MBA Finanças


Coordenadores:

Prof. Dr. José Roberto Securato
Presidente do Conselho do LABFIN e Professor Titular da FEA – USP.
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo
Presidente do Conselho do PROVAR e Professor Titular da FEA – USP.

Apresentação do Curso:

As rápidas transformações que estão ocorrendo no mundo colocam em questionamento as formas tradicionais de gestão empresarial. Como as demais áreas de gestão, a área de Finanças Empresariais vem desenvolvendo grandes esforços para se adaptar a essas transformações ambientais. Nesse contexto, o MBA Finanças foi desenvolvido pela equipe do LABFIN, em parceria com gestores e profissionais do mercado, com o propósito de ser uma das referências na educação executiva em finanças no Brasil.

Diferenciais do Curso:

O MBA Finanças é um curso de Pós-Graduação Lato Sensu destinado ao desenvolvimento de altos executivos por meio de uma programação inovadora e atualizada. Sempre presente no ranking dos melhores MBA do país, o programa propicia aos participantes uma visão geral de todas as áreas organizacionais, em especial, concentra-se em tópicos Avançados de Finanças Corporativas — crédito, capital de giro, fontes de financiamento, análise de investimento, valuation e planejamento econômico-financeiro — e em tópicos de atualidades no Mercado Financeiro — derivativos, decisões financeiras em condições de risco, modelos de administração de portfólios e análise de operações internacionais e no mercado de capitais.

Os assuntos são frequentemente abordados por meio de métodos quantitativos de tal forma que a matemática e a estatística sejam utilizadas no processo decisório.

O corpo docente do curso é outro diferencial, pois conta com a participação de professores e pesquisadores do Laboratório de Finanças – LABFIN-FIA, referência em qualidade educacional no país.

Por fim, o MBA Finanças é um dos mais tradicionais cursos de MBA do Programa de Educação Continuada da FIA.

Objetivos:

  • Apresentar os conceitos e as práticas de finanças de forma atualizada visando o aumento do valor da empresa;
  • Proporcionar aos participantes conhecimentos, técnicas e instrumentos necessários para sua evolução profissional;
  • Levar os participantes à discussão dos mais avançados conceitos em Finanças aplicados no país e no mundo;
  • Ser um laboratório para a troca de experiências entre as teorias e as práticas de Finanças.

Perfil do Aluno:

O MBA Finanças destina-se a executivos de empresas e demais instituições que tenham o seguinte perfil:

  • Exerça cargos de Diretoria, Gerência, Assessoria ou outros com responsabilidades decisórias;
  • Tenha necessidade de aliar teoria e prática no desenvolvimento e aprimoramento dos conceitos e técnicas de Finanças.

Metodologia:

A metodologia do curso é composta por aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades. O curso também utiliza vários casos estruturados pelo LABFIN para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Credenciamentos:

AMBA – The Association of MBAs criada em 1967 e sediada em Londres.
ANAMBA – Associação Nacional de MBA
ANPAD – Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração
FIA – Fundação instituto de Administração
MEC – Ministério da Educação e Cultura.

Carga horária Total:

630 horas/aula, divididas da seguinte forma:

  • 440 hrs – aulas presenciais;
  • 90 hrs – estudos dirigidos (Ensino a distância – EaD);
  • 100 hrs – atividades extra-classe e TCC

Estudos Dirigidos:

Tratam-se de atividades mandatórias que serão realizadas, a distância, via portal eletrônico, sendo que o aluno será aprovado apenas se obter nota superior ou igual a 7,0 (sete). Os Estudos Dirigidos devem ser cumpridos antes do término das aulas presenciais do programa.

