A prática de construir relações é tão antiga quanto a própria humanidade. Aliás, construímos relações em todos os âmbitos da nossa vida e atualmente construir uma boa rede de contatos profissionais é essencial e pode ajudar a atingir nossos objetivos de carreira.
Se você já leu um artigo sobre carreira e vida profissional na internet, certamente se deparou com alguma dica sobre desenvolver uma boa rede de contatos.
Quando o assunto vem à tona, muitas questões acompanham o conceito de boa rede de contatos.
Inclusive sobre a compreensão do que é afinal, o networking profissional e como ele se apresenta para fins bem definidos.
Portanto, podemos refletir sobre algumas dessas questões:
- Mas, afinal, qual a melhor forma de construir uma boa rede de contatos?
- Existem técnicas práticas para desenvolver um bom networking?
- O que pode ser considerada uma boa rede de contatos?
- Esse é um caminho para criar oportunidades na carreira?
A busca por essas respostas é realmente uma constante. Tanto que hoje em dia existem até mesmo especialistas em networking que ensinam estratégias e táticas para quem tem dificuldades com essa atividade.
Porém, você pode começar a criar uma boa rede de contatos sozinho, se seguir algumas boas práticas e ficar longe dos erros mais comuns.
Rede de contatos de potencial
A prática do networking é vantajosa também para as empresas, já que um funcionário recrutado por indicação de quem já está na organização tem menores chances de sofrer um turnover, ou seja, rotatividade de colaboradores.
Essencialmente, podemos considerar que sua rede de contatos é boa se ela tem o potencial para ajudá-lo a atingir seus objetivos de carreira.
Porém, um erro comum é acreditar que uma boa rede de contatos só conta com gestores, profissionais “C-Level”, ou seja, de alto escalão.
Não é bem assim. Até um estagiário pode colaborar com a sua carreira se ele estiver dentro da área ou do setor em que você deseja atuar.
Como fazer networking do jeito certo
Agora que você já entendeu o conceito básico sobre networking, chegamos ao que realmente interessa: como fazer networking profissional?
Para que você termine essa leitura sabendo tudo sobre o assunto, vamos dividir a resposta em duas partes: melhores práticas e erros a evitar.
Melhores práticas de networking profissional
1. Esteja preparado sob qualquer circunstâncias
Você literalmente nunca sabe quando uma grande oportunidade de networking profissional vai aparecer.
Pode ser em uma convenção internacional, pode ser na fila do supermercado… Portanto, esteja preparado para se apresentar e causar uma boa impressão em quaisquer circunstâncias.
Hoje, você não precisa mais carregar cartões de visitas por aí. Basta abrir o aplicativo do LinkedIn no celular e enviar imediatamente uma solicitação de conexão.
Seu trabalho é simplesmente estar atento às pessoas a sua volta e manter uma atitude proativa para conversar com elas.
2. Quando conhecer alguém, escute
Imagine que você encontrasse o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, hoje.
Você – assim como a imensa maioria das pessoas – iria querer falar muito, aproveitando essa chance para assegurar que ele entendesse todas as suas qualidades e, assim, talvez ele tivesse alguma oportunidade para lhe oferecer. Certo?
Esse é o caminho errado para seguir! Quando conhecer alguém, escute mais e fale menos. O segredo para construir uma boa relação está na escuta ativa.
Veja bem: haveria um impacto muito maior se você pudesse deixar o Zuckerberg falar, identificar algum problema ou necessidade que ele está enfrentando lá no Facebook e, então, oferecer a solução ideal para ele.
Você nunca vai saber o que ele precisa se estiver muito ocupado falando de si mesmo.
3. Aprenda a contar sua história
Você acabou de ver a importância de escutar, mas isso não significa que você nunca vai falar.
Em algum momento será preciso contar sua história: sua trajetória profissional, suas experiências, suas conquistas.
Será que você está pronto para esse desafio?
É importante que você tenha uma narrativa sólida para apresentar aos seus contatos. Ela vai impactar a maneira como você é percebido.
Assim, como em um currículo, nunca é uma boa política mentir sobre sua história.
Você deve ser inteligente ao ressaltar os pontos altos da sua vida profissional, aqueles que realmente refletem todo o seu potencial.
Além disso, deixe claro para onde está indo, quais são seus objetivos de curto e longo prazo.
Dessa maneira, você informa sua rede de contatos sobre as oportunidades nas quais você pode ter interesse.
4. Adote um aperto de mãos
Apertar as mãos é apenas uma metonímia para pequenos detalhes de linguagem corporal que nem todos observam, mas que podem ajudar a transmitir uma imagem mais positiva na hora de conhecer pessoas.
