Devido à competitividade cada vez mais acirrada do cenário brasileiro atual, empresas e profissionais que conseguem se antecipar às exigências do mercado são aqueles que mais se destacam. É justamente disso que se trata o que chamamos de inteligência competitiva. E investir no MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado pode ser o que você precisa para aprimorá-la dentro da sua empresa.

Neste artigo, vamos falar sobre os diferenciais do MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado que podem colaborar para a sua qualificação profissional e a inteligência competitiva na sua organização.

O que é inteligência competitiva?

Antes, vamos explicar brevemente o que é inteligência competitiva. Trata-se do uso e da análise estratégica de informações gerais sobre a concorrência, o público e o mercado de modo geral.

A partir de uma observação atenta do cenário em que a organização está inserida, o objetivo é aprimorar, por meio da inteligência competitiva, a eficiência das estratégias e métodos da empresa.

Dessa forma, alinha-se o planejamento estratégico às tendências e exigências do mercado para a otimização de processos e entrega de melhores resultados frente aos concorrentes.

Já vimos aqui no blog a importância do planejamento estratégico para que uma empresa alcance grandes resultados e ocupe um lugar de destaque no mercado.

Levando isso em conta, vemos que a inteligência competitiva se orienta de acordo com o plano de negócios estabelecido, ao mesmo tempo em que fornece subsídios para avaliação e, se necessário, ajustes das estratégias da organização.

Por isso, ter um amplo domínio de gestão de negócios, aliado ao conhecimento de análise de dados e informações, é fundamental tanto para a elaboração de um bom planejamento estratégico quanto para uma aplicação eficiente da inteligência competitiva.

É nesse sentido que o MBA Gestão de Negócios pode ser a solução que você e sua empresa precisam para se destacar no mercado.


Como é o MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado do LABFIN.PROVAR – FIA?

O MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado oferece ao profissional a possibilidade de aprimorar suas competências tanto na gestão de negócios quanto em questões referentes à inteligência de mercado.

Único no Brasil a tratar conjuntamente dessas duas competências, foi criado em 2016 e vem sendo constantemente aperfeiçoado para atender às exigências do mercado de trabalho.

Dessa forma, o curso procura abordar os diferentes pontos de vista sob os quais uma organização é administrada.

Ao mesmo tempo, explora todas as etapas do ciclo de transformação de dados e informações em conhecimento e inteligência.

Ou seja, ao mesmo tempo em que você desenvolve uma visão crítica e sistêmica sobre gestão do negócio, aprende como a inteligência de mercado pode elevar a qualidade com que essa gestão é realizada.

O objetivo, também, é que o aluno aprimore a forma com que comunica suas recomendações de inteligência de mercado às diversas áreas da organização para tomada de decisões mais assertivas.

Será que o curso é pra mim?

O curso é feito para profissionais que estão em início de carreira gerencial ou muito perto de alcançarem o primeiro posto de gestão.

Ou seja, precisam se fortalecer tanto no que diz respeito à parte mais técnica de inteligência de mercado quanto em gestão de negócios.

“O grande diferencial do curso é fazer tudo isso de forma muito prática para que o profissional possa aplicar o que aprende aqui no dia seguinte em seu trabalho”, comenta a professora e coordenadora do curso Érica Custodia Oliveira.

Além disso, outro diferencial importante para se levar em conta é o corpo docente. Composto, em sua maioria, por mestres e doutores, conta com especialistas e profissionais com notório saber na área e sólida experiência didática e de mercado, o que garante a excelência da capacitação técnica, acadêmica e didática aos alunos — característica dos programas do LABFIN.PROVAR – FIA.

O MBA Gestão de Negócios: Inteligência de Mercado recebe, especialmente, profissionais que querem se atualizar em gestão de negócios e se aprofundar em inteligência de mercado.

Outro público frequente são os que trabalham com análise de dados e têm como principal desafio atribuir significado a tais dados, transformando-os em informações e conhecimento — e, assim, impactando positivamente a tomada de decisão nas empresas.

Qual é a metodologia do MBA Gestão de Negócios Inteligência de Mercado?

A metodologia se baseia em aulas expositivas, estudos de caso, resolução de exercícios, palestras e simulações empresariais, conferindo maior dinamismo ao desenvolvimento das atividades.

Além disso, o curso utiliza vários casos estruturados pelo PROVAR (Programa de Administração de Varejo) para a ilustração de conceitos abordados durante as aulas teóricas e vídeos para motivar o debate e a troca de ideias entre os alunos.

Em virtude da pandemia de COVID-19, todos os nossos cursos estão acontecendo atualmente em ambiente virtual, com aulas online e interativas.

No entanto, nossa preocupação em oferecer aos alunos um espaço rico de aprendizado e networking se mantém a mesma.

Quer saber mais detalhes sobre o curso? Acesse a página e aumente as chances de conquistar a posição que deseja investindo na sua qualificação profissional