TCC:

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um dos instrumentos utilizados na avaliação do aproveitamento do aluno nos MBAs e Pós-Graduações da FIA. É uma oportunidade orientada para o experimento e a aplicabilidade dos conceitos estudados e debatidos ao longo do curso.
Constitui-se em um trabalho próprio, individual, original, redigido em língua portuguesa, oferecendo uma contribuição relevante para a área de conhecimento em questão, satisfazendo os requisitos de complexidade exigidos para o nível de especialista nos cursos de Pós-Graduação e MBAs da FIA.
Ressalta-se que, para o desenvolvimento do TCC, o aluno deve apresentar um estudo de caso aplicado. Não serão aceitos estudos puramente bibliográficos, fundamentados apenas em informações de livros, Internet e dados disponíveis ao público em geral.

Matriz Curricular:

MóduloDisciplinaCarga HoráriaCH
Economia e Estratégia Aplicada ao CréditoAula Inaugural (tendências / Mercado de Crédito)436
Economia Aplicada e Cenários Econômicos Globais18
Mercado Financeiro Nacional e Internacional14
Métodos QuantitativosCálculo Financeiro das Tesourarias1840
Modelagem Estatística e Economia22
Contabilidade AvançadaContabilidade Societária Internacional1828
Consolidação de Demonstrações Financeiras10
Análise Avançada de Demonstrações FinanceirasAnálise Avançada de Demonstrações Financeiras1828
Análise do Desempenho Empresarial10
Gestão de Pessoas e ProjetosGestão de Pessoas e de Mudanças1836
Gestão de Projetos e Tecnologia da Informação18
ControladoriaGestão Estratégica e Reestruturação de Custos1832
Administração do Capital de Giro14
Planejamento EmpresarialAmbiente Legal dos Negócios e Planejamento Tributário e Fiscal1836
Planejamento e Marketing Estratégico18
Gestão de Riscos e VaRGestão de Risco de Mercado, Teoria de Carteiras e VaR1836
Derivativos e Estratégias de Hedge18
Gestão de Crédito e OrçamentoAnálise e Gestão do Risco de Crédito1428
Orçamento e Controle Empresarial14
Calculo avançado das tesourarias e Project FinanceCalculo Avançado de Tesourarias e Mercado de Renda Fixa1428
Engenharia Financeira e Project Finance14
Tópicos Avançados em FinançasAnálise Técnica824
Fundos de Investimentos8
Palestra: Private Equity e Venture Capital4
Palestra: Finanças Comportamentais4
ValuationAvaliação de Empresas – Valuation2232
Fusões e Aquisições10
Simulação EmpresarialSimulação Empresarial Aplicada aos Negócios5656
Estudos Dirigidos (EaD)Governança Corporativa e Ética Empresarial3090
Sustentabilidade e Responsabilidade Sócio-Empresarial30
Empreendedorismo30
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)Trabalho de Conclusão de Curso100100
 TOTAL GERAL 630

 

EMENTA DAS DISCIPLINAS

Economia e estratégia

ECONOMIA APLICADA E CENÁRIOS ECONÔMICOS GLOBAIS

Fundamentos de política econômica e seus Instrumentos. Agregados macroeconômicos. Principais variáveis macroeconômicas e suas relações. PIB-Produto Interno Bruto, taxa de juros, taxa de câmbio e balanço de pagamentos. Cenários econômicos nacionais e internacionais. Regras importantes para elaboração de cenários econômicos. Avaliação de cenário econômico e de tendências. Avaliação de cenários globais: mercados emergentes e mercados desenvolvidos. Impactos do cenário mundial na economia brasileira.

