuation é um processo que atravessa todos os núcleos organizacionais, interferindo significativamente na tomada de decisão nos negócios.

Neste artigo, você vai ficar sabendo a importância dele para as empresas e quais os profissionais envolvidos nesse processo que, de modo algum, se restringe à área de finanças. Vamos lá?

O que é valuation?

Antes de tudo, vamos explicar brevemente o que é valuation. Literalmente, a palavra significa avaliação ou valoração. Aplicada ao mundo dos negócios, diz respeito ao processo de mensuração do valor de uma empresa ou ativo.

Tal processo envolve tanto aspectos objetivos quanto outros mais subjetivos, tratando-se, essencialmente, de uma avaliação sistematizada da percepção e estimativa de valor de um negócio ou ação.

Fluxo de caixa descontado

Para calcular o valor de uma empresa, utiliza-se, sobretudo, o método chamado fluxo de caixa descontado.

Aplicando-se tal método, calcula-se o valor atual de uma organização a partir da consolidação e estimativa de todos os fluxos de caixa futuros a serem gerados.

“Esse método é comparável à avaliação de uma plantação a partir dos frutos que ela vai proporcionar no futuro. Para uma empresa, os frutos a serem gerados no futuro são os fluxos de caixa a serem gerados. Não há certeza de quantos frutos a plantação vai proporcionar, pois isso depende de condições climáticas, do solo e da própria interação com o ambiente”, explica o professor Marcos Piellusch, especialista no assunto e coordenador de cursos do LABFIN.PROVAR – FIA.

A partir dessa analogia com a plantação, fica mais fácil entender o conceito, não é mesmo?

Ou seja, o valuation auxilia as empresas a elaborar uma estimativa de valor, condicionada a fatores internos e externos.

Portanto, não é possível ter certeza de que os fluxos de caixa projetados vão se efetivar futuramente.

“Por isso, o valor da empresa é ‘descontado’ por uma taxa, que é proporcional ao risco de que esses fluxos de caixa não se concretizem”, complementa Piellusch.

Valuation não envolve só finanças

Os profissionais da área de finanças são os primeiros que nos vêm à cabeça quando o assunto é avaliação de empresas.

Isso porque são eles que colaboram com as projeções, modelagem, cálculo dos fluxos de caixa, taxa de desconto, entre outros procedimentos necessários para o valuation.

No entanto, outros profissionais também se envolvem nesse processo. São os especialistas num dado negócio que, em virtude do conhecimento e experiência acumulada da empresa, podem contribuir com as projeções que constituem o valuation.

E tais especialistas não necessariamente são da equipe financeira, mas podem ser das áreas comerciais, técnicas, de marketing ou estratégia.

Portanto, o processo de valuation atravessa todo o corpo da empresa. E é importante que haja, de fato, uma visão o mais ampla possível do negócio para essa avaliação, visto que o valuation se configura como uma projeção condicionada a diversas interferências externas que escapam do microcosmo das empresas.

A importância do valuation para os negócios e os profissionais

Dominar as práticas de valuation pode ser um diferencial significativo, pois as empresas têm demandado cada vez mais a expertise daqueles que podem colaborar para a tomada de decisões mais assertivas. E as técnicas de valuation são fundamentais nesse sentido.

“O profissional que conhece as técnicas de valuation acaba dominando diversos temas da área de finanças”, comenta Piellusch.

Isso porque os processos que o envolvem se relacionam diretamente a diversas decisões empresariais.

Conforme esclarece Piellusch, a aplicação de tais processos é comumente associada às decisões de aquisição ou venda de uma empresa — ou, ainda, é relacionada à avaliação, por investidores, da atratividade de uma ação a ser comprada ou vendida.

Entretanto, a importância do valuation vai além desses dois casos. Quando um negócio, por exemplo, deseja criar novos produtos ou mudar seus processos, a aplicação dos métodos de valuation são cruciais para uma análise mais segura, bem como para a redução dos riscos.

Mesmo o planejamento orçamentário de uma empresa pode se beneficiar das técnicas de valuation, na medida em que estas auxiliam os gestores a identificarem se determinados planos podem criar ou destruir valor para o negócio.

Fonte: LABFIN.PROVAR – FIA

***

Sabia que agora você pode contar com o melhor da experiência dos cursos presenciais da FIA tendo a praticidade e a conveniência de escolher como e onde estudar? Clique aqui para saber mais

Relacionado

Cadastre-se em nossa newsletter!
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Notícias Recentes

  • Governo Biden e o futuro que nos espera
  • Você sabe qual é o seu estilo de aprendizagem?
  • Você sabe o peso do capital de giro para a saúde financeira do seu negócio?
  • O que você deve fazer antes de adquirir uma microfranquia
  • Estude de qualquer lugar do Brasil com os cursos de pós-graduação e MBA da melhor escola de negócios do País

Categorias

  • CIEE
  • Coronavírus
  • Finanças
  • Inovação
  • labfinprovar-na-midia
  • Pessoas
  • Varejo
Desenvolvido por LABFIN.PROVAR-FIA . Todos os direitos reservados