É sempre uma tarefa difícil tentar influenciar uma pessoa, principalmente quando você está tentando vender alguma coisa. Mas você sabia que existem recursos que podem facilitar esse processo? São os gatilhos mentais.
Continue lendo este artigo para conhecer alguns desses gatilhos e inseri-los em suas estratégias. Afinal de contas, o trabalho de marketing no varejo é essencial para o sucesso de qualquer negócio.
4 gatilhos mentais para aumentar suas vendas
1 – Escassez
Primeiramente, entenda que o sentimento de perda é muito mais forte que o sentimento de ganho. Por isso, é comum ver produtos sendo anunciados como “a última unidade” ou sendo um item de raridade, difícil de ser encontrado.
Usando esse artifício, você consegue despertar um senso de urgência na outra pessoa. Dessa forma, fica muito mais fácil convencê-la.
2 – Autoridade
De quem você compraria um curso de MBA em Gestão de Negócios e Valorização da Empresa? De uma escola sem reputação no mercado ou de uma que apareça no ranking das melhores escolas de negócios do Brasil e do mundo?
Definitivamente, se você quer convencer alguém de que o seu produto é o melhor, é imprescindível que você se torne especialista no assunto. Além disso, é muito importante demonstrar confiança sobre seus produtos e serviços.
Assim, o possível consumidor passa a confiar na sua comunicação. E, como sabemos, uma compra até pode acontecer sem confiança, mas as chances de causar um feedback negativo ou do cliente nunca mais retornar são bem grandes.
Portanto, os gatilhos mentais também precisam ser integrados com as estratégias não apenas de conquista do cliente, mas também de fidelização.
3 – Curiosidade
O melhor exemplo desse gatilho mental são os trailers de filmes e seriados, pois são peças audiovisuais que instigam a curiosidade das pessoas ao revelar pequenas partes de um todo.
Para dar certo, é preciso seguir a estratégia de comunicar novas informações sobre seu produto aos poucos. Essa prática vai alimentando a curiosidade do consumidor, até que chegue o momento de oferecer o produto completo.
No entanto, é muito importante ter cuidado para não causar a sensação de decepção nesse instante. Ao passo que você aumenta a curiosidade das pessoas, suas expectativas sobre o produto também crescem.
Portanto, antes de revelar do que se trata, é preciso saber vender informações que não irão gerar uma ideia diferente da realidade.
4 – Afinidade
Nesse caso, você precisa ter um contato bastante próximo com a pessoa para quem você deseja vender algo. Com a afinidade, o convencimento é realizado por um caminho diferente.
Primeiro, é preciso escutar o que a pessoa está te dizendo. Ouça seu problema e demonstre empatia. Diga que você já passou por isso e conhece uma solução para o problema.
Afinal de contas, se funcionou com você, também pode funcionar com outra pessoa. No caso de uma empresa, sua estratégia pode envolver a contratação de pessoas, como influenciadores digitais, e orientá-los a colocar esse gatilho mental em prática.
Como aplicar os gatilhos mentais
Para saber qual dos gatilhos mentais irá funcionar melhor com os seus clientes, só existe um caminho: conhecê-lo profundamente.
Em outras palavras, isso significa coletar seus dados, observar seus comportamentos e, a partir dessas informações, tomar as decisões certas e elaborar estratégias assertivas.
Nesse sentido, os conhecimentos de Inteligência de Mercado e de Planejamento de Vendas fazem toda a diferença para o sucesso da empresa.
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Veja também: A importância do uso inteligente de dados para o mercado