MERCADO FINANCEIRO NACIONAL E INTERNACIONAL

Estrutura regulatória e participantes do mercado. Mercado monetário. Mercado de crédito. Recibos de depósito no mercado internacional. Mercado cambial e condições de paridade. Condições de paridade. Modelos de determinação cambial. Mercados de capitais. Títulos de dívida no mercado de capitais brasileiro. Títulos de dívida no mercado internacional. Mercado de Ações. Emissão de ações no mercado nacional e internacional. Operações de Underwriting. IPO – Initial Public Offering.
Métodos quantitativos

CÁLCULOS FINANCEIROS DAS TESOURARIAS

Juros simples e compostos. Taxas proporcionais e equivalentes. Fórmula de Fisher. Estrutura Temporal de Taxas de Juros em reais e dólar. Análise Financeira de Projetos – Projetos de Investimento, Taxa Mínima de Atratividade, Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno, Taxa Interna de Retorno Modificada, Payback. Sistemas de Amortização (Price, SAC e Americano). Precificação de títulos públicos e privados

MODELAGEM ESTATÍSTICA E ECONOMETRIA

Estatística descritiva: Desvio padrão, covariância e coeficiente de correlação. Retorno esperado e retorno histórico. Introdução à probabilidade. Variáveis aleatórias discretas e contínuas. Análise Exploratória de Dados. Testes de hipóteses: H0 e H1; erros tipo I e II, ANOVA, Teste t. Análise de Regressão Linear Simples. Método dos Mínimos Quadrados. Coeficiente de Determinação. Teste de Significância. Regressão Múltipla. Análise de Regressão Linear Múltipla. Modelos para Séries Temporais Estacionárias. Modelos para Séries Temporais não Estacionárias. ARCH – GARCH.
Contabilidade avançada

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA INTERNACIONAL - IFRS

Estruturação e Relacionamento entre as Demonstrações Contábeis: Balanço Patrimonial; DRE; DRA; DMPL; DVA; DFC; Notas Explicativas; Relatório da Administração. Principais Definições: Ativo; Passivo; Patrimônio Líquido; Receita; Custo; Despesa. Plano de Contas. Métodos de Elaboração da DFC. Cronograma de convergência contábil; Principais instituições normatizadoras; Introdução e principais diferenças entre BR GAAP e IFRS; Principais tópicos IAS, aplicações e consequências; Principais mudanças trazidas pelas leis 11.638/07 e 11.941/09 (MP 449/08), CPCs e Resoluções CFC em relação às práticas anteriores.

CONSOLIDAÇÃO DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Impacto das alterações introduzidas na lei das S/As. Conversão de Demonstrações Financeiras. Investimentos em coligada e controlada. Demonstrações consolidadas.
Análise avançada de demonstrações financeiras

ANÁLISE AVANÇADA DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Objetivo da análise de Demonstrações Financeiras; Análise de Balanço, DRE e Fluxo de Caixa; Análise vertical e horizontal; Evolução e características das decisões de investimento; Evolução e características das decisões de financiamento; Análise de resultados, rentabilidade e qualidade das decisões de investimento e financiamento; Análise dos principais grupos de Notas Explicativas; Análise de riscos de curto e longo prazo; Análise por índices (rentabilidade, liquidez, endividamento, atividade).

ANÁLISE DO DESEMPENHO EMPRESARIAL

VBM – Value Based Management. EVA – Economic Value Added. MVA – Market Value Added. GVA – Geração de Valor para o Acionista. TRS – Total Return to Shareholder. TBS – Total Business Value. CFROI – Cash Flow Return On Investment. SVA – Shareholder Value Added.

Gestão de pessoas e de projetos

GESTÃO DE PESSOAS E DE MUDANÇAS

Visão geral da gestão estratégica de pessoas. A importância da gestão estratégica de pessoas nas empresas. Fatores críticos da gestão estratégica de pessoas. O papel do gestor de RH nas organizações contemporâneas. Contratação e rotatividade. Treinamento, desenvolvimento e avaliação de carreira. Gestão de competências.
A arena de mudanças: mapeando cenários. O despertar da organização para a mudança. Lidando com múltiplas forças de mudança: as pessoas, o reconhecimento da necessidade de mudar, e a motivação. A cultura organizacional e os processos de mudança. Identificando a necessidade da mudança: como analisá-la, planejar e realizá-la. A comunicação adequada no processo de mudança. Motivando e envolvendo os colaboradores no processo de mudança. A implementação gradativa do processo de mudança. Gestão da resistência à mudança. Coletando o feedback e ações corretivas. O estímulo à proatividade.

