As redes sociais são a ferramenta mais poderosa para conectar pessoas no século XXI. E as pessoas têm inúmeras razões para se conectar: saber o que amigos e familiares estão fazendo, mesmo que eles estejam longe; conhecer potenciais novos interesses amorosos; abrir portas no mundo profissional por meio do networking. E, no que se refere a esse último interesse, a rede social que domina o espaço digital é, sem dúvida, o LinkedIn.
Embora ele seja muito conhecido, nem todos sabem como usar o LinkedIn. É importante lembrar que ele não funciona da mesma maneira que as outras redes sociais e existem maneiras mais eficientes de usá-lo para obter melhores resultados.
Nesse artigo, você entende mais a fundo a importância do LinkedIn e ainda confere as 7 principais dicas para tirar o máximo proveito dessa ferramenta.
Porque o LinkedIn é importante?
Você já sentiu que estava levando sua vida profissional de forma passiva, sempre esperando que alguma grande oportunidade aparecesse na sua frente? Pois o LinkedIn muda essa dinâmica. Ele oferece um meio para que seja possível assumir um papel mais protagonista, criando as próprias oportunidades, por meio do networking.
Imagine, por exemplo, que existe uma empresa na qual você sempre sonhou trabalhar. Sem o LinkedIn, você teria que ficar esperando que, algum dia, essa empresa divulgasse alguma vaga com o seu perfil. Então, enviaria seu currículo e torceria para, pelo menos, ser chamado para uma entrevista. Só então teria a oportunidade de demonstrar seu interesse e seu potencial.
Agora, com o LinkedIn, esse cenário muda completamente. Você pode enviar um convite de conexão para o gerente do departamento em que trabalharia, e começar a conversar com ele sobre sua visão da empresa e maneiras de melhorar seu desempenho. Perceba como, antes mesmo de existir qualquer vaga, você demonstra seu potencial e se coloca no radar dos empregadores.
É claro que, para esse tipo de iniciativa dar certo, você precisa saber como usar o LinkedIn. E tudo começa muito antes de enviar o convite de conexão. Então, vamos às dicas?
Dicas de como usar o LinkedIn
1. Atualize seu perfil
O seu perfil precisa sempre refletir quem você é hoje, de um ponto de vista profissional. Então, ele tem que apresentar sua formação mais recente, suas últimas (e mais importantes) experiências de trabalho e seus interesses atuais.
Tenha em mente que, diferentemente do currículo – que o empregador só consegue ver se você enviar para ele – a rede social permite que qualquer pessoa veja seu perfil a qualquer momento.
Então, você deve sempre pensar da seguinte maneira: se Bill Gates decidisse visitar meu perfil do LinkedIn hoje, o que ele veria é a informação mais atualizada sobre mim?
Além de manter o perfil atualizado, também vale a pena fazer uma “limpeza”, excluindo as informações mais antigas que não sejam relevantes. Se você ganhou um Nobel da Paz dez anos atrás, vale a pena manter no perfil. Porém, se há dez anos você era estagiário e agora ocupa cargos de gestão, essa experiência antiga já é desnecessária para entender sua trajetória.
Se você quer ter um perfil que seja atrativo para potenciais empregadores, é importante construir esse perfil na vida real.
Por exemplo, quanto você anda investindo em sua formação? É importante fazer sua graduação, pós-graduação e MBA em instituições de ensino com credibilidade. Esse é o tipo de informação que vai causar uma primeira impressão positiva nos visitantes do seu perfil no LinkedIn.
2. Explore o campo Sobre
No perfil do LinkedIn, há um campo chamado “Sobre”, logo no começo. Ele dá total liberdade para que você se apresente aos visitantes. Explore esse campo! Faça um bom resumo de quem é você, profissionalmente falando. Pense em como você se apresentaria em uma entrevista.
No entanto, é preciso tomar cuidado para não se empolgar demais e exagerar na dose de informações. Seja claro e conciso. Lembre-se de que não existe necessidade de repetir tudo que já vai estar no restante do perfil.
Você pode se concentrar, por exemplo, na demonstração de suas soft skills, habilidades como comunicação ou liderança. O importante é que esse campo seja um gancho, que capture a atenção dos visitantes para ler mais sobre você.
3. Publique conteúdo
O LinkedIn é uma rede social, não um site de currículos. Por isso, não basta criar um bom perfil; publicar conteúdos também faz parte. Existem várias alternativas para publicação de conteúdos no LinkedIn. Você pode publicar um status curto, um artigo completo, uma foto, um vídeo e até um outro tipo de arquivo, como PDF ou planilha.
