O setor varejista é extremamente dinâmico e competitivo. Afinal, são quase cinco milhões de negócios dentro do segmento no Brasil, algo que dimensiona o nível de concorrência. Para lidar com essa situação, qualquer empreendedor precisa caprichar no seu planejamento de metas.
Embora visto por muitos como uma burocracia, criar metas é um fator fundamental para os negócios por diversos fatores. E é exatamente sobre isso que trata este artigo: a começar pela importância desse tipo de atividade.
Por que é importante criar um planejamento de metas no varejo?
Um planejamento de metas é importante para qualquer tipo de negócio. Peter Drucker, considerado o “pai da Administração Moderna”, por exemplo, tem uma frase que destaca a relevância dessa prática: “Se você não pode medir, você não pode gerenciar.” É claro, ele se refere aos indicadores como um todo.
Portanto, trabalhar com números é a melhor forma de visualizar o desempenho de maneira prática. Contudo, como saber se esses números estão acima ou abaixo de uma expectativa geral sem criar metas? É aqui que entra a importância do planejamento.
Ainda vale lembrar que, ao contrário de outros segmentos, o varejo é extremamente sensível ao que acontece no cenário econômico brasileiro. Devido à baixa ou ao aumento da taxa de juros no país, em busca do controle da inflação, existe um impacto no comércio. Esse dinamismo precisa ser considerado por gestores do setor varejista. E não há forma melhor para fazer isso que não seja o planejamento de metas.
Como criar um plano eficiente?
Apesar de ser algo simples, o planejamento de metas não é fácil de ser criado, especialmente se você não tem tanta experiência no setor varejista. Pensando nisso, daremos algumas dicas para você caprichar no foco do que deseja alcançar ao longo dos próximos meses.
Tenha foco no longo prazo
Muitos gestores, quando pensam em metas, focam no curto prazo. Ou seja, formulam objetivos para apenas um ano. Esse pode ser um erro na medida em que eles deixam de considerar questões importantes da companhia, como a visão e a sua missão.
Então, o ideal é criar o seu planejamento de metas também pensando no longo prazo, ou seja, onde a empresa quer estar daqui a determinado tempo. O desafio, claro, é estabelecer as premissas dessas metas.
Em quais condições econômicas estará o varejo? Qual o nível da taxa de juros? Teremos uma nova recessão?
São perguntas complexas, mas que podem ser projetadas com base em relatórios emitidos por instituições financeiras. Não se esqueça que o seu planejamento poderá ser ajustado de tempos em tempos. Ao mesmo tempo, reforçamos: para gerenciar, é preciso medir — e as metas ajudam a entender a evolução (ou não) do seu negócio.
Atribua prazos e responsabilidades
Boas metas apresentam três características importantes: quantificação (números), prazos e responsáveis. Não adianta ter o desejo de aumentar o faturamento em 10% sem determinar uma data para o objetivo.
Em quanto tempo é preciso ter esse crescimento? Por quais meios? Isso precisa estar claro. O mesmo vale para o responsável.
Muitos alvos serão atingidos por meio do esforço de toda equipe, mas alguém precisa ser atribuído como responsável pela meta, estimulando o time a buscar os resultados desejados. Ainda, nunca é demais lembrar: todos os colaboradores devem estar alinhados com os objetivos gerenciais. Transparência é fundamental nesse tipo de processo.
Analise o mercado
Por fim, outra etapa relevante do planejamento de metas está em analisar o mercado como um todo — não apenas o seu segmento de atuação. Análises macroeconômicas jamais podem ser ignoradas na definição de objetivos.
Vamos a uma reflexão: faz sentido estipular um crescimento agressivo em um período de crise, em que todas as empresas estão apresentando queda? Não faz, concorda? Um ponto importante é que as metas devem ser desafiadoras, mas alcançáveis. Caso contrário o efeito pode ser reverso, desestimulando a equipe.
Além disso, utilize do setor de inteligência de mercado para maximizar o acesso à informação. A tecnologia é sempre bem-vinda no momento de realizar qualquer tipo de avaliação mercadológica.
Por fim, mantenha-se antenado com diversos aspectos que compõem a realidade financeira da sua empresa.
Apesar de parecer simples, muitos empresários e colaboradores do setor varejista acabam não se atualizando com a frequência que o mercado sugere. Portanto, uma maneira de fazer isso é seguindo nossas redes sociais no Facebook, no LinkedIn e no Instagram.
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Fonte: FIA – LABFIN.PROVAR