Se você já leu um artigo sobre carreira e vida profissional na internet, certamente se deparou com alguma dica parecida com essa: “desenvolva uma boa rede de contatos”.
Mas, afinal, o que é uma rede de contatos? Esse conceito é conhecido como networking, do qual muito se fala, mas pouco é realmente explicado. Afinal, qual a melhor forma de fazer networking profissional? Existem técnicas práticas para desenvolver contatos? O que pode ser considerada uma boa rede de contatos?
Essas são algumas das questões que vamos responder neste conteúdo. Portanto, pegue seu café e sente em sua cadeira mais confortável e venha aprender de uma vez por todas o que é – e, ainda mais importante, como fazer networking!
Networking: o que é
Networking, como você já deve imaginar, é uma palavra que vem do inglês. Net significa rede. Networking seria algo como o trabalho de desenvolver uma rede, isto é, criar conexões.
Na prática, é a atividade voltada a estabelecer e manter contatos relevantes. Guarde esta definição na memória, pois ela será a base para entender como fazer networking profissional.
A prática de construir relações é tão antiga quanto a própria humanidade. Aliás, construímos relações em todos os âmbitos da nossa vida, não é mesmo? Porém, o networking profissional se diferencia por apresentar um caráter um pouco mais objetivo, com meios e fins bem definidos.
Com o tempo, ele foi ganhando mais atenção como uma maneira de abrir caminhos e criar oportunidades na carreira, ao ponto de haver uma rede social inteira dedicada a ele: o LinkedIn.
Hoje, muitas pessoas que buscam recolocação profissional encontram seu novo emprego por meio de indicação de contatos. Isso é bom também para as empresas, já que um funcionário recrutado por indicação de quem já está na organização tem menores chances de sofrer um turnover, ou seja, rotatividade de colaboradores.
Hoje em dia existem até mesmo especialistas em networking que ensinam estratégias e táticas para quem tem dificuldades com essa atividade. Porém, você pode começar a criar uma boa rede de contatos sozinho, sem precisar de coaching, se seguir algumas boas práticas e ficar longe dos erros mais comuns.
O que é uma boa rede de contatos
Antes de discutir como fazer networking profissional, vamos entender o que é uma boa rede de contatos. Essencialmente, podemos considerar que sua rede de contatos é boa se ela tem o potencial para ajudá-lo a atingir seus objetivos de carreira.
Imagine, por exemplo, que você quer ser um gestor de finanças em uma grande indústria do setor farmacêutico. Idealmente, uma boa rede de contatos para você será composta por pessoas que já trabalham na área de gestão financeira ou no setor farmacêutico.
Essas são pessoas têm experiências relevantes para compartilhar com você e que estão bem posicionadas para abrir portas no seu caminho. Por outro lado, um gestor de marketing em uma indústria têxtil pode não ter muito a acrescentar para sua rede de contatos.
Por outro lado, cuidado: um erro comum é acreditar que uma boa rede de contatos só conta com gestores, profissionais “C-Level”, ou seja, de alto escalão. Não é bem assim. Até um estagiário pode colaborar com a sua carreira se ele estiver dentro da área ou do setor em que você deseja atuar.
Como fazer networking do jeito certo
Agora que você já entendeu o conceito básico sobre networking, chegamos ao que realmente interessa: como fazer networking profissional? Para que você termine essa leitura sabendo tudo sobre o assunto, vamos dividir a resposta em duas partes: melhores práticas e erros a evitar.
Melhores práticas de networking profissional
1. Esteja preparado sob qualquer circunstâncias
Você literalmente nunca sabe quando uma grande oportunidade de networking profissional vai aparecer. Pode ser em uma convenção internacional, pode ser na fila do supermercado… Portanto, esteja preparado para se apresentar e causar uma boa impressão em quaisquer circunstâncias.
Hoje, você não precisa mais carregar cartões de visitas por aí. Basta abrir o aplicativo do LinkedIn no celular e enviar imediatamente uma solicitação de conexão, o que facilita as coisas. Seu trabalho é simplesmente estar atento às pessoas a sua volta e manter uma atitude proativa para conversar com elas.
2. Quando conhecer alguém, escute
Imagine que você encontrasse o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, hoje. Você – assim como a imensa maioria das pessoas – iria querer falar muito, aproveitando essa chance para assegurar que ele entendesse todas as suas qualidades e, assim, talvez ele tivesse alguma oportunidade para lhe oferecer. Certo?