GESTÃO DE PROJETOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Conceito de Gerenciamento de Projetos. Uso de projetos na implementação das estratégias operacionais. Áreas de Conhecimento do PMBOK (PMI). Definição de escopo de objetivos de projetos. Interação cross-functional. Seleção da equipe e gestor do projeto. Planejamento de projetos. Execução de Projetos. Diagrama de redes de projetos. Sequência das atividades críticas que determinam a duração de um projeto: PERT e COM. Considerações que os gerentes devem se atentar na avaliação de risco de um projeto. Razões para falhas em projetos. Cálculo da probabilidade de completar o projeto no prazo pré-determinado. Cronograma de projeto de mínimo custo. Análise custo x tempo. Monitoramento e controle de projetos. Encerramento de Projetos. Escritório de Projetos.

GESTÃO ESTRATÉGICA DE INFORMAÇÃO

Os impactos que a TI tem exercido nos negócios. A tecnologia da Informação e suas aplicações no mundo corporativo. Sistemas de informação transacionais e gerenciais. E-business, quadros de referência de gestão de TI. Principais tendências.

Controladoria

GESTÃO ESTRATÉGICA E REESTRUTURAÇÃO DE CUSTOS

Custos: conceituação. Métodos de custeio de produtos e serviços. Relações custo-volume-lucro. Ponto de equilíbrio contábil, econômico e financeiro. Custos ABC – Activity Based Costing. Engenharia de Custos Reversos. Target Costing. Utilização gerencial dos efeitos custos e lucros nos negócios empresariais. Reestruturação de custos.

ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO

Ciclo operacional e financeiro; Conflito risco e retorno na administração do capital de giro; Fluxos de caixa e capital de giro; Necessidade de investimento em capital de giro e capital de giro líquido; Modelos de administração de caixa; Administração do contas a receber; Administração financeira de estoques.
Planejamento Empresarial

AMBIENTE LEGAL DE NEGÓCIOS: DIREITO DO CONSUMIDOR

VDefinições e Conceitos. Responsabilidade de Fornecedores e Comerciantes. Práticas Comerciais. Práticas Abusivas. Direitos Básicos dos Consumidores. Efeitos em outros Ramos do Direito. Órgão de Apoio.

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E FISCAL

Gestão de impostos para pessoas jurídicas. Conceitos básicos (elisão, evasão e simulação) e escolha da melhor forma de tributação das pessoas jurídicas; Lucro Presumido e Real (recomendações e dicas), PIS/Cofins, ISS, juros sobre o capital próprio, fusões e aquisições; Fusões e aquisições (ágio/deságio, compensação de prejuízos fiscais), IOF em mútuo Intercompany, remessa ao exterior.

PLANEJAMENTO E MARKETING ESTRATÉGICO

Definição de planejamento estratégico. As questões fundamentais do planejamento estratégico e benefícios. Planejamento estratégico X Plano de negócios. Análise do ambiente externo: identificação de ameaças e oportunidades. Elaboração de diagnóstico: identificação de fatores críticos de sucesso do negócio, análise dos pontos fortes e fracos das funções empresariais e análise das vantagens competitivas. BSC – Balanced Scorecard: modelo de referência para planejamento estratégico.Visão geral da gestão de Marketing. Planejamento, implementação e gestão de Marketing. O papel do Marketing nas organizações. O comportamento do consumidor e o processo de segmentação de mercado. Desenvolvimento do mix de Marketing. Processo de abertura de novos mercados e manutenção ou crescimento em mercados correntes.

