Sabemos que o trabalho de gestão de equipes envolve saber motivar as pessoas, desenvolvê-las e delegar bem as atividades. A liderança é um tema vasto e é o número um na agenda de qualquer gerente.
Ou seja, uma boa equipe pode acelerar muito o processo de crescimento de um gestor dentro da empresa. Mas e quando a equipe deixa a desejar, ou não confia na sua liderança?
Muitos princípios apoiam o gerente no desenvolvimento de sua equipe, mas existe um que é a base para todos os demais. Sem isso, nenhuma ferramenta ou processo é tão eficaz. Continue lendo este artigo e descubra que princípio é esse e por que ele é tão importante.
Gestão de equipes: conheça as pessoas
Em primeiro lugar, conheça as pessoas que trabalham na sua equipe. Definitivamente, essa é a base para todos os outros princípios da gestão de equipes.
Quando se assume uma equipe nova, o mais comum é, então, trabalhar com pessoas que não foram escolhidas por você. Geralmente, são pessoas que já estavam lá e é com elas que você precisa trabalhar para entregar seus resultados.
Nesse sentido, então, o primeiro passo que deve ser dado é conhecer quem são esses profissionais. Quais são suas competências? Suas expectativas em relação ao trabalho? O que eles gostam de fazer?
Dessa forma, você consegue entender melhor como a equipe pode trabalhar de forma harmônica e desenvolver, então, um trabalho de qualidade.
Afinal de contas, montar sua equipe do zero é algo muito difícil de acontecer. Portanto, conhecer as vocações das pessoas é algo essencial para qualquer líder. Sem isso, você pode estar deixando de desenvolver diversos talentos.
Crie uma rotina de contato com o seu time
Para começar esse trabalho e realizá-lo da melhor forma crie uma rotina de contato com as pessoas da sua equipe. Em outras palavras, reserve um tempo que seja dedicado a conhecê-las melhor.
Como? Essa prática pode envolver um almoço ou um café, propiciando um ambiente mais descontraído.
Outra possibilidade é marcar uma reunião com cada um deles com uma frequência definida, como uma vez por mês, por exemplo. Nessa conversa, se dedique a conhecer suas expectativas, competências, experiências anteriores, seus hobbies, entre outras coisas.
Ao passo que você dedica tempo para conhecer as pessoas, as mesmas percebem que são importantes para você. E isso é muito importante para a construção do laço de confiança que precisa existir entre vocês.
Assim, você começa a construir uma realidade na qual sua equipe sinta mais disposição em estar alinhada aos seus objetivos e, também, a te conhecer melhor.
Entenda os diferentes tipos de profissionais e seus momentos
Muitas vezes, uma pessoa que já possui bastante experiência na empresa já não possui grandes ambições de crescimento. Por outro lado, um profissional mais jovem e inexperiente pode possuir um comportamento mais agressivo em relação ao desenvolvimento de sua carreira.
Portanto, é muito importante entender as diferentes velocidades de cada profissional do seu time. Dessa forma, você consegue entender melhor quais tipos de desafios você pode propor e qual a expectativa que você pode criar para a carreira dessas pessoas.
Além disso, todo líder que deseja transformar sua equipe para um time com cada vez mais harmonia e eficiência precisa estar em contato com o setor de Recursos Humanos.
Afinal de contas, o RH é uma fonte valiosa de informações sobre as pessoas da empresa. Caso esta área possua um bom trabalho desenvolvido, você terá acesso a um mapeamento de qualidade.
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