Esse é o caminho errado para seguir! Quando conhecer alguém, escute mais e fale menos. O segredo para construir uma boa relação está na escuta ativa.
Veja bem: haveria um impacto muito maior se você pudesse deixar o Zuckerberg falar, identificar algum problema ou necessidade que ele está enfrentando lá no Facebook e, então, oferecer a solução ideal para ele. Você nunca vai saber o que ele precisa se estiver muito ocupado falando de si mesmo.
3. Aprenda a contar sua história
Você acabou de ver a importância de escutar, mas isso não significa que você nunca vai falar. Em algum momento será preciso contar sua história: sua trajetória profissional, suas experiências, suas conquistas. Será que você está pronto para esse desafio?
É importante que você tenha uma narrativa sólida para apresentar aos seus contatos. Ela vai impactar a maneira como eles percebem você e, portanto, a disposição deles para ajudá-lo a escrever as próximas linhas dessa história.
Assim como em um currículo, nunca é uma boa política mentir sobre sua história. Você deve ser inteligente ao ressaltar os pontos altos da sua vida profissional, aqueles que realmente refletem todo o seu potencial.
Além disso, deixe claro para onde está indo, quais são seus objetivos de curto e longo prazo. Dessa maneira, você informa sua rede de contatos sobre as oportunidades nas quais você pode ter interesse.
4. Adote um aperto de mãos
Apertar as mãos é apenas uma metonímia para pequenos detalhes de linguagem corporal que nem todos observam, mas que podem ajudar a transmitir uma imagem mais positiva na hora de conhecer pessoas. Além do aperto de mãos forte, olhar a pessoa nos olhos e manter uma postura adequada são outros exemplos.
O que poucos comentam, entretanto, é que a linguagem corporal é um reflexo de como você se sente. Se você está realmente interessado no que a outra pessoa diz, seu olhar não vai ficar se desviando enquanto ela fala; se você é confiante em público, não vai ficar encolhido em um canto com os braços cruzados durante um evento.
Portanto, o mais importante é lidar com a maneira como você se sente, e não apenas “consertar” a maneira como seu corpo expressa esses sentimentos.
5. Descubra como iniciar uma conversa
Talvez, a maior dificuldade para quem deseja fazer networking profissional seja descobrir como iniciar uma conversa com alguém. Afinal, é assim que os contatos começam: com uma conversa. Você deve comentar sobre o tempo? Falar do jogo de futebol de ontem?
Fique calmo, não é tão difícil assim. Vejamos algumas dicas.
Um bom caminho é iniciar a conversa com uma pergunta. Dessa forma, você dá à outra pessoa a oportunidade de falar sobre algum assunto, e já sabemos a importância de escutar. Então, por exemplo, se você estiver em um evento, pode perguntar: “é a primeira vez que você comparece a esse evento?”. Pronto! Você abriu caminho para que o outro diga porque está ali, quantas vezes ele já participou, o que está achando do evento, e assim por diante.
Depois, demonstre interesse pelo que a pessoa está dizendo. Dê espaço para que ela se aprofunde mais em algum assunto. Por exemplo, se ela comentar que trabalha em uma empresa X, você pode responder: “eu já ouvi falar, mas não conheço muito bem, em que atividades a empresa X atua?”.
Outra forma de manter a conversa caminhando é por meio de um elogio, ele ajuda a estabelecer um vínculo positivo imediato. Se a pessoa falar sobre algum projeto no qual está envolvida ou alguma conquista profissional, por exemplo, um simples “parabéns pelo trabalho!” é uma boa resposta.
Então, quando a pessoa fizer alguma pergunta, você tem a oportunidade de trazer à tona sua narrativa. Conte sua história sem monopolizar a conversa.
Agora, o mais importante: quando a conversa estiver se encerrando, não deixe a pessoa ir embora sem pegar suas informações de contato. Depois de alguns dias, você pode enviar uma mensagem, e retomar a conversa de onde pararam.
6. Crie um perfil no LinkedIn
Até aqui, nossas dicas tiveram principalmente relação com o networking que você desenvolve “cara a cara”. Porém, não podemos ignorar que boa parte das redes de contato, atualmente, formam-se online – e o LinkedIn é a grande ferramenta que possibilita isso.