Gestão de Riscos e VaR

GESTÃO DE RISCO DE MERCADO, TEORIA DE CARTEIRAS E VaR

Definições de risco. Valor Esperado. Covariância e Correlação. Modelo de Markowitz (Fronteira Eficiente). CAPM (Capital Asset Pricing Model). Beta alavancado e desalavancado. Fama-French – modelo de 3 fatores.
Principais tipos de risco. Risco de mercado. Risco operacional. Modelo de avaliação de risco de mercado (VaR). Cálculo do VaR pelo método paramétrico e não paramétrico. Análise dos resultados.

DERIVATIVOS E ESTRATÉGIAS DE HEDGE

Principais instrumentos derivativos negociados no Brasil. Mercados futuros. Swaps de moedas e taxa de juros nos mercados. Mercado de opções. Utilização de derivativos em operações de proteção (hedge).

Gestão de Crédito e Orçamento

ANÁLISE E GESTÃO E RISCO DE CRÉDITO

Conceito e finalidade do crédito. O conhecimento do cliente e as informações importantes para avaliação. A visita de Crédito. Processo de análise e decisão de crédito. Credit scoring. Rating de crédito. Análise de grupo econômico na decisão de crédito. Provisões. Gestão de carteira de crédito.

ORÇAMENTO E CONTROLE EMPRESARIAL

Visão geral do processo orçamentário. Relacionamento entre planejamento estratégico e orçamento. Cenários e premissas para o orçamento. Tipos de orçamento. Orçamento-mestre (Orçamentos operacionais e financeiros). Planejamento e controle. Benchmarking. Análise e classificação das variações orçamentárias. Indicadores para acompanhamento de orçamento. Desempenho das unidades de negócios.
Calculo Avançado das Tesourarias e Project Finance

CALCULO AVANÇADO DAS TESOURARIAS E PROJECT FINANCE

Títulos de renda fixa públicos e privados. Estrutura temporal de taxas de juros. Cupom cambial. Precificação de títulos públicos e privados. Duration e convexidade.

ENGENHARIA FINANCEIRA E PROJECT FINANCE

Mercado Local e Offshore. Securitização de recebíveis. Cessão de Crédito e CCB. Cédula de Crédito Bancário. Asset-Backed Securities. Fundo de Recebíveis (FIDC). Project Finance. Concessões públicas: modelos de concessão e funding. Lançamento de ADR. Derivativos de Crédito. Investidor estrangeiro no Brasil (res. 2689) 

Tópicos Avançados em Finanças

ANÁLISE TÉCNICA

Análise Gráfica: tipos de gráficos (candlestick, barras e linha), principais figuras. Indicadores de tendência – Médias móveis (Oscilador, MACD, Envelopes, Bandas, SAR, Movimento direcional). Tendências, suportes e resistências. Indicadores de reversão (IFR e Estocástico). Indicadores de volume (OBV e Média móvel de volume). Projeções de preços. Rastreadores e osciladores. Pontos de compra e venda.

FUNDOS DE INVESTIMENTOS

Tipos de fundos: renda fixa, imobiliários, participações, renda variável, etc. Estrutura dos Fundos. Taxa de administração e taxa de performance. Cálculo de cotas. Composição das carteiras. Alavancagem. Estratégias de gestão. Análise da performance de fundos.
 

Valution

AVALIAÇÃO DE EMPRESAS - VALUATION

Fluxos de caixa para orçamento de capital. Risco em análise de investimentos, Modelo de Múltiplos. Modelos de avaliação de empresas: Modelo de Avaliação por Fluxo de Caixa Descontado; Determinação do Valor da Empresa para o Acionista. Modelo de Avaliação Patrimonial Contábil. Modelo de Liquidação. Ações Ordinárias e Preferenciais. Hipótese de Eficiência dos Mercados. DDM – Dividend Discount Model (Modelo de Gordon): Crescimento Nulo; Crescimento Constante ou Normal; Crescimento Variável ou Supernormal. Múltiplos: P/E (Price on Earnings); M/B (Market to Book Value). Avaliação de Marcas. Avaliação do Capital Intelectual.

