Trabalhar na realidade da Indústria 4.0 significa buscar sempre transformar informações em estratégias assertivas. No entanto, é preciso saber quais são os dados analisados na Inteligência de Mercado.
Afinal de contas, de nada adianta coletar informações se estas não forem úteis. É cada vez mais importante otimizar o tempo de trabalho e fazer a produtividade gerar resultados concretos.
Portanto, para evitar confusão e ter clareza sobre quais são os dados analisados na Inteligência de Mercado, continue lendo este artigo.
Os dados analisados na Inteligência de Mercado
Primeiramente, os dados analisados na Inteligência de Mercado podem ser divididos em dois tipos. Temos os dados primários e os dados secundários.
Dados primários
São informações geradas a partir de uma demanda. Em outras palavras, os dados primários passam a existir por conta de alguma meta pré-definida.
Nesse sentido, essas são as informações que encontramos nas pesquisas de público, por exemplo. Além disso, são dados que também estão presentes nos relatórios produzidos pelos setores de uma empresa.
Dados secundários
Por outro lado, os dados secundários são os que não precisam ser gerados, pois já existem. Nesse caso, é necessário somente a sua consulta. Geralmente, são dados utilizados para melhor compreensão da concorrência e do mercado.
Ambos são necessários
Tanto os dados primários quanto os secundários são essenciais para um bom trabalho de Inteligência de Mercado. O que muda é a periodicidade de coleta de cada um.
Cada informação pode trazer um tipo de entendimento e insight. Para extrair o melhor delas, é imprescindível saber qual é seu objetivo e do que você precisa para alcançá-lo. Com tal ponto de partida bem definido, os dados podem então ser analisados.
Organize os dados analisados na Inteligência de Mercado
Antes de qualquer coisa, organize os dados já existentes. Portanto, comece pelos dados secundários e tenha a certeza sobre a confiabilidade de suas fontes.
Em segundo lugar, crie padrões de relatórios, determinando de quanto em quanto tempo será necessário atualizá-los.
Por exemplo, se estamos falando de uma loja de produtos e você precisa desenvolver uma estratégia de vendas, é preciso saber qual é o valor de custo de produção.
Para isso, pesquise o preço das matérias-primas que são necessárias e que precisam ser adquiridas. Liste os diferentes valores dos fornecedores e os atualize com frequência, pois eles podem sofrer variação com o tempo.
Além disso, procure saber quais são os custos indiretos, como por exemplo o que se gasta com impostos, aluguel, luz, água e outros possíveis gastos.
Ainda falta organizar os dados das vendas que estão sendo realizadas. Qual a quantidade vendida por dia e a que preço?
Com esses dados em mãos, é possível saber qual é o lucro que está sendo obtido pela empresa, qual o prejuízo presente no orçamento e observar que o número de vendas varia de acordo com a época do ano.
Lembrando que aqui estamos falando de dados secundários. Portanto, dados que estão disponíveis, prontos para serem analisados.
Para desenvolver sua estratégia de vendas, a análise realizada ajuda a saber qual é a melhor época para promoções, de que forma é possível conseguir um preço mais baixo na compra das matérias-primas e, portanto, traçar um caminho possível para o aumento da margem de lucro.
Faça as análises necessárias
Os dados analisados na Inteligência de Mercado precisam fazer parte da rotina de trabalho. Afinal de contas, o mercado está mudando cada vez mais rápido.
O comportamento do seu cliente pode ser um em uma semana e outro na próxima. Portanto, você precisa ter flexibilidade no planejamento para conseguir adaptá-lo sempre que for necessário, cultivando um mindset ágil para errar e acertar sem perder tempo.
Dessa forma, as decisões estratégicas podem ser tomadas com maior assertividade. Deixe de lado o achismo e passe a sustentar seus processos decisórios nos dados analisados na Inteligência de Mercado.
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