Então, se você ainda não tem um perfil, está na hora de criar. Confira algumas sugestões:
- procure deixar seu perfil o mais completo possível;
- aproveite o espaço para contar sua história;
- no seu título, coloque algo que realmente ajude as pessoas a encontrá-lo; se você colocar simplesmente “advogado” ou “contador”, seu perfil nunca vai se destacar nas buscas;
- nas experiências profissionais, destaque projetos importantes em que atuou, desafios que superou, metas que atingiu;
- publique atualizações relevantes ou use a ferramenta para publicar artigos que ajudem a demonstrar seu conhecimento e suas competências profissionais.
7. Busque expandir a partir dos contatos que já possui
Se você já tem uma pequena rede de contatos, os próximos passos ficam mais fáceis, expandindo a partir desse círculo. Peça que eles lhe apresentem a mais pessoas dentro da área ou do setor do seu interesse.
Essa estratégia tem duas vantagens. A primeira é acelerar o processo de networking profissional, já que você não precisa “caçar” novos contatos aleatoriamente. A segunda é garantir que suas conexões sejam cada vez mais fortes, já que existe um elo intermediário que faz a aproximação e gera um sentimento de confiança imediato.
Erros a evitar em networking profissional
1. Esperar um retorno imediato
Um erro comum é esperar que a sua rede de contatos lhe proporcione um retorno imediato. Se você acha que vai começar a construir uma rede hoje e receber um convite para o emprego dos sonhos no mês que vem, cuidado: essa ideia está fora da realidade e você provavelmente vai se decepcionar.
Os benefícios de fazer networking profissional são reais, mas de longo prazo. Afinal, os seus contatos precisam realmente conhecer e confiar em você antes de chegar com uma proposta de trabalho ou parceria.
2. Não agir com profissionalismo
Existe um bom motivo pelo qual enfatizamos tantas vezes ao longo desse texto que estamos falando do networking profissional. É que algumas pessoas não percebem que existe uma diferença entre ele e o simples ato de “conhecer gente nova” ou “fazer amigos”.
Veja bem: networking profissional é uma atividade profissional, voltada para ajudá-lo a atingir seus objetivos profissionais. Por isso, você precisa agir de maneira profissional. Isso se reflete na maneira como você deve estar vestido, sua linguagem, sua abordagem de aproximação, enfim, em todas as suas ações com os contatos.
O melhor exemplo desse erro são fotos de perfil do LinkedIn que, na verdade, são selfies no espelho do banheiro. Elas não transmitem uma imagem profissional, e podem prejudicar a maneira como potenciais contatos enxergam você.
3. Não manter contato ao longo do tempo
Digamos que, por uma situação inesperada, você conseguiu fazer um primeiro contato com o CEO da Coca-Cola, e ele lhe passou seu e-mail pessoal. Quiz rápido: você vai esquecer que ele existe depois de duas semanas, ou vai fazer um esforço para manter contato de maneira consistente ao longo do tempo?
Provavelmente, você escolheu a segunda opção, não é mesmo? Afinal, estamos falando do CEO da Coca-Cola. Você não vai esquecer dele e, ainda menos, querer que ele esqueça de você.
O problema é que, na prática, a maioria das pessoas segue a primeira opção no tratamento dos seus contatos. Depois de duas semanas, você esquece que conheceu aquela pessoa, e nunca mais conversa com ela. Cada potencial facilitador da sua carreira vira apenas mais um nome na sua lista. E, claro, eles também acabam esquecendo de você.
A dica, então, é simples: trate cada contato como se fosse o CEO da Coca-Cola!
4. Esperar uma via de mão única
Mais um erro clássico e, talvez, o pior de todos. Não espere que a sua rede de contatos seja uma via de mão única para beneficiar apenas você. A pessoa do outro lado, também espera que, em algum momento, você colabore.
Por isso, quando você tiver uma experiência interessante, uma informação ou uma oportunidade para compartilhar, não deixe de fazê-lo. É essa troca que enriquece o networking profissional; sem ela, criar uma rede de contatos não tem nenhum propósito. Ou, como já dizia o ditado: é dando que se recebe.
Neste conteúdo, você aprendeu o essencial sobre networking: o que é, porque é importante e como fazer. Quer descobrir mais dicas para alcançar o sucesso na vida profissional? Então, siga o LABFIN.PROVAR no Twitter, Facebook e Instagram e saiba mais!