Além do aperto de mãos forte, olhar a pessoa nos olhos e manter uma postura adequada são outros exemplos.
O que poucos comentam, entretanto, é que a linguagem corporal é um reflexo de como você se sente.
Se você está realmente interessado no que a outra pessoa diz, seu olhar não vai ficar se desviando enquanto ela fala; se você é confiante em público, não vai ficar encolhido em um canto com os braços cruzados durante um evento.
Portanto, o mais importante é lidar com a maneira como você se sente, e não apenas “consertar” a maneira como seu corpo expressa esses sentimentos.
5. Crie um perfil no LinkedIn
Até aqui, nossas dicas tiveram principalmente relação com o networking que você desenvolve “cara a cara”.
Porém, não podemos ignorar que boa parte das redes de contato, atualmente, formam-se online – e o LinkedIn é a grande ferramenta que possibilita isso.
Então, se você ainda não tem um perfil, está na hora de criar.
Erros a evitar em networking profissional
1. Esperar um retorno imediato
Um erro comum é esperar que a sua rede de contatos lhe proporcione um retorno imediato.
Se você acha que vai começar a construir uma rede hoje e receber um convite para o emprego dos sonhos no mês que vem, cuidado: essa ideia está fora da realidade e você provavelmente vai se decepcionar.
Os benefícios de fazer networking profissional são reais, mas de longo prazo.
Afinal, os seus contatos precisam realmente conhecer e confiar em você antes de chegar com uma proposta de trabalho ou parceria.
2. Não agir com profissionalismo
Existe um bom motivo pelo qual enfatizamos tantas vezes ao longo desse texto que estamos falando do networking profissional.
É que algumas pessoas não percebem que existe uma diferença entre ele e o simples ato de “conhecer gente nova” ou “fazer amigos”.
Veja bem: networking profissional é uma atividade profissional, voltada para ajudá-lo a atingir seus objetivos profissionais.
Por isso, você precisa agir de maneira profissional. Isso se reflete na maneira como você deve estar vestido, sua linguagem, sua abordagem de aproximação, enfim, em todas as suas ações com os contatos.
3. Não manter contato ao longo do tempo
Digamos que, por uma situação inesperada, você conseguiu fazer um primeiro contato com o CEO da Coca-Cola, e ele lhe passou seu e-mail pessoal.
Quiz rápido: você vai esquecer que ele existe depois de duas semanas, ou vai fazer um esforço para manter contato de maneira consistente ao longo do tempo?
Provavelmente, você escolheu a segunda opção, não é mesmo? Afinal, estamos falando do CEO da Coca-Cola. Você não vai esquecer dele e, ainda menos, querer que ele esqueça de você.
O problema é que, na prática, a maioria das pessoas segue a primeira opção no tratamento dos seus contatos.
Depois de duas semanas, você esquece que conheceu aquela pessoa, e nunca mais conversa com ela.
Cada potencial facilitador da sua carreira vira apenas mais um nome na sua lista. E, claro, eles também acabam esquecendo de você.
A dica, então, é simples: trate cada contato como se fosse o CEO da Coca-Cola!
4. Não produzir conteúdos relevantes
O contato hoje é majoritariamente virtual. É possível acionar sua rede de forma periódica a partir da estratégia de criar conteúdos relevantes.
Portanto, é importante que, na medida do possível, você tente produzir conteúdos para compartilhar no seu LinkedIn e em outras redes sociais que você tenha um perfil voltado à atuação profissional.
Mais do que incrementar a relevância do seu perfil para a rede, a produção de conteúdo pode ser uma forma de você se mostrar presente e ativo no seu círculo.
Afinal, volta e meia nos deparamos com uma frase máxima do marketing que afirma de forma categórica e verdadeira que quem não é visto, não é lembrado.
Sendo assim, é importante você pensar em conteúdos diretamente relacionados à sua expertise e que, ao mesmo tempo, favoreça a criação de vínculos fortes e duradouros por meio de um networking empático e consistente.
5. Esperar uma via de mão única
Mais um erro clássico e, talvez, o pior de todos. Não espere que a sua rede de contatos seja uma via de mão única para beneficiar apenas você. A pessoa do outro lado, também espera que, em algum momento, você colabore.
Por isso, quando você tiver uma experiência interessante, uma informação ou uma oportunidade para compartilhar, não deixe de fazê-lo.
É essa troca que enriquece o networking profissional; sem ela, criar uma rede de contatos não tem nenhum propósito. Ou, como já dizia o ditado: é dando que se recebe.
Conteúdo complementar de alta qualidade
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Fonte: Redação FIA – LABFIN. PROVAR