O varejo faz uso de estratégias variadas de marketing que possam trazer resultados a curto, médio e longo prazo para as suas operações. Uma delas é o geomarketing, que tem como o uso de dados geográficos e demográficos para a definição de estratégias de expansão dos negócios.
Em sua origem, o geomarketing tratava-se de uma estratégia que auxiliava a decisão do melhor ponto comercial para o estabelecimento de uma loja física, a partir, sobretudo, do mapeamento dos potenciais consumidores dos produtos e serviços ofertados por um negócio.
Tendo isso como fator central para o embasamento de sua escolha, a empresa podia se estabelecer em uma região mais favorável ao seu segmento de atuação e, assim, definir suas ações de modo mais assertivo e eficaz para impactar a clientela.
No ambiente virtual
O geomarketing é aplicado ainda hoje para tal finalidade, mas se estende também ao contexto digital.
Devido à ampla utilização de dispositivos móveis, especialmente smartphones, e à onipresença do sistema GPS na vida contemporânea, o geomarketing se apoia na localização registrada pelos usuários em seus aparelhos para a criação e exibição de publicidade segmentada para uma dada região.
Assim, pessoas que estejam nas proximidades de uma determinada loja podem ser impactadas com ofertas e ações de marketing digital focadas em seus hábitos e escolhas de consumo, com o objetivo de convertê-las em clientes de fato.
Qual a sua importância?
Empresas e profissionais do varejo enfrentam o desafio hoje de conciliar, em seu planejamento estratégico, as necessidades de obtenção de resultados mais a curto prazo com a premência de estabelecer, por meio de campanhas de marketing, relações mais profundas e emocionais com um público-alvo desejoso não mais apenas de produtos e serviços de qualidade.
Assim, não é só a forma de fazer marketing que vem mudando ao longo dos anos e que precisa ser constantemente revista: a própria abordagem dos conceitos que envolvem a estratégia de divulgação de uma marca, bem como a conquista de novos clientes, também exige renovação.
Hoje, ao se definir a persona do seu negócio, é fundamental ir além de uma abordagem mais genérica. Deve-se conhecer os interesses pessoais, objetivos de carreira, as dores e os principais desejos de seu público.
O geomarketing vai nessa direção, uma vez que leva em conta os hábitos e as preferências de consumo de potenciais clientes de uma dada região para a definição de ações segmentadas.
Isso é possível graças ao uso massivo de smartphones e, também, à cultura de dados amplamente disseminada nos dias atuais.
A partir do Big Data, as empresas podem acompanhar de perto seus leads e, com base em seus interesses, definir estratégias de marketing personalizadas, aumentando a chance de efetivação das vendas.
Aplicação nos negócios
O uso do geomarketing abre diversas possibilidades para os varejistas. Uma delas é o recurso de check-in. Através de um smartphone, por exemplo, uma pessoa pode informar que está no seu estabelecimento ou nas redondezas via redes sociais.
De posse de tal informação, você pode impactá-lo com ações e promoções personalizadas que visem a atração, retenção e/ou fidelização.
Outro método de geomarketing bastante eficaz é a personalização de anúncios de acordo com a localização. Ou seja, uma rede varejista cria peças digitais focadas na audiência das localidades que deseja atingir.
Nesse sentido, vale sempre ter em mente que o público está cada vez mais ávido por aquilo que desperte a sua curiosidade e interesse.
Ou seja, são os conteúdos relevantes e conectados com as tendências do momento e com suas reais necessidades que ganham a atenção dos consumidores hoje em dia.
Se tal compreensão for trabalhada em conjunto com as estratégias de geomarketing, o posicionamento da sua marca se diferenciará da concorrência e, assim, você atingirá uma audiência muito mais pré-disposta à compra dos seus produtos e serviços.
Benefícios para o varejo
Portanto, o geomarketing é uma estratégia muito eficiente para aumentar o alcance do seu negócio, tanto nos pontos físicos quanto em seus canais digitais.
Além disso, ele apresenta vantagem competitiva em relação à concorrência, uma vez que você consegue impactar potenciais clientes de diferentes maneiras, principalmente no ambiente digital.
Por fim, não podemos esquecer que o geomarketing permite um nível elevado de segmentação de ações de divulgação e publicidade. Isso colabora para o aumento na conversão de clientes, tanto a curto quanto a longo prazo, favorecendo, também, a retenção e a fidelização da audiência.
MBA Negócios do Varejo: Estratégia e Gestão
O MBA Negócios do Varejo é composto por módulos dedicados ao estudo do mercado consumidor e da gestão de varejo que aborda esse e outros temas de relevância para o mercado .
O curso conta com um corpo docente que exibe ampla experiência profissional e uma habilidade acadêmica comprovada, o que torna o processo de aprendizagem mais fácil e prazeroso.
Ao ingressar nesse MBA, o aluno entrará em contato com as mais novas tendências do varejo e aprenderá como as novas tecnologias afetam o mercado de consumo.
Que tal continuar aprimorando seus conhecimentos e garantir sua vaga agora para a próxima turma?
Fale com nossa equipe pelo Whatsapp: (11) 98481-5427 e matricule-se para aprofundar seus conceitos teóricos — sem se afastar da realidade do mercado. E aplique diretamente o que aprende na tomada de decisão do dia a dia de trabalho.
Fonte: FIA – LABFIN.PROVAR




