Erros e acertos fazem parte da jornada de qualquer um de nós. Em muitos contextos organizacionais, entretanto, os primeiros são como convidados totalmente indesejados, sobretudo pelas chefias mais tradicionais, que pouco se atentam à gestão do capital humano. Felizmente, como resposta a tantas transformações no modo de se trabalhar e viver nas últimas décadas, tal entendimento vem se alterando, e as lideranças de hoje se perguntam cada vez mais como devem se preparar para a gestão de pessoas no aqui e agora e também no futuro.
Evidentemente, esse percurso das lideranças num mundo em ebulição é bastante desafiador, sem possibilidade de haver uma rota pré-definida a se seguir. Porém, algumas reflexões são relevantes para que, ao menos, os líderes possam abrir caminhos menos tortuosos para si e suas equipes.
Como você lê o mundo à sua volta?
Não precisamos dizer a você, nosso leitor contemporâneo, o quanto a vida tem mudado em muito pouco tempo nos últimos anos, não é mesmo?
A transformação digital se impõe como caminho sem volta, o mundo digital e físico não podem mais ser vistos de maneira estanque e o home office é uma realidade para um número muito maior de profissionais.
Ou seja, se você é um observador do seu ambiente, deve ter percebido que tantas mudanças ao mesmo tempo alteraram significativamente as relações sociais e de trabalho e o modo de estar no mundo das pessoas.
Estando numa posição de liderança, é preciso aguçar ainda mais tal percepção para que você consiga criar novas formas de endereçar soluções aos desafios que se apresentam, transformando-os em oportunidades.
Mais do que isso, é importante que essa leitura do contexto se volte a entender como suas atitudes e decisões podem colaborar para que sua equipe também consiga responder às novas demandas com criatividade e inovação.
Você escuta só para responder ou para compreender?
Para aguçar a leitura de contexto, certamente a observação atenta é crucial para ampliar nosso campo de visão.
Porém, quando se fala em gestão de pessoas, o diálogo é imprescindível para que essa leitura de contexto não fique circunscrita ao nosso umbigo.
Estabelecer uma comunicação frequente com as equipes é uma das competências mais valorizadas em um líder.
No entanto, fique atento à pergunta que lançamos no título deste tópico. Enquanto liderança, como você avalia a sua escuta?
Quando algum de seus colaboradores se coloca, você está realmente escutando para compreender o ponto de vista dele/dela? Ou simplesmente está aguardando o momento de responder com a sua opinião?
O ponto-chave de uma comunicação de fato eficiente é a escuta ativa e verdadeira, que leve em consideração o que outro diz. Não pressupõe concordância com o ponto de vista do outro, mas sim abertura e compreensão.
Você tem olhado para as suas vulnerabilidades?
Até aqui tudo pode parecer muito distante da realidade, pois ainda é muito frequente que se exija das lideranças apenas um alto domínio de competências técnicas — as hard skills.
Entretanto, não é de hoje que isso vem mudando. Exige-se cada vez mais dos líderes uma boa gestão de pessoas.
E como alguém a quem sempre se demandou um elevado nível de domínio técnico por si só pode desenvolver, de uma hora para outra, habilidades mais subjetivas que o ajudem a ter relações mais saudáveis e produtivas emocionalmente com os seus colaboradores?
De fato, o aprimoramento do que chamamos de soft skills não acontece de uma hora para outra.
Exige-se, antes de mais nada, que a liderança mergulhe dentro de si mesma, investigue e reconheça suas próprias vulnerabilidades e reveja constantemente seu papel e o impacto das suas atitudes e decisões.
Ou seja, o autoconhecimento é a chave que abre todas as portas para o aperfeiçoamento das soft skills e, consequentemente, para o desenvolvimento de lideranças capazes de modificar estruturas e culturas organizacionais ainda focadas simplesmente em resultados e desatentas ao elemento humano.
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