As transformações do mercado são pautadas pelas mudanças no comportamento das pessoas. Portanto, vamos entender a evolução do consumidor até o momento atual?
Definitivamente, é importante entender o que já aconteceu até os dias de hoje. Dessa forma, podemos começar a observar as tendências e saber o que esperar do futuro.
Ao passo que nos debruçamos no estudo desses movimentos, podemos até mesmo começar a fazer algumas previsões do que está por vir.
A evolução do consumidor no mercado: os dias atuais
Com a digitalização e a integração entre o online e o offline, o consumidor ganhou um poder absolutamente novo. Atualmente, podemos dizer que o poder de decisão está nas mãos dos clientes.
Ao contrário de antigamente, quando entendia-se que era o mercado que mandava nas relações das empresas.
Afinal de contas, na realidade em que vivemos, a imagem de qualquer empresa pode ser gravemente danificada com uma postagem nas redes sociais.
Mas nem sempre foi assim
Em primeiro lugar, não foi o surgimento da internet que fez esse jogo virar. Mesmo com essa tecnologia, o consumidor permaneceu no lado submisso dessa relação por um bom tempo.
No entanto, com certeza muita coisa mudou com o advento da internet. Nessa época, o consumidor passou a ter a possibilidade de armazenar informações sobre suas empresas favoritas.
Ainda assim, o acesso a essas informações não era acompanhado de nenhum tipo de interação. Portanto, os meios tradicionais de contato, como o telefone, ainda eram a principal escolha do cliente.
Em outras palavras, o poder de escolher quais informações seriam comunicadas e como isso seria feito ainda estava nas mãos das empresas.
O poder em compartilhar informações
A próxima grande mudança na evolução do consumidor foi quando as pessoas começaram a compartilhar informações entre si, formando uma rede.
Essa prática em rede se deu início com a popularização dos blogs e evoluiu para as redes sociais que usamos atualmente.
Dessa forma, o consumidor começou a ter acesso a outras informações que não estavam sob o controle das empresas.
A evolução do consumidor no mercado e na internet
A sociabilidade da internet evoluiu num ritmo exponencial. De tal forma que a tecnologia permitiu aos usuários expressarem suas opiniões sobre produtos e serviços por meio de curtidas e comentários.
Nesse sentido, os blogs e as redes sociais já não eram mais os únicos locais onde isso era praticado. As lojas online também abriram espaço para esse tipo de interação. Além disso, também surgiram sites especializados, com foco totalmente voltado para as avaliações.
Portanto, a possibilidade imensa de avaliações pelos usuários na internet colocou as empresas em cheque. Ou seja, controlar a reputação da marca deixou de ser uma realidade.
A evolução das empresas
As empresas que escolheram evoluir cresceram junto com o consumidor. Dessa forma, os empreendimentos do mercado perceberam que a única solução para continuar crescendo era participar dessa interação.
Ou seja, os negócios começaram a entender a necessidade de abrir mão do controle e entregar tudo aos consumidores. Em outras palavras, o cliente passou a ser o centro de todas as estratégias empresariais.
Sem esse tipo de atitude, qualquer negócio está certamente fadado ao fracasso. Afinal de contas, a tendência é que as tecnologias sigam evoluindo e o consumidor continue ganhando cada vez mais poder de decisão.
Para saber qual é a melhor forma de jogar no time do consumidor, é preciso aprofundar os conhecimentos sobre o mercado.
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