A dica é lembrar que o LinkedIn não é uma rede social voltada à vida pessoal, como o Facebook ou o Instagram. Você não deve publicar fotos do aniversário do seu sobrinho ou vídeos daquela viagem a Salvador. É importante saber separar os diferentes aspectos de sua vida, e não expor demais o aspecto pessoal diante das pessoas com quem mantém uma relação profissional.
As publicações devem ajudar a construir sua imagem profissional. Por exemplo, um status de agradecimento à equipe da empresa, porque bateram as metas mensais, uma foto retratando sua participação em um evento de negócios importante ou publicar um artigo discutindo sua visão sobre uma questão atual do seu campo de trabalho.
4. Interaja com seus contatos
Apenas publicar não é o suficiente. Você também precisa interagir com seus contatos, curtindo e, principalmente, comentando as publicações deles. Isso garante ainda mais exposição ao seu perfil, pois não é só o seu contato direto que vai ver essas interações, mas todos aqueles que também têm uma conexão com ele.
No entanto, seja seletivo em relação ao que você escolhe curtir e aos comentários que decide postar. Tenha em mente que, como já foi dito, pessoas fora da sua rede direta poderão ver. Uma curtida em um conteúdo polêmico pode afastá-lo de boas oportunidades, sem que você nem perceba.
5. Esteja ativo
É importante acessar o LinkedIn com regularidade. Quanto mais ativo você for, mais vai aparecer no feed dos seus contatos, ou seja, vai ganhar visibilidade. Faça o teste: se você mantiver alguma atividade na rede social, pelo menos, uma vez por dia, vai notar que o número de visitas ao seu perfil e pedidos de conexão aumentará rapidamente.
É claro que ele também não deve se tornar uma distração que afeta sua produtividade. Não se esqueça: o LinkedIn é uma ferramenta de networking, e não pode dominar o tempo que deveria ser dedicado a outras atividades.
6. Envie convites para as pessoas certas
Nesse ponto, você já tem uma base sólida, e deve estar ansioso para começar a construir sua rede de contatos profissionais. Um dos erros mais comuns é enviar convites (e aceitar, também) para qualquer um que apareça na lista de sugestões. Cuidado! Ter muitos contatos não é sinônimo de ter uma rede forte.
Se você realmente quer aprender como usar o LinkedIn de maneira eficiente, precisa entender que qualidade é mais importante do que quantidade.
O que você acha que vale mais: uma rede com 1000 contatos, mas cada um de uma área, e nenhum deles em posição de ajudá-lo a conquistar novas oportunidades; ou uma rede com apenas 5 contatos, mas todos eles CEOs de grandes empresas no seu setor? Você certamente escolheu a segunda opção.
Esse é o princípio que deve guiá-lo: escolher as pessoas certas. Isso não significa, necessariamente, que elas precisam ocupar o topo da hierarquia, mas que devem estar em posições relevantes.
Ou seja, encontre profissionais que estejam no segmento certo, que trabalhem ou tenham passagem por boas empresas, que contam, elas mesmas, com contatos interessantes e podem apresentar você a outras pessoas.
7. Mantenha conversas
Depois de trazer alguém novo para sua rede de contatos, não esqueça dessa pessoa. Ela não é uma figurinha em uma coleção, é uma pessoa que pode ajudá-lo a conseguir o emprego dos seus sonhos. Então, procure manter conversas com cada um dos seus contatos.
O LinkedIn já ajuda bastante nessa tarefa. Ele envia lembretes quando um dos seus contatos faz aniversário, completa mais um ano na mesma empresa ou muda de emprego. O mínimo que você deve fazer é parabenizá-los nessas ocasiões.
Porém, se você realmente quer relações profissionais significativas com os seus contatos, procure manter um diálogo mais próximo. Demonstre interesse em acompanhar o que eles têm feito e, claro, compartilhar seus próprios projetos.
Além disso, não espere apenas receber. Seja proativo em ajudar, também! Por exemplo, se você ficou sabendo de uma boa oportunidade e tem um contato que poderia estar interessado, compartilhe com ele e ofereça uma indicação.
Nesse artigo, você entendeu mais a fundo a importância do LinkedIn e descobriu como usá-lo de maneira mais eficiente, com algumas dicas que podem ser aplicadas imediatamente.
Com essas informações, você está melhor preparado para crescer na carreira, seja permanecendo na empresa onde já trabalha ou conquistando uma recolocação profissional.
No fim, o LinkedIn é uma ferramenta de networking, e as boas práticas do networking aplicam-se também a ele. Agora que você já sabe como usar o LinkedIn, que tal se aprofundar ainda mais nas boas práticas? Então, aproveite para descobrir qual a melhor maneira de fazer networking!