Vemos que a preocupação e o cuidado das empresas com as pessoas vêm aumentando nas últimas décadas. Saber se relacionar com os colaboradores e falar a mesma língua deles é essencial para o desenvolvimento do negócio.
Uma boa gestão de pessoas leva a um clima organizacional favorável para o crescimento da empresa e o bem-estar de todos. E quando se trata de equipes comerciais, a atenção precisa ser redobrada. Isso porque os profissionais do Varejo costumam trabalhar com metas e muita pressão por resultados.
Portanto, trazemos algumas dicas abaixo, que podem auxiliar seu desempenho como gestor, ou então, trazer insights caso participe de programas de satisfação dos colaboradores na sua empresa.
Aproxime-se da equipe
Ao começar com um novo time, seja montando uma equipe nova ou chegando em uma nova organização, a liderança costuma planejar o que será feito, como distribuirá as funções e como poderá delegar as atividades.
Mas, um passo anterior que deve considerar é se apresentar informalmente para a equipe. Contar de onde veio e quais são suas expectativas, dando espaço para cada um falar suas experiências na área e as possibilidades que enxergam para a área.
Dessa forma, você abre caminhos para conversas futuras e decisões importantes que serão feitas em conjunto com o pessoal.
Conheça cada pessoa
Além da primeira conversa em grupo, um bate-papo individual é bastante relevante. Nesse momento, você conhece cada colaborador, sua função atual no time e o papel que deseja desempenhar na empresa.
Com essa aproximação, pode entender o perfil de cada funcionário e como pode lidar em situações de comemoração ou cobrança, já que cada pessoa possui características e estilos particulares de ser e agir na corporação.
A partir de reuniões com cada colaborador, você tem a possibilidade de direcionamento de metas e de carreira, auxiliando no crescimento do profissional e do negócio.
Mantenha contato com o time
Por meio de reuniões presenciais ou por conferências, é possível manter a unidade do time e esclarecer dúvidas em comum.
Quando a equipe se reúne periodicamente, aumenta a sinergia entre as pessoas, além de proporcionar um ambiente de comunicação saudável entre os pares.
A proximidade entre os colaboradores se desenvolve de forma natural e possíveis dificuldades ou dúvidas das atividades são sanadas na mesma hora. Além disso, surgem ideias novas e construção de novos projetos a partir desses encontros.
Estabeleça regras e combinados
Ter bem claro os escopos de trabalho e um cronograma das atividades ajuda a equipe a se organizar.
Combinar prazos e metas antes de iniciar as ações é garantia de sucesso no relacionamento com o time.
O gestor que considera as negociações e os acordos feitos com os colaboradores da sua equipe tem pontos a ganhar no final do dia. Então, prepare-se para uma conversa aberta e para adequar os fluxos conforme o andamento dos processos.
Busque ajuda de outros profissionais
Você pode contar também com o apoio da área de Recursos Humanos ou consultores de Gestão de Pessoas da sua empresa.
Normalmente, as organizações possuem profissionais experientes que podem auxiliar os novos gestores a coordenar sua equipe, quando o assunto é rotina ou relacionamento.
Para se aperfeiçoar, caso ainda não tenha feito um MBA, você pode ingressar em um programa de Pós-graduação ou MBA que dará ferramentas necessárias para atuar na gestão de negócios e pessoas.
Por exemplo, a FIA – LABFIN.PROVAR disponibiliza cursos de MBA na área de Varejo que proporcionam o desenvolvimento de competências para uma boa gestão da área que atua e da sua equipe. Acesse e conheça cada programa!