• A Instituição
    • Nossa História
    • Nossos Pilares
    • Estrutura Organizacional
    • Números e Resultados
  • TCC Gamificado
  • Depoimentos
    • Gestão de Franquias
    • Finanças
    • Pós Moderna
  • Blog
  • Conteúdos
    • E-books Gratuitos
    • Conteúdos Gratuitos
    • Livros
    • Pesquisa e Estudos
    • Teacher´s Lab
    • Vídeos
  • Portal do Aluno
  • Contato
LABFIN.PROVAR-FIA
  • MBA e Pós-graduação
    • Presencial e 100% Live-EaD
    • EaD ao vivo e flexível
    • FIA Online
  • Curta Duração
    • Formação de Broker nos Mercados
    • EaD Curta Duração
    • Valuation
  • In Company
  • Eventos
    • Webinars
    • Fóruns – Palestras
  • Parceiros
Escolha uma Página

Ser um bom negociador é uma habilidade que pode ser adquirida

jun 28, 2022 | Pessoas | 0 Comentários

Para ser bem-sucedida, toda negociação deve se dar por meio de técnicas que auxiliem na preparação estratégica, na troca de informações, nas propostas de soluções e no compromisso final entre as partes implicadas.

Você pode estar pensando, com razão, que tal habilidade não se adquire de um dia para o outro. De fato, assim como qualquer competência, a negociação exige tempo de estudo, prática e maturação para se desenvolver mais plenamente.

O que é negociação?

A negociação é um processo através do qual as partes envolvidas se deslocam de suas posições originais, inicialmente divergentes, para um ponto no qual o acordo possa ser realizado.

Sendo assim, uma atividade tática, estratégica e comportamental, negociar implica comunicação e movimento em direção ao que o outro pensa, de modo a ajustar os pontos de vista para um comum acordo e a satisfação dos interesses de ambas as partes.

Base nos princípios

Basicamente, para se fazer uma negociação baseada em princípios, é preciso observar o problema, os interesses, os critérios e as opções.

Ao reconhecer o problema em que as partes da negociação estão implicadas, um dos principais cuidados que se deve ter é no foco do ataque.

Em outras palavras: deve-se atacar o problema, não o seu adversário, num processo negocial.

Para que este seja fluido e os dois lados saiam da negociação de algum modo atendidos, procure saber os interesses da outra parte.

Ou seja, busque os interesses comuns, e não o posicionamento polarizado. Nesse sentido, fazer perguntas é tão importante quanto dar respostas, uma vez que, ao questionarmos, coletamos mais informações da outra parte.

Vale destacar também que fundamentar a proposta de opções — ou seja, soluções advindas da troca e das conversas entre os interlocutores — em critérios, e não em aspirações pessoais, faz com que a negociação seja mais equilibrada.

Dito de outra forma, procure construir soluções em conjunto, e não baseadas na inflexibilidade de posicionamento.

Negociação distributiva versus integrativa

Segundo o autor americano Howard Raiffa (autor do clássico A arte e a ciência da negociação), existem basicamente dois tipos de negociação: a distributiva e a integrativa.

Sinônimo de competição, a negociação distributiva é aquela em que as metas das partes estão em conflito acirrado com o outro lado.

Nesse tipo de negociação, quem tem o poder geralmente o exerce de modo desequilibrado e a disputa se dá como num cabo de guerra, em que há pouca troca efetiva de informações e a inflexibilidade predomina.

Já na negociação integrativa, pelo contrário, prevalece o comprometimento com os interesses e as necessidades de todas as partes envolvidas.

Portanto, valoriza-se o intercâmbio de pontos de vista e ideias, visando a criação de soluções para ganhos múltiplos e não individuais.

Fica evidente, então, que o segundo tipo costuma trazer mais benefícios para ambas as partes.

Fluidez ao processo negocial

No entanto, a escolha pela negociação distributiva ou integrativa varia de acordo com o estilo dos negociadores envolvidos e do contexto do processo negocial.

Porém, por pressupor justamente a colaboração entre as partes, a integrativa tem a grande vantagem de conferir mais fluidez ao processo negocial, favorecendo a criação de valor duradouro, e não apenas o ganho imediato e restritivo.

Quer saber mais sobre o assunto? Aproveite o seu tempo aqui em nosso blog e baixe o e-book O que você precisa saber para ter sucesso numa negociação

Conheça também a Pós-graduação Gestão de Vendas e Negociação. Essa especialização profissional atende a uma importante demanda do mercado centrada em gestão para profissionais da área comercial. O programa reúne conceitos, ferramentas gerenciais e técnicas essenciais para a gestão de vendas e negociação.

Fonte: FIA – LABFIN.PROVAR

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)

Relacionado

estilo-de-aprendizagem
Cadastre-se em nossa newsletter!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Notícias Recentes

  • O impacto da transformação digital no franchising05/08/2022
  • Gestão de custos é tão importante para o varejo quanto as vendas04/08/2022
  • A tecnologia inserida nos negócios e na atuação do profissional03/08/2022
  • A especialização oferece caminhos de mudanças significativas02/08/2022
  • In Company apresenta métodos personalizados para o seu negócio01/08/2022

Categorias

  • CIEE
  • Coronavírus
  • Finanças
  • Inovação
  • labfinprovar-na-midia
  • Pessoas
  • Varejo
Desenvolvido por LABFIN.PROVAR-FIA . Todos os direitos reservados