FUSÕES E AQUISIÇÕES

Definições e conceitos. Objetivo das Fusões e Aquisições. Geração de Valor através de Fusões e Aquisições (valor da sinergia e valor do controle,etc.). Fatores de sucesso de Fusões e Aquisições.

SIMULAÇÃO EMPRESARIAL

SIMULAÇÃO EMPRESARIAL APLICADA AOS NEGÓCIOS

Simulação de gestão empresarial em um mercado simulado. Tomada de decisões estratégicas e operacionais visando a aplicação dos principais conceitos de administração geral. Administração de vendas e precificação. Administração financeira orçamentária. Administração de RH e sua gestão com uma avaliação imediata dos impactos nos resultados das empresas simuladas.

Metodologia de pesquisa

METODOLOGIA DE PESQUISA

A pesquisa e o método. Tipologias de pesquisa. Elementos pré-textuais (Capa, Folha de rosto, Dedicatória, Agradecimentos, Resumo, Sumário, Lista de Figuras, Tabelas, Gráficos, Quadros). Elementos textuais (Introdução, Revisão da Literatura, Método de Pesquisa, Análise de Dados, Discussão dos Resultados, Conclusão). Elementos pós-textuais (Referências bibliográficas, Anexos, Apêndices).

Informações gerais

Corpo docente:

O corpo docente é composto, em sua maioria, por mestres e doutores, além de contar com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelente capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos.

Sistema de Avaliação:

Cada módulo é composto por disciplinas. Os alunos serão avaliados em cada uma das disciplinas do programa por meio de prova escrita, além de trabalhos individuais ou em grupo. No caso da avaliação da disciplina ocorrer por prova e trabalhos, a média ponderada da mesma será composta pelos pesos de 70% e 30%, respectivamente. Os trabalhos terão peso máximo de 30%. A nota do módulo será composta pela média das disciplinas que o compõe e deverá ser, no mínimo, 7,0 (sete).

Frequência:

O certificado de frequência será fornecido aos alunos que tiverem frequência mínima de 50% nas disciplinas e nos módulos e 75% no total do curso. Somente será permitido o abono de faltas, conforme regulamentação do MEC, em casos de gravidez (licença maternidade) e doenças infectocontagiosas.

Certificação:

Será considerado aprovado no curso, o aluno que obtiver simultaneamente: (1) média nos módulos igual ou superior a 7 (sete), (2) atingir frequência mínima de 50% (cinquenta por cento) das aulas programadas de cada disciplina ou módulo e, também, de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas-aula do curso, (3) ter sido aprovado no Trabalho de Conclusão do Curso, com média final igual ou superior a 7 (sete). Ao pós-graduando que cumprir tais requisitos é conferido o certificado de pós-graduação lato sensu, emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 1 de 8/6/2007, em nível de Especialização ou MBA, acompanhado do respectivo histórico escolar.

Pré-requisitos:

  • Formação superior completa com título reconhecido pelo MEC
  • Experiência profissional relevante superior a 5 anos
  • Disponibilidade de tempo para estudos extraclasse
  • Leitura na língua inglesa

Seleção:

Os interessados no curso passam por processo seletivo para a formação das turmas, no qual é realizada uma análise curricular com base nas informações declaradas na ficha de inscrição, além de uma entrevista individual com a coordenação do programa.

O coordenador buscará entender na entrevista de seleção as expectativas dos candidatos e se as mesmas estão em consonância com os objetivos e fundamentos do próprio curso.
Salientamos que as inscrições e entrevista com o coordenador não acarretam qualquer custo ao candidato.

Contato:

Relacionamento Labfin/Provar
Tel.: (11) 3894-5004
Email: cursoslabfinprovar@fia.com.br

Faça sua inscrição

Quer Saber Mais?

Tire suas dúvidas
no formulário abaixo

Horário de atendimento

De seg. a sex. das 9h às 20h

Compartilhe com amigos